Cactos em casa: 60 inspirações para decorar com a planta

Conheça as principais vantagens e dicas para usar os cactos na decoração.

Por -

Esta na correria do dia a dia e não tem tempo para cuidar e regar plantas? Os cactos são plantas charmosas, resistentes, que demandam pouca manutenção e são perfeitas para decorar ambientes internos. Para facilitar o seu entendimento, vamos abordar as principais vantagens dos cactos e te mostrar exemplos práticos de decoração para usar na sua casa:

As principais vantagens dos cactos

Confira agora as principais vantagens de ter os cactos na decoração interna do seu apartamento, casa ou jardim:

  • Resistência: os cactos são extremamente resistentes, sua pele é grossa, o que evita a perda de água e além disso, não precisam ser regados com frequência — a cada mês em ambientes internos e quinzenalmente em locais externos e expostos ao sol. Verifique se o vaso esta bem seco antes de regar, não deixe o vaso encharcado ou com pratos, o acúmulo de água pode até matar a planta.
  • Exposição ao sol: não tenha medo de deixá-los expostos ao sol, eles podem ficar lá por horas sem maiores problemas. Se você tem um cantinho com bastante incidência, é lá que ele deve ficar.
  • Mais opções: a grande variedade de espécies de cactos permitem diferentes combinações de plantas em um mesmo arranjo. Pode ser em um vaso com plantas pequenas, médias e até mesmo no jardim externo.

60 ideias de decoração usando cactos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta planta, confira as inspirações abaixo de ambientes decorados com cactos naturais e artificiais:

Imagem 1 – Insira um pouco de verde em seu home office.


Essa planta exótica é uma ótima aliada para agregar beleza ao seu cantinho. Colocar os cactos em cima de um móvel chama a atenção e destaca o visual monótono da área de trabalho.

Imagem 2 – Aquela cômoda de casa pode se transformar em um cantinho cheio de plantas.

Imagem 3 – Faça uma bela composição: pequenos vasos com várias cactácias.


Se você não sabe como montar uma produção para o aparador, os vasinhos com cactos podem levar todo o charme para esse cantinho. Pequenas plantas formando uma composição são o suficiente para dar o destaque que o móvel merece.

Imagem 4 – Os cactos são uma planta importante na decoração com o estilo escandinavo.


Eles transformam o ambiente acrescentando cor a uma decoração com tons pastéis.

Imagem 5 – Você pode utilizar pratos fundos para montar um jardim com pequenas suculentas.

Imagem 6 – Para os apaixonados por essa planta: se inspire nessa combinação!


Os cactos viraram uma tendência na decoração: além das plantas reais, eles são vistos em estampas de papel de parede, tecidos e até em vasos artificiais que imitam a espécie. Apesar de não ser natural, essa é uma ideia para quem possui criança em casa ou deseja ate decorar o quartinho dele com esse tema.

Imagem 7 – Os cactos tem variados tamanhos e formatos: aqui, um vaso decorado na sala:
Outra forma de inserir ele na decoração é posicioná-lo ao lado do aparador. Fica bonito, destaca e deixa sempre visível.

Imagem 8 – Dos pequenos aos grandes: todos conseguem sobreviver ao vaso.


Para as plantas maiores, escolha o vaso de barro e deixe-os no chão — além de ser um material resistente, pode ficar também no ambiente externo.

Imagem 9 – Seu crescimento se adequa ao espaço disponível.


Quando essa espécie cresce muito, ela não perde sua forma característica. Se você decidir cortá-lo um pouco, ele pode até ficar com um aspecto bem estranho, mas a sua essência é a mesma no ambiente.

Imagem 10 – Utilize um vaso maior para montar uma composição com as suculentas.


Juntos formam uma combinação mais que interessante para fazer terrários decorativos.

Imagem 11 – Recipiente de vidro com cactos dão um ar moderno e arrojado ao ambiente.


Tenha um cuidado maior na hora de plantar os cactos. O ideal é inserir uma camada de cascalho no fundo do vaso, adicionar a terra e cobrir com uma camada de pedrinhas para permeabilizar melhor.

Imagem 12 – Os cactos harmonizam bem com a decoração no estilo boho.


Ainda mais quando acompanha essas toalhinhas com estampas étnicas.

Imagem 13 – Deixe os cactos serem o elemento de destaque na decoração.


