Suporte para plantas: como escolher, como fazer e ideias inspiradoras

Por -

As plantas estão com tudo na decoração de interiores. Acontece que elas não vêm sozinhas, mas acompanhadas de um companheiro de peso: os suportes.

Os suportes para plantas tem ganhado cada vez mais destaque na decoração, deixando de ser apenas um mero elemento de auxilio no cuidado e cultivo das espécies.

E com tanta variedade no mercado, tem hora que é quase impossível escolher o suporte para plantas ideal. Pensando nisso, trouxemos nesse post todas as dicas e informações que você precisa para acertar na escolha do suporte, levando em consideração tanto os aspectos práticos e funcionais, quanto os estéticos. Vamos ver?

Porque ter um suporte para plantas?

Organização

Um dos maiores motivos para te fazer apostar em um suporte para plantas é a organização, especialmente para quem tem muitas plantas em casa. Nos suportes, as plantas ficam mais organizadas e posicionadas de acordo com a luminosidade e ventilação ideal para cada espécie.

Efeito decorativo

A imensa variedade de suportes para plantas disponíveis hoje em dia faz com que esses elementos se tornem parte integrante da decoração. Ou seja, o suporte não vai apenas organizar suas verdinhas, mas também causar aquele super efeito estético no ambiente.

Facilidade no cultivo e cuidado das espécies

Os suportes para plantas também ajudam você a cuidar e cultivar melhor cada uma das espécies, isso porque eles te auxiliam no momento da rega, deslocando a planta com mais facilidade. Os suportes ainda permitem que você posicione a planta de maneira mais adequada no ambiente e ainda a proteja do trafego de pessoas e animais domésticos.

Como escolher o suporte para plantas

Tipo de planta

O tipo de planta que você tem interfere diretamente no tipo de suporte que será utilizado. Plantas pendentes, por exemplo, precisam ficar no alto para que elas se desenvolvam adequadamente e revelem toda sua beleza. Nesse caso, por exemplo, o mais indicado são os suportes de parede ou de teto.

Já plantas de grande porte, que necessitam de apoio fixo e estável, pedem por suportes de chão feitos com materiais resistentes, como o ferro e a madeira. As rodinhas, nesse caso, também são bem vindas, uma vez que elas facilitam o deslocamento da planta sem que você precise fazer força.

Projeto paisagístico

Outro fator que influencia na escolha do suporte é o projeto paisagístico. Um bom exemplo são os jardins verticais. Para esse tipo de projeto é fundamental contar com suportes para plantas de parede, que permitam fixar os vasos e cuidar das plantas de modo prático e acessível.

Já os projetos que seguem a linha urban jungle se favorecem de suportes de tamanhos variados para compor um cenário harmônico e bem natural. Para esse tipo de paisagismo a dica é contar com suportes de chão em diferentes alturas fazendo com que tanto as plantas maiores, quanto as menores se destaquem na composição do ambiente. 

Tem animal em casa?

Para quem tem animal de estimação em casa, a dica é optar por suportes altos, de modo que os bichanos não tenham acesso as plantinhas, principalmente aquelas com grau de toxicidade.

Estilo decorativo

E como não poderia deixar de ser, você deve escolher o seu suporte para plantas a partir do estilo decorativo do seu ambiente. Locais com estilo moderno, industrial, escandinavo e minimalista ficam incríveis com suportes para plantas de ferro e madeira.

Para quem deseja dar um toque mais sofisticado ao ambiente, pode contar com suportes para plantas em tons metálicos como o dourado, o bronze e o rosé gold.

Já para aqueles ambientes com pegada romântica, boho e rústica, vale muito a pena apostar em suportes para plantas suspensas feitos de macramê, bambu e sisal.

Como fazer suporte para plantas

Sabe a parte mais legal de usar suportes para plantas? É que você mesmo pode fazer o seu! Sim, é verdade. Alguns modelos de suportes podem ser feitos facilmente em casa, como é o caso dos suportes de macramê, de pallete e de madeira.

