Como tirar pelo de roupa preta: veja o passo a passo simples e prático

Por - Atualizado em:

Se você tem animais peludos em casa, você já deve ter passado por alguma situação na qual seu pet pulou em você ou nas roupas que você tinha separado para sair. Nessas horas, dá até um aperto no coração, não é mesmo?

Animais de estimação soltam pelos e inevitavelmente esses pelos se provam um incômodo para sair completamente, mesmo após algumas lavagens de roupa. Esse problema é ainda mais comum com roupas de coloração mais escura, em especial as pretas, já que os pelos dos animais são normalmente mais claros e acabam se destacando ainda mais.

Mas não se preocupe, temos dicas incríveis para tirar pelo de roupas pretas!

Surpreendentemente, existem formas bem simples e eficazes de resolver esse problema, mas que muita gente nem conhece. Porém não se preocupe, você vai conhecê-las agora!

1. Fita adesiva

 

A solução provavelmente mais famosa da lista é a boa e velha fita adesiva. Apenas aplique o lado “grudento” dela na roupa e depois puxe a fita, arrancando os pelos no processo. Você pode repetir o processo com o mesmo pedaço de fita até que ela fique bem cheia de pelos e precise ser substituída.

Embora seja uma medida com um bom custo-benefício (afinal, quem não tem um rolo de fita adesiva em casa?), ela não é uma medida perfeita. A fita pode acabar danificando estampas menos resistentes, além de cobrir uma área relativamente pequena por aplicação. Ainda assim, é bastante eficaz para tirar pelo de roupas pretas ou mais escuras com eficiência.

2. Esponja de cozinha

Um método menos conhecido que a fita adesiva, mas ainda muito popular, é usar uma esponja de cozinha umedecida para tirar os pelos em suas roupas pretas. Porém, cuidado: o certo é utilizar sempre o lado macio da esponja para essa finalidade, já que o lado mais áspero pode danificar roupas menos resistentes, estragar estampas ou até mesmo rasgar alguns tecidos mais delicados.

Além disso, sempre deixe separada a esponja que você utiliza para tirar pelo de roupas pretas. Não somente para se manter organizado, mas também para não haver perigo de misturar com outras esponjas utilizadas para outros fins.

3. Lâmina de barbear para tirar pelo de roupas pretas

 

Também utilizada para remover bolinhas das roupas, a lâmina de barbear comum também ajuda bastante na hora de tirar pelos de roupas pretas. Porém, diferente de métodos mais diretos, este requer paciência. Por conta de sua natureza afiada, lâminas de barbear precisam de cuidado para não cortar suas roupas.

Para realizar a limpeza, firmemente passe a “cabeça” pelo tecido, puxando com cuidado os pelos da roupa com a lâmina. Sempre pare um pouco para remover os pelos das lâminas, assim garantindo máxima eficiência. Embora eficaz, esse método é mais lento que os outros, então paciência é essencial para não danificar suas roupas.

Novamente, por ser um item normalmente utilizado para higiene pessoal, é necessário separar uma lâmina exclusivamente para a remoção de pelos e bolinhas das roupas.

4. Rolos removedores

Feitos especificamente para essa tarefa, os famosos rolos removedores, ou adesivos, são variados no mercado. Eles normalmente consistem de pequenos rolos, que lembram velcro e são simples de usar: Basta passar o removedor pelo tecido para tirar pelo de roupas pretas, coloridas e brancas de forma fácil e eficiente.

O grande charme deles, porém, é que são extremamente práticos e eficazes, já que foram feitos para essa tarefa. Você tira da embalagem e já passa na sua roupa, sem segredo nenhum, e é garantido que vai limpar sem danificar. Os preços no mercado variam de R$ 20,00 para os mais simples até R$ 150,00 para os maiores e mais luxuosos.

Mas é sempre bom lembrar: pesquise quais modelos melhor se adéquam às suas necessidades antes de realizar a compra, já que muitos modelos também servem para remover pelos de outras coisas, como sofás e tapetes.

5. Luvas de borracha ou látex

Um método bem útil para tirar pelo de roupas pretas caso você tenha animais com pelos mais longos é utilizar luvas de borracha, como aquelas usadas para limpeza doméstica. Ao passar a mão vestida com a luva pelo tecido, o atrito gerado é suficiente para realizar a limpeza, puxando pelos, conforme você passa a mão pela roupa.

Além de ser intuitivo e eficiente este método pode também ser um quebra-galho e te ajudar a tirar pelos soltos do próprio animal ao fazer carinho nele, ajudando seu pet a deixar menos pelos pela casa.

Dica extra: como evitar pelos nas roupas

Embora você agora já saiba como tirar pelo de roupas pretas, o mais importante ainda é a prevenção do problema. Afinal, não é preciso tirar pelo de roupas que não tem pelo, não é mesmo? Algumas formas de garantir isso são:

  • Escovar seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana: – Isso ajuda seu pet a espalhar menos pelos pela casa, e os ajuda a trocar de pelagem na virada das estações.
  • Sempre deixe o local de lavar roupas limpo: caso você tenha lavado roupa com pelo na máquina de lavar, é bom checar para ver se não ficaram pelos dentro dela.
  • Deixar suas roupas em um local que seus pets não tenham acesso: guarda-roupas normalmente resolvem, mas sempre fique de olho nos pets, já que alguns são mais curiosos e acabam entrando onde não deviam.
  • Evite comprar ou usar tecidos que grudam mais pelos: pelos naturalmente grudam mais facilmente em certos materiais, como poliéster, acrílico e outros tecidos sintéticos. Evite-os para ter que remover menos pelos.

Agora, aproveite já esses truques para limpar suas roupas!

E se curtiu nossas dicas sobre como tirar pelo de roupas pretas ou se tiver mais sugestões, compartilhe conosco nos comentários!