Como fazer sabonete líquido: confira 8 receitas simples e econômicas para tentar em casa

Por - Atualizado em:

Você já parou para pensar em quantas vezes lava as mãos durante o dia? Certamente, são muitas vezes e este número aumenta ainda mais quando pensamos em todas as pessoas que moram e visitam uma casa.

A higiene das mãos é uma medida essencial para nos mantermos livres de doenças infectocontagiosas e, dessa forma, garantir a saúde e a segurança de nossa família. Principalmente nos atuais tempos de pandemia, a lavagem regular das mãos é a nossa maior ferramenta de prevenção de doenças. Preparamos este post para você que deseja saber como fazer sabonete líquido e, assim, passar a economizar em casa.

Além de trazerem mais economia por evitarem gastos com produtos industrializados e reaproveitarem materiais que seriam jogados fora,  os sabonetes líquidos caseiros são uma opção excelente para quem deseja complementar a sua renda e fazer sabonete para vender.

Além de tudo isso, algumas das receitas de sabonetes artesanais que trouxemos aqui são hidratantes potentes! Eles fazem a limpeza e proteção da pele com muito mais eficiência do que os sabonetes industrializados que encontramos em mercados e farmácias.

Siga a leitura a conheça 8 receitas imperdíveis e muito práticas de como fazer sabonete líquido em casa!

Como fazer sabonete líquido com resto de sabonete

A melhor forma de economizar e, de quebra, ajudar o meio ambiente reduzindo o lixo que você produz em sua casa é, sem dúvidas, reaproveitar produtos. Esta receita de sabonete líquido caseiro usará como base os restos de sabonete em barra que sobram em casa, aqueles que já são pequenos demais para uso no banho ou para lavar as mãos.

Com essa receita, você aproveitará todos os restinhos e, ainda, fará um sabonete líquido de alta qualidade!

Você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 200 a 300 gramas de restos de sabonete e/ou sabão em barra;
  • 4 litros de água;
  • 2 colheres de sopa de glicerina;
  • Essência de sua preferência.

Para preparar esse sabonete líquido, o passo a passo é muito simples! Primeiro, rale os pedaços de sabonete ou sabão que você separou e reserve.

Em seguida, ferva a água e espere que ela esfrie um pouco antes de misturar o sabonete ralado. Mexa bem a mistura para que o sabonete se dissolva por completo na água quente.

Então, adicione a glicerina e misture. Após este passo, tire a panela do fogo e deixe que a mistura descanse de 12 a 24 horas, mexendo-a algumas vezes durante o dia.

Quando perceber que o sabonete engrossou, bata ou mexa o conteúdo até que ele se solte e tome forma. Nessa hora, adicione algumas gotas de essência de sua preferência para perfumar ainda mais o seu sabonete líquido.

Caso deseje que o sabonete fique mais líquido, adicione água aos poucos até que ele adquira a textura que você deseja.

Por fim, basta distribuir o sabonete em pequenos frascos e utilizar! Coloque um frasquinho em cada banheiro da casa e aproveite!

Como fazer sabonete líquido caseiro Dove

O sabonete em barra Dove costuma ser um dos preferidos de muita gente. Seja pelo perfume agradável ou sensação de hidratação após o uso, ele é, sem dúvidas, um favorito entre as famílias brasileiras.

Com esta receita, você irá transformar o sabonete Dove em barra em um sabonete líquido perfeito para a lavagem das mãos!

Utilizaremos os seguintes ingredientes:

  • 1 sabonete em barra Dove;
  • 700mL de água;
  • 1 colher de glicerina.

O passo a passo é rápido, mas exige alguns cuidados especiais! Primeiro, rale o sabonete e coloque-o dentro de uma panela com 200mL de água.

Leve a panela ao fogo médio e mexa o seu conteúdo até que o sabonete comece a dissolver. Quando isso acontecer, abaixe o fogo e siga mexendo até que a dissolução ocorra por completo. Tome cuidado para não ferver a mistura!

Quando o sabonete estiver dissolvido, desligue o fogo e espere que a mistura esfrie. Então, coloque o conteúdo dentro do liquidificador, adicione 500mL de água e a glicerina e bata em velocidade alta.

