Tapete para sala: dicas para escolher e modelos inspiradores

Por -

Como escolher o tapete para sala? Essa dúvida persegue muita gente e não é para menos, já que o tapete é um dos principais elementos da decoração. É com ele que trazemos conforto, acolhimento, beleza e funcionalidade ao ambiente.

E para ajudar a responder a pergunta acima, fizemos um apanhado completo sobre tudo o que você precisa saber antes de comprar o tapete para sala. Confira tudo a seguir:

Como escolher o tapete para sala

Tamanho e proporção

Saber o tamanho exato da sua sala é o primeiro passo para acertar na escolha do tapete, portanto, tire todas as medidas. A recomendação é que o tapete seja sempre proporcional ao tamanho da sala de estar, com uma sobra de vinte a trinta centímetros nas laterais. Outra recomendação é que o tapete seja colocado até o meio do sofá, garantindo que ele fique bem preso ao móvel e não escape facilmente. Resumindo, quanto maior a sala, maior o tapete.

Atualmente, os tamanhos mais fáceis de serem encontrados de tapete para sala são os de 200×250, 200×300 e 200×150.

Formato

Para não ter erro, a dica é optar por tapetes retangulares ou quadrados, dependendo do formato da sua sala. Os tapetes redondos podem ser utilizados, mas eles exigem um pouco mais de atenção e cuidado para não prejudicarem a decor. Os tapetes redondos possuem um aspecto mais contemporâneo e são indicados, especialmente, para ambientes grandes. Contudo, você pode optar por usar um tapete redondo menor caso deseje destacar algum móvel ou objeto especial na sala, eles são ótimos para essa finalidade.

Cores

Você pode pensar na cor do tapete para sala a partir de duas possibilidades: a primeira é quando a intenção é tornar o tapete o ponto focal do ambiente e a segunda é quando o tapete é apenas um complemento da decoração. No primeiro caso, as cores vibrantes podem ser usadas sem medo, mas a base da decor deve ser preferencialmente neutra. Já na segunda opção, a melhor alternativa é usar um tapete de cor clara e neutra, como o cinza, bege e marrom, o branco também pode ser utilizado, mas lembre-se que a cor revela a sujeira com mais facilidade.

A cor do tapete também implica na percepção de amplitude do espaço. Isso quer dizer que tapetes de cores claras aumentam visualmente o ambiente, enquanto as cores escuras tendem a diminuir.

Estampas

As estampas do tapete para sala seguem a mesma recomendação das cores. Para propostas modernas e despojadas, as estampas geométricas são ótimas opções, especialmente quando elas vêm acompanhadas de cores alegres. Já para quem deseja um tapete estampado em uma decoração clássica e elegante, a dica é apostar em um tapete de estilo persa, por exemplo.

As decorações escandinavas e industriais, muito em alta no momento, combinam especialmente com tapetes de cores neutras e estampas geométricas em preto e branco, como listras e losangos, inclusive, o tapete berber marroquino é uma das opções mais utilizadas.

Materiais

O material do tapete para sala também diz muito sobre o estilo da decoração. Os tapetes para sala felpudos são extremamente aconchegantes e confortáveis, já os de sisal, por exemplo, remetem a uma decor mais rústica. Outro clássico são os tapetes de crochê para sala, eles garantem um toque acolhedor e vintage ao ambiente.

Existe ainda a possibilidade de optar por tapetes de fibras naturais ou sintéticas. No primeiro caso, entram os tapetes de lã, couro, algodão e sisal. Aqui valem três ressalvas, a primeira é de que os tapetes de fibra natural tendem a ser mais caros, segundo que a manutenção deve ser mais cuidadosa para garantir a durabilidade do material e, por último, tapetes naturais, especialmente os de lã, costumam ser um problema para pessoas alérgicas, portanto, tome cuidado redobrado nesse quesito.

Já os tapetes de fibras sintéticas, como os de polipropileno e nylon, são os mais comercializados hoje em dia, possuem um preço menor e são fácies de cuidar.

Tapete em ambientes integrados

Uma dúvida muito comum também é saber como combinar os tapetes de ambientes integrados, como a sala de estar e a sala de jantar, por exemplo. Os tapetes não precisam – nem devem – ser iguais. A recomendação nesses casos é usar tapetes que tenham uma certa afinidade, seja na textura, no material, no formato ou no padrão de cor e estampas, ou seja, deve ter alguma coisa em comum entre eles.

