Jardim vertical artificial: como fazer, 50 ideias e fotos

Por - Atualizado em:

O jardim vertical artificial é aquela solução perfeitinha para quem ama plantas, mas por alguma razão não tem como oferecer os cuidados necessários que elas tanto precisam.

Seja por falta de tempo, disposição, habilidades com a jardinagem ou pelo principal motivo de todos: a iluminação, ou melhor a falta dela.

Sem luz nenhuma planta sobrevive e daí a necessidade de optar por um jardim vertical artificial especialmente nas áreas internas.

Bora então conferir como fazer um jardim vertical artificial lindo e realista, além de muitas outras dicas e inspirações? Acompanhe o post.

Artificiais sim, realistas também

Muita gente ainda torce o nariz para as plantas artificiais. E não é para menos. Até pouco tempo atrás, esse tipo de planta era fabricado em plástico de qualidade duvidosa.

Hoje em dia, porém, com materiais mais tecnológicos, as plantas artificias ganharam aparência praticamente idêntica às naturais, seja no formato, tamanho, cor ou textura.

Por isso, opte sempre por essas com aspecto natural. A boa noticia é que esse tipo de planta artificial está cada vez mais acessível. Em lojas de comércio popular, por exemplo, elas são fáceis de encontrar.

Porque ter um jardim vertical artificial

Econômico

Apesar do investimento inicial em plantas artificiais de boa qualidade, o jardim vertical acaba sendo econômico a longo prazo, já que ele dispensa gastos com adubação, manutenção de poda e substituição de espécies.

Durável

O jardim vertical artificial não tem prazo de validade. Ou seja, ele pode se conservar por anos e anos, desde que receba um mínimo de cuidado em relação a limpeza das plantas.

Prático e fácil de cuidar

Sim, mesmo que se trate de plantas artificiais alguns cuidados são necessários.

Mas nem de longe se compara aos cuidados necessários com as plantas naturais. Basicamente, os cuidados com o jardim vertical artificial se resumem apenas a limpeza periódica das plantas.

Isso significa lavá-las para remover o pó e a gordura, especialmente se o jardim ficar na área externa.

Perfeito para ambientes internos

O jardim vertical artificial é perfeito para ambientes internos, principalmente aqueles que recebem pouca ou nenhuma luminosidade natural.

Nesses locais, a chance de cultivar espécies naturais é zero. Mas as plantas, ao contrário, podem encher o ambiente de vida sem grandes exigências.

O jardim artificial também é perfeito para quem tem ar condicionado. Isso porque, a maior parte das plantas naturais não suporta viver em ambientes condicionados, já as verdinhas artificiais não sofrem com esse problema.

Outra vantagem das plantas artificiais para ambientes internos é que elas não exigem ventilação ou sequer tem problemas com a baixa umidade do ar. Sendo assim, é possível montar o seu jardim vertical em qualquer parte da casa.

Versátil

O jardim vertical artificial pode ser montado com qualquer tipo de planta que você quiser.

Isso porque elas não vão reclamar do sol, da chuva, da sombra ou do frio. Dá pra fazer um jardim de suculentas artificiais no banheiro, da mesma forma que você consegue fazer um jardim de samambaias artificiais em pleno sol do meio dia.

Isolamento acústico

O isolamento acústico também é favorecido pelo jardim vertical artificial. Ele ajuda a bloquear o excesso de ruídos de outros ambientes dentro de casa ou ruídos externos.

Conforto e relaxamento

Impossível negar o quanto um jardim vertical é relaxante e traz conforto para os ambientes.

Isso sem falar na beleza que ele é capaz de agregar a qualquer decoração.

Plantas para jardim vertical artificial

Quais plantas usar no jardim vertical artificial? Todas! Esse tipo de planta não se afeta com as condições de luz e do clima, nem sequer exige cuidados.

Por isso mesmo, elas são tão versáteis. No entanto, sempre tem aquelas espécies que são as preferidas, especialmente pela função estética que elas carregam.

É o caso, por exemplo, das plantas pendentes e das folhagens. As mais indicadas, inclusive, para esse tipo de paisagismo.

