Pátina: descubra 60 ideias dessa solução em móveis e tutoriais fáceis

Saiba como aplicar esta solução em móveis com tutoriais e veja incríveis referências decorativas

Por -

A pátina é uma daquelas soluções simples e baratas capazes de mudar a cara de um móvel. Essa técnica antiga agrada muita gente, mas nem todo mundo sabe exatamente o que é e como é feita. E você? Conhece? Gosta?

Primeiramente vale ressaltar que a pátina, em sua origem, faz referência ao composto químico que se forma naturalmente na superfície de objetos metálicos graças ao efeito do tempo e do clima.

Esse efeito tão interessante visualmente passou a ser reproduzido de modo artificial por artistas e artesões franceses do século XVIII, data em que as primeiras referências ao uso da técnica de pátina surgiram. No Brasil, a pátina atingiu seu auge nos anos 1990 depois acabou caindo em desuso. Contudo, a técnica voltou repaginada nos últimos anos e pelo que parece veio para ficar por mais um bom tempo.

Basicamente, a pátina é uma técnica que consiste na aplicação de camadas de tinta que, posteriormente, são lixadas a ponto de deixar a madeira aparente, dando de fato a impressão de que o móvel está velho e desgastado.

Apesar de ser muito utilizada em móveis, a pátina também pode ser usada em paredes, portas e batentes. E nem pense que pátina é tudo igual porque não é não. Existem diferentes técnicas de aplicação de pátina que se diferem especialmente pelo resultado final. Conheça abaixo os principais tipos de pátina:

Tipos de pátina

1. Pátina provençal

Podemos dizer que a pátina de estilo provençal é a mãe de todas as outras pátinas, justamente por ter sido esse o primeiro modo de aplicação de pátina criado e também o mais simples de ser feito.

Na pátina provençal, toda a superfície do móvel é pintada, mas são as quinas e as bordas que ganham a aparência mais desgastada. Outra característica importante desse tipo de pátina é que a tinta utilizada é sempre de cor branca ou outro tom bem clarinho sobre um fundo marrom escuro, que remete a cor tradicional da madeira.

A pátina provençal confere aos móveis – ou a superfície que for aplicada – um toque de delicadeza e romantismo.

2. Pátina de demolição

A pátina de demolição possui um aspecto mais rústico e é ideal para ser aplicada em móveis de fazenda ou de estilo campestre. Outra característica que marca esse estilo é o uso de cores vivas para criar o efeito pátina.

3. Pátina colorida

A pátina colorida, como o próprio nome sugere, não tem restrições de cores e geralmente é toda feita com cores vivas e marcantes. Essa técnica especial de pátina fica ótima quando a intenção é realçar um móvel na decoração e criar um ambiente mais vivo e alegre.

4. Pátina mexicana

A pátina mexicana também é bem colorida. A diferença entre esse tipo de pátina com a anterior é que aqui as cores são aplicadas misturadas no fundo da peça. Para a finalização, geralmente se utiliza um tom mais claro e suave. As cores mais utilizadas nesse tipo de pátina são o amarelo, o laranja e o vermelho.

5. Pátina lavada ou satiné

A pátina lavada, também conhecida como Satiné, é feita com tonalidades suaves, geralmente na combinação de tom sobre tom. Esse tipo de pátina também se caracteriza por diluir a tinta em água deixando-a bem aguada criando a impressão de que a tinta foi realmente lavada do móvel.

Cada tipo de pátina confere um efeito diferente para a superfície em que foi aplicada, criando desde uma aparência rústica e rebuscada até algo mais clássico e romântico. Cabe a você definir qual estilo combina mais com a decoração da sua casa.

Agora que você já sabe o que é a pátina e quais seus principais tipos, que tal colocar a mão na massa e aprender como aplicar a técnica nos seus móveis, paredes, portas e outros objetos? Selecionamos alguns passo a passo para você fazer tudo sozinho aí na sua casa. Confira:

