Tons de vermelho: características das tonalidades e fotos de decoração

Por -

Pode acreditar: existe atualmente mais de 105 tons de vermelhos catalogados. Pois é isso mesmo, o vermelho é muito mais do que aquela cor primária que todo mundo aprendeu na escola. E no post de hoje vamos te mostrar diferentes tonalidades dessa cor apaixonante, dos tons mais claros e quentes até os mais escuros e fechados, com certeza há de ter um para arrebatar o seu coração.

E por falar em coração, você já deve estar careca de saber que o vermelho é a cor da paixão, dos desejos e do pecado. Mas essa não é a única característica do vermelho. Quer saber mais? Então vem conferir com a gente:

Características da cor vermelha

A cor do coração é também a cor que melhor representa conceitos como poder, liberdade, dinamismo e energia. Não é a toa que muitas bandeiras nacionais e partidos políticos tem a cor como representante maior.

O vermelho é uma cor de extremos. Com ela é tudo ou nada. Dificilmente você passará por um ambiente vermelho sem ser atingido por ele. A cor tem o poder de elevar a pressão sanguínea e aumentar os batimentos cardíacos, por isso, pacientes hipertensos devem evitar o contato exagerado com o vermelho.

Já que sofre com depressão pode encontrar na cor uma grande aliada. Estudos comprovaram que pacientes depressivos se sentiram mais animados na presença da cor.

Outra característica interessante da cor vermelha é que ela é a mais forte e visível aos olhos humanos do que qualquer outra cor. Isso porque o comprimento de onda dessa cor é o maior entre todas as do espectro visível.

O vermelho também foi a primeira cor a ser utilizada na história humana. Pinturas rupestres datadas de 3500 a.C já utilizam a cor para narrar caçadas e outros eventos importantes do homem pré-histórico.

Tonalidades da cor vermelha

Impossível passar imune ao vermelho, não importa qual dos 105 tons da cor você escolher, ele sempre será marcante e intenso. Confira abaixo os principais tons de vermelho, seus significados e características:

Alizarina

A alizarina é um tom de vermelho intenso e profundo obtido, originalmente, da raiz de uma planta conhecida como garança. A alizarina foi utilizada durante milênios e caiu em desuso em 1869 quando o tom passou a ser obtido sinteticamente em laboratórios.

Amaranto

O amaranto é um tom de rosa avermelhado que representa a flor da planta amaranto. Um dos primeiros registros desse tom de vermelho surgiu em 1969.

Bordô

O bordô é considerado um dos tons mais elegantes e refinados de vermelho. A coloração desse tom situa-se em uma gradação mais escura e fechada de vermelho.

Borgonha

O tom Borgonha, também conhecido como vermelho vinho, tem esse nome por estar diretamente associado a cor dos vinhos da região da Borgonha, na França. O tom escuro e fechado é muito similar ao bordô.

Cardeal

O tom vermelho cardeal refere-se a uma graduação intensa e mais forte de vermelho, usada, sobretudo, pelos lideres da Igreja Católica, como forma de lembrar o sangue de Cristo derramado na cruz.

Carmesin

O carmesin é um tom de vermelho forte, brilhante e profundo com nuances de azul, fazendo-o a chegar a um certo grau de proximidade com o tom purpura. O corante carmesin era obtido através do corpo seco de um inseto conhecido como Kermes Vermilio, mas acabou caindo em desuso após a ascensão do corante carmim.

Carmim

O carmim é um dos tons de vermelho mais conhecidos e utilizados pela indústria. O tom forte e vibrante é obtido a partir da Cochonila do Carmim, um inseto parecido com o pulgão. O uso desse corante tem provocado reações em grupos de defesa animal, já que para produzir meio quilo de corante é necessário sacrificar cerca de setenta mil insetos.

Cereja

O cereja é um tom de vermelho com forte ligação com o rosa. O nome faz referência direta ao fruto.

Cornalina

O vermelho cornalina é um tom que puxa para o marrom e o alaranjado. O nome está relacionado a pedra de mesmo nome que possui essa coloração devido aos pigmentos de óxido de ferro encontrados em seu interior.

Magenta

O magenta é um tom de vermelho que abriga também tons de azul em sua composição. Erroneamente, esse tom muitas vezes é confundido com fúcsia, rosa vivido ou carmim. Uma curiosidade sobre o magenta é que ele não existe no espectro de cores, o tom é uma ilusão criada pelo olho humano.

Marsala

O marsala é um tom de vermelho profundo e intenso que está em alta principalmente na moda.

