Móveis planejados: conheça as principais vantagens e características

Descubra se você deve ou não considerar o uso de móveis planejados na decoração de ambientes

Por -

Planejar ou não planejar? Eis a questão. Se você está construindo ou reformando essa dúvida provavelmente está pairando sobre a sua cabeça. E não é por menos, existem inúmeros motivos para te levar a optar pelos móveis planejados e outros inúmeros motivos para te fazer desistir deles.

Então, o que fazer? Para te ajudar a resolver esse entrave listamos as maiores vantagens e desvantagens dos móveis planejados. Confira a lista e resolva de uma vez por todas se essa é ou não a solução ideal para sua casa:

Vantagens dos móveis planejados

Cabe em qualquer lugar

A maior das maiores, a número um das vantagens de um móvel planejado é que ele se adapta a qualquer ambiente de qualquer tamanho. Isso é ainda mais vantajoso para quem tem um imóvel pequeno, o que é cada dia mais comum nas grandes cidades. Por isso, se você possui um espaço reduzido considere essa vantagem acima de qualquer desvantagem, afinal só com um móvel planejado você consegue aproveitar totalmente os ambientes da sua casa.

Variedade de acabamentos

Outra grande vantagem dos móveis planejados é o imenso leque de cores e materiais com que as empresas trabalham. Se você quiser um armário roxo e amarelo, por exemplo, é possível. Além da diversidade de cores você ainda pode escolher os tipos de dobradiças, corrediças e puxadores.

Literalmente, sob medida

O móvel planejado vai muito além do aproveitamento do espaço. Esse tipo de mobiliário também tem a vantagem de ser produzido de acordo com as necessidades e hábitos de vida do cliente. Você pode escolher se deseja portas e gavetas e se prefere abertura de correr, basculante ou tradicional. Há ainda a opção de fazer móveis retrateis e embutidos, por exemplo.

Assistência profissional

A maioria das lojas de móveis planejados possui assistência de profissionais projetistas responsáveis por elaborar o móvel e pensar na funcionalidade do espaço.

Para perder de vista

O pagamento nas lojas de móveis planejados costuma ser facilitado ou a perder de vista, como se diz popularmente. As condições costumam ser ainda melhores caso você feche um pacote para mobiliar a casa inteira.

Pós-vendas e garantia

Outra vantagem importante e que deve ser considerada é a assistência no pós vendas que geralmente inclui reparos e substituições de peças. Já a garantia do móvel, em algumas empresas, chega a ser permanente.

Desvantagens dos móveis planejados

Alto custo

A primeira coisa que geralmente se pensa quando o assunto é móvel planejado é o preço. E, de fato, o custo de um móvel planejado é alto. Mas quando comparado as vantagens, esse item perde força. Por isso, pese tudo muito bem na balança e lembre-se daquele famoso ditado que diz “o barato pode sair caro”. É melhor não pagar para ver.

Prazo maior de entrega

As lojas de móveis planejados costumam demorar mais tempo para entregar o pedido do que lojas convencionais. Em média, o prazo de entrega varia entre 30 a 45 dias úteis. Então, você já sabe: se optar por um móvel planejado vai ter que segurar a ansiedade e esperar o prazo dado pela empresa.

Separe o joio do trigo

Atualmente existem milhares de lojas de móveis planejados no mercado. Algumas grandes e bem conhecidas, outras pequenas e sem muito prestigio. Mas saiba que tamanho não é sinônimo de qualidade. Por isso, a dica aqui é pesquisar muito antes de fechar o pedido para não ter surpresas desagradáveis, sendo a principal delas o descumprimento do prazo de entrega. Busque por informações nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. E, na dúvida, procure uma nova opção.