Tá duvidando? Então dá só uma olhada nesses vídeos tutoriais logo abaixo:

Como fazer suporte para planta de macramê

Os suportes de macramê estão fazendo o maior sucesso e você não precisa pagar uma pequena fortuna para ter um desses em casa. Basta acompanhar o passo a passo a seguir e criar o seu próprio suporte. Assista:

 

Como fazer suporte para planta de madeira em estilo tripê

Já quando o assunto é suporte de chão, o modelo de madeira em estilo tripé é o mais popular. Quer saber como fazer? Então é só dar o play no vídeo abaixo:

60 ideias de suportes para plantas para você se inspirar

Não podíamos encerrar esse post sem antes te mostrar uma seleção linda e criativa de suportes de plantas. São 60 imagens para agradar a todos os gostos e estilos, confira:

Imagem 1 – Conjunto de suporte para plantas feito de madeira. Ideal para plantas pequenas que você deseja destacar na decoração.

Conjunto de suporte para plantas feito de madeira. Ideal para plantas pequenas que você deseja destacar na decoração

Imagem 2 – Já pensou ter um suporte de ferro para plantas com cara de biombo? Essa é a ideia por aqui.

Já pensou ter um suporte de ferro para plantas com cara de biombo? Essa é a ideia por aqui

Imagem 3 – Suporte de flamingo! Delicado e romântico.

Suporte de flamingo! Delicado e romântico

Imagem 4 – Suporte baixinho para plantas para ser usado sobre mesas, aparadores e outras mobílias da casa.

Suporte baixinho para plantas para ser usado sobre mesas, aparadores e outras mobílias da casa

Imagem 5 – Nesse escritório, as plantas pendentes foram colocadas dentro de suportes de madeira que se assemelham a caixas.

Nesse escritório, as plantas pendentes foram colocadas dentro de suportes de madeira que se assemelham a caixas

Imagem 6 – Suporte para os suportes.

Suporte para os suportes

Imagem 7 – Essa sala de estar incrível apostou em um jardim vertical no lugar do convencional guarda corpos. Para sustentar os vasos de plantas foi usada uma tela aramada ou treliça.

Essa sala de estar incrível apostou em um jardim vertical no lugar do convencional guarda corpos. Para sustentar os vasos de plantas foi usada uma tela aramada ou treliça

Imagem 8 – Suporte de madeira para acomodar diversos vasos de uma única vez.

Suporte de madeira para acomodar diversos vasos de uma única vez

Imagem 9 – Suporte para plantas alto e de ferro. Repare que o suporte já vem com espaço certo para os pratinhos.

Suporte para plantas alto e de ferro. Repare que o suporte já vem com espaço certo para os pratinhos

Imagem 10 – Mais que um suporte para plantas, um diferencial na decoração.

Mais que um suporte para plantas, um diferencial na decoração

Imagem 11 – O cantinho verde da casa conta com um suporte de ferro na cor rosé gold complementado pelos suportes individuais de macramê.

O cantinho verde da casa conta com um suporte de ferro na cor rosé gold complementado pelos suportes individuais de macramê

Imagem 12 – Suporte de ferro estilo tripé para acomodar a plantinha pendente.

Suporte de ferro estilo tripé para acomodar a plantinha pendente

Imagem 13 – Combinação de suportes que vão do rústico ao moderno nessa sala de estar.

Combinação de suportes que vão do rústico ao moderno nessa sala de estar

Imagem 14 – Os cestos aramados são super versáteis e podem ser usados como suporte para plantas.

Os cestos aramados são super versáteis e podem ser usados como suporte para plantas

Imagem 15 – Nessa cozinha o suporte para as plantas é um varão de cortina.

Nessa cozinha o suporte para as plantas é um varão de cortina

Imagem 16 – Suporte em estilo escada.