Orange Red

Vibrante e muito dinâmico, o tom Orange Red é a mistura entre vermelho e laranja, resultando em uma combinação que esbanja euforia e calor.

Persian Red

O Persian Red ou vermelho persa é um tom terra avermelhado com toque de laranja. O tom profundo e intenso é conhecido também como vermelho artificial. O primeiro registro da cor é datado de 1895.

Rubi

O tom Rubi faz menção a pedra preciosa que tem o vermelho fechado como cor principal.

Red Shine

O Red Shine é um tom de vermelho quente e profundo muito próximo a tonalidades como o amaranto e o carmesin.

Coral

O vermelho coral é um tom de laranja avermelhado, intenso e quente. A cor faz referência uma espécie de cobra.

Vermelho Falu

O vermelho falu tem origem em uma cidade sueca do mesmo nome e possui uma história interessante. A tinta usada para pintar as casas da cidade eram produzidas com restos de pigmentos de ferros oriundos das mineradoras locais. Os pigmentos acabavam conferindo a tinta um aspecto levemente enferrujado é a cor passou a ser conhecida como vermelho Falu, em homenagem a cidade.

Vermelho

O vermelho puro ou escarlate, como também é conhecido, é uma entre as três cores primárias. Profundo, quente, intenso, o vermelho puro é a primeira onda do espectro de cores e a mais visível aos olhos humanos. O vermelho é uma das cores mais fáceis de serem encontradas na natureza. Ela colore pedras, animais, insetos, flores, escamas, pelos e penas. No universo, o vermelho está presente dando cor a planetas e estrelas.

Como inserir na decoração

Com tantas variedades de vermelho fica difícil definir qual delas usar na decoração de interiores. Mas para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas dicas:

  1. Se você deseja criar uma decor quente e ousada aposte em tons com a mesma característica, como o escarlate, carmim, coral e red shine;
  2. Contudo, se a intenção for criar uma decoração mais intimista, sexy e sofisticada inclua tons mais fechados de vermelho, como o rubi, o marsala e o bordô;
  3. Há ainda a opção de usar o vermelho para trazer um clima de conforto e aconchego, aproveitando a sensação de quentura que a cor traz. Para isso prefira tons com leve toque de laranja ou marrom, como o vermelho persa, o cornalina e o Orange red.
  4. Para não errar na dose, prefira utilizar o vermelho em detalhes na decoração, como em almofadas, mantas e luminárias;
  5. Os tons de vermelho combinam com diferentes propostas de decoração, desde as mais rústicas até as mais sofisticadas. Cabe a você saber escolher o tom mais adequado e equilibrá-lo com o restante da decor;
  6. Combine os tons de vermelho com cores claras para uma proposta mais sutil e delicada, já se você deseja algo mais intenso e cheio de personalidade aposte na combinação entre o vermelho e o preto;
  7. O vermelho também pode ser harmonizado com suas cores complementares, o verde e o azul, criando ambientes cheios de estilo; outra possibilidade é combinar os tons de vermelho com as análogas amarelo e rosa;

Já dá para arriscar uma decoração em tons de vermelho aí na sua casa? Se você ainda está na dúvida, confira a seleção de fotos abaixo que elegeram o vermelho como a cor da vez. Você vai entender porque o vermelho é a cor da paixão:

Imagem 1 – Detalhes em vermelho para tirar o tédio do banheiro.

Detalhes em vermelho para tirar o tédio do banheiro

Imagem 2 – A decor de base branca contou com detalhes significativos em vermelho.

A decor de base branca contou com detalhes significativos em vermelho

Imagem 3 – Haja estilo! A cadeira vermelha sabe por que veio e fala diretamente com os botões do estofado.

Haja estilo! A cadeira vermelha sabe por que veio e fala diretamente com os botões do estofado

Imagem 4 – Charme e elegância para o banheiro com as pastilhas em tom bordô.

Charme e elegância para o banheiro com as pastilhas em tom bordô

Imagem 5 – O tom fechado e profundo de vermelho traz acolhimento e aconchego na medida certa para o quarto do casal.

O tom fechado e profundo de vermelho traz acolhimento e aconchego na medida certa para o quarto do casal

Imagem 6 – O tom fechado e profundo de vermelho traz acolhimento e aconchego na medida certa para o quarto do casal.

O tom fechado e profundo de vermelho traz acolhimento e aconchego na medida certa para o quarto do casal

Imagem 7 – Quarto tricolor: preto, branco e vermelho; todas elas na medida certa.

Quarto tricolor: preto, branco e vermelho; todas elas na medida certa

Imagem 8 – O preto e o vermelho formam uma combinação marcante e estilosa, já as peças de madeira na parede evocam uma atmosfera aconchegante.

