Aplicativos de arquitetura: conheça 10 apps que você pode baixar agora

Por -

Os aplicativos de arquitetura são muito úteis não apenas para quem trabalha na área, mas também para aqueles que estão em busca de dicas para fazer mudanças e reformas em sua casa ou apartamento.

Muitas vezes você tem certeza de que precisa modificar alguma coisa, mas não faz ideia de por onde começar. Aí entram os apps de arquitetura, que vão lhe dar várias dicas e ajudar a dar o primeiro passo.

A verdade é que os apps surgiram com o objetivo de facilitar a vida das pessoas. Inclusive dos arquitetos, que conseguem criar plantas e fazer cálculos através do próprio celular. Assim você não precisa ir atrás de um computador ou de vários instrumentos de trabalho, com as réguas para cálculo de ângulos.

Em busca de aplicativos desta área? Confira quais são os melhores, que você deve baixar em seu smartphone, seja você um profissional da área de arquitetura ou alguém interessado em fazer reformas em seu lar:

1. Homestyler

Homestyler

Sua ideia é decorar algum ambiente da casa? Então o aplicativo Homestyler (para design de interiores) vai ser seu grande aliado. Com ele você tira uma foto de algum cômodo da sua casa e vai testando aquilo que gostaria de mudar: a cor da parede, a colocação de um papel de parede, tapetes, móveis, quadros e itens decorativos.

É quase como recriar o cômodo da sua casa virtualmente e poder testar como ficaria aquela sua ideia sem sair tirando móveis do lugar ou dando inicio a pintura/aplicação de papel de parede. Seria um teste para ver se vai ficar mesmo do jeito que você está imaginando.

Além de criar seu próprio projeto você também tem acesso aos itens que já existem no app, pode escolher entre tendências e assim ir montando o espaço. Por exemplo, se você quer apostar na tendência azul vibrante, vai encontrar itens que se encaixam nesse tom e pode ver como ficam no ambiente que quer redecorar. E se não gostar é só começar de novo com outra tendência que chamou sua atenção.

O app permite que você crie projetos a partir do zero ou tire uma foto do ambiente já pronto e vá testando novidades. Está todo em português e pode ser encontrado tanto na Google Play quanto na Apple Store.

2. AutoCAD

AutoCAD app

Esse aplicativo vai agradar mais a quem trabalha com arquitetura ou tem facilidade com desenhos. A ideia é carregar tudo que você cria para qualquer lugar e poder editar tanto no tablet quanto no celular e no computador. Ou seja, se surgiu aquela ideia e você não está perto do notebook, mas tem um celular a mão, pode criar a vontade.

O app é pago, mas você pode testar por uma semana. Além de criar e acessar desenhos que você já fez, há também a opção de usar um desenho de amostra. Você então seleciona, apara, desenha, faz anotações e tira medidas. Isso tanto nos modelos já prontos quanto naqueles que você desenvolver.

Uma das grandes praticidades do aplicativo é poder abrir seus desenhos existentes que estão salvos no Dropbox, no Google Drive e no OneDrive, e não somente aqueles que estiverem no seu celular ou tablet.

Vale a pena testar pelo período gratuito e se você sentir que o aplicativo vai lhe ajudar, assine a versão completa. Disponível para Android e iOS.

3. Magicplan

Magicplan 

A ideia do Magicplan é muito parecida com a do primeiro app que foi citado no texto, o Homestyler. A diferença é que aqui você não irá apenas decorar um ambiente da sua casa, mas sim criar a planta completa. Ou seja, podemos dizer que é uma mistura do AutoCad com o Homestyler.

Ao abrir o aplicativo você deverá fazer um cadastro gratuito, colocando seu endereço de e-mail e objetivo de uso. Tanto profissionais quanto pessoas que querem usar o app para uso pessoal podem aproveitar as vantagens do Magicplan.

Depois de acessar com sua conta, basta clicar em “nova planta”. Você terá acesso as seguintes opções: capturar, que seria tirar uma foto de um ambiente da sua casa; desenhar, para quem tem praticidade com desenho e quer desenhar sua própria planta; importar e desenhar, para importar um plano já existente e criar um novo levantamento do terreno.

Os mais leigos podem usar a opção de captura, fotografar cada canto do espaço que deseja mudar e encaixar na planta, como se estivesse montando um quebra-cabeças. Em seguida é possível mobiliar o espaço, para ver como ficaria a nova disposição dos móveis.

Pode ser baixado tanto no Android quanto no iOS e é totalmente gratuito.

