Portas de madeira: veja 60 modelos e dicas para escolher a sua

Por -

Toda casa precisa de portas e se você está construindo ou reformando inevitavelmente vai precisar passar pelo momento da escolha das portas. E no post de hoje vamos falar de um tipo de porta que é atemporal e muito popular: as portas de madeira. Sim, vamos te contar tudo sobre elas.

A porta de madeira é uma das preferidas nos lares brasileiros e pode ser usada tanto na parte interna, quanto externa da casa. E um dos principais motivos dessa popularidade é a sua alta resistência e durabilidade. Mas não é só isso. A porta de madeira possui um visual muito bonito, colaborando com o projeto arquitetônico da casa e deixando-a também aconchegante e convidativa.

Além dessas características, existem outros aspectos que envolvem uma porta de madeira e que são importantes para te ajudar a definir o tipo de porta de madeira que mais se adapta as necessidades da sua casa. Confira nos tópicos a seguir:

Tipos de madeira

As portas de madeira devem ser escolhidas, a princípio, de acordo com o local onde elas serão instaladas. Existem madeiras mais indicadas para áreas internas, enquanto outras se adaptam melhor em ambientes externos. Veja o tipo ideal para cada ambiente a seguir:

Porta de madeira para ambiente interno

Dentro de casa a porta de madeira não terá contato direto com a chuva e o sol. Por isso, a madeira não precisa ser tão resistente. Outra característica das portas de madeira internas é que elas são ocas por dentro, justamente para baratear o custo.

As portas de madeira mais recomendadas para uso interno são aquelas feitas de mogno, cerejeira, eucalipto, pinho e cedro rosa. O mogno, de coloração escura avermelhada, é muito resistente a cupins, já as de pinho e eucalipto são mais baratas.

Porta de madeira para área externa

As portas de madeira para uso externo, geralmente portas de entrada e de varandas, precisam ser mais resistentes às intempéries climáticas, especialmente chuva e umidade.

Nesse caso, as melhores opções são as portas de ipê, teca, nogueira e peroba. As portas de madeira externa costumam ser mais caras em comparação as portas internas, porque são maciças e feitas com madeira de melhor qualidade.

Contudo, independente se a porta será usada dentro ou fora de casa é extremamente importante tratá-la adequadamente com produtos que a protejam de pragas, como cupins, além, é claro, de fazer a impermeabilização com verniz, garantindo a proteção contra água e raios solares.

Modelos de portas de madeira

Depois de escolher o tipo de madeira mais apropriado para sua casa chegou o momento de definir o modelo que melhor combina com o estilo da sua casa. Listamos abaixo os mais utilizados para você escolher:

Porta de madeira de uma folha

As portas de madeira com apenas uma folha são as mais tradicionais e utilizadas na construção. Elas são fixas a um batente e possuem sistema de abertura por dobradiças. As portas de madeira de uma folha possuem tamanhos variados prontos para vender, mas também podem ser feitas sob medida.

Você pode escolher usar uma porta de madeira de uma folha para os ambientes internos e externos, ocas ou maciças.

Porta de madeira duas folhas

A porta de madeira com duas folhas possui o mesmo sistema de abertura da porta de uma folha, com a diferença de ter uma folha a mais. Contudo, para usar esse tipo de porta é necessário um espaço mais amplo, já que ela ocupa um espaço maior.

Porta de madeira de correr

Os modelos de porta de correr são indicados para quem tem pouco espaço. Elas correm por um trilho embutido dentro da própria parede e podem ser de duas formas: com uma folha fixa e outra móvel ou duas folhas móveis.

Porta de madeira pivotante

As portas de madeira pivotante são modernas e arrojadas. Elas possuem um sistema de abertura completamente diferente das demais, ao se movimentaram por um eixo central controlado por um pivô ao invés de uma dobradiça convencional. No entanto, se optar por uma porta pivotante esteja ciente que precisará desembolsar uma grana, já que esse tipo de porta costuma ser bem mais cara.