O preto e o vermelho formam uma combinação marcante e estilosa, já as peças de madeira na parede evocam uma atmosfera aconchegante

Imagem 9 – Preto e vermelho profundo para deixar a sala sofisticada e sóbria.

Preto e vermelho profundo para deixar a sala sofisticada e sóbria

Imagem 10 – Vermelho e verde combinam? Olha só!

Vermelho e verde combinam? Olha só!

Imagem 11 – E o que acha de uma combinação entre vermelho e azul? Sucesso garantindo.

E o que acha de uma combinação entre vermelho e azul? Sucesso garantindo

Imagem 12 – A luz natural que entra pela janela completa a proposta de decoração desse quarto vermelho e preto.

A luz natural que entra pela janela completa a proposta de decoração desse quarto vermelho e preto

Imagem 13 – Quer uma decor de arrasar no banheiro? Experimente essa: paredes vermelhas, piso de mármore branco, espelho e detalhes em preto e dourado; o vaso de planta também é importante.

Quer uma decor de arrasar no banheiro? Experimente essa: paredes vermelhas, piso de mármore branco, espelho e detalhes em preto e dourado; o vaso de planta também é importante

Imagem 14 – Na parede, em forma de arte, o vermelho é uma inspiração.

Na parede, em forma de arte, o vermelho é uma inspiração

Imagem 15 – No home office, o vermelho aparece de modo sóbrio e discreto.

No home office, o vermelho aparece de modo sóbrio e discreto

Imagem 16 – Uma bancada vermelha glamourosa; a luminária completa o visual.

Uma bancada vermelha glamourosa; a luminária completa o visual

Imagem 17 – Aquele toque de cor que toda cozinha merece e precisa ter.

Aquele toque de cor que toda cozinha merece e precisa ter

Imagem 18 – O bordô é o tom certo de vermelho para criar ambientes coloridos, mas sem ousadia.

O bordô é o tom certo de vermelho para criar ambientes coloridos, mas sem ousadia

Imagem 19 – Já aqui, o vermelho intenso é ainda mais destacado com o uso de luzes indiretas.

Já aqui, o vermelho intenso é ainda mais destacado com o uso de luzes indiretas

Imagem 20 – Cozinha de armários vermelhos, topa?

Cozinha de armários vermelhos, topa?

Imagem 21 – No quarto, o vermelho é usado para quebrar a brancura das paredes e móveis.

No quarto, o vermelho é usado para quebrar a brancura das paredes e móveis

Imagem 22 – O banheiro de bancada vermelha e parede preta ganha destaque com a luz difusa.

O banheiro de bancada vermelha e parede preta ganha destaque com a luz difusa

Imagem 23 – Nada como um tom quente para deixar a sala acolhedora.

Nada como um tom quente para deixar a sala acolhedora

Imagem 24 – Vários tons de vermelho no mesmo armário.

Vários tons de vermelho no mesmo armário

Imagem 25 – E se você ama muito vermelho pode usar a cor na fachada da casa.

E se você ama muito vermelho pode usar a cor na fachada da casa

Imagem 26 – Na beira da piscina, a cor é um convite para um dia de sol e diversão.

Na beira da piscina, a cor é um convite para um dia de sol e diversão

Imagem 27 – Para completar a riqueza do vermelho, detalhes em vidro e espelho.

Para completar a riqueza do vermelho, detalhes em vidro e espelho

Imagem 28 – Pinceladas de vermelho pelos ambientes da casa.

Pinceladas de vermelho pelos ambientes da casa

Imagem 29 – E uma porta toda vermelha como essa? E demais para você?.

E uma porta toda vermelha como essa? E demais para você?

Imagem 30 – Quem disse que não dá para usar vermelho no quarto do bebê? Só não exagere na dose e neutralize a cor usando um tom neutro como o branco.

Quem disse que não dá para usar vermelho no quarto do bebê? Só não exagere na dose e neutralize a cor usando um tom neutro como o branco

Imagem 31 – Sala de jantar com cara de pub; o vermelho ajuda a conseguir esse efeito.

Sala de jantar com cara de pub; o vermelho ajuda a conseguir esse efeito

Imagem 32 – Elegância e refinamento na decoração usando vermelho, preto e madeira.

Elegância e refinamento na decoração usando vermelho, preto e madeira

Imagem 33 – Mas o vermelho também pode ser romântico, para isso aposte em móveis de marcenaria clássica e flores pelo ambiente.

