Área de serviço: 55 ideias de decoração com fotos

Projetos que saem do comum e trazem mais beleza e funcionalidade as áreas de serviço

Por -

A área de serviço, local onde se encontram nossas máquinas de lavar e secar roupas, varal e, geralmente, onde ficam os produtos de limpeza, é quase sempre um cantinho de muita bagunça e pouca decoração.

Não tem jeito, em casa ou no apartamento, esse cômodo escondido — quando ele existe — pode virar uma dor-de-cabeça quando o assunto é organizar e limpar, mesmo que nele fiquem os objetos e produtos de limpeza!

Mas saiba que existem soluções para esse problema, que vão desde as mais simples até as mais criativas e que otimizam o espaço limitado destinado a essa área.

No post de hoje separamos algumas dicas de decoração da área de serviço e de organização, que prioriza a otimização e funcionalidade do espaço! Vamos mostrar que essa área da casa não deve ser escondida e pode ganhar uma cara completamente nova.

A área de serviço não precisa ser um cômodo só funcional: invista em uma decoração à altura!

A área de serviço costuma ser um cômodo anexo a cozinha que recebe muito ou pouca atenção na hora em que estamos decorando a casa. Isso por vários motivos, mas principalmente por conta da sua localização e função: a área de serviço geralmente fica nos fundos da casa ou do apartamento, garantindo que poucas pessoas vão passar por lá (as visitas nunca chegam) e, com a quantidade de espaço útil dos imóveis diminuindo cada vez mais, se essa área tem um espaço separado, as chances de virar um quartinho da bagunça é muito alta!

Nós trouxemos esse post para mostrar que a área de serviço, sendo pequena, média ou grande, pode sim (e deve) ser um ambiente organizado e bem decorado e que, mesmo nos fundos da casa, merece uma visitinha dos convidados. Todo mundo vai morrer de inveja!

Para as áreas menorzinhas e com uma parede ou um cantinho dela livre, os quadros são elementos decorativos coringas: chamam a atenção e ocupam pouco espaço, dependendo da moldura que você escolher.

Veja também: área de serviço pequena, modelos de lavanderias

Mas para quem tem um espacinho na prateleira ou na bancada sobrando, que tal investir numa plantinha? Elas refrescam e dão uma cara completamente nova o ambiente. Só tenha certeza que ela está recebendo a quantidade de luz e água necessária para continuar saudável!

Planejamento e organização são as palavras mágicas na hora de ter uma área de serviços exemplar!

A ideia de planejamento não parte só dos móveis feitos sob medida, mas envolve toda a questão de organização e utilização do espaço. Especialmente com o sucesso de vendas da especialista em organização Marie Kondô (com os seus livros “A mágica da arrumação” e “Isso me traz alegria”), a tendência do minimalismo, consumo consciente envolvidos na organização doméstica teve um crescimento muito forte no Brasil e no mundo. Kondô nos fez pensar nas nossas opções de consumo: o que compramos, como compramos e o que fazemos com esses produtos quando eles já estão na nossa casa.

Para quem se animou com essas ideias delas, observe que o planejamento dos móveis, seja da área de serviço, da cozinha ou do quarto, envolve colocar cada coisa no seu lugar de forma simples e definitiva. Além de evitar bagunças, isso também faz com que você pense duas vezes antes de adquirir produtos que você não pode comportar na sua casa ou que não vai usar futuramente.

Pensando no cada coisa no seu lugar, as soluções dos móveis planejados por designers e arquitetos são cada vez mais criativas, incluindo o cesto de roupas dentro do armário, tábua de passar que se esconde na parede, cabideiro para as roupas que amassam muito fácil e até mesmo uma porta camarão que esconde toda a área de serviço! Na nossa galeria de imagens, vamos dar mais exemplos como esses.

Vamos lá!

Galeria: 55 projetos de áreas de serviço de todos os tipos e tamanhos

Imagem 1 – P&B para um ambiente básico mas super contemporâneo

Área de serviço preto e branca
A decoração muda completamente com a inserção do quadro e do vaso de planta.

Imagem 2 – Planejado em acabamento branco para um cômodo higiênico e minimalista.

Planejamento em acabamento branco
Como esse é um cômodo dedicado à limpeza, o branco é geralmente a cor mais escolhida para o acabamento. Ela também combina com um estilo minimalista.