Após bater por alguns minutos, espere que a espuma abaixe e, por fim, distribua o sabonete em recipientes menores com o auxílio de um funil. Agora é só aproveitar o seu sabonete caseiro líquido com o perfume do sabonete Dove!

Como fazer sabonete líquido caseiro natural

Para quem deseja fazer um sabonete caseiro natural, ecológico e perfeito para a pele e para o meio ambiente, esta é a receita ideal! Com o sabonete líquido que você fará seguindo esse passo a passo simples, pode ter certeza de que não eliminará para a natureza nenhum resíduo prejudicial e, muito menos, agredirá a sua pele com produtos industrializados.

Os ingredientes dessa receita de como fazer sabonete líquido natural são os seguintes:

  • ¼ de sabonete de glicerina vegetal;
  • 300mL de água;
  • 2 colheres de camomila (ou 2 sachês de chá de camomila);
  • Meia colher de óleo de coco.

O primeiro passo do preparo do seu sabonete líquido natural é ralar ou cortar o sabonete de glicerina em pequenos pedaços. Em seguida, ferva a água para fazer um chá de camomila bem concentrado.

Quando o chá estiver pronto, despeje-o sobre o sabonete ralado e misture para dissolver. Então, adicione o óleo de coco e misture tudo até que o sabonete esteja homogêneo e completamente líquido.

Aguarde esfriar e, então, armazene o sabonete em uma embalagem para ser utilizado. A textura ficará cremosa e perfeita para o uso!

Esse sabonete natural é neutro, não agride a pele e ainda rende muito!

Como fazer sabonete líquido de maracujá

Essa receita de sabonete líquido de maracujá é ideal para você utilizar no rosto e na pele que precisa de esfoliação. É uma maneira econômica, natural e eficaz de manter a sua pele limpa e bem hidratada, tudo com ingredientes simples e que você já tem em casa!

Para essa receita, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 sabonete em barra glicerinado ou Dove;
  • 200mL de água;
  • 2 maracujás.

Em primeiro lugar, rale a barra de sabonete ou corte-a em pequenos pedaços. Então, deixe esse sabonete de molho em 200mL de água durante 24 horas.

Para aproveitar esse tempo, faça um suco com 2 maracujás, batendo-os no liquidificador durante alguns minutos. Em seguida, peneire as sementes pois elas serão o esfoliante do seu sabonete. Lave bem as sementes e deixe-as no sol para secar.

Passadas as 24 horas do molho do sabonete e após as sementes estarem secas, coloque-as na mistura de sabonete e água e misture bem.

Com a ajuda de um funil, despeje o sabonete líquido em um frasco para uso e está pronto! Com esse sabonete esfoliante a sua pele ficará linda!

Como fazer sabonete líquido Protex

O sabonete da marca Protex nada mais é do que um sabonete antibacteriano muito eficaz na higienização profunda da pele. Com esta receita caseira, a sua família ficará protegida e livre dos micro-organismos danosos à saúde.

A mistura dos óleos e dos ingredientes desta receita tem como resultado um sabonete hidratante, ideal para a limpeza profunda das mãos.

Os ingredientes são os seguintes:

  • ¼ de barra de sabonete de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas;
  • 1 colher de sopa de glicerina vegetal;
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 10 gotas de óleo de cedro;
  • 10 gotas de óleo de maleleuca;
  • Água destilada ou fervida.

Rale a barra de sabonete e coloque-a dentro de um frasco de 240mL. Em seguida, adicione o óleo de amêndoas e a glicerina e misture. Depois, acrescente o óleo essencial, o óleo de cedro e o de maleleuca e, para finalizar, coloque água destilada ou fervida para completar o frasco.

Feche o recipiente e agite os ingredientes até que eles se misturem e dissolvam o sabonete. Você pode aumentar essa receita adaptando as proporções originais para o quanto deseja fazer de sabonete!

Como fazer sabonete líquido de lavanda

A essência de lavanda é uma opção excelente para quem deseja perfumar as mãos das pessoas da casa e, ainda, proporcionar uma sensação relaxante em todos. Isto, porque o perfume da lavanda possui propriedades calmantes naturais!

