Boiserie: saiba o que é, como utilizar e 60 ideias de decoração

Descubra mais sobre a boiserie, sua história e como utilizar na decoração de ambientes diversos

Por -

Já ouvir falar em boiseries? Provavelmente você já deve ter visto a técnica por aí em algum lugar, mas nunca foi apresentado adequadamente a ela. A técnica, nada mais é do que revestir paredes com molduras feitas, originalmente, em madeira.

A boiserie – pronuncia-se boaserrí – surgiu na França influenciada pelo movimento artístico que ficou conhecido como Rococó. O grande objetivo dos carpinteiros artistas da época era adornar de forma pomposa e requintada as paredes da nobreza. Os séculos XVII e XVIII marcam o auge das boiseries na decoração.

De lá para cá a técnica sofreu muitas alterações para se adaptar às necessidades e estilos atuais, passando a se chamar falsa-boiserie. Com isso, além da madeira, as boiseries passaram a ser feitas com gesso, cimento e até isopor, com a intenção de baratear o custo. Independente do material escolhido, a boiserie apresenta o mesmo resultado, o que irá diferenciar uma boiserie da outra é a cor com que ela será pintada e a formato que terá na parede.

Como essa é uma técnica de estilo rebuscado e clássico, é muito importante definir o restante da decoração do ambiente para que o cômodo não fique sobrecarregado de informações visuais. Também é possível determinar se a boiserie terá um estilo clássico ou contemporâneo a partir do visual das molduras. Em linhas gerais, arabescos e bordas detalhadas ou arredondadas, puxam para o visual clássico, já as boiseries de linhas retas remetem ao estilo moderno.

Seja como for, as boiseries sempre trazem um toque de requinte e sofisticação para os ambientes. Porém, alguns detalhes precisam ser bem avaliados para garantir o efeito esperado. Por isso, confira as dicas a seguir antes de aplicar a técnica na sua casa.

Dicas de como usar boiserie na decoração

Boiserie

  • É importante aplicar tinta acrílica sobre as boiseries feitas de materiais como gesso e isopor, para que assim elas fiquem mais resistentes e duráveis.
  • Não confunda boiseries com rodameios – aquele efeito que divide a parede ao meio por uma moldura horizontal – ou com lambris – réguas de madeira coladas na parede. São coisas bem distintas umas das outras.
  • Ao optar pelas boiseries na parede, leve em consideração a altura do pé direito da casa. Todo efeito que divide e recorta espaços, tende a achatar e reduzir o pé direito. Por isso, se a sua casa tiver um pé direito baixo, avalie substituir as boiseries por outro efeito. Já se a intenção for usar a técnica a qualquer custo, prefira instalá-las até 85 centímetros do chão.
  • Quebre um pouco do aspecto rebuscado e formal das boiseries incluindo na mesma parede peças mais descontraídas e criativas, como quadros, pôsteres ou iluminação diferenciada com arandelas, por exemplo.
  • Compense o estilo clássico das boiseries com elementos contemporâneos na decoração. Vale usar móveis de design moderno, tecidos estampados, luminárias diferenciadas, entre outros.
  • Agora se você comprou um imóvel e ganhou de brinde as boiseries, mesmo sem querer esse detalhe na casa, você pode mudar o visual delas com tinta colorida.
  • Ao revestir uma parede com boiseries não há necessidade de revestir as demais. A técnica por si só já é marcante e expressiva e usá-la em excesso pode comprometer o ambiente.
  • O mais comum e recomendado é pintar as molduras na mesma cor da parede, evitando assim erros de combinação ou excesso de informação na parede. A uniformidade também valoriza os relevos da técnica. Mas, caso deseje pintar as molduras de uma cor diferente, opte por uma cor que não tenha tanto contraste com o fundo.
  • Tire todas as medidas, calcule e planeje tudo minuciosamente. O grande segredo das boiseries está na distribuição harmoniosa das molduras. Portanto, todo cuidado é pouco.
  • Para um acabamento perfeito, lembre-se que a emenda dos cantos das molduras deve ser feita em um ângulo de 45 graus.
  • Para deixar as boiseries mais modernas, a dica é usar cores fortes. No entanto, se a intenção é manter o estilo clássico use cores claras e neutras.
  • As boiseries podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa: nos quartos, na cozinha, na sala e até no banheiro. O acabamento é que irá diferenciar um modelo do outro.
  • Apesar das boiseries serem uma técnica criada para adornar e enriquecer a decoração dos ambientes, o mais recomendado atualmente é evitar os excessos da nobreza francesa do século XVIII, optando por uma moldura mais clean, de linhas retas e suaves.

