Umidificador de ar: o que é, para que serve, tipos e como escolher o seu

Por -

Garganta seca, tosse, dificuldade para respirar, pele ressecada e até móveis deteriorados. Você sabia que a baixa umidade do ar provoca tudo isso? E é justamente para resolver esse problema que os umidificadores de ar existem.

Mas esse eletrodoméstico tem muitas outras vantagens. Quer saber mais? Então fique aqui nesse post com a gente que vamos te contar para que serve o umidificador de ar e como você pode fazer o melhor uso dele.

Para que serve o umidificador de ar

Para que serve o umidificador de ar

Pode até parecer meio óbvio, já que o nome do aparelho é um grande indicativo da sua função, mas não custa detalhar um pouco mais.

O umidificador de ar serve para deixar o ar mais úmido e, consequentemente, mais “respirável”. A Organização Mundial de Saúde alerta que a umidade do ar deve ser mantida sempre a níveis seguros, em torno de 60% a 80%.  Índices abaixo de 40% já se tornam preocupantes e prejudiciais à saúde.

Por isso, o umidificador de ar cumpre um papel fundamental na saúde dos moradores da casa, especialmente nas regiões mais quentes e secas ou em ambientes onde o uso do ar condicionado é constante.  Vale lembrar ainda que o umidificador de ar também é super recomendado em cidades grandes que sofrem com a poluição do ar.

O umidificador de ar regula a umidade interna dos ambientes, mantendo-o sempre nos níveis adequados para a saúde.

Benefícios do umidificador de ar

Benefícios do umidificador de ar

O umidificador de ar é um grande companheiro não só nos períodos mais secos do ano. A função do aparelho vai bem mais a frente do que isso. Dá só uma olhada em quanta coisa ele pode ser útil.

1. Alivia sintomas de gripe e resfriados

O umidificador de ar melhora os sintomas de gripe e resfriados, especialmente tosse e a sensação de garganta seca. O uso do aparelho também é indicado para prevenir a doença, uma vez que o ar seco é ideal para a proliferação de vírus e bactérias.

2. Melhora quadros alérgicos

Quem sofre com rinite, sinusite e problemas respiratórios, como asma e bronquite, também se beneficiam muito dos aparelhos umidificadores de ar.

A umidade liberada pelo aparelho facilita a passagem do ar pelas vias respiratórias, auxiliando, inclusive, na redução do muco.

3. Diminui o ronco e auxilia no tratamento da apneia do sono

O umidificador de ar também é muito indicado para quem possui problemas de ronco e apneia do sono. Isso porque a umidade hidrata as vias respiratórias, reduzindo a intensidade do ronco e os sintomas de garganta seca que prejudicam especialmente os que sofrem de apneia do sono.

4. Evita hemorragias nasais

O ar seco é propicio para o surgimento de hemorragias nasais e o umidificador de ar pode ser um grande aliado de quem sofre com esse problema. 

5. Melhora a qualidade do sono

A umidade do ar adequada contribui para uma noite de sono de qualidade, isso vale tanto para bebês e crianças, quanto para adultos.

Por isso, se você deseja dormir melhor, considere o uso de um aparelho umidificador. 

6. Favorece pele e cabelos

Pele e cabelo também agradecem os bons níveis de umidade do ar. Nos dias secos, por exemplo, é natural que a pele fique ressecada e os cabelos apresentem frizz. Para melhorar essa condição, o umidificador de ar é um ótimo aliado. 

7. Protege móveis e paredes

Você sabia que a baixa umidade do ar pode deteriorar móveis, obras de arte, instrumentos musicais, além de provocar o descascamento da pintura na parede? Pois é isso mesmo!

Para cuidar melhor da sua casa e dos seus bens, o umidificador de ar também é recomendado.

Tipos de umidificador de ar

Tipos de umidificador de ar

Umidificador de ar é tudo igual? Não! Existem inúmeros modelos fabricados por diversas marcas, mas não é só isso que diferencia um aparelho do outro. Veja a seguir os tipos de umidificador de ar mais comuns no mercado:

Umidificador de ar quente

O umidificador de ar quente, também conhecido como vaporizador, é indicado para ambientes frios, mas é desaconselhado para quem tem problemas alérgicos, uma vez que o vapor quente pode induzir a presença de mofo e a proliferação de bactérias no ar.

Também é preciso tomar cuidado com crianças e animais domésticos, já que o aparelho pode causar queimaduras.

Nesse tipo de umidificador, a água é aquecida liberando vapor no ambiente é, consequentemente, provocando o aumento da umidade do ar.

