Parede preta: vantagens, desvantagens, dicas e fotos inspiradoras

Por -

A parede preta é um diferencial e tanto nos projetos de interiores. É ousada? Sim! É popular? Não, mas é justamente aí que mora a graça de ter uma parede preta em casa.

Mesmo não sendo muito comum e usual, quem se arrisca nessa ideia se dá muito bem. A parede preta confere elegância, sofisticação e um toque generoso de personalidade e estilo aos ambientes. E, apesar de ser considerada uma cor neutra, o efeito estético de uma parede preta é mil vezes maior do que o de sua companheira inseparável, a cor branca.

Gostou da ideia de pintar a parede de preto? Então continue acompanhando o post com a gente porque trouxemos dicas preciosas para te ajudar a tirar o máximo de proveito dessa cor incrível:

Parede preta: vantagens e desvantagens

Contraste marcante

O contraste é uma das maiores características e vantagens da parede preta. Por isso, se você está interessado em compor um ambiente marcante, ousado e de personalidade, a parede preta é uma ótima escolha.

Elegância e estilo

Impossível negar a elegância, estilo e sofisticação de uma parede preta. Com ela tudo fica mais requintado, moderno e charmoso. E se a parede preta ainda vier acompanhada de boisseries, o toque de sofisticação fica ainda mais em evidência.

Expor artes e fotografias

A parede preta é um ótimo fundo para quem deseja destacar obras de arte, como quadros e esculturas, além de fotografias. Você pode montar sua própria galeria de arte em casa a partir de uma parede preta. Aproveite e capriche também no projeto de iluminação, direcionado a luz para as obras expostas na parede.

Valorizar a arquitetura

A parede preta é ótima também para valorizar a arquitetura da casa, seja ela moderna ou clássica. Utilize a tinta preta para realçar contornos, linhas e detalhes da arquitetura.

Esconder sujeiras e imperfeições

O preto é a cor número um para quem deseja esconder marcas de sujeira e pequenas imperfeições na parede. A cor escura é ótima para maquiar esses defeitinhos que insistem em aparecer pela casa.

Para qualquer ambiente

Engana-se quem pensa que parede preta é só para sala de estar. A cor está tão em alta que até os quartos infantis já se renderam a essa tendência. Portanto, vale pintar as paredes da cozinha, da sala de jantar, do corredor, do hall, dos quartos e até do banheiro. 

Cuidado com a altura

Até agora só falamos das vantagens que a parede preta traz para o projeto de interiores, mas precisamos citar também algumas desvantagens que a cor pode trazer para sua casa. Entre elas está a sensação de achatamento dos cômodos.

Em casas com pé direito baixo, a parede preta pode provocar sensação de sufocamento e diminuição visual dos ambientes. Mas, por incrível que pareça, em casas de pé direito alto o efeito é inverso. Casas com teto alto se valorizam e parecem ainda maiores com a parede preta. Vai entender, né?

Sem excessos

Esse tópico aqui não é bem uma desvantagem, mas um alerta. Cuidado com o uso excessivo da cor preta nos ambientes, especialmente aqueles menores e com pouca iluminação natural. Além de causar sensação de sufocamento e aperto, a parede preta pode sobrecarregar o ambiente com uma energia densa, levando a estados de desânimo, tristeza, angústia, medo e ate depressão.

Para não sofrer com isso, a dica é dosar a quantidade de preto no ambiente com outras cores. Nesse caso, prefira móveis de tonalidades mais amenas e um piso claro. Cores fortes e alegres ajudam a quebrar o aspecto sisudo do preto.

Outra dica é, ao invés de usar tinta preta, usar um tom de cinza escuro, tipo grafite. Essa tonalidade chega bem perto do preto, mas não provoca a mesma dramaticidade.

Iluminação

Parede preta pede por luz, seja ela natural ou artificial. Por isso, a recomendação é sempre optar por pintar a parede de preto em ambientes bem iluminados e arejados. Quando isso não é possível, vale investir em um projeto de iluminação para garantir que o ambiente fique aconchegante e acolhedor.

Parede preta na decoração

Uma dúvida comum de quem deseja ter uma parede preta em casa é saber como combiná-la com a decoração. O lado bom de paredes dessa cor é que elas se ajustam bem em diferentes estilos decorativos, uma vez que o preto é uma cor neutra. Ou seja, dá para ter uma parede preta em um espaço moderno, como dá para ter uma parede preta em um ambiente clássico.