Como fazer pátina provençal

Como fazer pátina de demolição com fundo azul

Pátina mexicana: passo a passo completo

Aprenda como fazer pátina colorida

Dicas para fazer pátina em casa

  • Lixar e limpar são etapas muito importantes da pátina. Certifique-se que todas as partes do móvel foram lixadas adequadamente para receber a camada de tinta. Após lixar, limpe bem o móvel com um pano macio e seco;
  • Todo tipo de acabamento como verniz, laca ou tinta precisam ser removidos antes de aplicar a pátina. Para isso, use um removedor adequado para o tipo de acabamento do seu móvel e em seguida lixe bem até que todos os resíduos sejam retirados;
  • É muito importante que você aguarde o tempo de secagem recomendado para cada camada de tinta, isso vai garantir o resultado satisfatório para sua pátina;
  • As tintas mais utilizadas para a aplicação de pátina são a do tipo PVA, esmaltes sintéticos à base de água ou tinta própria para artesanato;
  • Qualquer cor pode ser utilizada para aplicação da pátina, contudo o branco é a mais usada especialmente se a intenção é criar o efeito provençal;
  • Use uma lixa fina para destacar ainda mais bordas, quinas e relevos do móvel;
  • Os tons esverdeados, azuis e laranjas são muito utilizados na técnica da pátina justamente por ser o tom natural que o metal adquire ao envelhecer, portanto para deixar sua pátina ainda mais realista e fiel à origem aposte nessas cores;

60 imagens de pátina em móveis para você se inspirar

Esse post não poderia terminar sem antes mostrar uma seleção linda e apaixonante de fotos de ambientes que apostaram nos encantos da pátina. São 60 imagens inspiradoras e criativas para você levar aí para sua casa também. Confira:

Imagem 1 – Essa sala é puro charme e delicadeza com o armário e a mesinha em pátina; repare, no entanto, que o desgaste provocado na mesinha é bem maior do que o do armário

Essa sala é puro charme e delicadeza com o armário e a mesinha em pátina

Imagem 2 – A pátina branca, ou provençal, foi a escolhida para dar o acabamento na mesa, nas cadeiras e no batente da porta; mais ao fundo, a porta escura também recebeu o aspecto envelhecido da pátina

A pátina branca, ou provençal, foi a escolhida para dar o acabamento na mesa, nas cadeiras e no batente da porta; mais ao fundo, a porta escura também recebeu o aspecto envelhecido da pátina

Imagem 3 – Nesse ambiente o lema é ‘quanto mais desgastado, melhor!’

Nesse ambiente o lema é ‘quanto mais desgastado, melhor!’

Imagem 4 – Nesse quarto de casal foi o criado-mudo que recebeu a pátina no tom de azul turquesa.

Nesse quarto de casal foi o criado-mudo que recebeu a pátina no tom de azul turquesa

Imagem 5 – Aqui, a pátina foi aplicada no biombo com um efeito desgastado bem suave; a decoupage, outra técnica de revestimento, completa o móvel.

Aqui, a pátina foi aplicada no biombo com um efeito desgastado bem suave; a decoupage, outra técnica de revestimento, completa o móvel

Imagem 6 – Não tem limites para a aplicação da pátina; nessa sala ela foi usada no chão.

Não tem limites para a aplicação da pátina; nessa sala ela foi usada no chão

Imagem 7 – Dê uma cara nova para o espelho usando pátina na moldura.

Dê uma cara nova para o espelho usando pátina na moldura

Imagem 8 – Para combinar com a pátina colorida da cômoda, uma tela nas mesmas cores; repare que a parede também recebeu a técnica.

Para combinar com a pátina colorida da cômoda, uma tela nas mesmas cores; repare que a parede também recebeu a técnica

Imagem 9 – A pátina entra nessa cozinha de modo discreto e delicado através do suporte para xícaras.

A pátina entra nessa cozinha de modo discreto e delicado através do suporte para xícaras

Imagem 10 – A mesa de madeira ficou mais charmosa com o banco e as cadeiras em pátina branca.

A mesa de madeira ficou mais charmosa com o banco e as cadeiras em pátina branca

Imagem 11 – A sala de decoração clássica apostou em um buffet com efeito pátina para ficar ainda mais acolhedora.

A sala de decoração clássica apostou em um buffet com efeito pátina para ficar ainda mais acolhedora

Imagem 12 – A cama de pallets ganhou uma cabeceira em pátina: o projeto não poderia ficar mais completo.

A cama de pallets ganhou uma cabeceira em pátina

Imagem 13 – A pátina pode ser usada em conjunto com móveis modernos como nessa imagem, onde a moldura do espelho em pátina convive tranquilamente com o armário moderno de madeira.

A pátina pode ser usada em conjunto com móveis modernos como nessa imagem

Imagem 14 – Para os mais ousados, cadeiras azul turquesa com acabamento em pátina.

Para os mais ousados, cadeiras azul turquesa com acabamento em pátina

Imagem 15 – Tem espaço para pátina na decoração de estilo escandinavo também; nesse caso dê preferência para a pátina branca.

