Reuso de água: veja como fazer passo a passo e dicas essenciais

Por -

Já pensou em reutilizar a água aí da sua casa? Essa é uma das coisas mais importantes que você pode fazer em tempos de sustentabilidade.

E sabe por quê? A água é um recurso finito, ou seja, pode acabar. E todo mundo sabe que não existe vida sem água.

Portanto, esse é um tema que merece sua atenção. Sem contar que o reuso da água vai te fazer economizar uma graninha no final do mês.

Então, porquê não?

A gente te incentiva daqui com várias dicas e ideias de como reutilizar água com segurança e do modo certo, vem ver!

A importância de reutilizar a água

Nunca é demais reforçar a importância que a água tem nas nossas vidas. Mas só para ficar mais claro vamos trazer alguns números.

Nosso planeta é carinhosamente apelido de planeta água. De fato ele é repleto de água, só que de toda essa água apenas 2,4% é doce, o resto está nos oceanos e nas calotas polares.

Desses 2,4%, entretanto, apenas 0,2% está disponível para consumo humano, já que grande parte das reservas encontra-se em locais subterrâneos ou em forma de vapor na atmosfera. Isso sem contar toda a água poluída e que não tem condições de uso.

Diante desses dados, a ONU já divulgou um estudo alertando que até 2050 cerca de 45% das pessoas do mundo não terão acesso a quantidade mínima de água necessária para viver.

Mas não é preciso esperar até 2050 para se chocar com a triste realidade que vivemos. Isso porque metade da população dos países menos desenvolvidos tem acesso a água limpa, fazendo com que 2 milhões de pessoas morram todos os anos em decorrência do consumo de água contaminada e sem tratamento.

Enquanto isso aqui no Brasil o problema está no desperdício. Estima-se que a cada 100 litros de água tratada jogamos pelo ralo, literalmente, cerca de 38 litros. A quantidade é tanta que daria para encher 7 mil piscinas olímpicas ou abastecer 60 milhões de pessoas.

Cuidados com a água de reuso

A água de reuso é conhecida também como água cinza, isso porque a água que já foi utilizada acaba ganhando uma coloração que varia entre o cinza claro ao cinza bem escuro.

E é muito importante você entender a diferença da coloração da água para utilizá-la da maneira correta.

Lembrando que a água de reuso nunca deve ser utilizada para beber, cozinhar ou tomar banho.

As águas cinzas podem ser reaproveitadas para lavar o carro, o quintal, dar descarga, passar pano no chão, regar as plantas e outras atividades que não demandam o uso de água limpa.

Mas como saber se a água está adequada para uso? Primeiro você precisa saber de onde essa água está vindo.

A água do banho, por exemplo, sempre vem acompanhada de resíduos de shampoo, cremes e loções corporais, sabonete e secreções corporais, como suor. Essa água não deve ser usada para regar as plantas, por exemplo, mas pode ser usada tranquilamente para dar descarga.

Já a água que sai da máquina de lavar pode ser reaproveitada de modos diferentes dependendo do momento do ciclo que a água foi coletada. O primeiro ciclo, logo após da lavagem, apresenta maior quantidade de resíduos e, por isso, deve ser usada para tarefas como lavar o carro e o quintal.

A água do enxague e do amaciante, por sua vez, podem ser aproveitadas para limpar o chão ou para você lavar um tapete ou os panos de limpeza.

O importante é que você sempre avalie o nível de resíduos que a água acumulou para determinar como ela pode ser melhor aproveitada sem comprometer a saúde da família e a limpeza da casa.

Também é sempre muito importante lembrar que a água de reuso deve ser armazenada em recipientes fechados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, principalmente se a ideia é coletar a água da chuva.

E por falar em água da chuva, saiba que ela é perfeita para inúmeras tarefas domésticas, mas nem pense em utilizá-la para beber ou cozinhar. Essa água acumula resíduos que são tóxicos para a saúde humana.

Mais uma dica importante: trate a água de reuso com cloro.

Isso porque a água reaproveitada contem resíduos que com o passar do tempo vão se decompondo e deixando a água com mal cheiro.

O procedimento é simples, basta adicionar uma colher de sopa de água sanitária ou cloro para cada dois litros de água.

Como reaproveitar água em casa

Como reaproveitar água da máquina de lavar

Como reaproveitar água da máquina de lavar

A máquina de lavar é o que mais consome água em uma residência. Em média, uma máquina com capacidade para 10 quilos pode consumir até 160 litros de água por ciclo.