O que vai marcar a diferença entre os estilos são os elementos decorativos e suas respectivas cores. Para criar ambientes modernos e arrojados, prefira objetos coloridos e que formem um contraste marcante, já para ambientes clássicos, a melhor pedida é usar cores neutras e claras como forma de criar contraste.

Veja a seguir algumas outras ideias para decorar a parede preta:

Quadros, molduras e espelhos

Uma forma linda e que sempre funciona na decoração de paredes pretas é o uso de quadros, molduras e espelhos. Aqui, você pode ficar livre para escolher as cores e os estilos que mais gosta, mas lembrando sempre de harmonizá-los com a decoração.

Móveis

Os móveis são outra forma de decorar a parede preta e destacá-la ainda mais no ambiente. Use aparadores, mesinhas laterais, sofás, camas e outros móveis que façam sentido para o cômodo e que realcem a parede. Lembre-se também de harmonizar a cor e o estilo dos móveis com o restante da decoração. 

Boiserie

As boiseries, um tipo de moldura usada nas paredes, é mais uma maneira de ornamentar sua parede preta, mas, dessa vez, com um toque extra de elegância e sofisticação. 

Parede lousa

Parede preta é sinônimo também de parede lousa. Muito em alta na decoração nos últimos tempos, a parede lousa é um modo alternativo de pintar a parede na cor e ainda modificá-la quando bem preferir. Esse tipo de parede é perfeita para cozinhas, salas de jantar, quartos infantis e escritórios.

Tintas para parede preta

A escolha da tinta preta é fundamental para garantir um bom resultado final. E nós já adiantamos: não economize nas demãos. Para ter uma parede preta bonita e com acabamento impecável pode ser que você precisa de um pouco mais de tinta.

Confira a seguir os tipos de tinta preta existentes no mercado e qual delas se encaixa melhor com o seu projeto:

Fosca

A tinta preta fosca não tem brilho e a aparência final é de uma parede bem uniforme, sem reflexão ou absorção de luz. 

Acetinada ou semi brilho

A tinta preta acetinada ou semi brilho possui um leve efeito brilhante e é a pedida certa para quem deseja uma parede com destaque e super valorizada. 

Lousa

A tinta preta lousa, como o próprio nome sugere, é indicada para quem deseja criar um quadro negro na parede e trabalhá-lo com giz. Use-a para quartos, corredores, salas de jantar, cozinha e hall de entrada.

Vamos ver na prática agora como é que se faz uma parede preta de cair o queixo? Então é só conferir a seleção de fotos abaixo:

Imagem 1 – Efeito gráfico na parede preta do quarto do casal. Repare que toda a decoração segue no duo preto e branco.

Efeito gráfico na parede preta do quarto do casal. Repare que toda a decoração segue no duo preto e branco

Imagem 2 – Parede preta para o hall de entrada. A luz difusa garantiu um destaque ainda maior para a pequena parede.

Parede preta para o hall de entrada. A luz difusa garantiu um destaque ainda maior para a pequena parede

Imagem 3 – A sala ampla e iluminada apostou em uma parede preta para dar destaque a TV.

A sala ampla e iluminada apostou em uma parede preta para dar destaque a TV

Imagem 4 – A parede preta também pode ser feita com revestimentos.

A parede preta também pode ser feita com revestimentos

Imagem 5 – Parede preta de tijolinhos. Muito estilo num lugar só!

Parede preta de tijolinhos. Muito estilo num lugar só!

Imagem 6 – Parede preta no quarto do casal. Os detalhes amadeirados conferem conforto ao ambiente.

Imagem 7 – Sala com efeito blackout.

Sala com efeito blackout

Imagem 8 – Que tal uma parede preta no escritório?

Que tal uma parede preta no escritório?

Imagem 9 – A cozinha com luz natural acertou em cheio com a parede e o balcão preto.

A cozinha com luz natural acertou em cheio com a parede e o balcão preto

Imagem 10 – Parede preta na sala de estar. Móveis de madeira valorizam a composição.

Parede preta na sala de estar. Móveis de madeira valorizam a composição

Imagem 11 – Agora é a vez do banheiro ganhar uma parede preta e rústica com iluminação indireta.

