Como economizar energia com ar condicionado: 10 dicas essenciais

Por - Atualizado em:

O aparelho de ar condicionado é uma mão na roda quando os termômetros passam da casa dos 30ºC. 

Só tem um probleminha: a conta de luz. 

Pois é, o ar condicionado pode fazer sua conta de energia elétrica subir mais do que a temperatura lá fora.

Mas calma porque dá para se refrescar e economizar ao mesmo tempo. 

Continue aqui nesse post com a gente que vamos te dar 10 dicas de como economizar energia com ar condicionado. 

Quanto um aparelho de ar condicionado gasta de energia elétrica?

Um aparelho de ar condicionado consome de energia elétrica o equivalente a um chuveiro. Só que com um agravante: ele fica ligado por muito mais tempo.

Ou seja, sua conta de luz pode chegar a ficar até 50% mais cara!

Só para você ter uma ideia, um aparelho de ar condicionado pode consumir cerca de 25 kwh/mês caso fique ligado durante uma hora por dia. 

Esse consumo pode subir para até 100 kwh/mês caso o aparelho permaneça ligado por quatro horas ao dia.

Ou seja, um aparelho de ar condicionado funcionando quatro horas por dias durante um mês inteiro pode custar o equivalente a R$ 85 a mais na sua conta de luz, caso você more no estado de São Paulo (o valor do kwh é diferente em cada estado brasileiro).

No entanto, com algumas dicas é possível reduzir esse consumo em cerca de 10% a 20%. E, convenhamos, ninguém precisa entrar no vermelho por causa de um ar condicionado.

Confira a seguir o que você pode fazer para economizar energia com ar condicionado.

10 dicas de como economizar energia com ar condicionado

1. Escolha o aparelho certo

A primeira coisa que você pode fazer para economizar energia com o ar condicionado é sabendo escolher o aparelho certo para sua casa e suas necessidades.

Verifique o selo Procel do ar condicionado que você deseja comprar. Quanto melhor a classificação, ou seja, mais próximo de “A”, menor o consumo de energia do aparelho.

Procure também por aparelhos com a potência necessária para climatizar todo o ambiente. Você pode verificar isso nas especificações do aparelho, geralmente o fabricante informa a capacidade de refrigeração por metros quadrados.

Os modelos com função Sleep e Smart também te ajudam a economizar um pouco mais, portanto, prefira essas versões.

Mais uma dica: os aparelhos do tipo inverter são os mais econômicos. Eles podem representar uma economia de até 40% na conta de luz, apesar de serem mais caros do que os modelos mais comuns.

O ar condicionado inverter possui a capacidade de ajustar a velocidade do compressor de acordo com a necessidade de resfriamento do ambiente.

Por isso, quando o assunto é custo benefício o ar condicionado inverter acaba levando vantagem.

2. Instale corretamente

A instalação correta também garante economia no final do mês. Isso porque quando mal instalados, os aparelhos de ar condicionado podem gastar até 20% a mais de energia.

Por isso, sempre instale o ar condicionado no ponto mais alto do ambiente. Quanto mais alto ele estiver, menos energia irá consumir para resfriar o espaço.

A unidade externa do ar condicionado deve ser instalada em um local com boa circulação de ar e deve ser mantida protegida do sol e do calor. 

Lembre-se ainda de manter as laterais e o fundo do aparelho de ar condicionado desbloqueados, ou seja, eles precisam ficar livres e sem encostar em móveis, paredes ou outros objetos.

3. Regule a temperatura

A temperatura ideal do ar condicionado doméstico, segundo referência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é de 23ºC.

Essa temperatura é capaz de manter o ambiente com um bom conforto térmico e não consome tanta energia quanto consumiria se estivesse regulado a temperaturas mais baixas, como 16º ou 18ºC.

4. Vedação dos ambientes

4. Vedação dos ambientes

Outro aspecto fundamental para quem deseja saber como economizar energia com ar condicionado diz respeito a vedação de portas, janelas e qualquer outro vão ou abertura que permita a troca de ar entre os ambientes.

