Como acabar com traças: veja dicas para acabar com elas de uma vez por todas

Por - Atualizado em:

Elas surgem em diversos lugares, desde as roupas e livros até em estofados, armários de cozinha, tapeçarias e papéis de parede. As traças são, na verdade, um grupo de insetos, que se divide em: traça de livros, de parede e de grãos.

Cada uma delas costuma surgir em um local específico, por conta do seu tipo de alimentação. Porém, independente do que esses seres estiverem consumindo, eles certamente causarão um grande incômodo e preocupação para quem os encontrar em casa.

Mesmo que essas criaturas não façam mal à saúde humana, ninguém quer ver seus bens de valor sendo destruídos por elas. Portanto, para te ensinar como acabar com traças de uma vez por todas e evitar que elas retornem, nós preparamos esse artigo. Continue lendo para entender mais um pouco sobre elas e descobrir métodos que as mantêm longe!

Traça bicho de parede

Antes de prosseguir para as dicas de como acabar com traças, vale a pena entender um pouco mais sobre o principal tipo de traça que se encontra nas cidades e como o surgimento delas acontece.

A traça bicho de parede é considerada uma praga urbana, uma vez que sua aparição em grandes quantidades, em locais como residências e ambientes comerciais, é muito comum. A alimentação dessas criaturas é formada por lã, pelos, penas e, algumas vezes, algodão, fibras sintéticas, linho e seda.

Por esse motivo, o aparecimento das traças bicho de parede próximos à guarda-roupas é o esperado delas. Elas podem estar nas paredes, dentro do armário ou até na parte traseira dele, penduradas e envolvidas por seus casulos.

O que atrai as traças para dentro de casa?

Conhecendo um pouco mais sobre essa praga, você deve estar se perguntando: como surge a traça de parede? O que atraí as traças para dentro de casa?

Pela alta oferta de alimentos, que vão desde os papéis até restos de pele e cabelo, somado aos ambientes escuros e a umidade, as traças acabam sendo atraídas para dentro das casas. Elas entram por janelas e portas abertas, de carona em caixas ou objetos vindos da rua e até mesmo por pequenas festas.

Assim, bloquear a entrada dessas criaturas em sua casa é uma tarefa muito difícil, mas evita-la não é impossível. Você pode fazer isso seguindo quatro práticas simples:

  • Mantenha sua casa arejada;
  • Acabe com a umidade;
  • Limpe guarda-roupas, livros e armários frequentemente;
  • Guarde os alimentos em potes vedados.

Contudo, se você não seguia esses procedimentos ou se já praticava eles e mesmo assim esses insetos deram um jeito de entrar na sua casa, continue lendo para aprender métodos de como acabar com traças!

Veneno para traças

O mercado está cheio de opções de veneno de traças eficazes, entre eles alguns que não são tão caros, contudo, há opções caseiras, que custam muito menos e também se provam bem eficientes.

Para fazer um veneno eliminador de traças, você pode seguir um dos métodos abaixo:

Aspirador de pó

O aspirador de pó é um excelente eliminador de traças. Podendo ser substituído por qualquer outro aparelho que faça limpeza à vácuo, é importante que a aspiração de armários, gavetas, paredes, roupas e tecidos em geral seja feita. Isso porque, além de estarem nesses locais, as traças também deixam seus ovos neles.

Ao final da aspiração, não se esqueça de limpar a sujeira e coloca-la para fora.

Vinagre

Uma solução caseira excelente que serve como veneno para traça de madeira é o vinagre.

Ele é serve muito bem como veneno para traças e não exige uma preparação complexa. Para isso, você deve misturá-lo com água e vinagre, sempre na porção de um para um. Prepare o suficiente para caber em um borrifador, então utilize-o para aplicar a mistura nos móveis, com o auxílio de um pano macio.

Engome as roupas

Uma solução que não é exatamente um veneno para traças, mas é tão eficiente quanto, é o hábito de passar as roupas com ferro quente. Isso mantém as traças longe e impede elas de depositarem elas nas peças de vestuário, uma vez que o calor é uma maneira de afastar esses insetos.

Além disso, você pode pegar as roupas que estão guardadas no armário mais tempo e fazer o mesmo procedimento com elas, para que fiquem aquecidas.

Capim-limão

Outro eliminador de traças eficiente é o capim-limão, já que seu cheiro mantém essas criaturas afastadas. A dica aqui é separar saquinhos de organza ou tule, preenche-los com as folhas frescas picadas e espelhá-los pelas gavetas e armários.

Um bônus de seguir essa técnica é o cheiro gostoso que o capim-limão deixa.

Folha de louro

A folha de louro é outra opção de veneno para traças natural e barata. Para fazer uso dessa técnica, basta separar três delas, que estejam novas, e colocá-las em um saquinho.

Assim como é feito com o capim-limão, você deve distribuir os saquinhos pelos armários e estantes, lembrando de fazer a troca a cada 3 meses.

Embora sejam simples, todas essas técnicas são métodos eficazes de como acabar com traças. Além de fazerem um ótimo trabalho, elas ainda são ecologicamente corretas e acessíveis.

Como acabar com traças no guarda-roupa

Caso você precise de uma maneira mais duradoura, há uma forma muito simples de como acabar com traças no guarda-roupa: utilizando cravo-da-Índia. Você só vai precisar do ingrediente já mencionado, uma xícara de água, uma xícara de álcool e um borrifador;

Com esses ingredientes preparados, siga os seguintes passos:

  1. Coloque 20 cravos-da-Índia em uma panela com uma xícara de água e deixe fervendo em fogo baixo por 5 minutos.
  2. Em seguida, desligue o fogo, retire os cravos da panela e deixe a água esfriar.
  3. Então, acrescente uma xícara de álcool na água e coloque a mistura no borrifador.
  4. Por fim, borrife nos locais em que as traças se encontram.

Como eliminar traças no armário da cozinha

Em um dos tópicos anteriores, ensinamos alguns métodos de como eliminar traças no armário da cozinha, sendo ambas feitas com folhas. Para mais, você pode tentar outras técnicas de eliminação desses insetos das prateleiras, potes e sacolas de alimentos.

Uma boa dica é fazer uma limpeza caprichada no utilizando uma mistura de desinfetante de água com água sanitária. Para fazer e aplicar essa solução, siga os passos a seguir:

  1. Misture 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária
  2. Utilize uma esponja para aplicar a solução e esfregar as prateleiras e as paredes do armário.
  3. Depois, passe um pano seco, assim você evita que o ambiente fique úmido, como as traças gostam.
  4. Faça a limpeza dos potes de vidro que estão no armário. Você pode usar a mistura ou lavar normalmente com água detergente.

Além disso, vale apontar que as traças podem estar tanto fora quanto dentro dos alimentos. Portanto, é muito importante que seja feita uma verificação dos alimentos para poder identificar o que foi contaminado.

Esse artigo te ajudou com o problema das traças?

Agora que você sabe como acabar com traças, é importante relembrar que o ideal é evitar que elas entrem na sua casa. Então lembre-se de seguir todas as instruções para mantê-las longe e não se esqueça de verificar os itens de papel ou tecido que você leva para casa.

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão ou dica? Escreva nos comentários!