Suporte em estilo escada

Imagem 17 – Aqui, os vasos são parte integrante do projeto do suporte.

Aqui, os vasos são parte integrante do projeto do suporte

Imagem 18 – Suporte moderno para plantas em estilo suspenso.

Suporte moderno para plantas em estilo suspenso

Imagem 19 – Suporte para plantas vertical. Modelo perfeito para quem busca otimizar espaço dentro de casa.

Suporte para plantas vertical. Modelo perfeito para quem busca otimizar espaço dentro de casa

Imagem 20 – Corredor vazio? Preencha-o com um suporte para plantas.

Corredor vazio? Preencha-o com um suporte para plantas

Imagem 21 – Suporte para vasos de barro. O destaque aqui vai para o modelo quadrado onde os vasos podem ser inseridos e não apenas apoiados.

Suporte para vasos de barro. O destaque aqui vai para o modelo quadrado onde os vasos podem ser inseridos e não apenas apoiados

Imagem 22 – Suporte para plantas de teto em diferentes estilos. No chão, são os modelos tripé que chamam a atenção.

Suporte para plantas de teto em diferentes estilos. No chão, são os modelos tripé que chamam a atenção

Imagem 23 – Para as plantas e para os livros.

Para as plantas e para os livros

Imagem 24 – Os moderninhos vão se apaixonar pelos suportes de plantas feitos em ferro.

Os moderninhos vão se apaixonar pelos suportes de plantas feitos em ferro

Imagem 25 – A varanda rústica e acolhedora apostou em um suporte grande de ferro na cor branca, remetendo a um estilo que lembra o provençal.

A varanda rústica e acolhedora apostou em um suporte grande de ferro na cor branca, remetendo a um estilo que lembra o provençal

Imagem 26 – Muito legal essa ideia de suporte para plantas trepadeiras. Repare que ele possui uma estrutura onde a planta pode se agarrar para subir.

Muito legal essa ideia de suporte para plantas trepadeiras. Repare que ele possui uma estrutura onde a planta pode se agarrar para subir

Imagem 27 – Nessa sala de estar, o suporte nada mais é do que um carretel de madeira. Perfeito para acomodar o vaso grande e pesado.

Nessa sala de estar, o suporte nada mais é do que um carretel de madeira. Perfeito para acomodar o vaso grande e pesado

Imagem 28 – Aqui, os canos de PVC se tornam o suporte ideal para a horta vertical.

Aqui, os canos de PVC se tornam o suporte ideal para a horta vertical

Imagem 29 – Suporte para vasos feito com treliças de ferro: fácil de fazer, barato e moderno.

Suporte para vasos feito com treliças de ferro: fácil de fazer, barato e moderno

Imagem 30 – Suporte para plantas feito sob medida para acompanhar a parede atrás da mesa de jantar.

Suporte para plantas feito sob medida para acompanhar a parede atrás da mesa de jantar

Imagem 31 – Uma bicicleta ou um suporte para plantas?

Uma bicicleta ou um suporte para plantas?

Imagem 32 – A sala de estar em estilo boho ficou linda com o suporte de parede feito de bambu.

A sala de estar em estilo boho ficou linda com o suporte de parede feito de bambu

Imagem 33 – Aqui nesse jardim vertical a ideia é simples: um quadro de madeira com tecido para suspender as plantas.

Aqui nesse jardim vertical a ideia é simples: um quadro de madeira com tecido para suspender as plantas

Imagem 34 – Em decorações mais clássicas, a estante de metal pode ser usada como suporte para as plantas.

Em decorações mais clássicas, a estante de metal pode ser usada como suporte para as plantas

Imagem 35 – Suporte para plantas feito com cano de PVC: um ótimo “faça você mesmo”.

Suporte para plantas feito com cano de PVC: um ótimo “faça você mesmo”

Imagem 36 – Organize as plantinhas da sua varanda com um suporte de madeira estilo escada.