Porta de madeira sanfonada

As portas sanfonadas também possuem versões em madeira, apesar das mais comuns serem feitas de PVC. Esse tipo de porta é ótima para ambientes internos, especialmente quando se tem pouco espaço no cômodo. Esse tipo de porta também é muito utilizado em grandes vãos, como varandas ou para demarcar um ambiente do outro.

Porta de madeira camarão

Assim como a porta sanfonada, a porta camarão é indicada para uso interno em ambientes com limitação de espaço, principalmente banheiros e closets.

Porta de madeira bang bang

A porta de madeira bang bang é aquela que vemos nos filmes de faroreste. Elas são mais decorativas, do que funcionais, mas mesmo assim conseguem marcar um ambiente do outro, apesar de não isolá-lo por completo.

Cores e desenhos

As portas de madeira podem ser versáteis também no que diz respeito às cores e desenhos. Você pode optar por deixar a madeira no tom natural, usando um verniz incolor ou, ainda, pintá-la de tons mais escuros usando as outras opções de cores de verniz.

Outra maneira de colorir a porta de madeira é usando esmalte sintético. A variedade de cores, nesse caso, é imensa e você pode escolher dentro daquela que mais combina com o estilo da sua casa.

Além das cores, há ainda a opção de escolher portas entalhadas e com desenhos geométricos. No entanto, de preferência para usar as portas entalhadas em áreas externas e na entrada da casa. Já nos ambientes internos, prefira aquelas que tenham apenas uma linha ou desenho mais discreto, assim você não sobrecarrega o ambiente com diversas portas desenhadas.

As portas de madeira são, sem dúvida, uma ótima opção. Cheias de possibilidades, cores e formatos. Por isso trouxemos uma seleção de imagens para te mostrar as inúmeras maneiras possíveis de inserir uma porta de madeira em projetos residenciais. Dá uma olhada:

Imagem 1 – Porta de correr vazada para limitar o acesso e a visibilidade entre o hall de entrada e a sala.

Porta de correr vazada para limitar o acesso e a visibilidade entre o hall de entrada e a sala

Imagem 2 – A porta de madeira em ângulo segue o recorte da parede de pedra; um projeto original e moderno.

A porta de madeira em ângulo segue o recorte da parede de pedra; um projeto original e moderno

Imagem 3 – Alta e arqueada, essa porta de madeira lembra as antigas construções medievais.

Alta e arqueada, essa porta de madeira lembra as antigas construções medievais

Imagem 4 – Uma senhora porta pivotante, toda texturizada.

Imagem 5 – Aqui, as portas de madeira seguem as cores das paredes.

Aqui, as portas de madeira seguem as cores das paredes

Imagem 6 – Já nesse outro projeto porta e parede se confundem.

Já nesse outro projeto porta e parede se confundem

Imagem 7 – Um friso para dar aquele charme extra à elegante porta de madeira.

Um friso para dar aquele charme extra à elegante porta de madeira

Imagem 8 – Rústica e colonial: essa porta de duas folhas é o grande destaque do banheiro.

Rústica e colonial: essa porta de duas folhas é o grande destaque do banheiro

Imagem 9 – Porta de uma folha fora do padrão, nesse caso, é preciso fazer sob medida.

Porta de uma folha fora do padrão, nesse caso, é preciso fazer sob medida

Imagem 10 – Madeira e vidro: a parte vazada da porta permite a entrada de luz para dentro da casa.

Madeira e vidro: a parte vazada da porta permite a entrada de luz para dentro da casa

Imagem 11 – Porta sanfonada de madeira estilo veneziana; ótima opção para cobrir grandes vãos.

Porta sanfonada de madeira estilo veneziana; ótima opção para cobrir grandes vãos

Imagem 12 – Porta e parede seguindo o mesmo padrão.