Quer ver como tudo isso se aplica na prática? Então confira abaixo uma seleção de imagens de ambientes decorados com boiseries:

Imagem 1 – Boiserie aplicada na parede principal da sala.

Boiserie aplicada na parede principal da sala
O ambiente moderno ganhou um toque de sofisticação com a aplicação da boiserie em sua parede principal. A técnica ganhou um tom de verde fechado, combinando com a mobília e trazendo cor para sala de modo suave e harmonioso.

Imagem 2 – Todo charme das boiseries para o ambiente de estilo clássico.

Todo charme das boiseries para o ambiente de estilo clássico

Imagem 3 – Lembra da dica acima? Ela foi aplicada aqui com o uso de quadros e arandelas.

Quadro e arandelas na sala

Imagem 4 – Boiserie em dois tons.

Boiserie em dois tons
O pequeno home office foi decorado com uma boiserie de duas cores. Para favorecer o espaço do ambiente, o branco foi utilizado na parte superior e o azul na parte inferior. Repare que a cortina segue o mesmo padrão da boiserie.

Imagem 5 – Boiserie clássica com arabescos contrapondo o restante da decoração de estilo moderno.

Boiserie clássica com arabescos
Apesar do padrão mais clássico dessa boiserie, ela se inseriu harmoniosamente no ambiente de predominância moderna. O fator chave para essa harmonia são as molduras maiores, com poucos recortes.

Imagem 6 – Entre o clássico e o contemporâneo: no mix de estilos, os tons neutros se destacam.

Sala com mix de estilos e boiserie

Imagem 7 – Quadro e luminária no meio da boiserie branca.

Quadro e luminária no meio da boiserie branca

Imagem 8 – Boiserie marrom.

Boiserie marrom na sala
Os detalhes dessa boiserie ficaram em evidência com o uso da tinta marrom, deixando o ambiente requintado e sem a necessidade de apelar para as extravagâncias originais da técnica. A moldura acabou servindo como um painel para a TV, emoldurando-a na parede.

Imagem 9 – Boiserie preta escondida atrás do quadro.

Boiserie preta escondida atrás do quadro

Imagem 10 – Um quarto com ares de nobreza.

Quarto com ares da nobreza

Imagem 11 – Boiserie em meia parede; o restante foi decorado com listras.

Boiserie em meia parede

Imagem 12 – Nesse quarto, a boiserie se estende até o teto.

Boiserie até o teto no quarto

Imagem 13 – Quartinho de bebê delicadamente decorado com boiserie.

Quarto de bebê com boiserie
Se tem um ambiente que combina com as boiseries são os quartinhos de bebê, eles ganham um “q” a mais. As molduras em tamanhos iguais, sem exageros, aliados ao tom verde deixou o ambiente suave e delicado. Destaque para as nuvens cuidadosamente inseridas dentro das boiseries.

Imagem 14 – Moderno do cinza em contraste com o estilo clássico da boiserie.

Boiserie moderna

Imagem 15 – Tons pastéis dominam a sala, inclusive a boiserie.

Ambiente com tons pastéis

Imagem 16 – Azul celeste foi a cor escolhida para essa boiserie.

Parede azul celeste com boiserie

Imagem 17 – Tom sobre tom.

Tom sobre tom na decoração
O quartinho do bebê foi decorado usando tom sobre tom na parede em que a boiserie foi instalada. O fundo recebe o tom acolhedor do marrom claro, enquanto as molduras de tamanhos diferentes foram pintadas de branco. Contudo, note que ambas as cores são neutras e suaves.