Por isso, a dica aqui é sempre observar se não está ocorrendo “fuga” do ar frio. Primeiro verifique se todas as portas e janelas estão bem fechadas. Em seguida, examine as frestas e veja se o ar está passando de um ambiente para o outro.

Caso o ambiente possua vãos ou outras aberturas, certifique-se de que todas elas estejam bem fechadas.

Isso é importante para não sobrecarregar o aparelho de ar condicionado, aumentando o consumo de energia elétrica.

5. Use cortinas

O sol é maravilhoso! Mas você sabia que ele pode aumentar o consumo de energia do seu aparelho de ar condicionado?

É isso mesmo! Os raios solares aquecem o ambiente e isso obriga o aparelho a trabalhar mais, forçando a refrigeração.

A solução para isso é usar cortinas. Instale cortinas no ambiente onde o ar condicionado está e prefira aquelas de tecido mais encorpado, como as do tipo blackout, que bloqueiam com mais eficiência os raios solares.

6. Utilize a função Smart

10. Desligue o ar condicionado

Você já sabe que quanto mais tempo o ar condicionado permanecer ligado, mais ele vai consumir energia elétrica. E foi pensando nisso que os fabricantes aperfeiçoaram os modelos de ar condicionado com a função Smart.

Essa função serve para manter o ambiente resfriado depois que a temperatura programada já foi atingida. Ou seja, o ar condicionado mantem a temperatura ideal sem precisar ficar ligado o tempo todo. 

A função Smart faz com que rajadas de ar frio sejam jogadas no ambiente de tempo em tempo, mantendo o ambiente fresco sem pesar na sua conta de luz.

7. Não durma com o ar condicionado ligado

Você também não precisa passar a noite toda com o ar condicionado ligado, além de ser desnecessário, uma vez que o ambiente já está refrigerado, você também acaba tendo um gasto maior com energia.

Por isso, programe o seu ar condicionado para a função sleep, assim o aparelho desliga automaticamente após o tempo programado.

Mas se o calor estiver demais você pode usar um ventilador. O aparelho irá manter o trabalho realizado pelo ar condicionado com a vantagem de consumir bem menos energia.

8. Ventilador e ar condicionado

Dando sequência a dica anterior, você pode usar o ar condicionado em conjunto com o ventilador para reduzir o consumo de energia elétrica. 

Para isso, mantenha o ar condicionado na temperatura mais alta, entre 23º a 26ºC, e junto dele coloque o ventilador para auxiliar no resfriamento.

Assim que atingir a temperatura ideal, desligue o ar condicionado (ou o mantenha na função Smart) e fique apenas com o ventilador.

9. Limpe os filtros de ar

Limpeza de filtros do ar condicionado

Você sabia que um ar condicionado sujo pode te fazer gastar mais? Sim, é verdade. Os filtros do ar condicionado devem ser mantidos limpos, tanto pela sua saúde, quanto pelo seu bolso.

Isso porque quando o ar condicionado está sujo ele acaba consumindo mais energia para funcionar adequadamente, forçando o aparelho.

Portanto, trate de manter a limpeza do seu aparelho em dia. Você pode fazer isso por conta própria ou então contratar uma empresa especializada em limpeza de ar condicionado. 

A recomendação é fazer uma limpeza total no aparelho pelo menos uma vez por ano.

10. Desligue o ar condicionado

Por fim, mas extremamente importante (apesar de óbvia) vem a décima dica: desligue o ar condicionado. 

Todas as vezes que sair de casa ou que não for mais usar o cômodo onde o aparelho está, faça esse procedimento simples.

Isso evita o consumo desnecessário e vai te poupar um bom dinheiro no final do mês.

Agora que você já sabe como economizar energia com ar condicionado é só curtir o verão e tudo de bom que vem com ele!