Agora é a vez do banheiro ganhar uma parede preta e rústica com iluminação indireta

Imagem 12 – E o que acha de criar uma parede preta com mármore? Elegância ao quadrado.

E o que acha de criar uma parede preta com mármore? Elegância ao quadrado

Imagem 13 – Já quem prefere algo mais moderninho pode apostar em um pegboard preto bem no hall de entrada.

Já quem prefere algo mais moderninho pode apostar em um pegboard preto bem no hall de entrada

Imagem 14 – Como não amar uma parede preta com boisseries clássicas?

Como não amar uma parede preta com boisseries clássicas?

Imagem 15 – Parede preta valorizada pelo quadro minimalista.

Parede preta valorizada pelo quadro minimalista

Imagem 16 – Parede preta para marcar o corredor da casa. Quadros e fotografias ajudam na decoração do espaço.

Parede preta para marcar o corredor da casa. Quadros e fotografias ajudam na decoração do espaço

Imagem 17 – Por aqui, é uma elegante parede preta que chama a atenção.

Por aqui, é uma elegante parede preta que chama a atenção

Imagem 18 – Nessa sala de jantar, a parede preta destaca as linhas arquitetônicas da casa, causando um efeito visual bem inusitado.

Nessa sala de jantar, a parede preta destaca as linhas arquitetônicas da casa, causando um efeito visual bem inusitado

Imagem 19 – Banheiro todo preto. Por que não?

Banheiro todo preto. Por que não?

Imagem 20 – Mas se preferir pode apostar em apenas uma parede preta para o banheiro, mantendo o restante do ambiente em tons claros.

Mas se preferir pode apostar em apenas uma parede preta para o banheiro, mantendo o restante do ambiente em tons claros

Imagem 21 – Um jeito simples e fácil de valorizar o seu banheiro: pintando uma das paredes de preto.

Um jeito simples e fácil de valorizar o seu banheiro: pintando uma das paredes de preto

Imagem 22 – Parede preta com quadro valorizando o ambiente.

Parede preta com quadro valorizando o ambiente

Imagem 23 – Nesse outro quarto de casal, a parede preta também foi decorada com quadro.

Nesse outro quarto de casal, a parede preta também foi decorada com quadro

Imagem 24 – Paredes pretas para demarcar ambientes. Outra forma interessante de usar a cor.

Paredes pretas para demarcar ambientes. Outra forma interessante de usar a cor

Imagem 25 – Para uma aparência mais suave e sutil, aposte em pastilhas pretas para a parede.

Para uma aparência mais suave e sutil, aposte em pastilhas pretas para a parede

Imagem 26 – O lindo contraste entre o preto da parede e o tom de laranja da cadeira.

O lindo contraste entre o preto da parede e o tom de laranja da cadeira

Imagem 27 – Parede preta em ambiente pequeno. Sim, é possível!

Parede preta em ambiente pequeno. Sim, é possível!

Imagem 28 – Dramático, misterioso e sensual. Tudo isso só pintando as paredes de preto.

Dramático, misterioso e sensual. Tudo isso só pintando as paredes de preto

Imagem 29 – Olha que efeito interessante por aqui: a parede atrás da escada recebeu a tinta preta, enquanto o guarda corpo de alvenaria foi pintado de branco. O resultado é um recorte geométrico muito diferente e criativo.

Olha que efeito interessante por aqui: a parede atrás da escada recebeu a tinta preta, enquanto o guarda corpo de alvenaria foi pintado de branco. O resultado é um recorte geométrico muito diferente e criativo

Imagem 30 – Caixa preta na decoração.

Imagem 31 – Parede preta com quadros. Uma combinação que sempre dá certo.

Parede preta com quadros. Uma combinação que sempre dá certo

Imagem 32 – E se o preto for demais para você, experimente pintar a parede com um tom de cinza escuro.

E se o preto for demais para você, experimente pintar a parede com um tom de cinza escuro

Imagem 33 – Parede lousa preta no corredor e parede de azulejos pretos na cozinha.

Parede lousa preta no corredor e parede de azulejos pretos na cozinha

Imagem 34 – Parede preta na sala de estar em harmonia com a paleta de cinza e branco que predomina no restante do ambiente.