Em uma decoração neutra, você pode optar por cactos de porte maior — ele leva todo o destaque que sua sala precisa sem pedir mais nada na produção.

Imagem 14 – Já pensou posicioná-los em cada degrau da escada?


Outras plantas também podem fazer parte dessa proposta, como as suculentas. Se for optar apenas pelos cactos, prefira diversificar no tamanho e nos modelos de vasinhos. Lembre-se que essa ideia é ideal para quem não possui criança em casa, afinal elas brincam e pegam em tudo o que vêem pela frente.

Imagem 15 – Crie um clima aconchegante deixando os cactos dispostos no chão.


Ao invés de uma mesinha lateral, você pode utilizar vasos com cactos de porte médio a grande, decorando esses cantinhos “parados” ao lado do sofá e poltronas.

Imagem 16 – Substitua os tradicionais vasos por cestos.


Eles são grandes aliados na hora da decoração, podendo levar mais personalidade do que um próprio vaso tradicional.

Imagem 17 – O bacana é que eles não necessitam ser podados, mantendo sua forma desde o início.


As espécies que possuem vários espinhos podem ser usadas em ambientes internos sem problema nenhum, desde que seja em ambientes mais formais como escritórios ou em salas de espera.

Imagem 18 – Monte uma composição bacana com seus móveis.


Para dar destaque a um cacto que ainda está crescente, opte por apoiá-lo em cima de um banquinho pequeno. Na foto temos uma boa perspectiva de como fica, pois parece que o banco se une ao vaso.

Imagem 19 – Os pequenos vasos são versáteis e podem ser posicionados em qualquer cantinho da casa.

Imagem 20 – Suas cores vivas realçam qualquer ambiente.

Imagem 21 – É sempre vantajoso ter um pedacinho da natureza em casa.

Imagem 22 – Utilize os recipientes de cozinha para apoiar seus cactos.


O modelo de cactos Nopal mini é muito utilizado em decoração, pode ser mesclado com outros tipos de cactos, já que o mesmo possui design bastante simples. Coloque-o em um vaso, regue uma vez em cada mês e a sua decoração estará preparada!

Imagem 23 – Outra dica é montar em vasos diferentes formando uma composição colorida.

Imagem 24 – Ele também se encaixa perfeitamente em uma decoração rústica.

Imagem 25 – Dê altura em seu aparador com um cactos medianos.

Imagem 26 – Eles são bem-vindos em cima de cômodas e banquinhos.


Você pode optar por uma composição de plantas com todos os tamanhos, como na imagem acima. Colocá-las no chão, em banquinhos e em mesinhas é uma boa alternativa para os que preferem um ar mais descolado.

Imagem 27 – Já imaginou um vaso em formato de cactos?


A composição do cactos e um arranjo de flores ficou moderna e alegre no ambiente. Para quem gosta da planta é uma boa alternativa para decorar ainda mais a casa.

Imagem 28 – Monte uma composição de plantinhas em xícaras diferentes.


Deixe sua cozinha mais fofa com essa prateleira rodeada por xícaras e plantinhas. Essa ideia é perfeita para quem possui uma parede da cozinha sem graça — o bacana é sempre incrementar com algum item que seja inspirador para você.

Imagem 29 – Eles levam todo o charme para as mesas de centro.


Opte por tipos diferentes, de preferência com os tamanhos pequeno e médio. Um conjunto com três vasos na mesinha é um charme!

Imagem 30 – Ele encanta este ambiente com decoração festiva.

Imagem 31 – Os cactos podem combinar com toda a decoração.

Imagem 32 – Brinque com texturas e materiais


Ele é tão versátil que pode receber um toque industrial e arrojado como os vasos de concreto. Eles são a nova tendência do mercado, já que o estilo industrial está entre os mais pedidos nos projetos de interiores.

Imagem 33 – Cactos no banheiro.


O banheiro pode ser um bom lugar para essa planta, caso não haja opção de um ambiente com iluminação natural. Dessa forma ele vai precisar menos de água, já que vai absorver a umidade do ar.

Imagem 34 – Cactos na cozinha.


Coloque os cactos nesses cantinhos que não possuem muito uso. Afinal ele esta ali para decorar e não atrapalhar a área de cocção.

Imagem 35 – Dê mais personalidade em seu cantinho favorito da casa.