Esta receita de sabonete líquido caseiro é muito simples e você pode adaptá-la e utilizar qualquer essência de sua preferência. Você pode, inclusive, testar várias antes de escolher a sua favorita.

Os ingredientes para este sabonete líquido caseiro são:

  • 1 litro de base perolada para sabonete líquido;
  • 20 gotas de óleo essencial de lavanda (ou outro de sua escolha);
  • Corante.

Os passos são muito simples! Em um recipiente, coloque a base para sabonete e acrescente o óleo essencial misturando os ingredientes até que a mistura adquira uma textura de clara de ovo.

Então, adicione o corante lentamente e mexa até que a cor chegue no tom que você deseja. Para finalizar, distribua o seu sabonete líquido em frascos menores para facilitar a utilização.

Como fazer sabonete para o rosto

Como fazer sabonete liquido rosto

A pele do rosto é muito mais sensível do que a pele das mãos ou do resto do corpo e, por isto, exige cuidados específicos que começam pelo sabonete utilizado para a sua limpeza. É importante que você tenha um sabonete especial para a lavagem do rosto que seja adequado ao seu tipo de pele.

Descobrir se a sua pele é mais seca ou oleosa e qual o sabonete ideal para ela pode parecer complexo, mas a receita de sabonete para o rosto que trouxemos aqui é adequada para qualquer tipo de pele!

Isto, porque ela leva ingredientes naturais que possuem propriedades antioxidantes e bactericidas, promovendo limpeza e hidratação para todos os tipos de pele.

Os ingredientes são:

  • 150g de base de glicerina (branca ou transparente);
  • 2mL de extrato glicólico de cenoura;
  • 1 colher de mel;
  • 5 gotas de essência de mel.

Para preparar o seu sabonete caseiro para o rosto, rale a glicerina ou corta-a em cubos para facilitar que ela seja derretida. Então, coloque-a em uma panela e leve em fogo baixo, mexendo até que ela derreta por completo. Tome cuidado para não deixar a glicerina ferver, pois a fervura faz com que o sabonete não atinja a textura adequada e fique quebradiço.

Quando a glicerina estiver líquida, retire a panela do forno, cubra com um pano limpo e deixe a glicerina descansar e esfriar por 5 minutos. Em seguida, adicione o mel e mexa com cuidado. Depois, acrescente o extrato de cenoura, a essência e, se desejar, coloque corante alimentício vermelho ou amarelo para dar uma cor ao seu sabonete.

Por fim, despeje o sabonete em uma forma de silicone e espere secar. Quando estiver duro, retire os sabonetes da forma e armazene-os em local seco e fresco por até 6 meses!

Como fazer sabonete líquido de coco

O sabonete de coco é uma opção perfeita para quem busca um sabonete hidratante e neutro, que não causa alergias ou irritações na pele. Esta receita que separamos é simples e muito prática para a lavagem das mãos e do rosto.

Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 barra de sabão de coco (de 150 gramas);
  • 300mL de água;
  • 3 colheres de sopa de erva doce;
  • 1 colher de sopa de glicerina.

Comece a fazer o seu sabonete ralando a barra de sabão de coco, ou cortando-a em pedaços bem pequenos. Então, prepare um chá de erva doce para dar um perfume especial ao seu sabonete líquido. Coloque a erva doce em 300mL de água fervente e aguarde o chá ficar bem concentrado. Então, coe a erva doce e despeje no chá a barra de sabão picado ou ralado.

Misture o sabão na água e aguarde 5 minutos para que ele seja dissolvido. Então, deixe a mistura repousar por 4 horas.

Após esse tempo, acrescente a glicerina à mistura e bata tudo no liquidificador para dar mais cremosidade ao seu sabonete.

Se desejar, acrescente um corante alimentício para colorir o sabonete. Após bater tudo no liquidificador, aguarde a espuma abaixar e distribua o seu sabonete líquido de coco em pequenos frascos para facilitar o uso. Agora é só distribuir nos banheiros da casa e aproveitar!

Gostou das nossas receitas de sabonete caseiro? Teste as suas favoritas e não deixe de deixar um comentário sobre qual delas você mais gostou.