O que fazer nesse caso? Retire a mangueira da máquina que leva para a rede de esgoto e a conecte em um recipiente coletor ou coloque diretamente sobre um balde ou dentro do tanque.

Depois você pode usar essa água do modo que preferir.

Como reaproveitar água do banho

Como reaproveitar água do banho

Um banho de 15 minutos consome cerca de 135 litros de água.

Por isso, em primeiro lugar, trate de reduzir o seu tempo embaixo do chuveiro.

Feito isso, a segunda dica é coletar essa água com a ajuda de um balde ou em um sistema de captação que leve a água do banho diretamente para uma cisterna.

A água do banho pode ser reutilizada principalmente na descarga.

Como reaproveitar água da chuva

Como reaproveitar água da chuva

A água da chuva pode ser reaproveitada para regar as plantas, lavar o carro e o quintal, fazer faxina e dar banho nos pets, por exemplo. Mas não a utilize para tomar banho, beber ou fazer comida, ok?

A água da chuva pode conter substâncias nocivas a saúde humana.

Para fazer o reaproveitamento da água da chuva você pode recorrer ao bom e velho balde estrategicamente posicionado próximo a calha do telhado, por exemplo.

Outra alternativa é investir em uma cisterna ou outro recipiente capaz de armazenar uma quantidade maior de água de chuva.

E nunca se esqueça de tampar o recipiente com a água da chuva, só assim para evitar a visita do mosquito da dengue.

Reaproveite água do cozimento

Reaproveite água do cozimento

Você sabia que a água do cozimento dos legumes pode ser reaproveitada? Pode sim! Ela pode ser usada para uma sopa, por exemplo.

E você pode inclusive usá-la para regar suas plantas, já que essa água está repleta de nutrientes que vão fortalecer as verdinhas. Mas, nesse caso, é importante que a água não esteja temperada com sal e óleo.

Dê uma nova chance para água do aquário

Dê uma nova chance para água do aquário

Tem peixinhos em casa? Então bora reaproveitar a água que não serve mais para eles. Como? Nas plantas.

A água do aquário é rica em nitrogênio, um elemento fundamental para a saúde das plantas.

Mas atenção: não faça o reuso da água do aquário caso ela seja salgada ou esteja muito suja.

Uso consciente da água

Muito melhor do que reaproveitar é usar a água com economia e consciência. Por isso listamos abaixo dicas essenciais para você começar a aplicar hoje na sua casa. Confira:

Feche a torneira

Essa é velha, mas não custa nada repetir. Quando for escovar os dentes ou lavar a louça feche a torneira. Não custa nada!

Só para você ter uma ideia, o simples fato de deixar a torneira aberta gera um desperdício de água tão grande que se todos os brasileiros adotassem a ideia de fechar a torneira enquanto escovam os dentes seria economizado o equivalente ao volume de água que cai em um dia inteiro nas Cataratas do Iguaçu.

Dia da roupa

Determine um dia da semana para lavar roupa. Acredite, isso faz diferença, afinal de contas a máquina já vai encher mesmo, então porque não utilizá-la em sua capacidade plena ao invés de colocar só algumas peças?

Verifique possíveis vazamentos

Outro grande vilão do desperdício de água são os vazamentos. Eles são silenciosos e pode ser que você nem perceba, por isso é importante estar atento aos sinais que a casa demonstra.

Paredes e piso com mofo e umidade podem indicar vazamentos. Na dúvida, chame um profissional e faça os reparos, caso seja necessário.

Use descargas de acionamento duplo

Troque as descargas antigas da sua casa pelos modelos mais novos com válvula de acionamento duplo.

Essas descargas permitem regular a quantidade de água que será utilizada dependendo da necessidade (número um ou número dois, se é que você nos entende).

Aposte nos arejadores

Os arejadores de torneira são um ótimo truque para economizar água. Essas pecinhas pequenas são instaladas junto ao bico da torneira. E sabe o que elas fazem?

Simulam uma maior queda da água, só que na verdade o que eles fazem mesmo é garantir mais pressão, dando a sensação de que o jato de água é maior.

Mude o pensamento

Por fim, mas ainda super importante, é a mudança de pensamento em relação ao consumo de água.

Ficou para trás a ideia de gastar como se não houvesse amanhã. Todo mundo já sabe que o risco de escassez de água é real e está cada vez mais perto.

Por isso é tão urgente a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia e tornar isso uma rotina, algo habitual.

Pense nisso e siga em frente com uma atitude cada vez mais verde e positiva.