Imagem 18 – Humor e criatividade para quebrar a pompa das boiseries.

Imagem 19 – Sala moderna usou o cinza na boiserie e deixou o preto para compor os detalhes do restante da decoração.

Sala moderna com boiserie

Imagem 20 – A boiserie dessa imagem ganhou quadros e um móvel dentro dela.

Quadros e aparador na parede com boiserie

Imagem 21 – Não tão clássica, nem tão moderna.

Sala com boiserie
Essa boiserie fica entre o clássico e o moderno. Repare que os cantos da moldura possuem arabescos e linhas entrecortadas, lembrando o antigo visual da técnica. Contudo, a predominância das linhas retas em composição com a decoração evidencia o lado moderno da boiserie.

Imagem 22 – Na sala de jantar, as boiseries alongadas aumentam visualmente o pé-direito do ambiente.

Boiseries alongadas no ambiente

Imagem 23 – Boiserie a frente da parede funciona como um suporte para os objetos.

Boiserie como suporte para objetos

Imagem 24 – Muito discreto, o verde dessa boiserie traz calmaria para o ambiente.

Parede discreta com boiserie verde

Imagem 25 – Um único detalhe.

Um único detalhe na decoração da parede
Esse quarto ganhou apenas um quadro de moldura, criando um leve detalhe vintage ao ambiente. A decoração moderna faz o contraponto da decoração.

Imagem 26 – Quarto cinza, boiserie preta.

Quarto cinza com boiserie pintada na cor preta

Imagem 27 – Cinza escuro da boiserie contrastando o branco da decoração.

Boiserie cinza escuro

Imagem 28 – Clássico, clean e suave.

Ambiente clássico, clean e suave

Imagem 29 – Molduras largas.

Boiserie com molduras largas
As molduras largas da boiserie se destacam no ambiente. A pintura branca contribui para o efeito clássico da técnica. Contudo, tenha cuidado ao usar molduras largas para não sobrecarregar o ambiente de informação visual.

Imagem 30 – E o que acha da ideia de aplicar papel de parede na boiserie?

Papel de parede na boiserie

Imagem 31 – Boiserie no closet confere sofisticação ao cômodo.

Parede com boiserie no closet

Imagem 32 – Um detalhe clássico na escada de design moderno.

Escada com design moderno e boiserie

Imagem 33 – Cores fortes para uma boiserie moderna.

Cores fortes para uma boiserie moderna
Quer um ambiente moderno e sofisticado? Então aposte nas boiseries pintadas com cores fortes e marcantes. O modelo da imagem é um exemplo de como deixar um cômodo elegante, clássico e com ares contemporâneos.

Imagem 34 – Boiserie com letreiro de LED: uma combinação inusitada.

Boiserie com letreiro de LED

Imagem 35 – Quadros modernos, combinando com o sofá, decoram a boiserie.

Parede com boiserie e quadros modernos

Imagem 36 – Cores modernas para objetos clássicos.

Cores modernas para objetos clássicos na decoração da sala

Imagem 37 – Cabeceira de cama com boiserie.

Cabeceira de cama com boiserie
A boiserie desse quarto se assemelha a uma cabeceira de cama, especialmente pela altura, ideal para essa finalidade. O azul fechado da parede realça a decoração do quarto.

Imagem 38 – Azul e marrom na boiserie.

Azul e marrom na boiserie

Imagem 39 – Boiserie no quarto jovem forma uma decoração inusitada e interessante.

Boiserie no quarto jovem

Imagem 40 – Inspire-se em imagens modernas para compor a parede onde foi aplicada a boiserie.

Imagens modernas para aplicar a boiserie

Imagem 41 – No quarto de tons neutros, a boiserie se destaca.

Boiserie em destaque em quarto com tons neutros
Os tons claros tem a capacidade de realçar e valorizar os relevos típicos da boiserie. Se o restante do ambiente também seguir a linha neutra e clara, o cômodo fica ainda mais aconchegante, especialmente se ele reunir elementos modernos na decoração.

Imagem 42 – Luminárias nas boiseries são mais comuns do que você imagina.

