Porta de correr: vantagens de usar e projetos com fotos

Conheça mais sobre este modelo de porta com detalhes e projetos de referência.

Por -

As portas de correr tem um papel fundamental na integração de ambientes, unindo a beleza e a funcionalidade para ampliar o espaço, melhorar a circulação e manter os moradores mais próximos.

Sua flexibilidade permite que se abram ou fechem espaços, adaptando-se a determinada ocasião, por exemplo: quando recebemos visitantes, o ideal é esconder a bagunça e deixar os ambientes íntimos fechados, além de reduzir o barulho. Veja todos os modelos de portas existentes além da porta de vidro, camarão, pivotante.

Elas também são uma ótima opção em apartamentos pequenos, onde não há espaço útil para a instalação de uma porta tradicional, nem a construção de uma parede de alvenaria. Apoiando-se em trilhos para deslizar, elas ocupam pouco espaço e podem dividir os ambientes de forma elegante e moderna.

Além da clássica divisão de ambientes, elas também são utilizadas em armários variados, seja na cozinha, no banheiro ou no quarto — na hora de fazer um móvel planejado, considere a utilização deste tipo de porta para economizar ainda mais espaço.

Principais materiais para as portas de correr

Conheça agora os principais materiais utilizados nas portas de correr:

Porta de correr de madeira ou MDF

Porta de correr de madeira no quarto

A madeira e o MDF são os materiais prediletos nas portas de correr e se adequam a praticamente todos os ambientes, tanto para o banheiro, quarto, sala ou cozinha. Só não é recomendada para a área externa, já que a umidade pode estragar o material.

Além dos diferentes acabamentos e texturas que se adequam a diferentes necessidades, seu toque é confortável nas mãos.

Porta de correr de alumínio

Porta de correr de alumínio

As portas de alumínio, geralmente instaladas com vidro, são a melhor opção para ambientes externos, onde o material é resistente aos desgastes naturais como o vento, o calor e a umidade.

Porta de correr de vidro

Porta de correr de vidro

O vidro é outro material versátil que pode se adequar a escritórios, banheiros e outros cômodos. Seja mantendo a transparência ou com uma solução opaca para dar privacidade.

Locais mais populares para a instalação das portas de correr

As portas de correr tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos de decoração de interiores, desde a separação de ambientes até armários nos quartos e na cozinha. Veja onde elas são mais utilizadas:

Porta de correr no quarto

Porta de correr no quarto

Os quartos sempre precisam de privacidade, no entanto, eles podem ser abertos em apartamentos para que a sensação de amplitude seja maior. Por isto, a porta de correr é uma ótima opção para estes cômodos. O material mais usado é a madeira, que bloqueia completamente a visibilidade.

Porta de correr no banheiro

Porta de correr no banheiro

Hoje em dia, muitos banheiros de apartamentos tem as batentes estreitos e uma das formas de mudar a cara deste ambiente é trocando a porta tradicional pela porta de correr. Desta forma, o vão de passagem pode ser maior e pode-se aproveitar o espaço interno antes ocupado pela porta aberta. Deixar os trilhos aparentes é opcional, de acordo com o seu gosto e do projeto.

Porta de correr na cozinha

Porta de correr na cozinha

As cozinhas também podem ser separadas com grandes portas de correr — neste caso, geralmente se opta pela opção de vidro, que permite uma certa visibilidade, assim como a passagem da iluminação, seja ela natural ou não.

Porta de correr na sala

Porta de correr na sala

Mesmo em um ambiente amplo, a escolha pelas portas de correr pode deixar o a aparência mais fluída e permite certa privacidade entre um cômodo e outro.

Porta de correr em áreas externas

Porta de correr em áreas externas

Em fundos de residências, varandas e edículas, as portas de correr permitem que se abra totalmente o ambiente para a área externa.

Porta de correr em armários

Porta de correr em armários

As portas de correr também são as queridinhas dos armários planejados em quartos. O modelo espelhado faz sucesso e ajuda a deixar o ambiente com uma sensação de amplitude maior.