Imagem 3 – Quer manter tudo a mão? Dispense os armários fechados e aposte nas prateleiras.

Dispense os armários fechados
Além de facilitar ainda mais a dinâmica da lavanderia, o ambiente só com prateleiras e itens a mostra estão super em alta na decoração!

Imagem 4 – Azul e dourado para um ambiente mais sofisticado e luxuoso.

Azul e dourado para um ambiente mais luxuoso
Apesar do branco ser o mais utilizado, nada impede que outras cores sejam adicionadas nesse cômodo, principalmente se ele for integrado a cozinha.

Imagem 5 – Tijolinhos, madeira e inox para um estilo industrial.

Tijolinhos madeira e inox
Nesse ambiente completamente funcional, as cores acabam criando um estilo de decoração que tira o cômodo do básico.

Imagem 6 – Armários e prateleiras para manter tudo no seu lugar.

Armários e prateleiras para manter tudo no seu lugar

Imagem 7 – Adicionando um pouco de cor no ambiente predominantemente branco.

Adicionando um pouco de cor no ambiente
Mesmo quando o branco predomina, experimente escolher uma cor adicional e começar a brincar com ela nos detalhes da decoração.

Imagem 8 – Nichos e prateleiras bem planejados para encaixar todos os itens da lavanderia e economizar espaço.

Nichos e prateleiras bem planejados
Aqui está um exemplo de lavanderia num espaço mínimo – aproveite toda a altura da parede para encaixar todos os seus itens. E para quem tem máquina de lavar e secadora com abertura frontal, vale a pena empilhá-las em dois nichos.

Imagem 9 – Um ambiente planejado para quem tem bastante espaço.

Ambiente planejado para quem tem bastante espaço
O ambiente planejado não é exclusivo de quem tem pouco espaço, para quem tem um cômodo maior, o planejado ajuda a manter tudo organizado e que você passe a usar o espaço como um estoque.

Imagem 10 – Minimalista e urbano: branco, preto e inox.

Imagem 11 – Cesto de roupa suja acoplado no projeto do armário planejado.

Cesto de roupas suja acoplado
Para ajudar a limpar o ambiente, o móvel planejado também pode ser um bom recurso para guardar o que você não quer manter a vista.

Imagem 12 – Espaço para pendurar roupas que amassam direto no cabide.

Espaço para pendurar roupas
Alguns tecidos amassam com uma facilidade muito grande e outros não podem ser passados a ferro, por isso, ter uma área para pendurar as roupas que tem que secar no cabide é fundamental na sua área de serviço.

Imagem 13 – Simples e elegante: balcão espaçoso para encaixar a lavadora e secadora.

Balcão espaçoso
O balcão ajuda a esconder esses dois eletrodomésticos e a criar um outro tipo de superfície que pode ser usada como você quiser.

Imagem 14 – Área multiuso: esconda a lavanderia e use o espaço para outras funções.

Área multiuso
Esse aqui é super criativo e, para quem prefere, uma forma de esconder a área de serviço. A porta camarão se estende por toda a parede quando é fechada, ocultando toda a área de serviço de forma super discreta.

Imagem 15 – Quadrinhos na parede livre de armários.

Quadrinhos na parede livres de armários

Imagem 16 – Para deixar o espaço mais alegre: adicione uma cor forte como um fundo para destacar o branco.

Área de serviço alegre
Aqui, outra vez, o branco predomina na cor dos eletrodomésticos e das prateleiras, mas ele é destacado com o colorido no fundo da parede.

Imagem 17 – Inspiração P&B do chão ao teto.

Inspiração preto e branco do chão ao teto
Uma tendência que está ficando mais popular é o teto decorado com um padrão diferente. As paredes ganham uma cor lisa para balancear as informações do chão e do teto.

Imagem 18 – Aproveite seu pé-direito se o cômodo é pequeno.

Aproveite o pé-direito

Imagem 19 – Usando cores pastéis para substituir o branco.

Cores pastéis para substituir o branco!
Aqui o branco é substituído por cores claras e até mesmo um toque de preto no chão e no armário. Escapa ao ambiente higiênico branco mas ainda garante uma iluminação uniforme para uma limpeza bem feita.

Imagem 20 – Pia diferente e super contemporânea para o ambiente.