Deixe o tapete por último

Compre o tapete depois de já ter decorado toda a sala, dessa forma você consegue visualizar mais facilmente as cores que predominam no ambiente, o padrão de texturas e estampas e a quantidade de móveis que deverão ficar sob o tapete. Isso facilita muito a compra do tapete e evita que você compre uma peça que vai ficar perdida no ambiente. Mas se a sua intenção for transformar o tapete no ponto central da decoração, então faça exatamente o contrário, compre-o primeiro e vá adicionando cores, texturas, estampas e móveis depois.

60 tapetes para sala em diferentes propostas de decoração

Para você entender ainda melhor como todos esses conceitos funcionam na prática, selecionamos 60 imagens de salas decoradas com tapetes, assim você se inspira e acaba com qualquer restinho de dúvida que ainda possa ter, confira:

Imagem 1 – A sala clássica e elegante apostou em um tapete grande cinza levemente estampado para demarcar toda a área.

A sala clássica e elegante apostou em um tapete grande cinza levemente estampado para demarcar toda a área

Imagem 2 – Tapete berber marroquino para sala de estar: ideal para decorações de estilo escandinavo, industrial, minimalista e boho.

Tapete berber marroquino para sala de estar: ideal para decorações de estilo escandinavo, industrial, minimalista e boho

Imagem 3 – A neutralidade do tapete para sala bege permite que o sofá azul se destaque na decoração.

A neutralidade do tapete para sala bege permite que o sofá azul se destaque na decoração

Imagem 4 – Aqui nessa sala, a irreverente decoração boho contou com a beleza moderna do tapete redondo cobrindo todo o centro do ambiente.

Aqui nessa sala, a irreverente decoração boho contou com a beleza moderna do tapete redondo cobrindo todo o centro do ambiente

Imagem 5 – Tapete sobre tapete: uma saída divertida e moderna para uma peça clássica da decoração.

Tapete sobre tapete: uma saída divertida e moderna para uma peça clássica da decoração

Imagem 6 – Inspiração de tapete com estampa étnica para a sala de estilo escandinavo.

Inspiração de tapete com estampa étnica para a sala de estilo escandinavo

Imagem 7 – O azul claro suave e a estampa discreta do tapete formam uma combinação equilibrada e elegante para a sala.

O azul claro suave e a estampa discreta do tapete formam uma combinação equilibrada e elegante para a sala

Imagem 8 – O tapete em relevo cria ainda mais conforto no ambiente.

O tapete em relevo cria ainda mais conforto no ambiente

Imagem 9 – Repare que as cores presentes na estampa do tapete se reproduzem no restante da decoração.

Repare que as cores presentes na estampa do tapete se reproduzem no restante da decoração

Imagem 10 – Tapete de fibra natural em cor clara para contrastar com a exuberância do sofá de veludo verde escuro.

Tapete de fibra natural em cor clara para contrastar com a exuberância do sofá de veludo verde escuro

Imagem 11 – Tem um tapete que é uma verdadeira obra de arte? Então faça o seguinte: use-o sobre um tapete maior de tom neutro, de modo que esse segundo tapete funcione como uma moldura do tapete acima

Tem um tapete que é uma verdadeira obra de arte? Então faça o seguinte: use-o sobre um tapete maior de tom neutro, de modo que esse segundo tapete funcione como uma moldura do tapete acima

Imagem 12 – Para essa sala integrada, a opção foi por um tapete bege marcado apenas pela textura natural das fibras.

Para essa sala integrada, a opção foi por um tapete bege marcado apenas pela textura natural das fibras

Imagem 13 – Os moderninhos vão amar essa proposta de sala com tapete branco.

Os moderninhos vão amar essa proposta de sala com tapete branco

Imagem 14 – Tapetes com formato curvilíneo ou formas sinuosas ajudam a valorizar as peças que estão sob ele, como no caso da imagem abaixo, onde o tapete destaca o baú.

Tapetes com formato curvilíneo ou formas sinuosas ajudam a valorizar as peças que estão sob ele, como no caso da imagem abaixo, onde o tapete destaca o baú

Imagem 15 – Tapete para sala com listras grossas e bem marcadas; repare, no entanto, que o restante da decor é neutra e delicada.