Umidificador de ar frio

O umidificado de ar frio é o mais comum e utilizado, especialmente aqui no Brasil, tendo em vista que além de umidificar o ambiente, o aparelho ainda ajuda a melhorar a sensação térmica ao distribuir ar frio pela casa.

Os umidificadores de ar frio são conhecidos também como ultrassônicos, graças a tecnologia empregada na transformação de água em vapor.

Umidificador central

Os umidificadores centrais são aqueles acoplados junto ao ar condicionado e servem justamente para melhorar a sensação de secura desses aparelhos.

Umidificador ultrassônico

O umidificador de ar ultrassônico é atualmente uma das melhores opções de umidificadores do mercado, uma vez que ele utiliza ar frio para melhorar os níveis de umidade do ar.

Ou seja, não é necessário o aquecimento da água, já que a tecnologia ultrassônica transforma a água em névoa de umidade.

Diferença entre vaporizador e umidificador

Basicamente, a grande diferença entre vaporizador e umidificador é o modo como o vapor ou nevoa é produzida.

No vaporizador, a água entra em ponto de ebulição (fervura) e o vapor gerado pelo aquecimento é liberado no ar pelo aparelho.

Já no umidificador, o “vapor” é obtido a partir de tecnologia ultrassônica, onde não existe a necessidade de aquecer a água. O que o aparelho libera no ar é chamado de névoa de ar frio.

Ambos os aparelhos possuem a característica de melhorar a umidade do ar, no entanto, o umidificador de ar frio (ultrassônico) é mais saudável porque evita a proliferação de bactérias e o aparecimento de mofo e bolor nos cômodos da casa, ao contrário do vaporizador.

Como usar umidificador de ar

O umidificador de ar deve ser utilizado por no máximo 4 ou 6 horas seguidas, mais do que isso pode ser prejudicial, já que a umidade tende a se acumular nas paredes e móveis aumentando a probabilidade de mofo e bolor na casa.

A maioria dos modelos de umidificadores de ar possui sensor capaz de medir a umidade no ambiente. Assim, quando a umidade chega aos níveis recomendados (acima de 60%), o aparelho desliga automaticamente.

Outra recomendação importante é manter o umidificador de ar a uma distância mínima de dois metros da cama. Não é aconselhável manter o aparelho muito próximo das pessoas.

Cuidados e limpeza do umidificador de ar

Para que você conquiste o máximo de eficiência do seu aparelho umidificador é fundamental tomar alguns cuidados e seguir sempre as recomendações de limpeza. Confira:

  • A água do umidificador deve ser trocada com frequência, preferencialmente todos os dias ou, no máximo, a cada dois dias. Isso é importante para evitar a contaminação por bactérias.
  • Use sempre água filtrada no umidificador. A água da torneira possui metais pesados, como cloro e flúor, que ao serem inalados são prejudiciais a saúde.
  • Jamais use água de reuso no umidificador. Lembre-se que essa água será inalada por você e pela sua família.
  • Limpe o umidificador com a mesma frequência que você troca a água. Inclusive, o recomendado é fazer a limpeza sempre que a água for trocada. Nesse caso, basta desligar o aparelho da tomada e fazer a higienização removendo as placas de sujeira. O ideal é utilizar peroxido de hidrogênio a 3% para a limpeza, produto facilmente encontrado em farmácias. Mas se não tiver essa solução em casa, use apenas detergente neutro para a limpeza do umidificador. Evite o uso de produtos químicos agressivos e que possam contaminar o ar, como desinfetantes, por exemplo.
  • Caso o seu umidificador tenha filtro, lembre-se de trocá-lo com frequência para garantir a qualidade do ar.
  • Mantenha o umidificador a pelo menos um metro do chão. Isso ajuda a umidade se espalhar uniformemente pelo ambiente.
  • Caso esqueça o umidificador ligado por muitas horas abra bem as janelas e as portas de modo que o cômodo possa ventilar.

Como escolher o umidificador de ar

Como escolher o umidificador de ar

Com tantos modelos de umidificador de ar à venda por aí nada mais natural que você acabe ficando na dúvida de qual aparelho comprar.

A dica, nesse caso, é sempre considerar o modelo com o melhor custo beneficio para suas necessidades.

Por exemplo, se o seu ambiente é grande o mais interessante é contar com um umidificador com maior capacidade de água no reservatório.

Prefira ainda modelos com sensores capazes de medir a umidade do ar e desligar automaticamente.

Hoje em dia, os umidificadores ultrassônicos são os que apresentam o melhor custo beneficio. Só para você ter uma ideia, um umidificador de ar de boa qualidade com capacidade para 2,5 litros de água custa em torno de R$ 206 em sites como Amazon e Mercado Livre.

Um investimento que compensa (e muito) pela saúde de toda a família.