Área de serviço com pia diferente
Nós estamos acostumadas com a presença de um tanque na área de serviço, mas com a qualidade de lavagem que as máquinas entregam, os tanques estão desaparecendo de alguns projetos contemporâneos de área de serviço, substituídos por uma pia simples ou uma super contemporânea, como a dessa imagem.

Imagem 21 – Uma ideia para sua área de serviço que é tipo corredor.

Uma ideia para área de serviço tipo corredor
Para quem tem pouco espaço para a lavanderia e menos ainda para pendurar as roupas, se inspire nessa barra que foi colocada no teto para pendurar cabides. Uma forma de economizar espaço super criativa!

Imagem 22 – Deixe a máquina e a secadora brilharem.

Área com máquina de lavar e secadora
Afinal, elas são as protagonistas desse cômodo! A cor branca contrasta com o inox e deixa que ele chame toda a atenção para o seu brilho.

Imagem 23 – Bancada e mini varal acima da máquina de lavar

Bancada e mini varal
Para ganhar uma superfície a mais e não estragar a parte de cima da máquina, uma sugestão é investir numa bancada para colocar acima dela. Outra sugestão é um pequeno varal para roupas íntimas e pendurar cabides!

Imagem 24 – Espaço super reduzido.

Espaço super reduzido
Nesse espaço retangular, a iluminação natural foi privilegiada, dando destaque para a janela do ambiente, além disso, a bancada livre é um adicional.

Imagem 25 – Papel de parede para dar um toque diferente até na área de serviço.

Papel de parede para dar toque diferente a área de serviço
Mesmo que seja uma área de lavagem, a área de serviço não é um lugar que fica úmido o tempo todo, como é o caso do banheiro. O papel de parede aqui é uma opção possível e que dá um charme a mais para a decoração.

Imagem 26 – Área de serviço escondida na cozinha!


Para quem não tem um cômodo separado para a área de serviço, a cozinha, especialmente a planejada, costuma receber muito bem alguns itens dessa área.

Imagem 27 – Moderno e rústico ao mesmo tempo.

Área moderna e rústica ao mesmo tempo
O revestimento que imita madeira no planejado e as pastilhas quebradas dão um tom mais antigo que combina muito bem com a modernidade das máquinas.

Imagem 28 – Até o cesto de roupas tem o seu lugar certo.

Até o cesto de roupas tem o lugar correto

Imagem 29 – Preto é básico até na lavanderia.

Preto é basico até na lavanderia
Ao contrário do que nós normalmente pensaríamos, o preto acaba combinando muito bem com essa área e, pelo contraste branco, a área fica bem iluminada para as tarefas de limpeza.

Imagem 30 – Outra forma de economizar espaço com soluções inteligentes.

Outra forma de economizar com soluções inteligentes
Para quem tem um espacinho embaixo da escada, aqui está uma solução bem simples e bem projetada para acabar com o incômodo de não ter um lugar para colocar a lavadora e secadora de roupas.

Imagem 31 – Economizar espaço não é difícil.

Economizar espaço não é difícil
Nesses dois módulos que vão do chão até o teto, você ganha espaço para circular pelo espaço de forma confortável.

Imagem 32 – Área de serviço em tons de verde.

Área de serviço em tons de verde

Imagem 33 – Uma marcação criativa e super charmosa para a porta.

Marcação criativa para a porta
Os adesivos para parede e vidro estão disponíveis de vários estilos e, se você quer numa fonte ou desenho específico que não consegue achar, entre em contato com uma gráfica!

Imagem 34 – Área de serviço em tons pastéis com destaque para as máquinas.

Área de serviço em tons pastéis

Imagem 35 – Portas para separar, não esconder.

Portas para separar e não esconder
Já mostramos as portas que escondem a lavanderia, mas essas aqui funcionam só para manter cada coisa no seu lugar.

Imagem 36 – Lavanderia no closet para não precisar levar as roupas de um lado para o outro!

Lavanderia no closet para não precisa levar as roupas
Outra opção para quem não tem área de serviço em casa! Lave direto onde as roupas estão!

Imagem 37 – Cada coisinha no seu lugar

Cada coisinha no seu lugar

Imagem 38 – Faça da área de serviço um lugar agradável de estar.