Porta e parede seguindo o mesmo padrão

Imagem 13 – De design diferenciado, essa porta de correr traz uma tela de madeira para garantir um pouco de privacidade para o interior do closet.

De design diferenciado, essa porta de correr traz uma tela de madeira para garantir um pouco de privacidade para o interior do closet

Imagem 14 – Porta de madeira laqueada branca: brilho e elegância no ambiente.

Porta de madeira laqueada branca: brilho e elegância no ambiente

Imagem 15 – Um modelo vazado e todo desenhado como esse, o que acha?

Um modelo vazado e todo desenhado como esse, o que acha?

Imagem 16 – Três folhas, abertura pivotante e acabamento branco fosco: um projeto cheio de originalidade e estilo para dentro de casa.

Três folhas, abertura pivotante e acabamento branco fosco: um projeto cheio de originalidade e estilo para dentro de casa

Imagem 17 – Ao fechar a porta, a sensação é de uma parede contínua.

Ao fechar a porta, a sensação é de uma parede contínua

Imagem 18 – Aqui, a porta pivotante possui apenas um belo efeito decorativo.

Aqui, a porta pivotante possui apenas um belo efeito decorativo

Imagem 19 – Puxadores e fechaduras são a cereja do bolo das portas de madeira.

Puxadores e fechaduras são a cereja do bolo das portas de madeira

Imagem 20 – Entre o quarto e a suíte uma glamourosa porta de correr de madeira.

Entre o quarto e a suíte uma glamourosa porta de correr de madeira

Imagem 21 – As portas pivotantes na entrada da casa são um luxo.

As portas pivotantes na entrada da casa são um luxo

Imagem 22 – Para acabar com o preconceito com a madeira de pinus: veja como essa porta consegue ser moderna e descolada.

Para acabar com o preconceito com a madeira de pinus: veja como essa porta consegue ser moderna e descolada

Imagem 23 – Nessa casa, a cozinha fica escondida atrás da porta de correr.

Nessa casa, a cozinha fica escondida atrás da porta de correr

Imagem 24 – Olha que design interessante para um porta.

Olha que design interessante para um porta

Imagem 25 – Porta de madeira grandiosa!

Grandiosa!

Imagem 26 – A clássica e sempre elegante combinação entre a madeira e a cor preta.

A clássica e sempre elegante combinação entre a madeira e a cor preta

Imagem 27 – Um mero detalhe e eis que a porta de madeira sai do status básico para o moderno e elegante.

Um mero detalhe e eis que a porta de madeira sai do status básico para o moderno e elegante

Imagem 28 – Ao usar portas de madeira opte por manter os demais elementos no mesmo material, como janelas e escadas.

Ao usar portas de madeira opte por manter os demais elementos no mesmo material, como janelas e escadas

Imagem 29 – O azul não tirou a principal característica da madeira: os veios.

O azul não tirou a principal característica da madeira: os veios

Imagem 30 – Portas meio a meio; mas toda em madeira.

Portas meio a meio; mas toda em madeira

Imagem 31 – Faixas de diferentes tipos de madeira compõe essa porta de entrada.

Faixas de diferentes tipos de madeira compõe essa porta de entrada

Imagem 32 – Já essa outra porta foi produzida seguindo o mesmo desenho do revestimento da parede.

Já essa outra porta foi produzida seguindo o mesmo desenho do revestimento da parede

Imagem 33 – O azul marinho da parede destacou a porta de madeira de correr.

O azul marinho da parede destacou a porta de madeira de correr

Imagem 34 – A porta que mescla vidro e madeira garante isolamento, privacidade e luz natural.

Imagem 35 – Para quem prefere um projeto mais ousado, pode se inspirar nessa porta amarela da imagem .

Para quem prefere um projeto mais ousado, pode se inspirar nessa porta amarela da imagem

Imagem 36 – O diferencial aqui são os puxadores.