Organize as plantinhas da sua varanda com um suporte de madeira estilo escada

Imagem 37 – Nada melhor do que uma treliça para alegrar a planta trepadeira.

Nada melhor do que uma treliça para alegrar a planta trepadeira

Imagem 38 – Suporte para vaso feito de madeira no melhor estilo DIY.

Suporte para vaso feito de madeira no melhor estilo DIY

Imagem 39 – Reaproveite, recicle e reutilize o que não serve mais e crie um suporte para plantas criativo e original.

Reaproveite, recicle e reutilize o que não serve mais e crie um suporte para plantas criativo e original

Imagem 40 – A simplicidade de um banco de madeira usado como suporte para plantas: linda ideia!

A simplicidade de um banco de madeira usado como suporte para plantas: linda ideia!

Imagem 41 – O suporte de ferro tira a planta do chão e a deixa mais destacada na decoração.

O suporte de ferro tira a planta do chão e a deixa mais destacada na decoração

Imagem 42 – Suporte para plantas feito de pallet: perfeito para um ambiente rústico.

Suporte para plantas feito de pallet: perfeito para um ambiente rústico

Imagem 43 – Suporte para jardineira: a solução para quem deseja ter um jardim ou horta no apartamento.

Suporte para jardineira: a solução para quem deseja ter um jardim ou horta no apartamento

Imagem 44 – Decorativo, prático e funcional.

Decorativo, prático e funcional

Imagem 45 – Suporte para plantas de metal: todas as suas plantinhas em um lugar só.

Suporte para plantas de metal: todas as suas plantinhas em um lugar só

Imagem 46 – Prateleira também pode se tornar suporte para planta.

Prateleira também pode se tornar suporte para planta

Imagem 47 – Que tal uma cor para diferenciar o suporte na decoração?

Que tal uma cor para diferenciar o suporte na decoração?

Imagem 48 – Suporte para planta de chão: perfeito para as espécies maiores.

Suporte para planta de chão: perfeito para as espécies maiores

Imagem 49 – A sala de jantar contemporânea destacou as plantas através dos suportes em estilo pilastra.

A sala de jantar contemporânea destacou as plantas através dos suportes em estilo pilastra

Imagem 50 – Suporte escadinha: do mais alto para o mais baixo.

Suporte escadinha: do mais alto para o mais baixo

Imagem 51 – O home office ganha vida com a planta sobre o suporte.

O home office ganha vida com a planta sobre o suporte

Imagem 52 – Suportes de diferentes tamanhos para acomodar diferentes tipos de plantas.

Suportes de diferentes tamanhos para acomodar diferentes tipos de plantas

Imagem 53 – Esse suporte de bambu acomodou com muito charme a Costela de Adão.

Esse suporte de bambu acomodou com muito charme a Costela de Adão

Imagem 54 – Quarto infantil também tem lugar para as plantinhas. Apenas lembre-se de mantê-las longe do alcance das crianças.

Quarto infantil também tem lugar para as plantinhas. Apenas lembre-se de mantê-las longe do alcance das crianças

Imagem 55 – Suporte para plantas combinando com a decoração moderna do banheiro.

Suporte para plantas combinando com a decoração moderna do banheiro

Imagem 56 – Suporte de bambu para elevar a planta ao lado do sofá.

Suporte de bambu para elevar a planta ao lado do sofá

Imagem 57 – A samambaia se destaca sobre o suporte de ferro.

A samambaia se destaca sobre o suporte de ferro

Imagem 58 – Um toque verde no banheiro evidenciado pelo uso do suporte de vaso.

Um toque verde no banheiro evidenciado pelo uso do suporte de vaso

Imagem 59 – Trio amarelo!

Trio amarelo!

Imagem 60 – Sala de jantar decorada com plantas e suportes, afinal, eles são parte indiscutível da decoração.

Sala de jantar decorada com plantas e suportes, afinal, eles são parte indiscutível da decoração