Vantagens de usar as portas de correr

  • Economia de espaço: uma porta tradicional requer um espaço definido para que seja aberta, com a porta de correr é possível ganhar este espaço perdido e utilizá-lo para outro fim. Como este modelo é fixado sobre um trilho, só é necessário o espaço para a porta deslizar, ideal para cômodos que tem uma parede extensa. As portas de correr também podem substituir as paredes de alvenaria que separam ambientes em apartamentos pequenos.
  • Flexibilidade, integração e privacidade: quando aberta, as portas de correr podem permitir a integração de ambientes, além de deixar o local com uma sensação de amplitude maior. Para os momentos mais íntimos, basta fechar a porta para esconder determinados cômodos.

Desvantagem

  • Isolamento acústico: a porta de correr não tem o mesmo tipo de vedação de uma porta tradicional, portanto é comum que o ruído de outro ambiente seja mais perceptível.

60 inspirações de ambientes com portas de correr

Agora que você já sabe as principais características destas portas, confira agora a seleção de ambientes com diferentes modelos — inspire-se:

Imagem 1 – Dê um outro visual no armário da cozinha!

Dê um outro visual no armário da cozinha com a porta de correr
A vantagem desse modelo é a praticidade, já que os utensílios ficam dispostos em um armário parcialmente aberto. Para quem quer dar um upgrade no armário da cozinha, o ideal é não usar as portas tradicionais e escolher as portas de correr. Veja que neste caso a estrutura fica presa no teto e as portas deslizam sobre este eixo horizontal.

Imagem 2 – Mantenha a privacidade com a ajuda das portas de correr.

Mantenha a privacidade com a ajuda das portas de correr
Os apartamentos pequenos pedem uma excelente otimização de cada m². Nesse projeto, a varanda é conjugada com a sala de estar e o dormitório, que contém um sofá cama. As portas de correr servem para isolar esse quarto no período noturno e para integrar os ambientes durante o dia.

Imagem 3 – Closet com porta de correr.

Closet com porta de correr
O closet costuma ser cômodo pequeno e para não atrapalhar a circulação com a abertura de uma porta tradicional, a opção foi inserir a porta de correr.

Imagem 4 – Porta de correr: ideia genial para um quarto pequeno.

Porta de correr em quarto pequeno
Para dar mais privacidade ao seu cantinho, que tal essa porta de correr na cama? Além disso ela pode esconder aquela bagunça quando necessário.

Imagem 5 – E quem disse que não se pode ter privacidade no home office?

Porta de correr em home office
Funcionalidade é a característica principal em um projeto, ainda mais quando se utiliza a porta de correr entre dois ambientes.

Imagem 6 – O painel com ripas é uma tendência moderna e elegante.

Painel com ripas na porta de correr
Esse painel deslizante pode cobrir a bancada da cozinha, assim como também a circulação principal para os dormitórios. Os tons de madeira estão presentes na porta e no piso.

Imagem 7 – Cozinha com porta de correr.

Porta de correr na cozinha
Para fugir da clássica cozinha americana ou da alvenaria, aposte na porta de correr. Este projeto optou pelo vidro para manter a transparência.

Imagem 8 – Este projeto usa a porta de correr metálica com vidro.

Modelo de porta de correr metálica com vidro
O vidro é leve e mantém visão entre os ambientes.

Imagem 9 – Porta de correr: trabalhe com acabamentos diferentes no vidro.

Acabamentos diferentes na porta de correr em vidro

Imagem 10 – Porta de correr para o banheiro.

Porta de correr para banheiro
Com a falta de espaço, procure otimizar com a porta de correr. Enquanto a porta de abrir ocupa 1m², a porta de correr desliza rente a parede e quase não ocupa espaço.

Imagem 11 – Quando a porta de correr vai além da funcionalidade.

Funcionalidade com a porta de correr
Esse projeto é bacana por ter a porta de correr como artifício na decoração e funcionalidade. Ela consegue esconder a pequena biblioteca e também o dormitório.

Imagem 12 – Deixe a porta de correr ser o destaque na decoração.