Imagem 36 – Cactos na beira da janela.


Muitas casas possuem a incidência de sol com pouca intensidade, por isso, a opção de deixá-las na janela é uma saída para os que se encontram nesse problema. Essa planta gosta de receber a luminosidade natural por um longo tempo, isso deixa ela mais viva e bonita!

Imagem 37 – Apesar se sua aparência, ele pode levar delicadeza ao ambiente.


Isso vai depender de como e aonde for inserir seus cactos. Por exemplo, essa composição com velas, pratinho e jarra deu todo o acabamento gracioso para essa planta no vaso rosé.

Imagem 38 – Aparador com composição de cactos.

Imagem 39 – Em vasos brancos eles contratam mais ainda.

Imagem 40 – Não sabe o que fazer no corredor? Se inspire nessa decor!

Imagem 41 – Almofada em formato de cactos.

Imagem 42 – Cactos na decoração do quarto.


A decoração com cactos é ideal para aqueles que seguem um estilo independente e prático, tanto para decorar quanto para cuidar.

Imagem 43 – Cactos na decoração moderna.


Por ser fácil de cuidar, muitos moradores optam pelos cactos na decoração. Ele é versátil e pode dar personalidade de acordo com o vaso em for inserido.

Imagem 44 – O cactos se destaca na decoração em meio a madeira.

Imagem 45 – O vaso é uma peça importante para acompanhar na decoração.

Imagem 46 – Estante com cactos.


Faça uma estante só com plantinhas e deixe a sala ser um dos ambientes mais charmosos da residência. Nesse caso, opte por estantes em cores neutras, como o tom natural da madeira, na cor  branca, cinza ou preta — deixando o destaque por conta do verde das plantas. Inserir outras espécies de plantas como as famosas suculentas também é uma boa alternativa nessa composição.

Imagem 47 – Cactos de papel.

Imagem 48 – Vaso de macramê com cactos.

Imagem 49 – Utilize o carrinho de bar para montar um cantinho com cactos.

Imagem 50 – Essa composição é perfeita para deixar como centro de mesa.


A dica é escolher cactos de porte pequeno, mesmo se tratando de um móvel muito grande. Afinal, os vasos fazem parte da produção e não ao contrário. Você pode incrementar com ajuda de uma toalhinha, porta vasos ou uma bandeja bem bonita.

Imagem 51 – Jardim vertical com cactos.


Essa ideia é perfeita para quem possui várias plantas pequenas e deseja complementar algum cantinho de casa. Com ajuda de um profissional você pode instalar essa estrutura sob medida para montar sua parede verde de forma prática e sem muita manutenção.

Imagem 52 – Se você for optar por cactos pequenos, insira mais vasos na decoração.

Imagem 53 – Os quadros inspiram ainda mais esse ambiente.

Imagem 54 – Em uma decoração neutra, eles levam todo o toque de cor.

Imagem 55- Varanda com cactos.


Outro local interessante para deixar a planta são nas varandas e sacadas. Afinal, o contato direto com o sol faz bem para esse tipo de planta.

Imagem 56 – Insira pequenos vasos sobre o peitoril da janela.


Nessa proposta, opte por vasos pequenos, já que o espaço é bem estreito e evita acidentes com os vasos. O bacana é compor com tamanhos e formatos diferentes para formar um visual divertido. Se você gosta de um ambiente clean, escolha os vasos em cores neutras, iguais ao da foto acima.

Imagem 57 – Esse suporte de vaso serve tanto para um prato raso como para um vaso mais profundo.

Imagem 58 – Brinque com as cores, as texturas e os formatos das espécies dos cactos.


Esse item decorativo pode estar presente tanto na mesa de centro da sala de estar como na bancada da cozinha. Neste caso, escolha cactos diferentes para ter esse resultado com uma explosão de cores. A cor do vaso é muito importante para realçar ainda mais o visual alegre que ele leva para o ambiente.

Imagem 59 – Outra opção é escolher um balde com a cor de sua preferência para formar um contraste com o verde da planta.


Essa ideia é perfeita para quem quer mudar o visual do ambiente, mas não pretende gastar muito. O interessante desse projeto é a cartela de cores escolhida para deixar o ambiente alegre, feminino e com personalidade.

Imagem 60 – Deixe a composição das suculentas com os cactos mais divertida.