Tem espaço para pátina na decoração de estilo escandinavo também; nesse caso dê preferência para a pátina branca

Imagem 16 – Um armário em pátina pra lá de delicado e romântico.

Um armário em pátina pra lá de delicado e romântico

Imagem 17 – Um efeito desgastado mais natural pode ser obtido usando cores neutras e claras similares a cor da madeira, como o bege ou o marrom.

Um efeito desgastado mais natural pode ser obtido usando cores neutras e claras similares a cor da madeira, como o bege ou o marrom

Imagem 18 – Para o móvel ficar ainda mais charmoso substitua os puxadores por outros de modelo retrô.

Para o móvel ficar ainda mais charmoso substitua os puxadores por outros de modelo retrô

Imagem 19 – Relevos, quinas e bordas do móvel podem ser destacados usando outro tom de tinta durante o processo da pátina.

Relevos, quinas e bordas do móvel podem ser destacados usando outro tom de tinta durante o processo da pátina

Imagem 20 – A combinação entre azul e laranja é perfeita para destacar a proposta envelhecida da pátina.

A combinação entre azul e laranja é perfeita para destacar a proposta envelhecida da pátina

Imagem 21 – A mesinha discreta no canto da sala foi valorizada no ambiente pelo efeito da pátina.

A mesinha discreta no canto da sala foi valorizada no ambiente pelo efeito da pátina

Imagem 22 – As prateleiras também podem entrar na onda da pátina e ganhar uma cara nova e bem diferente.

As prateleiras também podem entrar na onda da pátina e ganhar uma cara nova e bem diferente

Imagem 23 – Quanto mais você lixar o móvel, mais desgastado e envelhecido ele irá parecer.

Quanto mais você lixar o móvel, mais desgastado e envelhecido ele irá parecer

Imagem 24 – Um ambiente com decoração provençal pede, quase que obrigatoriamente, por um móvel em pátina.

Um ambiente com decoração provençal pede, quase que obrigatoriamente, por um móvel em pátina

Imagem 25 – Nessa sala, a janela foi a escolhida para receber a pátina.

Nessa sala, a janela foi a escolhida para receber a pátina

Imagem 26 – Em móveis antigos e de estética luxuosa a pátina também se demonstra uma grande aliada, basta apenas desgastá-la com menos intensidade.

Em móveis antigos e de estética luxuosa a pátina também se demonstra uma grande aliada, basta apenas desgastá-la com menos intensidade

Imagem 27 – O buffet imponente ficou ainda mais destacado no ambiente com a aplicação da pátina.

O buffet imponente ficou ainda mais destacado no ambiente com a aplicação da pátina

Imagem 28 – A pátina não precisa ser aplicada em todo o móvel, aqui, por exemplo, ela foi usada apenas na frente das gavetas.

A pátina não precisa ser aplicada em todo o móvel, aqui, por exemplo, ela foi usada apenas na frente das gavetas

Imagem 29 – A mesa ampla fica mais aconchegante com as cadeiras em pátina.

A mesa ampla fica mais aconchegante com as cadeiras em pátina

Imagem 30 – Pátina na parede do banheiro? Sim, também é possível!

Pátina na parede do banheiro? Sim, também é possível!

Imagem 31 – Todo mundo tem um móvel em casa que já não sabe mais o que fazer com ele; nesses casos, a pátina pode ser a solução.

Todo mundo tem um móvel em casa que já não sabe mais o que fazer com ele; nesses casos, a pátina pode ser a solução

Imagem 32 – Cada cadeira de uma cor, mas todas elas devidamente marcadas pelo efeito da pátina.

Cada cadeira de uma cor, mas todas elas devidamente marcadas pelo efeito da pátina

Imagem 33 – O guarda roupa cor de lavanda aproveitou do charme da pátina para ficar ainda mais delicado.

O guarda roupa cor de lavanda aproveitou do charme da pátina para ficar ainda mais delicado

Imagem 34 – O móvel é antigo, mas as cores utilizadas para a pátina remetem a uma decoração moderna e atual.

O móvel é antigo, mas as cores utilizadas para a pátina remetem a uma decoração moderna e atual

Imagem 35 – Pallets, pátina e algumas xícaras: o resultado final é esse aqui.

Pallets, pátina e algumas xícaras: o resultado final é esse aqui

Imagem 36 – As poltronas vitorianas já esbanjam classe e sofisticação naturalmente, a aplicação da pátina em tom metálico vem apenas para reforçar o ar histórico do móvel.