Destaque na decoração com a porta de correr
Se a proposta é dar destaque, aposte em um modelo colorido de porta com roldanas e trilhos aparentes.

Imagem 13 – Porta de correr na bancada da cozinha.

Porta de correr na bancada da cozinha
Essa é uma forma prática de esconder a cozinha — por ser um ambiente aberto, é possível fechar a cozinha em uma ocasião especial. Para fazer um projeto assim, utilize o mesmo acabamento dos armários nas portas.

Imagem 14 – Sala de jantar com porta de correr laqueada.

Sala de jantar com porta de correr laqueada
Apenas uma porta desliza sobre o eixo, a outra é um painel fixo que recebeu o mesmo acabamento para dar impressão de um plano uniforme.

Imagem 15 – O estilo sanfonada também é uma opção bacana para sua casa

Porta de correr sanfonada
Esse modelo também é ótimo para integrar os ambientes. Quando abertas, permitem a comunicação entre os espaços, deixando tudo mais amplo e arejado

Imagem 16 – Corredor com porta de correr.

Corredor com porta de correr
Os corredores costumam ser monótonos, por isso, escolha um acabamento diferente que contraste com a cor das paredes.

Imagem 17 – Porta de correr colorida.

Porta de correr colorida
Elas ainda podem dar o toque vibrante em seu projeto!

Imagem 18 – Porta de correr com prateleiras.

Porta de correr com prateleiras
A parte translúcida deu todo o toque especial para essa porta, pois ela consegue mostrar os ornamentos decorativos e também levar a iluminação adequada ao corredor.

Imagem 19 – Decorando e dividindo os ambientes.

Porta de correr dividindo ambientes

Este projeto tem duas portas de correr, uma em cada parede que fecham o ambiente, mantendo a visibilidade com o uso do vidro.

Imagem 20 – Área de serviço com porta de correr.

Área de serviço com porta de correr
A área de serviço é um ambiente que muitos procuram esconder, por isso ela fica sempre ao fundo ou escondida no canto do apartamento. Você pode disfarçar o visual com as portas de correr, veja que quando abertas elas não interferem na circulação do espaço.

Imagem 21 – Painel com porta de correr na cozinha.

Painel com porta de correr na cozinha

Imagem 22 – Quarto com porta de correr laranja.

Quarto com porta de correr laranja
A porta de correr permite um vão maior do que uma tradicional, por consequência, tem uma maior incidência de iluminação e ventilação no cômodo.

Imagem 23 – Porta de correr pequena.

Porta de correr pequena

Imagem 24 – Porta de correr para esconder a cozinha


Projeto de sala espaçosa com portas de correr de madeira com frisos — além de formar um lindo painel, ela isola a cozinha quando necessário.

Imagem 25 – Deixe sua área de serviço na varanda de uma forma bonita e discreta

Deixe sua área de serviço na varanda de uma forma bonita e discreta
Nesse projeto a área de serviço foi inserida em uma extremidade da varanda. Desse modo é possível utilizar o outro lado da parede para colocar uma cozinha gourmet.

Imagem 26 – Porta de correr para dois ambientes.

Porta de correr para dois ambientes
Acomode os ambientes em um mesmo plano para que a porta deslize sobre esses dois espaços.

Imagem 27 – Jardim de inverno com porta de correr.

Jardim de inverno com porta de correr
Para portas de correr em áreas externas, opte por caixilhos de alumínio ou pvc devido a sua resistência.

Imagem 28 – Closet com portas de correr.

Closet com portas de correr

Imagem 29 – Porta de correr metálica.

Porta de correr metálica
Para uma pegada industrial e jovial, escolha as portas metálicas. Neste projeto, ela ainda pode ser utilizada como painel para pendurar fotos.

Imagem 30 – Porta de correr de madeira.

Porta de correr de madeira
Além de de dividir e integrar ambientes, as portas de correr dão uma aparência moderna e elegante na residência.

Imagem 31 – Suíte com porta de correr.

Suíte com porta de correr

Imagem 32 – Varanda com porta de correr.

Varanda com porta de correr
Outra ideia de como esconder a lavanderia na varanda e ainda juntar com um espaço gourmet ao lado.