Nesse grupo, entram samambaias, jiboias, heras, aspargos, costelas de adão, antúrios, entre outras. Para fazer a forração do jardim, você pode optar por musgos e gramíneas.

Mas para quem deseja agregar um toque de romantismo e delicadeza ao jardim vertical artificial, então a dica é apostar nas espécies com flores, como as orquídeas.

Para obter o efeito realista, vale lembrar que as melhores opções de plantas artificiais são aquelas feitas em silicone.

Como fazer um jardim vertical artificial

Existem diversas formas de fazer um jardim vertical artificial. Tudo vai depender do tamanho do espaço que você tem disponível, do local onde ele ficará exposto e das plantas que pretende utilizar.

O mais comum é o jardim vertical feito de treliça. Nesse caso, basta fixar a tela na parede e começar o preenchimento com as plantas.

Outra opção é fazer o jardim vertical usando ripas de madeira, podem ser pallets também. Aqui, é necessário montar toda a estrutura previamente para depois fixá-la na parede.

Você também precisa definir se o jardim vertical será completamente fechado pelas plantas ou se ele servirá apenas como apoio para alguns vasos. As duas formas são possíveis.

Confira a seguir três tutoriais que prometem esclarecer suas dúvidas de como fazer um jardim vertical artificial.

Como fazer jardim vertical artificial simples e barato

O tutorial a seguir ensina o passo a passo completo de um jardim vertical artificial, desde os tipos e quantidade de plantas que serão utilizadas até a montagem do painel. Confira:

Como fazer jardim vertical artificial sem suporte

Já nesse outro tutorial, o jardim vertical artificial é montado diretamente na parede, sem necessidade de treliça ou painel de madeira. Confira a montagem e o resultado incrível:

Como distribuir as plantas no jardim vertical artificial

Se a sua dúvida é sobre como distribuir as plantas ao longo do jardim, então não perca as dicas do tutorial a seguir. Você vai descobrir como fazer essa organização de modo equilibrado e natural. Confira:

Tipos de jardim vertical artificial

Veja a seguir algumas das inúmeras formas de aproveitar todas as vantagens que o jardim vertical artificial tem para oferecer:

Jardim vertical artificial externo

O jardim vertical artificial externo é ideal para compor ambientes como varandas, terraços, hall de entrada, área gourmet e edículas.

Para esses ambientes, prefira plantas artificiais com tratamento contra os raios UV, dessa forma, elas duram mais e não perdem a cor.

Jardim vertical artificial interno

O jardim vertical artificial interno é aquele montado em paredes ou estruturas como painéis para decoração de ambientes como salas, cozinhas, quartos, corredores e banheiros.

Uma boa dica é agregar pontos de luz nesse tipo de jardim para valorizar as plantas e trazer um clima ainda mais aconchegante para os ambientes.

Jardim vertical artificial com flores

O jardim vertical artificial com flores pode ser usado dentro ou fora de casa. Você ainda pode optar por mesclar flores e folhagens ou usar apenas flores.

No primeiro caso, para obter um efeito realista, escolha plantas que geralmente são usadas nesse tipo de paisagismo e que tenham flores naturalmente, como é o caso de bromélias e orquídeas.

Já para um jardim vertical artificial que tenha apenas flores é possível brincar com a ideia de romantismo e criar um paisagismo de flores delicadas, como rosas, peônias e margaridas, por exemplo.

Jardim vertical artificial com espelho

Se você deseja ir um pouco além do clássico formato do jardim vertical, então vale a pena apostar na combinação das plantas com espelhos.

Essa dica ainda é muito válida para quem tem ambientes pequenos e precisa causar uma sensação de amplitude.

Outro lugar que o jardim vertical artificial com espelhos fica muito bem é em banheiros e lavabos.

Nesse caso, a dica é criar uma moldura de plantas em torno do espelho.

Jardim vertical artificial para sala

A sala costuma ser o local preferido para instalação de um jardim vertical artificial.

O melhor lugar varia de acordo com a sua proposta e o seu ambiente. Mas, de modo geral, a parede atrás do sofá sempre é uma boa pedida.

Já quem deseja ficar contemplando o verde das plantas, então a dica é colocar o jardim na parede oposta ao sofá.