As poltronas vitorianas já esbanjam classe e sofisticação naturalmente, a aplicação da pátina em tom metálico vem apenas para reforçar o ar histórico do móvel

Imagem 37 – Não basta ser de pátina, tem que ter flores para ficar ainda mais delicado e provençal.

Não basta ser de pátina, tem que ter flores para ficar ainda mais delicado e provençal

Imagem 38 – A pátina no guarda roupa infantil é lindo de viver!

A pátina no guarda roupa infantil é lindo de viver

Imagem 39 – Os móveis de área externa são os campeões no uso da pátina e, de fato, combinam muito bem com a vida ao ar livre.

Os móveis de área externa são os campeões no uso da pátina e, de fato, combinam muito bem com a vida ao ar livre

Imagem 40 – A parede de tom damasco realça o azul alaranjado da pátina dessa cristaleira.

A parede de tom damasco realça o azul alaranjado da pátina dessa cristaleira

Imagem 41 – Um conjuntinho azul turquesa para ninguém botar defeito.

Um conjuntinho azul turquesa para ninguém botar defeito

Imagem 42 – Criado-mudo em pátina branca; destaque para o fundo amadeirado do móvel.

Criado-mudo em pátina branca; destaque para o fundo amadeirado do móvel

Imagem 43 – A pátina é uma das melhores e mais eficazes técnicas para restaurar móveis antigos.

A pátina é uma das melhores e mais eficazes técnicas para restaurar móveis antigos

Imagem 44 – Sala romântica apostou na cadeira em pátina para realçar a proposta de decoração.

Sala romântica apostou na cadeira em pátina para realçar a proposta de decoração

Imagem 45 – Para o banheiro branco um móvel cor de rosa em pátina: uma combinação cheia de charme.

Para o banheiro branco um móvel cor de rosa em pátina: uma combinação cheia de charme

Imagem 46 – Nesse outro banheiro a pátina verde foi usada em toda a parede.

Nesse outro banheiro a pátina verde foi usada em toda a parede

Imagem 47 – Mais uma inspiração perfeita de móvel em pátina para o quarto infantil.

Mais uma inspiração perfeita de móvel em pátina para o quarto infantil

Imagem 48 – A pátina discreta não muda quase nada a aparência original dos móveis.

A pátina discreta não muda quase nada a aparência original dos móveis

Imagem 49 – A pátina lavada foi a técnica escolhida para o acabamento dessa porta.

A pátina lavada foi a técnica escolhida para o acabamento dessa porta

Imagem 50 – E onde tem móvel, tem pátina! Nessa sala, ela aparece até no piano.

E onde tem móvel, tem pátina! Nessa sala, ela aparece até no piano

Imagem 51 – Uma das características da pátina é sua capacidade de deixar os ambientes mais acolhedores e aconchegantes.

Uma das características da pátina é sua capacidade de deixar os ambientes mais acolhedores e aconchegantes

Imagem 52 – A cômoda com puxadores dourados recebeu muito bem a proposta de uma pátina verde escuro.

A cômoda com puxadores dourados recebeu muito bem a proposta de uma pátina verde escuro

Imagem 53 – Pátina no enfeite de natal: viu como a técnica é versátil?

Pátina no enfeite de natal: viu como a técnica é versátil?

Imagem 54 – Para cada régua da mesa uma aplicação diferenciada da pátina.

Para cada régua da mesa uma aplicação diferenciada da pátina

Imagem 55 – A mesa de madeira maciça ganhou a companhia de cadeiras com pátina branca.

A mesa de madeira maciça ganhou a companhia de cadeiras com pátina branca

Imagem 56 – E essa estante roxa com pátina? Um tanto inesperada para você?

E essa estante roxa com pátina? Um tanto inesperada para você?

Imagem 57 – Nesse quarto, a pátina entra nas molduras dos quadros.

Nesse quarto, a pátina entra nas molduras dos quadros

Imagem 58 – A pátina na parede pode parecer uma ideia ousada a principio, mas depois de ver um projeto como esse a coisa muda de figura.

A pátina na parede pode parecer uma ideia ousada a principio, mas depois de ver um projeto como esse a coisa muda de figura

Imagem 59 – Romântica, clássica e com pátina por todos os lados.

Romântica, clássica e com pátina por todos os lados

Imagem 60 – A cama e criado-mudo desse quarto se completam na proposta de uso da pátina.

A cama e criado-mudo desse quarto se completam na proposta de uso da pátina