Como tirar pelo de roupa: veja dicas essenciais e passo a passo fácil

Por -

Ter um amigo de quatro patas é maravilhoso! Mas vamos combinar uma coisa? Não é por causa disso que você precisa sair de casa com a roupa cheia de pelos de gato ou de cachorro, não é mesmo?

Se você também ama o seu pet, mas também ama suas roupas, continue nesse post com a gente.

Vamos te ensinar vários truques para tirar pelo da roupa de modo rápido e bem simples.

Vem ver!

7 dicas para tirar pelo de roupa escura, branca ou colorida

Tirar pelo de roupa: veja como!

De modo geral, as roupas que mais sofrem com os pelos são as de cores escuras, principalmente o preto.

Isso não quer dizer que os pelos deixam de grudar nas roupas brancas ou de cores mais claras, o problema é que as cores escuras dão mais visibilidade aos pelos, contrastando-os.

Ou seja, os cuidados e os procedimentos são os mesmos para qualquer tipo de roupa, a diferença é que com as roupas pretas muito provavelmente você levará mais tempo para finalizar a tarefa de tirar os pelos e, justamente por isso, deve dar uma atenção redobrada a esse tipo de roupa.

Outro detalhe que faz diferença na hora de remover os pelos das roupas é o tecido. Existem alguns tecidos que dificultam a retirada dos pelos, como é o caso do linho, da camurça e do chinelo.

Alguns tipos de tecidos sintéticos também são problemáticos quando o assunto são pelos, principalmente o poliéster, o nylon e a viscose. Esses tecidos não costumam atrair tanto os pelos, mas uma vez que eles se encontram, pode ser um verdadeiro desafio removê-los, graças ao poder de aderência desses tecidos.

Isso quer dizer que vale a pena repensar os tecidos das suas roupas caso tenha um contato muito próximo e constante com os seus bichanos.

Confira as dicas e veja como é fácil acabar com o problema dos pelos nas roupas:

1. Esponja de lavar louça

Tirar pelo de roupa

Essa dica é perfeita para quem precisa acabar com os pelos na roupa de modo rápido e fácil.

Você deve primeiro umedecer levemente a esponja e, em seguida, esfregá-la com movimentos suaves sobre a peça.

Mas atenção: não utilize o lado áspero da esponja, apenas o lado mais macio. Também é importante usar uma esponja nova e deixá-la separada apenas para esse fim, ok?

2. Fita adesiva

Fita Adesiva

Aposto que você conhece o truque da fita adesiva, não é mesmo? Esse é um jeito bem conhecido de remover pelos e que possui eficácia comprovada.

Mas para que tudo dê certo é importante usar a fita certa, ou seja, aquela grossa utilizada para embalar caixas.

O procedimento é simples: grude a fita no local que deseja limpar, pressione um pouco para a cola aderir e puxe rapidamente em seguida.

Troque o pedaço de fita quando ele estiver cheio de pelos.

3. Secador de cabelo

Secador de cabelo

Sabia que o seu secador de cabelos pode eliminar os pelos da roupa? Isso mesmo! Para isso, direcione o jato de ar frio no sentido vertical e de cima para baixo até que todos os pelos tenham sido removidos.

Mas uma dica: essa técnica tende a funcionar melhor com tecidos que tem pouca aderência aos pelos.

4. Aparelho de barbear

Sabe quando sua roupa está tão cheia de pelo que parece que ela se transformou em um novo bichinho de estimação?

Nesses casos, o aparelho de barbear pode ser uma verdadeira salvação. As lâminas removem completamente os pelos e, de quebra, aquelas bolinhas que vira e mexe sempre aparecem nas roupas.

Cuidado apenas para não cortar ou desfiar sua roupa com o aparelho de barbear. Prefira utilizar essa técnica em tecidos mais grossos, evitando os mais finos e delicados.

5. Rolo tira pelos

Essa dica é para quem deseja praticidade em qualquer lugar, até mesmo para levar dentro do carro ou na bolsa, uma vez que o rolo tira pelos é pequeno e praticamente não ocupa espaço.

Esse rolinho pode ser comprado em qualquer loja de utilidades domésticas e a ideia é que ele funcione do mesmo modo que a fita adesiva. Ou seja, conforme você desliza o rolo sobre a peça, os pelos grudam na parte adesiva do aparelho e suas roupas voltam a ficar limpinhas.

6. Luvas de borracha

Essa dica pode parecer meio inusitada, mas acredite dá certo. E não somos nós que estamos dizendo é a ciência. Funciona assim: a energia estática produzida pelo atrito entre o plástico e as fibras do tecido faz com que os pelos se desgrudem e sejam atraídos pela luva, livrando sua roupa dos pelos.