Jardim vertical artificial para escritórios e ambientes comerciais

O jardim vertical artificial é perfeito para transformar ambientes corporativos em locais mais agradáveis, acolhedores e confortáveis.

Ele pode ser colocado em uma área de uso comum dos funcionários, como o refeitório ou algum ambiente externo, trazendo momentos de descontração e relaxamento.

Na parte interna do escritório, no entanto, o jardim vertical pode ajudar a deixar os funcionários mais motivados, afinal, as plantas são capazes de elevar a sensação de bem estar.

Os ambientes comerciais, por sua vez, podem aproveitar a beleza dos jardins verticais para impressionar e encantar os clientes, oferecendo uma experiência de compras mais agradável.

A seguir você confere mais 50 ideias de jardim vertical artificial e uma prova definitiva de como esse tipo de paisagismo pode ser versátil.

Imagem 1 – Jardim vertical artificial externo decorando a varanda do apartamento.

Jardim vertical artificial externo decorando a varanda do apartamento

Imagem 2 – Jardim vertical artificial com samambaias e costelas de adão.

Jardim vertical artificial com samambaias e costelas de adão

Imagem 3 – Jardim vertical artificial interno para ornamentar a recepção comercial.

Jardim vertical artificial interno para ornamentar a recepção comercial

Imagem 4 – Jardim vertical artificial para sala no nicho das prateleiras.

Jardim vertical artificial para sala no nicho das prateleiras

Imagem 5 – Facilidade de manutenção e um ambiente sempre verde: vantagens do jardim vertical artificial interno.

Facilidade de manutenção e um ambiente sempre verde: vantagens do jardim vertical artificial interno

Imagem 6 – Um cantinho perfeito para relaxar ao lado do jardim vertical artificial interno.

Um cantinho perfeito para relaxar ao lado do jardim vertical artificial interno

Imagem 7 – Pé direito alto? Preencha o espaço da parede com o jardim vertical artificial.

Pé direito alto? Preencha o espaço da parede com o jardim vertical artificial

Imagem 8 – Jardim vertical artificial para sala com composição moderna de plantas.

Jardim vertical artificial para sala com composição moderna de plantas

Imagem 9 – Jardim vertical artificial para sala formando uma moldura verde ao lado da televisão.

Jardim vertical artificial para sala formando uma moldura verde ao lado da televisão

Imagem 10 – Jardim vertical artificial externo: não precisa se preocupar com irrigação.

Jardim vertical artificial externo: não precisa se preocupar com irrigação

Imagem 11 – Jardim vertical artificial para sala em estilo jardim de inverno.

Jardim vertical artificial para sala em estilo jardim de inverno

Imagem 12 – Transforme o banheiro com um jardim vertical artificial.

Transforme o banheiro com um jardim vertical artificial

Imagem 13 – Jardim vertical artificial interno simples e fácil de fazer.

Jardim vertical artificial interno simples e fácil de fazer

Imagem 14 – O momento do banho fica muito melhor com o jardim vertical artificial.

O momento do banho fica muito melhor com o jardim vertical artificial

Imagem 15 – Dica de plantas para o jardim vertical artificial: musgos e gramíneas.

Dica de plantas para o jardim vertical artificial: musgos e gramíneas

Imagem 16 – Jardim vertical artificial interno no banheiro: luz não é problema.

Jardim vertical artificial interno no banheiro: luz não é problema

Imagem 17 – Hall de entrada super receptivo com o jardim vertical artificial.

Hall de entrada super receptivo com o jardim vertical artificial

Imagem 18 – E se o banheiro estiver muito branco, monte um jardim vertical artificial nele.

E se o banheiro estiver muito branco, monte um jardim vertical artificial nele

Imagem 19 – Um toque de verde na decoração desse outro banheiro.

Um toque de verde na decoração desse outro banheiro

Imagem 20 – Jardim vertical artificial pequeno para sala.

Jardim vertical artificial pequeno para sala

Imagem 21 – Escolha uma parede estratégica para montar o jardim vertical artificial interno.

Escolha uma parede estratégica para montar o jardim vertical artificial interno

Imagem 22 – Faça sol ou faça chuva: não tem clima ruim para o jardim vertical artificial.