Parede com boiserie e luminárias

Imagem 43 – Pintura diagonal traz efeito inesperado e moderno para a boiserie.

Pintura diagonal em parede com boiserie

Imagem 44 – Alongue verticalmente o ambiente com boiseries altas.

Boiseries altas no ambiente

Imagem 45 – Sem exageros.

Parede com boiserie sem exageros
Essa sala tem tudo dentro da medida. A decoração harmônica, em tons neutros, sem exageros, confere um ambiente aconchegante para quem deseja passar um tempo ali. A boiserie se integra ao cômodo de modo suave, sem ser apelativa.

Imagem 46 – Boiserie em toda a casa, até nas portas.

Boiserie em toda a casa

Imagem 47 – Sala de tons pastéis com boiserie branca.

Sala com tons pastéis e boiserie

Imagem 48 – Meio a meio: nessa sala, metade da parede é lisa, enquanto na outra metade foi aplicada a técnica da boiserie.

Metade da parede aplicada com boiserie

Imagem 49 – Luxousa e sofisticada.

Parede com boiserie
O luxo moderno dessa sala fica por conta da mobília e dos demais objetos decorativos. Mas é inegável a contribuição da boiserie para esse efeito, contudo, a técnica traz uma sofisticação clássica ao ambiente, diferentemente das demais peças.

Imagem 50 – Um quarto para impressionar: o preto da parede já seria suficiente para deixar esse quarto cheio de personalidade, mas a boiserie contribui com um toque de glamour.

Quarto com personalidade

Imagem 51 – Luzes recostadas na boiserie criam um efeito visual diferente.

Luzes sobre a boiserie

Imagem 52 – Um pequeno (e chamativo) destaque para a boiserie.

Destaque para a parede com boiserie

Imagem 53 – E o rústico com o clássico, já viu?

Ambiente rústico e clássico com boiserie
Até agora você viu muitas imagens que mesclavam o clássico e o moderno, mas o que acha da mistura entre o clássico e o rústico? É exatamente essa a proposta desse quarto. A parede de tijolinhos à vista contrasta com a boiserie da parede adjacente e com a cama de estilo vitoriano.

Imagem 54 – Ao invés de dividir a boiserie com uma pintura vertical, você pode apostar na pintura com linhas horizontais.

Pintura horizontal na boiserie

Imagem 55 – Porta com boiserie se integra à parede quando está fechada.

Porta com boiserie

Imagem 56 – Na área externa, a parede com boiserie simples se destaca pelo tom de azul.

Tom de azul na parede com boiserie

Imagem 57 – Boiserie decorando toda a casa.

Boiserie decorando toda a casa
A boiserie foi a técnica escolhida para decorar todas as paredes dessa casa de ambientes integrados. O marrom escuro traz sofisticação e elegância, da mesma forma que a mobília e o tapete que seguem dentro da mesma paleta de cores.

Imagem 58 – O quadrado preto pintado nessa boiserie causa uma sensação de sombra na parede, efeito muito interessante para modernizar o ambiente.

Quadrado preto na boiserie

Imagem 59 – A decoração clássica está presente nas paredes e na mobília, as cadeiras de acrílico e as luminárias impedem que o ambiente volte demais no tempo.

Decoração clássica com boiserie

Imagem 60 – Quando o quarto é preto, destaque-o com uma cor viva.

Quarto preto com boiserie

Imagem 61 – Forma básica e sem erros para aplicar a boiserie na decoração.

Forma básica para aplicar a boiserie na decoração

Imagem 62 – Quarto com proposta clássica e romântica.

Quarto com proposta clássica e romântica

Imagem 63 – Quartinho do bebê com boiseries brancas e decoração de cores neutras.

Quartinho do bebê com boiseries brancas

Imagem 64 – Cinza, branco e madeira compõe esse quarto de estilo clássico e moderno.

Cinza, branco e madeira compõe esse quarto de estilo clássico e moderno

Imagem 65 – Quarto infantil mesclando influências clássicas, vintages e modernas; a harmonia entre eles fica por conta da mesma paleta de cores.

Quarto infantil mesclando influências clássicas, vintages e modernas