Altura de chuveiro: veja como definir e dicas essenciais para acertar

Por -

Existe altura certa de chuveiro? Existe sim, senhor! E sabe o que acontece quando o chuveiro está na posição errada? Além de um banho desconfortável, muito provavelmente você também vai ficar esbarrando a mão no chuveiro toda vez que erguer o braço para lavar os cabelos, por exemplo.

Ou ainda vai precisar ficar com a cabeça de lado porque simplesmente vocês dois não cabem no mesmo espaço.

Outro inconveniente da altura errada do chuveiro é você ter que usar um cabo de vassoura para ficar mudando a temperatura da água porque não consegue alcançar o bendito que está lá em cima. 

Muito chato tudo isso, não é mesmo?

E para você nunca mais ter que passar sufoco na hora de tomar banho que fizemos esse post. Descubra a seguir qual a altura de chuveiro ideal e mais algumas dicas na hora de fazer a instalação do equipamento. Acompanhe:

Qual a altura certa para instalação do chuveiro?

Não queremos decepcionar, mas a verdade é que não existe uma altura padrão correta. Mas, calma, não vá embora. 

Isso quer dizer apenas que a altura certa vai depender da altura dos moradores da casa. Do que adianta colocar um chuveiro a dois metros e meio de altura se todo mundo que mora na sua casa não passa de 1,60m? No mínimo estranho.

Portanto, a primeira dica aqui é: saiba a altura de todos os moradores da casa e instale o chuveiro levando em consideração o morador mais alto.

Nesse caso, o chuveiro deve estar cerca de 30 centímetros acima da altura do morador. Trocando em miúdos, fica assim: se o morador mais alto possui 1,70m, então o chuveiro deve ser instalado a uma altura de 2 metros.

Mas se preferir algo menos personalizado, você pode optar por usar a altura mais utilizada por empreiteiras e construtoras. 

Sendo assim, a altura que geralmente é instalado o chuveiro é de 2,10m para casas com pé direito de até 2,40m.

Mais do que isso o chuveiro fica desconfortável e nem um pouco prático e funcional para o dia a dia.

E o registro de abertura do chuveiro? A altura para instalação do registro deve ser de aproximadamente 1,30m, um pouco mais baixo para casas com crianças e pessoas baixinhas. Assim como pode ser um pouco mais alto em casas de pessoas altas.

Já para residências que possuam moradores com problemas de mobilidade, como cadeirantes e pessoas que precisam tomar banho sentadas, a altura do registro do chuveiro deve ser de, no máximo, 1,10m contado a partir do piso. 

Percebe que tudo varia de acordo com o perfil dos moradores, né?

Mais uma coisa importante: o tipo de chuveiro também interfere na altura ideal. Os chuveiros com forte pressão da água podem se tornar desconfortáveis se forem instalados muito baixos. Nesse caso, o ideal é que eles estejam mais altos.

Qual a distância que o chuveiro deve ter da parede?

A distância correta do chuveiro em relação a parede também é importante para garantir a queda correta da água e , claro, o conforto na hora do banho.

No Brasil, a grande maioria dos chuveiros vendidos é o de parede e, portanto, acompanham tubo de conexão. Quanto maior esse tubo, maior será a distância da parede e o aproveitamento da ducha também será melhor, uma vez que é possível entrar de corpo inteiro embaixo da água.

Já os chuveiros com tubo pequeno tendem a ficar mais perto da parede e, com isso, a queda da água não é tão bem aproveitada na hora do banho.

Por isso, quanto mais distante o chuveiro estiver da parede, melhor. Uma boa medida para você tomar como referência é a distância de 45 centímetros entre a parede e o chuveiro.

No entanto, essa regra não se aplica aos chuveiros do tipo ducha, uma vez que eles não possuem tubo e sua instalação é feita rente à parede.

A queda e a pressão da água desse tipo de chuveiro é regulada diretamente no aparelho que pode, inclusive, ser movimentado de um lado para o outro.

Tamanho do box

E para fechar o momento do banho com chave de ouro é importante falar também sobre as medidas mínimas recomendas para a área do box ou área molhada do banheiro.

De modo geral, recomenda-se que box quadrados tenham, pelo menos, 90 centímetros de largura. Já para modelos de box retangulares essa medida deve ser de, no mínimo, 80 centímetros. 

Se você respeitar todas essas medidas na área de planejar a área de banho do seu banheiro com toda certeza terá muito mais conforto, praticidade e funcionalidade no dia a dia.