Faça sol ou faça chuva: não tem clima ruim para o jardim vertical artificial

Imagem 23 – Que tal uma ideia diferenciada para o jardim vertical artificial interno? Aqui, ele foi montado entre as tábuas do painel de madeira.

Que tal uma ideia diferenciada para o jardim vertical artificial interno? Aqui, ele foi montado entre as tábuas do painel de madeira

Imagem 24 – Um jardim vertical artificial externo do tamanho que você desejar.

Um jardim vertical artificial externo do tamanho que você desejar

Imagem 25 – Qualquer decoração se dá bem com o jardim vertical artificial interno.

Qualquer decoração se dá bem com o jardim vertical artificial interno

Imagem 26 – Jardim vertical artificial pequeno e simples, marcando o contorno da escada.

Jardim vertical artificial pequeno e simples, marcando o contorno da escada

Imagem 27 – Jardim vertical artificial interno montado com treliça e heras.

Jardim vertical artificial interno montado com treliça e heras

Imagem 28 – Jardim vertical artificial para sala com plantas em um único tom de verde.

Jardim vertical artificial para sala com plantas em um único tom de verde

Imagem 29 – Jardim vertical artificial pequeno, mas cheio de charme.

Jardim vertical artificial pequeno, mas cheio de charme

Imagem 30 – Jardim vertical artificial pequeno para a varanda do apartamento.

Jardim vertical artificial pequeno para a varanda do apartamento

Imagem 31 – Sob medida para o corredor.

Sob medida para o corredor

Imagem 32 – Você não tem mais desculpas para deixar de ter plantas em casa.

Você não tem mais desculpas para deixar de ter plantas em casa

Imagem 33 – De mentira ou de verdade? O jardim vertical artificial causa essa dúvida.

Imagem 34 – Variedade de plantas para deixar o jardim vertical artificial interno colorido e dinâmico.

Variedade de plantas para deixar o jardim vertical artificial interno colorido e dinâmico

Imagem 35 – Ao invés de um quadro, crie um jardim vertical artificial para sala.

Imagem 36 – Jardim vertical artificial externo adornando a fachada da casa.

Jardim vertical artificial externo adornando a fachada da casa

Imagem 37 – A cozinha também tem espaço para o jardim vertical artificial interno.

A cozinha também tem espaço para o jardim vertical artificial interno

Imagem 38 – Efeito trepadeira no jardim vertical artificial externo.

Efeito trepadeira no jardim vertical artificial externo

Imagem 39 – Jardim vertical artificial em formato circular.

Jardim vertical artificial em formato circular

Imagem 40 – Mude a cara de um corredor sem graça com o jardim vertical artificial.

Mude a cara de um corredor sem graça com o jardim vertical artificial

Imagem 41 – Jardim vertical artificial com flores de lírio e folhagens variadas.

Jardim vertical artificial com flores de lírio e folhagens variadas

Imagem 42 – Nichos de madeira comportam esse jardim vertical artificial em vasos.

Nichos de madeira comportam esse jardim vertical artificial em vasos

Imagem 43 – As paredes brancas realçam o verde das plantas do jardim vertical artificial interno.

As paredes brancas realçam o verde das plantas do jardim vertical artificial interno

Imagem 44 – Quadros em formato de jardim vertical.

Quadros em formato de jardim vertical

Imagem 45 – Jardim vertical artificial trazendo plantas para dentro do apartamento.

Jardim vertical artificial trazendo plantas para dentro do apartamento

Imagem 46 – Jardim vertical artificial com espelho. Perfeito na sala de jantar.

Jardim vertical artificial com espelho. Perfeito na sala de jantar

Imagem 47 – Jardim vertical artificial, conhecido também como muro inglês.

Jardim vertical artificial, conhecido também como muro inglês

Imagem 48 – Jardim vertical artificial para sala de jantar moderna.

Imagem 49 – Uma iluminação suave para valorizar ainda mais o jardim vertical artificial.

Uma iluminação suave para valorizar ainda mais o jardim vertical artificial

Imagem 50 – Jardim vertical artificial com espelho naquele banheiro dos sonhos.

Jardim vertical artificial com espelho naquele banheiro dos sonhos