4. Autodesk SketchBook

Autodesk sketchbook

Esse aplicativo gratuito é muito prático para quem precisa guardar seus esboços e desenhos de plantas. Para começar a utilizá-lo basta criar uma conta usando seu endereço de e-mail. Quem já usa o Autodesk (a dica número dois) pode aproveitar a mesma conta.

Você tem a opção de criar novos esboços, acessar a galeria do seu celular e compartilhar seus desenhos. Na edição é possível selecionar, transformas, mudar a cor, colocar texto e até criar vídeos com lapso de tempo. Há também várias opções de lápis para desenhar.

Útil para quem já tem certa prática com desenhos e gosta de manter suas criações sempre por perto. Você pode encontrar o aplicativo na Google Play ou na Apple Store.

5. Sun Seeker

Sunseeker

Saber onde o sol bate e onde não bate em um ambiente é muito importante para quem está planejando um determinado espaço. Assim você sabe que móveis ficariam melhor posicionados na parte que recebe luz solar e naquela onde ela não chega.

A boa notícia é que você não vai precisar passar o dia todo no cômodo observando como a posição do sol – e muito menos repetir isso em todas as estações do ano. Com o Sun Seeker você consegue descobrir exatamente quais partes daquele ambiente vão receber luz solar.

O app usa a câmera do celular e mostra não apenas onde está o sol no momento em que você está usando o aplicativo, mas também em que posição estará nas próximas horas. Disponível para Android e iOS, mas na Google Play é preciso para R$ 22,99 para usar o app.

6. CAD Touch

Cadtouch

Na versão gratuita do aplicativo é possível fazer seus próprios desenhos, encontrar tutoriais e editar qualquer falha que você tenha identificado depois de concluir seu projeto.

Além de editar você consegue medir, fazer anotações, novos desenhos e visualizar o resultado final. Se tiver algo pronto salvo em alguma pasta do celular – ou online – pode recriar e reinventar completamente aquilo que havia produzido anteriormente.

É indicado para arquitetos e pode ser usado em qualquer lugar. Ao finalizar você enviar o arquivo por e-mail. O que torna prático para quando você está longe do computador e do escritório. No dia seguinte basta baixar o arquivo no computador e dar continuidade ao projeto ou finalizá-lo do jeito que desejar.

Pode ser encontrado na Google Play e na Apple Store e possui uma versão paga, além da gratuita, com mais recursos. Se você pretende utilizar o aplicativo com frequência, vale a pena investir na versão PRO.

7. Angle Meter PRO

Angle meter pro

Se você precisa medir os ângulos de determinada construção ou de algum objeto que vai fazer parte da decoração da casa, não precisa mais ter em mãos a famosa régua com nível. Seu smartphone vai fazer as medidas com a ajuda deste aplicativo.

Basta instalar no celular, abrir e colocar sobre a superfície que deseja medir o ângulo. Não é necessário cadastro. O app imediatamente dá as opções de medida.

Disponível para Android e iOS. Na Google Play o aplicativo é gratuito, mas contém anúncios. Na Apple Store é preciso pagar para usar o Angle Meter, mas você tem acesso a mais opções do que na versão free do Android, como medir ângulos a partir da câmera do celular.

8. Reforma simples

Reforma simples

O Reforma Simples é um aplicativo muito útil para quem está pensando em reformar a casa e quer saber em média o quanto irá gastar. O app é nacional e tem o SINAPI como fonte de preços.

Depois de fazer o download (Appstore e Android) e instalar no seu celular, você deverá aceitar os termos de uso para ter acesso as funções do aplicativo. Você verá uma tela com os seguintes dados a serem preenchidos: Estado, tipo de planilha, mês de referência e BDI – esse último dado tem preenchimento opcional.

Selecione seu estado, escolha se fará uma planilha desonerada ou não desonerada e selecione o mês de referência. O ideal é apostar no mês mais recente disponível no aplicativo. Clique em salvar.

Você será redirecionado para a próxima tela onde deve preencher dados de serviços iniciais, infraestrutura e fundações, estrutura, pisos, paredes, revestimentos, portas, janelas, pintura, cobertura, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e demolições e retiradas. Não é obrigatório preencher tudo, apenas o que fará parte da sua reforma.

Quando finalizar o preenchimento dos dados você pode visualizar o orçamento completo e terá uma noção do quanto irá gastar em sua reforma.

Deu para perceber que existem vários aplicativos de arquitetura disponíveis para usar no seu smartphone! Se você tem mais alguma opção para agregar ao texto, conte para nós nos comentários!