Dicas na hora da compra dos móveis planejados

  • Alguns detalhes do móvel podem encarecer o projeto. Portanto, tente não ter um mini infarto quando receber o orçamento e peça para o projetista substituir alguns itens na tentativa de reduzir o preço. E não se preocupe, pois essas modificações não interferem na beleza, nem na qualidade do móvel. Entre os itens que podem ser substituídos estão as dobradiças, corrediças, puxadores, acabamento do móvel – alto brilho, laca, fosco – e portas de vidro;
  • Antes de fechar a compra dos móveis tenha em mãos pelo menos três orçamentos com o mesmo projeto para comparar. Existe uma diferença muito grande de valores entre as empresas e, caso prefira uma do que a outra, apresente o orçamento da concorrente. Com toda certeza eles farão o possível para cobrir o preço;
  • Um truque e uma dica: móveis planejados brancos aumentam visualmente o espaço e são mais baratos do que as opções coloridas ou amadeiradas
  • Com tantas opções e variedade de materiais, pode ser que você se encante por uma cor forte e marcante. Mas lembre-se que o móvel costuma durar muitos anos e por isso mesmo avalie se essa opção, com o tempo, não ficará cansativa no ambiente;
  • Cuidado com empresas que oferecem garantias inferiores a cinco anos. Isso pode representar uma queda significativa na qualidade do móvel que você está prestes a comprar;
  • Algumas empresas, mesmo sendo de móveis planejados, trabalham com módulos. Isso quer dizer que as estruturas do móvel possuem tamanho padrão e, nesse caso, pode ser que elas não se encaixem perfeitamente no seu ambiente. Por isso, repare em todas as medidas para saber se o móvel cobre toda a área desejada;

60 imagens incríveis de móveis planejados na decoração de ambientes

Que tal agora suspirar um pouquinho com lindas imagens de móveis planejados? Separamos diversos ambientes feitos sob medida para inspirar você. Confira:

Imagem 1 – Móveis planejados: o sofá planejado dessa varanda conta com gavetas para otimizar e organizar os objetos da casa.

sofá planejado dessa varanda conta com gavetas para otimizar e organizar os objetos da casa

Imagem 2 – Nenhum espaço se perde, todos se aproveitam: esse é o principio dos móveis planejados.

Nenhum espaço se perde, todos se aproveitam: esse é o principio dos móveis planejados

Imagem 3 – O imóvel pequeno conta com um armário que se transforma em mini sofá, do outro lado dá para notar a preocupação em ter um cantinho só para a bike.

O imóvel pequeno conta com um armário que se transforma em mini sofá

Imagem 4 – Quartinho infantil possui cama embutida com nichos e gavetões.

Quartinho infantil possui cama embutida com nichos e gavetões

Imagem 5 – As cozinhas são o ambiente campeão em móveis planejados; essa da imagem possui um local próprio só para as garrafas.

As cozinhas são o ambiente campeão em móveis planejados

Imagem 6 – O final do armário da cozinha se transforma em uma sapateira: solução inteligente para o aproveitamento dos espaços.

O final do armário da cozinha se transforma em uma sapateira: solução inteligente para o aproveitamento dos espaços

Imagem 7 – Junto ao armário do hall de entrada foi construído um sofá com espelho.

Junto ao armário do hall de entrada foi construído um sofá com espelho

Imagem 8 – Móveis retráteis e que se encaixam um ao outro são a grande tendência – e solução – para o futuro.

Móveis retráteis e que se encaixam um ao outro são a grande tendência – e solução – para o futuro

Imagem 9 – Um móvel que também é playground: duas formas de uso para a mesma mobília.

Um móvel que também é playground: duas formas de uso para a mesma mobília

Imagem 10 – O pequeno espaço dessa cozinha não foi problema para os armários feitos sob medida, eles se encaixaram perfeitamente no local.

O pequeno espaço dessa cozinha não foi problema para os armários feitos sob medida, eles se encaixaram perfeitamente no local

Imagem 11 – Área de serviço planejada: organização e funcionalidade são as palavras chaves aqui.

Área de serviço planejada: organização e funcionalidade são as palavras chaves aqui

Imagem 12 – Apartamento de poucos metros quadrados e totalmente integrado optou por planejar toda a mobília; destaque para o armário iluminado sob a cama.

Apartamento de poucos metros quadrados e totalmente integrado optou por planejar toda a mobília

Imagem 13 – Mezanino planejado para abrigar o quarto; sob ele, armários e baús.

Mezanino planejado para abrigar o quarto; sob ele, armários e baús

Imagem 14 – Móveis planejados dão continuidade aos ambientes, como nessa sala em que o rack se desdobra em uma bancada de trabalho.

Móveis planejados dão continuidade aos ambientes, como nessa sala em que o rack se desdobra em uma bancada de trabalho

Imagem 15 – O móvel planejado no hall de entrada permite que roupas e sapatos sejam organizados assim que o morador chega em casa.

O móvel planejado no hall de entrada permite que roupas e sapatos sejam organizados assim que o morador chega em casa

Imagem 16 – Móveis estreitos e milimetricamente calculados foram a solução para conseguir transformar essa varanda em home office.