Tapete para sala com listras grossas e bem marcadas; repare, no entanto, que o restante da decor é neutra e delicada

Imagem 16 – Aqui, o tapete acompanha o restante da decoração de cor neutra e suave.

Aqui, o tapete acompanha o restante da decoração de cor neutra e suave

Imagem 17 – Versão redonda do tapete berber marroquino; cuidado com tapetes sob mesa de jantar, de modo que eles não se enrosquem com as cadeiras.

Versão redonda do tapete berber marroquino; cuidado com tapetes sob mesa de jantar, de modo que eles não se enrosquem com as cadeiras

Imagem 18 – A sala estilosa e cheia de personalidade traz um tapete de cores variadas e estampas geométricas.

A sala estilosa e cheia de personalidade traz um tapete de cores variadas e estampas geométricas

Imagem 19 – Um tapete que mais parece um piso.

Um tapete que mais parece um piso

Imagem 20 – Cores suaves e delicadas no tapete da sala moderna.

Cores suaves e delicadas no tapete da sala moderna

Imagem 21 – Esse aqui é para arrebatar corações: tapete grande feito com fio de malha na técnica do maxxi crochê; um arraso nas decorações escandinavas.

Esse aqui é para arrebatar corações: tapete grande feito com fio de malha na técnica do maxxi crochê; um arraso nas decorações escandinavas

Imagem 22 – As cores do tapete acompanham as cores da decor.

As cores do tapete acompanham as cores da decor

Imagem 23 – Tapete vermelho de estilo persa para a sala de estar clássica e elegante.

Tapete vermelho de estilo persa para a sala de estar clássica e elegante

Imagem 24 – O amarelo do tapete garante um toque de cor para sala, mas sem exageros.

O amarelo do tapete garante um toque de cor para sala, mas sem exageros

Imagem 25 – Essa sala incrível, com pé direito duplo, apostou em um tapete de estampa similar ao Chevron.

Essa sala incrível, com pé direito duplo, apostou em um tapete de estampa similar ao Chevron

Imagem 26 – A elegância atemporal do tapete persa para a sala de estar.

A elegância atemporal do tapete persa para a sala de estar

Imagem 27 – Se é confortável de olhar, imagina só pisar nesse tapete todo macio e felpudo!

Se é confortável de olhar, imagina só pisar nesse tapete todo macio e felpudo!

Imagem 28 – O tapete azul garante cor a sala moderna, mas sem fugir da neutralidade.

O tapete azul garante cor a sala moderna, mas sem fugir da neutralidade

Imagem 29 – Nessa sala, o tapete foi o primeiro elemento a ser escolhido e depois foram acrescentados os demais objetos.

Nessa sala, o tapete foi o primeiro elemento a ser escolhido e depois foram acrescentados os demais objetos

Imagem 30 – Mesmo com uma estampa forte, o tapete é sutil e delicado graças a combinação entre o cinza e branco.

Mesmo com uma estampa forte, o tapete é sutil e delicado graças a combinação entre o cinza e branco

Imagem 31 – O clássico preto e branco estampado no tapete da sala.

O clássico preto e branco estampado no tapete da sala

Imagem 32 – Tons de marrom e cinza colorem de modo irregular e abstrato esse tapete de pelo curto para sala.

Tons de marrom e cinza colorem de modo irregular e abstrato esse tapete de pelo curto para sala

Imagem 33 – Como deixar o tapete ainda mais aconchegante? Aposte em um modelo de cores quentes.

Como deixar o tapete ainda mais aconchegante? Aposte em um modelo de cores quentes

Imagem 34 – Já essa sala de influência rústica apostou em um tapete de cor clara e estampa elaborada.

Já essa sala de influência rústica apostou em um tapete de cor clara e estampa elaborada

Imagem 35 – Tamanho perfeito de tapete para sala; repare que ele se estende ao tamanho exato do sofá.

Tamanho perfeito de tapete para sala; repare que ele se estende ao tamanho exato do sofá

Imagem 36 – Quer um pouco mais de ousadia no tapete? Que tal então um modelo mesclado em tons de roxo?

