Como limpar a casa na quarentena: veja dicas super úteis para você seguir

Por - Atualizado em:

Ainda é um momento de pandemia e o caos reina no recanto dos lares: e aí, como limpar a casa na quarentena? Essa é uma pergunta que causa aquela risada de desespero em alguns e um medo contagioso em outros, mas também é uma questão muito importante para todos. Então, fique por aqui e confira essas super, hiper, mega-blaster dicas úteis de como limpar a casa na quarentena.

Como limpar a casa na quarentena pensando na COVID-19?

É preciso entender que mesmo quando há a possibilidade de ficarem totalmente isolados, alguns objetos entram em casa como as compras do mercado. E mesmo que não traga nada com você, mesmo ao chegar da rua logo deve-se pensar no contágio que pode vir de fora para dentro com você, e também em como limpar a casa na quarentena e mantê-la protegida?

Entenda: o álcool é de extrema importância para nos ajudar no combate ao coronavírus, mas não é o único produto que pode auxiliar. Logo abaixo você encontrará algumas dicas de produtos úteis, do dia a dia, que você pode encontrar em casa.

Produtos essenciais para higienização

  1. Água e sabão – Sim! O sabão de cada dia é muito eficaz e como limpar a casa na quarentena deve ser uma atividade diária, nada como o velho e bom sabão.
  2. Detergente – Já foi comprovado que o detergente também ajuda a combater o vírus nas superfícies de ambientes. Dica: Não beba!
  3. Álcool – Álcool diluído na água resolve também, mas não precisa ser a louca do mercado que comprou todo o estoque da loja. Caso não tenha, relaxa, respira e use sabão.
  4. Água sanitária – Minha mãe adora, mas eu tenho alergia! É eficaz também, mas tenha certeza de que ninguém em casa tenha alguma reação alérgica. Mas água sanitária diluída em água numa porção adequada, não mancha os pisos e ajuda no combate ao vírus da covid-19.

1. Começando do começo mesmo!

Para começar, umedeça um pano numa das soluções dadas anteriormente e passe nas maçanetas, chaves e nas solas dos sapatos sempre que entrar em casa. No caso dos sapatos, jogue no tapete da entrada uma solução de água sanitária e água para higienizá-los antes de entrar. Mas dentro de casa dê preferência a utilização de outros calçados e coloque as roupas que você vestiu ao sair para lavar imediatamente, deixando os sapatos na porta.

Caso traga algo com você como compras, ou mesmo bolsas e mochilas, higienize-as com um pano umedecido com uma das soluções dadas e, de preferência, quando o fizer, tome um banho logo em seguida. Caso não possa tomá-lo na hora, lave bem as mãos e os braços até os cotovelos. Essas são algumas maneiras de como limpar a casa na quarentena pensando na higienização já desde o primeiro momento em que alguém entrar em seu lar.

2. Dando uma geral!

Agora, escolha uma música que seja “para cima”! Não é porque é um trabalho necessário que não pode ser divertido. Então, limpar a casa na quarentena não precisa ser um castigo, anime-se e curta um batom de cereja.

Comece de cima para baixo quando iniciar o projeto “dando uma geral!” para evitar que a poeira, assim como o vírus, se espalhe pelo ar. Parta do ponto mais alto da casa e depois vá para os móveis e objetos mais baixos. Aspire bem os tapetes e sofás e finalize no chão.

3. Até o chão, chão, chão…

Depois de limpar toda as áreas superiores da casa, pensando nas estantes, pias, em cima do armário, cômodas, em cima da geladeira, ou mesmo nas abas dos ventiladores de teto, caso tenha, volte sua energia para o chão. Pense que tudo o que fez até agora foi tirar o excesso de pó do nível superior e jogar uma parte dessa sujeira para o nível inferior. Maior prova de que a gravidade existe. Portanto, agora, limpe bem o chão.

Umedeça os panos que for utilizar com uma das soluções dadas anteriormente e manda ver no esfrega-esfrega. Aumente o volume da música e não esqueça os cantos, atrás dos móveis e debaixo da cama, do sofá, da mesa e dos tapetes.