Móveis estreitos e milimetricamente calculados foram a solução para conseguir transformar essa varanda em home office

Imagem 17 – Nesse quarto, a base de madeira serve de encaixe para a cama e de passagem até a janela e a TV.

Nesse quarto, a base de madeira serve de encaixe para a cama e de passagem até a janela e a TV

Imagem 18 – A possibilidade de usar as mesmas cores e materiais em todo o projeto do ambiente é outra vantagem dos móveis planejados.

A possibilidade de usar as mesmas cores e materiais em todo o projeto do ambiente é outra vantagem dos móveis planejados

Imagem 19 – Um cantinho especial e bem confortável na sala de jantar com móveis planejados; dificilmente você encontraria algo pronto assim para vender.

Um cantinho especial e bem confortável na sala de jantar com móveis planejados

Imagem 20 – Sala, home office e cozinha integrados contaram com uma marcenaria inteligente para otimizar e decorar o espaço.

Sala, home office e cozinha integrados contaram com uma marcenaria inteligente para otimizar e decorar o espaço

Imagem 21 – Embutido nas paredes os nichos servem de local para leitura e como peças organizadoras.

Imagem 22 – Até o teto: aproveitar todo o espaço da parede é outra característica dos móveis planejados.

Até o teto: aproveitar todo o espaço da parede é outra característica dos móveis planejados

Imagem 23 – O nicho desse escritório funciona como uma pequena divisória de ambientes; dele também sai a bancada principal.

O nicho desse escritório funciona como uma pequena divisória de ambientes

Imagem 24 – Banheiros também entram na lista dos ambientes que podem e devem ser planejados.

Banheiros também entram na lista dos ambientes que podem e devem ser planejados

Imagem 25 – A cozinha é pequena, mas o estilo e a personalidade são enormes.

A cozinha é pequena, mas o estilo e a personalidade são enormes

Imagem 26 – Esconder aquilo que não agrada muito é algo recorrente nos móveis planejados.

Esconder aquilo que não agrada muito é algo recorrente nos móveis planejados

Imagem 27 – Móvel baixo funciona como assento, mesa e armário: multifuncionalidade é muito importante em tempos de casas pequenas.

Móvel baixo funciona como assento, mesa e armário: multifuncionalidade é muito importante em tempos de casas pequenas

Imagem 28 – Nessa cozinha azul toda laqueada, o cooktop de indução fica guardadinho no armário depois do uso.

Nessa cozinha azul toda laqueada, o cooktop de indução fica guardadinho no armário depois do uso

Imagem 29A – Para não prejudicar a passagem no corredor, a opção foi usar um móvel comprido e estreito.

Para não prejudicar a passagem no corredor, a opção foi usar um móvel comprido e estreito

Imagem 29B – E que quando necessário se transforma em um sofá confortável e aconchegante.

E que quando necessário se transforma em um sofá confortável e aconchegante

Imagem 30 – Do que você precisa? Faça essa pergunta antes de projetar seu móvel e o adapte conforme suas necessidades.

Móveis planejados no quarto

Imagem 31 – Um armário só para joias e bijuterias; repare que ele possui compartimentos e divisórias especiais para esse uso.

Armário planejado no quarto

Imagem 32 – Com uma cozinha planejada você pode usar eletros embutidos sem medo de ficar sobrando espaço.

Eletros embutidos na cozinha planejada

Imagem 33 – Móveis planejados: uma bancada retrátil sempre à mão para quando precisar.

Móveis planejados: uma bancada retrátil sempre à mão para quando precisar

Imagem 34 – Para curtir a vista, um móvel sob medida abaixo da janela.

Para curtir a vista, um móvel sob medida abaixo da janela

Imagem 35 – A porta de correr revela e esconde o sofá no interior do armário.

A porta de correr revela e esconde o sofá no interior do armário

Imagem 36 – Deixar os móveis um nível acima do chão é um truque muito utilizado em espaços reduzidos para causar a sensação de amplitude.

Deixar os móveis um nível acima do chão é um truque muito utilizado em espaços reduzidos para causar a sensação de amplitude

Imagem 37 – Quarto de menina e quarto de menino divididos de modo inteligente pela bancada que serve ambos os lados.

Quarto de menina e quarto de menino divididos de modo inteligente pela bancada que serve ambos os lados.