Parede preta na sala de estar em harmonia com a paleta de cinza e branco que predomina no restante do ambiente

Imagem 35 – Cozinha americana com paredes e tetos pretos. Ousadia e originalidade ao projeto.

Cozinha americana com paredes e tetos pretos. Ousadia e originalidade ao projeto

Imagem 36 – Aqui, o lavabo todo preto foi todo iluminado pela luz natural que vem da janela.

Aqui, o lavabo todo preto foi todo iluminado pela luz natural que vem da janela

Imagem 37 – Sala de jantar com paredes pretas e mobiliário de madeira.

Sala de jantar com paredes pretas e mobiliário de madeira

Imagem 38 – Pontos de cores vibrantes para aquecer e contrastar a parede preta.

Pontos de cores vibrantes para aquecer e contrastar a parede preta

Imagem 39 – Parede preta decorada com livros.

Parede preta decorada com livros

Imagem 40 – O quarto de casal em estilo rústico moderno se deu muito bem com a parede preta aos fundos.

O quarto de casal em estilo rústico moderno se deu muito bem com a parede preta aos fundos

Imagem 41 – Parede preta no hall de entrada para recepcionar com muita classe e elegância.

Parede preta no hall de entrada para recepcionar com muita classe e elegância

Imagem 42 – Aqui, o hall de entrada também traz paredes pretas, mas com o diferencial da porta estar na mesma cor.

Aqui, o hall de entrada também traz paredes pretas, mas com o diferencial da porta estar na mesma cor

Imagem 43 – Parede preta lousa para acompanhar a escada.

Parede preta lousa para acompanhar a escada

Imagem 44 – Parede e móveis pretos para a cozinha moderna.

Parede e móveis pretos para a cozinha moderna

Imagem 45 – Que tal unir listras a parede preta?

Imagem 46 – Os azulejos de metro na cor preta são o grande destaque desse banheiro.

Os azulejos de metro na cor preta são o grande destaque desse banheiro

Imagem 47 – Parede preta no quarto das crianças. Um pouco de cor para deixar o ambiente mais lúdico.

Parede preta no quarto das crianças. Um pouco de cor para deixar o ambiente mais lúdico

Imagem 48 – Chão e parede preta!

Chão e parede preta!

Imagem 49 – A parede preta desse escritório ganhou contrastes coloridos em neon.

A parede preta desse escritório ganhou contrastes coloridos em neon

Imagem 50 – Papel de parede com estampa preta e branca para o hall de entrada.

Papel de parede com estampa preta e branca para o hall de entrada

Imagem 51 – Nada como o contraste marcante entre o preto e o vermelho.

Nada como o contraste marcante entre o preto e o vermelho

Imagem 52 – Aqui, o banheiro todo preto é contrastado pelo projeto de iluminação que abraça tanto a luz natural, quanto a artificial.

Aqui, o banheiro todo preto é contrastado pelo projeto de iluminação que abraça tanto a luz natural, quanto a artificial

Imagem 53 – Parede preta, chão preto e esquadrias pretas.

Parede preta, chão preto e esquadrias pretas

Imagem 54 – Um escritório moderno e elegante se faz com parede preta.

Um escritório moderno e elegante se faz com parede preta

Imagem 55 – Sala de estar com parede preta. As luminárias pendentes se destacam na frente da parede.

Sala de estar com parede preta. As luminárias pendentes se destacam na frente da parede

Imagem 56 – Sala de jantar com parede preta. A mesa na mesma cor completa o visual.

Sala de jantar com parede preta. A mesa na mesma cor completa o visual

Imagem 57 – Um quarto de casal com parede preta e detalhes em amarelo. Personalidade e alto astral.

Um quarto de casal com parede preta e detalhes em amarelo. Personalidade e alto astral

Imagem 58 – Já aqui o preto e as nuances de cinza conferem um clima sóbrio e refinado para o quarto.

Já aqui o preto e as nuances de cinza conferem um clima sóbrio e refinado para o quarto

Imagem 59 – Parede preta decorada com elementos coloridos e lúdicos.

Parede preta decorada com elementos coloridos e lúdicos

Imagem 60 – Uma junção de elementos cheios de estilo para essa sala: parede preta, cimento queimado, madeira, obras de arte e mais algumas coisinhas.

Uma junção de elementos cheios de estilo para essa sala: parede preta, cimento queimado, madeira, obras de arte e mais algumas coisinhas