Para que essa mágica aconteça você precisa apenas colocar a luva (aquela mesma usada para fazer limpeza, mas nesse caso mantenha um par apenas para remover os pelos) e passá-la sobre a roupa fazendo uma leve pressão.

7. Lixa de unha

Lixa de unha

A lixa de unha também pode se tornar uma grande aliada na hora de remover os pelos da roupa, em especial os menores e mais finos. Mas é preciso ter cuidado para não danificar as fibras do tecido, principalmente aqueles mais delicados.

Para usar a lixa de unha, basta passá-la suavemente sobre o local que deseja limpar, só isso!

Como evitar os pelos nas roupas

Melhor do que tirar os pelos das roupas é evitar que eles apareçam por lá. Por isso, confira a seguir dicas simples que vão te ajudar a ficar livre dessa tarefa.

1. Aspire a casa

Crie o hábito de aspirar a casa todos os dias ou pelo menos a cada dois dias. Essa atitude simples já ajuda bastante a deixar o ambiente com menos pelo e, consequentemente, suas roupas também.

Lembre-se de passar o aspirador sobre o sofá e até mesmo em cima da cama, caso seu bichano costume dormir por lá.

2. Guarde a roupa do avesso

Na hora de guardar as roupas no armário, prefira mantê-las do lado avesso, especialmente as pretas e de cores escuras.

Isso ajuda muito a deixar a roupa livre de pelos. Na hora em que for usar, basta desvirar a peça e voilà…tudo limpinho!

3. Limpe a máquina de lavar

Pode ser que o problema de acúmulo de pelos nas suas roupas esteja na máquina de lavar, sabia disso?

De tempos em tempos é importante remover o filtro do eletrodoméstico e fazer a limpeza. Se você não sabe como fazer isso, consulte o manual ou conte com a ajuda de um profissional de assistência técnica.

4. Não misture as roupas

Não misture as roupas na hora da lavagem. Separe as roupas por cor (brancas, pretas e coloridas) e para evitar os pelos faça uma divisão também por tipo de tecido.

Por exemplo, não lave roupas de lã (que soltam pelo) com roupas de algodão. Não dá certo!

5. Remova os pelos antes da lavagem

Antes de colocar as roupas para lavar na máquina faça a remoção manual do excesso de pelos. Isso evita tanto que os pelos grudem ainda mais na peça, quanto que sejam passados para outras roupas.

6. Não deixe roupas jogadas pela casa

Não adianta você querer manter suas roupas livres de pelo se continuar deixando-as espalhadas por qualquer lugar dentro de casa (ou no carro!).

Crie o hábito de guardar as roupas limpas no armário assim que recolher do varal ou que estiverem passadas.

As roupas sujas devem ir para o cesto. Já aquelas peças que ainda podem ser usadas, mantenha em um cabideiro.

Mas nunca deixe jogada no chão ou sobre o sofá, especialmente se o seu pet fica sobre os móveis. Muito provavelmente sua blusa linda vai acabar se tornando um ótimo lugar para seu bichinho tirar uma soneca.

7. Escove os seus pets

Essa dica vale ouro, por isso, trate de anotar e colocá-la em prática. A ideia aqui é tirar um ou dois dias da semana para escovar seu amigo de quatro patas.

Além de fazer um chamego no bichano, você remove todo o excesso de pelos que já estão soltos e prontos para irem parar no chão e, é claro, nas suas roupas.

Nos meses de outono e primavera, essa escovação deve ser feita ainda mais constantemente, já que é nessa época que os animais domésticos trocam a pelagem.

8. Guarde sua roupa longe dos animais da casa

A gente já falou sobre não deixar as roupas espalhadas pela casa, mas aqui a ideia é um pouco diferente.

Procure analisar o local onde suas roupas ficam armazenadas e se o seu pet tem acesso a esse espaço.

Por exemplo, o bichano entra no closet? Sobe no guarda roupa? Isso se aplica especialmente para quem tem gatos, já que os felinos amam se aconchegar em locais quentinhos e tranquilos.

Se a resposta é sim, então providencie portas e fechaduras para os armários e mantenha-os fechados. E sabe aquela ideia de closet aberto que está tão em alta ultimamente? Talvez essa não seja a melhor ideia para quem tem animal de estimação em casa.

9. Verifique a alimentação do seu pet

É muito comum que a alimentação interfira na pelagem do animal, deixando-a mais bonita ou mais feia e quebradiça.

Por isso é muito importante avaliar se a ração que você oferece está de acordo com as necessidades nutricionais do animal.

Na dúvida, leve-o para uma consulta no veterinário.

Pronto! Com essas dicas agora você já pode tanto curtir o seu amigo peludo, quanto ficar com as roupas limpas e livres de pelo.