Quer um pouco mais de ousadia no tapete? Que tal então um modelo mesclado em tons de roxo?

Imagem 37 – Sala pequena e moderna com tapete de efeito ótico; o resultado é muito interessante.

Sala pequena e moderna com tapete de efeito ótico; o resultado é muito interessante

Imagem 38 – As listras do tapete ajudam a criar sensação de amplitude na sala.

As listras do tapete ajudam a criar sensação de amplitude na sala

Imagem 39 – Toda a beleza de um tapete neutro e claro para a sala de estar ampla.

Toda a beleza de um tapete neutro e claro para a sala de estar ampla

Imagem 40 – Tapete estampado também pode ser discreto, como esse da imagem.

Tapete estampado também pode ser discreto, como esse da imagem

Imagem 41 – Na dúvida, escolha um tapete de cor única.

Na dúvida, escolha um tapete de cor única

Imagem 42 – Lembre-se da regrinha: o tapete deve ser colocado até o meio do sofá.

Lembre-se da regrinha: o tapete deve ser colocado até o meio do sofá

Imagem 43 – Azul no tapete, na parede e na cortina.

Azul no tapete, na parede e na cortina

Imagem 44 – Sala branca ganha charme e elegância com o tapete de padrão geométrico.

Sala branca ganha charme e elegância com o tapete de padrão geométrico

Imagem 45 – O destaque aqui vai para a estampa que ilustra tanto o tapete, quanto a almofada.

O destaque aqui vai para a estampa que ilustra tanto o tapete, quanto a almofada

Imagem 46 – Sala moderna com tapete persa: uma combinação cheia de personalidade.

Sala moderna com tapete persa: uma combinação cheia de personalidade

Imagem 47 – O azul é uma das poucas cores que combinam com grande parte dos estilos de decoração, sendo considerado o novo preto, portanto, uma boa opção para tapetes.

O azul é uma das poucas cores que combinam com grande parte dos estilos de decoração, sendo considerado o novo preto, portanto, uma boa opção para tapetes

Imagem 48 – Olha esse tapete que original! Flores e listras, ousaria?

Olha esse tapete que original! Flores e listras, ousaria?

Imagem 49 – A bandeira britânica forra o chão dessa sala moderna.

A bandeira britânica forra o chão dessa sala moderna

Imagem 50 – Padrão geométrico moderno para o tapete.

Padrão geométrico moderno para o tapete

Imagem 51 – Nessa sala, o destaque é o tapete com listras em degradê.

Nessa sala, o destaque é o tapete com listras em degradê

Imagem 52 – Olha o tapete redondo aí, usado com cautela, ele provoca um belo efeito visual.

Olha o tapete redondo aí, usado com cautela, ele provoca um belo efeito visual

Imagem 53 – Combinação moderna entre dois tipos de tapetes para a sala de estar.

Combinação moderna entre dois tipos de tapetes para a sala de estar

Imagem 54 – Tapete de estampa preta e branca é sempre uma boa pedida, seja qual for o seu estilo de decoração.

Tapete de estampa preta e branca é sempre uma boa pedida, seja qual for o seu estilo de decoração

Imagem 55 – Que tal combinar uma cor fria no sofá com cores quentes no tapete?

Que tal combinar uma cor fria no sofá com cores quentes no tapete?

Imagem 56 – Tapete para sala branco grande: modelo simples, mas com impacto visual.

Tapete para sala branco grande: modelo simples, mas com impacto visual

Imagem 57 – Os tons de azul dominam a decoração dessa sala, sendo usados sem medo do tapete até a cor da porta.

Os tons de azul dominam a decoração dessa sala, sendo usados sem medo do tapete até a cor da porta

Imagem 58 – Aqui, o cinza do tapete fala diretamente com o cinza da parede.

Aqui, o cinza do tapete fala diretamente com o cinza da parede

Imagem 59 – A sala de tons neutros traz um tapete mesclado colorido para avivar a decor.

A sala de tons neutros traz um tapete mesclado colorido para avivar a decor

Imagem 60 – Não muito comum, o tapete verde se destaca na decoração dessa sala pequena e combina muito bem com o rack de estilo retrô.

Não muito comum, o tapete verde se destaca na decoração dessa sala pequena e combina muito bem com o rack de estilo retrô