Área de serviço: um local agradável para se estar
A ideia de fazer uma decoração agradável na área de serviço é exatamente por esse motivo: tornar o ambiente mais tranquilo e acolhedor na hora de fazer os serviços de limpeza, que muitas vezes nós não gostamos.

Imagem 39 – Área de serviços camuflada na cozinha.

 Área de serviços camuflada na cozinha

Imagem 40 – Qualquer espacinho livre é lugar para um cabideiro.

Qualquer espacinho livre é local para um cabideiro

Imagem 41 – Incluindo elementos naturais.

Elementos naturais na decoração da área de serviço
Outra forma de tornar o cômodo mais agradável e fresco é incluir plantinhas nele. Se você tiver uma janela que ilumine bem e faça com que o ar circule, já está perfeito para receber uma decoração bem natural.

Imagem 42 – Outro tipo de solução para o cesto de roupas suja no armário.

Solução para o cesto de roupas suja no armário

Imagem 43 – Para áreas pequenas, vale a pena investir num revestimento bem bonito.

Área de serviço pequena
A área pequena também nos ajuda a economizar dinheiro na hora de comprar um revestimento. Por isso, escolha um bem bonito e que dê uma personalidade nova para a sua área de serviço!

Imagem 44 – Parede a mostra: verde acima dos armários.

Verde acima dos armários da área de serviço
Nós mostramos vários exemplos de armários planejados que vão do chão ao teto, mas se não é o seu caso e você tem uma parede sobrando, que tal dar uma cor diferente para ela?

Imagem 45 – Revestimentos como pastilhas de vidro também dão um charme especial.

Área de serviço com pastilhas de vidro
Um clássico de áreas que são limpas constantemente: azulejos e pastilhas de cerâmica ou vidro decoram e facilitam a limpeza do ambiente.

Imagem 46 – Esconder a lavanderia de uma forma divertida e econômica?

Cortina para esconder área de serviço
Outra forma de esconder esse cômodo é com uma cortina de plástico (tipo aquelas de banheiro). Pode parecer diferente, mas se você achar uma estampa especial, pode ficar super descontraída e divertida. Ah, e super econômica, claro.

Imagem 47 – Área de serviço junto com a cozinha: utilize cores ou materiais diferentes para dividir e destacar cada ambiente.

Área de serviço junto com a cozinha
Se o mesmo cômodo tem duas funções, divida-o por cor!

Imagem 48 – Uma área especial só para os produtos e utensílios de limpeza.

Espaço para produtos e utensílios de limpeza
A área de serviço costuma ser o lugar que guardamos nossos produtos de limpeza e eles precisam de um lugar só para eles. Especialmente se você tiver animais de estimação e crianças, se certifique que esse lugar é seguro e isolado para que não ocorra nenhum acidente.

Imagem 49 – Um ambiente conciso que pode ser colocado em qualquer lugar da sua casa.

Cantinho planejado para área de serviço com porta de correr
Além da cozinha, embaixo da escada, outro lugar que pode comportar a sua área de serviço é um corredor que seja largo. Nesse caso, como nas cozinhas, o móvel possui portas e também esconde a área quando ela não está em uso.

Imagem 50 – Lembrete direto na parede: uma forma de decorar com o tema do ambiente e ser funcional na hora de lavar as suas roupas.

Lembrete direto na parede
Afinal, alguém consegue decorar o significado de todos os símbolos que vem na etiqueta de uma peça de roupa? Faça uma colinha para nunca errar e fazer suas roupas durarem ainda mais!

Imagem 51 – Um espaço separado que não atrapalha em nada.

Um espaço separado que não atrapalha em nada
Na cozinha, essa área de serviço é incluída no projeto de planejados e têm um cantinho fechado só seu.

Imagem 52 – Priorize sempre a pia perto de uma janela.

Priorize sempre a pia perto de uma janela

Imagem 53 – Área de serviço no banheiro.

Área de serviço no banheiro
Além da cozinha, o banheiro é um local bem comum de receber a área de serviço.

Imagem 54 – Outra solução criativa: tábua de passar guardada dentro do nicho na parede.

Tábua de passar guardada dentro do nicho na parede

Imagem 55 – Plantinhas e quadrinhos para trazer inspiração

Plantinhas e quadradinhos para trazer inspiração