Mas o vermelho também pode ser romântico, para isso aposte em móveis de marcenaria clássica e flores pelo ambiente

Imagem 34 – E para provar toda a versatilidade da cor, um banheiro com influência retrô.

E para provar toda a versatilidade da cor, um banheiro com influência retrô

Imagem 35 – Romântico sim, mas sem ser clichê e com muito mais ousadia!.

Romântico sim, mas sem ser clichê e com muito mais ousadia!

Imagem 36 – O vermelho ficou tão natural nessa cozinha que nem parece que ele está por todos os lados.

O vermelho ficou tão natural nessa cozinha que nem parece que ele está por todos os lados

Imagem 37 – Teto e cortinas vermelhas.

Teto e cortinas vermelhas

Imagem 38 – E o que acha de levar o vermelho para os eletrodomésticos?

E o que acha de levar o vermelho para os eletrodomésticos?

Imagem 39 – Não sabe como e onde inserir o vermelho na decor? Experimente uma peça de design com a cor.

Não sabe como e onde inserir o vermelho na decor? Experimente uma peça de design com a cor

Imagem 40 – Basta um detalhe vermelho no ambiente para ouvir aquele “UAU”.

Basta um detalhe vermelho no ambiente para ouvir aquele “UAU”

Imagem 41 – E o que dizer então de um banheiro todo vermelho escarlate? Um luxo só!.

E o que dizer então de um banheiro todo vermelho escarlate? Um luxo só!

Imagem 42 – Vermelho e rústico: uma combinação pra lá de certeira.

Vermelho e rústico: uma combinação pra lá de certeira

Imagem 43 – Nessa casa, a cozinha fica escondida por trás de uma sofisticada porta de correr vermelha.

Nessa casa, a cozinha fica escondida por trás de uma sofisticada porta de correr vermelha

Imagem 44 – Para acabar com a predominância branca nessa cozinha, a opção foi apostar em um tom de armário vermelho coral.

Para acabar com a predominância branca nessa cozinha, a opção foi apostar em um tom de armário vermelho coral

Imagem 45 – Vermelho e azul marinho para decorações modernas e joviais.

Vermelho e azul marinho para decorações modernas e joviais

Imagem 46 – Um tapete vermelho como esse e a decoração da sala já está resolvida.

Um tapete vermelho como esse e a decoração da sala já está resolvida

Imagem 47 – E logo na recepção, um armário vermelho gigante.

E logo na recepção, um armário vermelho gigante

Imagem 48 – Todo charme e simpatia de uma cozinha vermelha para você se encantar.

Todo charme e simpatia de uma cozinha vermelha para você se encantar

Imagem 49 – A área de serviço também merece esse toque a mais de carinho e atenção.

A área de serviço também merece esse toque a mais de carinho e atenção

Imagem 50 – As banquetas vermelhas são um charme, mas o que é aquela luminária vermelha ao fundo? Um arraso!

As banquetas vermelhas são um charme, mas o que é aquela luminária vermelha ao fundo? Um arraso!

Imagem 51 – Dois tons de vermelho na mesma cozinha: coral e escarlate.

Dois tons de vermelho na mesma cozinha: coral e escarlate

Imagem 52 – Pequeno, mas capaz de causar impacto.

Pequeno, mas capaz de causar impacto

Imagem 53 – Pura elegância essa cozinha de armários vermelhos, cor de vinho.

Pura elegância essa cozinha de armários vermelhos, cor de vinho

Imagem 54 – Detalhes vermelhos por todos os lados desse quarto.

Detalhes vermelhos por todos os lados desse quarto

Imagem 55 – Na parede da TV, o vermelho intenso funciona como um painel.

Na parede da TV, o vermelho intenso funciona como um painel

Imagem 56 – Muito vermelho, mas sempre bem equilibrado com o branco.

Muito vermelho, mas sempre bem equilibrado com o branco

Imagem 57 – Na área externa, a opção foi usar vermelho escuro combinado ao azul e verde.

Na área externa, a opção foi usar vermelho escuro combinado ao azul e verde

Imagem 58 – O quarto moderno soube muito bem como tirar proveito da cor vermelha.

O quarto moderno soube muito bem como tirar proveito da cor vermelha

Imagem 59 – A sala contemporânea e cheia de design também se aventurou pelo vermelho.

A sala contemporânea e cheia de design também se aventurou pelo vermelho

Imagem 60 – Nessa cozinha, o revestimento que percorre a bancada da pia é todo vermelho, contrastando com os tons claros e neutros da base da decor.

Nessa cozinha, o revestimento que percorre a bancada da pia é todo vermelho, contrastando com os tons claros e neutros da base da decor