O diferencial aqui são os puxadores

Imagem 37 – Uma charmosa e romântica porta cor de rosa decorada por uma guirlanda de flores.

Uma charmosa e romântica porta cor de rosa decorada por uma guirlanda de flores

Imagem 38 – A parede de concreto aparente ganhou uma porta de madeira pivotante bem diferente.

A parede de concreto aparente ganhou uma porta de madeira pivotante bem diferente

Imagem 39 – E que tal mesclar mármore com madeira?

E que tal mesclar mármore com madeira?

Imagem 40 – Para esse banheiro, a porta vazada de madeira foi suficiente.

Para esse banheiro, a porta vazada de madeira foi suficiente

Imagem 41 – Portão basculante de madeira cheio de estilo para entrada da casa.

Portão basculante de madeira cheio de estilo para entrada da casa

Imagem 42 – Manter o tom original da madeira também é uma excelente forma de valorizar a arquitetura da casa.

Manter o tom original da madeira também é uma excelente forma de valorizar a arquitetura da casa

Imagem 43 – Nesse projeto, a porta de madeira se encaixa na estrutura do forro de gesso.

Nesse projeto, a porta de madeira se encaixa na estrutura do forro de gesso

Imagem 44 – As portas de madeira combinam com qualquer estilo de construção e com os mais diferentes materiais.

As portas de madeira combinam com qualquer estilo de construção e com os mais diferentes materiais

Imagem 45 – Portas divididas ao meio limitam o acesso dos pets, sem prejudicar a entrada da luz e da ventilação.

Portas divididas ao meio limitam o acesso dos pets, sem prejudicar a entrada da luz e da ventilação

Imagem 46 – Nesse quarto, apenas a moldura da porta é de madeira, todo o resto é feito de vidro.

Nesse quarto, apenas a moldura da porta é de madeira, todo o resto é feito de vidro

Imagem 47 – Portas de correr precisam ser instaladas por profissionais qualificados para garantir o funcionamento perfeito.

Portas de correr precisam ser instaladas por profissionais qualificados para garantir o funcionamento perfeito

Imagem 48 – Quer um modelo de porta de madeira mais original que esse?

Quer um modelo de porta de madeira mais original que esse?

Imagem 49 – A porta pivotante causa um forte efeito de contraste entre o rústico da parede e a elegância da madeira.

A porta pivotante causa um forte efeito de contraste entre o rústico da parede e a elegância da madeira

Imagem 50 – A porta pivotante pode ter o tamanho que você quiser.

A porta pivotante pode ter o tamanho que você quiser

Imagem 51 – Branca como as paredes.

Branca como as paredes

Imagem 52 – Porta de madeira emoldurada pelo vidro.

Porta de madeira emoldurada pelo vidro

Imagem 53 – Uma vibrante e moderna porta pivotante de madeira vermelha.

Uma vibrante e moderna porta pivotante de madeira vermelha

Imagem 54 – O revestimento em torno da porta de madeira também interfere no resultado final.

O revestimento em torno da porta de madeira também interfere no resultado final

Imagem 55 – A porta de correr garante a privacidade entre a sala de jantar e a sala de estar.

Imagem 56 – Essa monumental porta branca de correr ganhou puxadores feitos com tira de couro.

Essa monumental porta branca de correr ganhou puxadores feitos com tira de couro

Imagem 57 – Para espaços reduzidos, como closets, as portas de correr são a melhor opção.

Imagem 58 – Nesse ambiente integrado, o teto rebaixado de madeira dá vida a porta.

Nesse ambiente integrado, o teto rebaixado de madeira dá vida a porta

Imagem 59 – Ripas de madeira – e apenas elas – formam o portão e o muro dessa casa.

Ripas de madeira – e apenas elas – formam o portão e o muro dessa casa

Imagem 60 – Para o quarto do casal, uma porta sanfonada de madeira.

Para o quarto do casal, uma porta sanfonada de madeira