Caso tenha crianças, coloque-as para dançar com você enquanto passam pano nos brinquedos: quem terminar primeiro ganha um sorvete! Transforme isso tudo numa atividade diária e talvez nem de academia você precisará mais. Mas como limpar a casa na quarentena é de extrema importância, não deixe de fazê-lo diariamente.

E agora, tudo limpo? Certeza? Limpar a casa na quarentena e esquecer dos objetos que mais se utiliza no dia a dia? Você chegou a pensar no controle remoto da televisão? E no teclado do computador? E no mouse? Tá, mas lembrou-se de limpar o celular, pelo menos? Não, né? Vamos lá, então!

4. Se liga no detalhe!

Dessa vez, o álcool isopropílico é a melhor opção para limpar seu bichinho virtual. Tire a capa do seu celular, pegue um pano de microfibra e umedeça-o com um pouco de álcool. Com movimentos circulares, limpe toda a superfície de seu celular com cuidado. Depois disso limpe também a capinha dele. Não adianta ter o celular limpo e a capinha suja.

Para a limpeza da capa de proteção do celular você pode utilizar detergente, sabão e até deixar de molho em uma concentração mais forte para tentar limpar o amarelo degrade que você fala ser super tendência de uma capinha que um dia já foi transparente.

Repita o processo sempre. De verdade. Limpe com frequência seu celular, chaves e controles remotos de casa, assim como carteira e cartões. Esses objetos sempre são esquecidos, mas são os que mais acumulam sujeira. Muitas vezes mais sujos e contaminados que o vaso sanitário, por exemplo.

O cuidado nos detalhes faz toda a diferença. E como limpar a casa na quarentena também envolve objetos que estão dentro de casa é de extrema importância não se esquecer de tudo o que se manipula diariamente. Isso garantirá não só a proteção de sua família contra o coronavírus, como protegerá a todos diante de qualquer ameaça microscópica que pode vir da rua para casa.

5. Tenho um doguinho, e agora?

Caso tenha um membro da família de quatro patas em casa que você leva para um passeio diário, mas fica na dúvida em como limpar a casa na quarentena e mantê-la limpa e livre do coronavírus, aqui vão algumas dicas que podem te deixar mais aliviado quanto a dúvidas que possam surgir:

  • Primeiro: Quando sair para passear com seu bichinho de estimação, não deixe de usar máscaras. Sim, você. Segundo especialistas, os animais não contraem e nem transmitem o novo coronavírus. Mas você, sim. Então, cuide-se.
  • Segundo: Ao retornar com seu pet para casa, limpe as patinhas dele com um lenço umedecido, ou uma toalha úmida com água e o xampu, ou sabão que é utilizado no banho de seu companheiro. Apesar de não transmitirem o coronavírus, eles trazem muita sujeira das ruas.
  • Por fim, não esqueça de sempre leva-los ao veterinário. Assim como os seres humanos, os animais de quatro patas também precisam de atenção e acompanhamento médico para manterem-se saudáveis.

E aí, entendeu?

Depois dessas dicas incríveis de como limpar a casa na quarentena e em como mantê-la limpa apesar das crianças, dos pets, e de tanto entra e sai que pode haver em casa, podendo sujá-la com tanta coisa que podemos trazer da rua apesar de todo o cuidado que tomamos, e sem esquecer dos detalhes, acredito que vocês não terão mais dúvidas quanto à higienização do lar.

Então, sem desculpas! Mãos à obra, pano no chão e álcool na mão, pois assim como limpar a casa na quarentenaé importante, também é preciso fazer a sua parte ficando em casa, quando possível, protegidos, limpinhos, usando máscaras e sempre com muito cuidado e atenção.

Agora que você está bem orientado e entendido quanto ao assunto, já escolhendo a melhor playlist para curtir seu momento faxina diária, caso você faça algo de diferente, deixe um comentário. Uma boa dica é sempre bem-vinda.

Se sentiu falta de alguma coisa, ou tem alguma dúvida, deixe nos comentários para que todos também vejam. Às vezes a sua dúvida é a mesma que a de outros e muitos já podem ter a resposta na ponta dos dedos.

Você pode comentar também sobre suas músicas preferidas para a hora da faxina, aquelas que te animam quando precisa pensar em como limpar a casa na quarentena sem perder o ânimo.