Imagem 38 – Tudo junto, mas tudo organizado e cada coisa ocupando o seu devido lugar.

Tudo junto, mas tudo organizado e cada coisa ocupando o seu devido lugar

Imagem 39 – Móveis planejados: a cor viva do beliche planejado em contraste com a parede cinza.

Móveis planejados: a cor viva do beliche planejado em contraste com a parede cinza

Imagem 40 – Um ótimo lugar para colocar um móvel planejado é debaixo da escada.

Um ótimo lugar para colocar um móvel planejado é debaixo da escada

Imagem 41 – Aqui, a estrutura do sofá se transforma na base do mezanino do quarto.

Aqui, a estrutura do sofá se transforma na base do mezanino do quarto

Imagem 42 – Móvel planejado de linhas modernas e estilo minimalista.

Móvel planejado de linhas modernas e estilo minimalista

Imagem 43 – E para fazer a alegria das crianças, um quarto planejado com móveis lúdicos e que estimulam as brincadeiras.

quarto planejado com móveis lúdicos e que estimulam as brincadeiras

Imagem 44 – Nicho embutido e iluminado para diferenciar esse armário de cozinha.

Imagem 45 – Home office e quarto na mesma linha; destaque para o aproveitamento do espaço sob o quarto.

Home office e quarto na mesma linha; destaque para o aproveitamento do espaço sob o quarto

Imagem 46 – Estilo rústico também é possível de ser conquistado com os móveis planejados.

Estilo rústico também é possível de ser conquistado com os móveis planejados

Imagem 47 – Um único móvel para atender diferentes necessidades.

Um único móvel para atender diferentes necessidades

Imagem 48 – Móveis planejados: o mezanino criado na parte superior desse quarto infantil expande o ambiente ao mesmo tempo em que cria um cantinho lúdico para as brincadeiras.

Móveis planejados: o mezanino criado na parte superior desse quarto infantil

Imagem 49 – Para deixar o quartinho do bebê com estilo clean e minimalista, a opção foi por um móvel de linhas retas em uma única parede.

Móvel planejado para quarto de bebê minimalista

Imagem 50 – A madeira crua combinada ao preto conferiu despojamento e elegância na medida certa.

A madeira crua combinada ao preto conferiu despojamento e elegância na medida certa

Imagem 51 – Móveis planejados: para valorizar o móvel planejado, um adesivo florido

Móveis planejados: para valorizar o móvel planejado, um adesivo florido

Imagem 52 – Quarto infantil todo planejado apostou em formas e cores modernas para os móveis.

Quarto infantil todo planejado apostou em formas e cores modernas para os móveis

Imagem 53 – Móveis planejados: para diferenciar a área do quarto do restante dos ambientes, a solução foi emoldurá-lo em uma caixa de madeira.

Móveis planejados: para diferenciar a área do quarto do restante dos ambientes, a solução foi emoldurá-lo em uma caixa de madeira

Imagem 54 – Abre e fecha: essa cozinha planejada se revela vibrante e colorida, mas só quando convém.

Abre e fecha: essa cozinha planejada se revela vibrante e colorida, mas só quando convém

Imagem 55 – Closet na cozinha? Com um móvel planejado até isso se torna possível.

Closet na cozinha? Com um móvel planejado até isso se torna possível

Imagem 56 – Móveis planejados: a sala ampla priorizou o uso de armários altos e embutidos para ficar com aparência ainda maior.

Móveis planejados: a sala ampla priorizou o uso de armários altos e embutidos para ficar com aparência ainda maior

Imagem 57 – Portas de vidro encarem o projeto, lembre-se disso.

Portas de vidro encarem o projeto, lembre-se disso

Imagem 58 – Móveis planejados: não sabe onde guardar a tábua de passar? Olha uma solução possível aqui.

Móveis planejados: não sabe onde guardar a tábua de passar? Olha uma solução possível aqui.

Imagem 59 – Pequeno sim, mas com planejamento tudo se encaixa.

Pequeno sim, mas com planejamento tudo se encaixa

Imagem 60A – Móveis planejados: cortina ao lado da janela, área livre no centro…agora repare na próxima imagem.

Móveis planejados: cortina ao lado da janela, área livre no centro...agora repare na próxima imagem

Imagem 60B – Pois é! O mesmo ambiente totalmente modificado com o uso de móveis planejados.

Pois é! O mesmo ambiente totalmente modificado com o uso de móveis planejados