Imagem 33 – Porta de correr para quarto.

Porta de correr para quarto
Quando fechadas, elas separam os dois ambientes — uma opção perfeita para salas de TV, quartos e onde mais a privacidade for necessária.

Imagem 34 – Porta de correr de vidro.

Imagem 35 – Dê privacidade e otimize o espaço.

Privacidade com a porta de correr

Imagem 36 – Porta de correr para separar a sala do quarto.

Porta de correr para separar a sala do quarto

Imagem 37 – Sala multifuncional com grande porta de correr que esconde a cozinha quando fechada.

Sala multifuncional com grande porta de correr

Imagem 38 – Porta de correr para armário.

Porta de correr para armário

Imagem 39 – Dê privacidade ao seu closet com a porta de correr.

Privacidade no closet com a porta de correr

Imagem 40 – Trilho para a porta de correr.

Trilho para a porta de correr

Imagem 41 – Porta de correr branca.

Porta de correr branca

Imagem 42 – Deixe seu corredor funcional com a porta de correr nos armários.

Deixe seu corredor funcional com a porta de correr nos armários

Imagem 43 – Coloque uma porta de correr elegante na área social.

Coloque uma porta de correr elegante na área social
Neste projeto, a cozinha é isolada através da porta de correr preta, que vai do piso ao teto e tem acabamento brilhante e espelhado.

Imagem 44 – Porta de correr de metal.

Porta de correr de metal

Imagem 45 – O trilho pode ficar embutido nas superfícies.

O trilho pode ficar embutido nas superfícies
Em um apartamento pequeno, o acabamento do trilho e o piso tem as mesmas características, o que é fundamental para deixar o resultado bonito e harmônico.

Imagem 46 – Painel de TV com porta de correr.

Painel para sala com porta de correr
O legal dessa ideia é o contraste da madeira em um ambiente claro, que também realça e aquece o local.

Imagem 47 – Porta de correr amarela.

Porta de correr amarela

Imagem 48 – Porta de correr extensa.

Porta de correr extensa

Imagem 49 – Separando as salas de forma leve e sem ocupar espaço.

Separando as salas de forma leve e sem ocupar espaço
As portas feitas com frisos tipo brise possuem a vantagem de separar os ambientes sem barrar a entrada da luz. O mesmo equivale para o vidro ou outros materiais translúcidos.

Imagem 50 – Porta de correr para esconder a bancada.

Porta de correr para esconder a bancada

Imagem 51 – Cada espaço é precioso em um quarto, portanto, utilize o armário com portas de correr.

Armário com portas de correr

Imagem 52 – Escondendo a cozinha com as portas de correr.

Cozinha com porta de correr

Imagem 53 – A porta sanfonada é ótima para economizar espaço.

Porta sanfonada para economizar espaço

Imagem 54 – Um corredor minimalista

Corredor minimalista com porta de correr
Se a ideia é deixá-la discreta no ambiente, tente manter o acabamento e a cor das paredes na porta.

Imagem 55 – Porta de correr para bancada americana da cozinha.

Porta de correr para bancada americana da cozinha

Imagem 56 – Porta de correr espelhada.

Porta de correr espelhada
Nesse projeto, a intenção é deixar a porta despercebida no ambiente, por isso ela fixada do teto ao chão com o acabamento espelhado.

Imagem 57 – Esconda o corredor com a porta de correr.

Esconda o corredor com a porta de correr
A intenção dessa porta não foi criar um painel, tanto que o puxador da porta é de tamanho grande e chama a atenção. Isto não ocorre no caso dos painéis, onde os puxadores são do tipo cavilha e são bem discretos.

Imagem 58 – Essas prateleiras ganharam mais destaque com a porta de correr.

Essas prateleiras ganharam mais destaque com a porta de correr

Imagem 59 – Tenha um dormitório para as crianças brincarem e esconda a bagunça com as portas de correr.

Esconda a bagunça com a porta de correr

Imagem 60 – Dessa forma é possível dar flexibilidade a planta do apartamento.

Flexibilidade a planta com porta de correr