Área de churrasco: como montar, dicas e 50 fotos de decoração

Por - Atualizado em:

Todo brasileiro sonha com uma área de churrasco, afinal, esse é o lugar perfeito para reunir amigos e família durante o final de semana.

E se você também faz parte desse seleto grupo que está em busca de dicas e ideias para montar a área de churrasco, continue acompanhando esse post com a gente. Temos muita coisa para conversar, vem ver.

Como montar uma área de churrasco

Defina o espaço

Se você mora em uma casa com quintal, muito provavelmente a área do churrasco será construída na área externa. 

Mas se você mora em apartamento ou em uma casa sem quintal, a solução é fazer a área de churrasco dentro de casa mesmo ou, melhor dizendo, na varanda. 

Seja onde for, é importante que você saiba exatamente o espaço que a área de churrasco irá ocupar e se ela vai dividir o local com outros ambientes, como uma área de serviço ou garagem. 

Dessa maneira você consegue fazer um projeto personalizado, levando em consideração, por exemplo, o tipo de churrasqueira que poderá ser instalada no local e o tipo de mobília que fará parte do ambiente. 

Tenha um orçamento

Após definir o espaço da área de churrasco concentre-se em outra questão essencial: o orçamento. Quanto você pode ou deseja gastar com esse projeto? 

A partir daí você consegue saber, por exemplo, o que é mais viável financeiramente e, assim, não comprometer o seu bolso.

Lembrando que é super possível construir uma área de churrasco gastando pouco, basta para isso fazer escolhas certas e optar por materiais alternativos, como, por exemplo, ao invés de usar um piso de madeira, você pode instalar porcelanato amadeirado que é mais barato e ainda mais resistente.

Escolha a churrasqueira

Não existe área de churrasco sem churrasqueira, certo? Mas a escolha do modelo ideal vai depender do espaço disponível, do seu orçamento e, principalmente, se você mora em casa ou apartamento.

Quem mora em casa acaba tendo uma liberdade maior para escolher o tipo de churrasqueira. Já quem mora em apartamento precisa estar atento as regras do condomínio. 

A maioria dos condomínios não permite o uso de churrasqueiras que emitem fumaça, então, nesses casos, o que resta a fazer é optar pelos modelos a gás ou elétrica. 

Por outro lado, quem pretende economizar, a dica é optar por churrasqueiras pré-moldadas ou portáteis. As churrasqueiras de alvenaria e tijolinho são as mais caras, além de também exigirem uma área livre maior para a instalação.

Móveis essenciais

A área de churrasco precisa ser confortável, aconchegante e funcional. Para isso, você precisa saber escolher os móveis certos. 

Os principais, aqueles indispensáveis e que toda área de churrasco precisa ter, são mesa e cadeiras. 

Aqui, você pode optar por um conjunto de acordo com o seu espaço disponível ou, ainda, se preferir, fazer um balcão amplo onde as pessoas possam se sentar em volta, de modo semelhante a uma mesa, mas com a vantagem de ocupar menos espaço.

É importante contar também com uma pia e alguns armários para ajudar na organização das louças e acessórios para churrasco. 

Se o espaço for pequeno, a dica é verticalizar ao máximo que puder. Isso significa livrar o chão e pendurar tudo na parede. 

Uma boa dica, inclusive para quem deseja economizar, é apostar em prateleiras e nichos. 

Mas se o espaço é pequeno e você deseja gastar um pouquinho mais, então não pense duas vezes e considere um projeto de móveis planejados para a área do churrasco.

Essa é a maneira mais certa de otimizar o espaço, deixando-o confortável e funcional.

Eletrodomésticos para área de churrasco

Alguns eletrodomésticos também são importantes na área de churrasco e evitam que você e seus convidados precisem ficar entrando toda hora dentro de casa.

Um bom exemplo é a geladeira. Você não precisa ter uma geladeira duplex enorme nesse espaço, mas considere, ao menos, um frigobar para garantir que as bebidas estejam sempre geladas e a mão.

Gosta de preparar outros pratos? Então também invista em um cooktop. Ele não ocupa espaço e você pode cozinhar tudo nele. 

Limpeza prática e funcional

Por nada nesse mundo esqueça de que depois de usar, você vai precisar limpar.

E se tratando de uma área de churrasco, o melhor a fazer é evitar materiais porosos e que absorvam umidade, gordura e sujeira, especialmente porque a maioria dessas áreas está localizada na parte externa da casa.

Decoração da área de churrasco

A área de churrasco não deve ser apenas confortável e funcional, ela também precisa ser bonita. Por isso, reunimos a seguir os estilos decorativos que fazem mais sucesso nesses espaços. Dá só uma olhada:

Rústica

Aqui no Brasil a área de churrasco rústica é uma das mais populares. Geralmente, esse tipo de decoração remete as casas de fazenda e as casas de campo. 

A madeira é o ponto alto dessa proposta decorativa, assim como os tons terrosos, os tijolinhos a vista, os materiais naturais, como a palha, além da clássica cerâmica crua. 

Os ladrilhos hidráulicos no chão ajudam a caracterizar esse estilo. Mas para fechar com chave de ouro, considere uma cortininha de pano embaixo da pia.

Moderna

A decoração moderna também tem conquistado o seu espaço nas áreas de churrasco.

Esse tipo de decoração inclui cores neutras, móveis de linhas retas e acabamento clean, além do uso de materiais como aço, inox, vidro e pedras. 

Para quem deseja garantir um toque despojado e jovial a decoração moderna da área de churrasco, a dica é investir em pontos de cores vibrantes, especialmente nos detalhes, como luminárias, por exemplo. 

Clássica e elegante

Prefere uma decoração sofisticada na área de churrasco? Então aposte em materiais nobres, como o mármore, e uma paleta de cores neutras, em especial o branco. 

Um pouco de brilho metalizado também cai bem. Para isso, use elementos em tons de dourado ou rosé gold.

Retrô

A decoração em estilo retrô também caiu nas graças das áreas de churrasco. Esse tipo de decoração inclui cores fortes e contrastantes, como o vermelho, amarelo, verde e azul ou, então, uma paleta conhecida como candy colors, famosa na década de 50.

Os ladrilhos hidráulicos no piso ajudam a criar o clima retrô, assim como eletrodomésticos vintage, pôsteres antigos e luminárias garimpadas.

Objetos de decoração para área de churrasco

Acessórios de cozinha

Uma boa forma de complementar a decoração da área de churrasco é apostando em acessórios típicos desse espaço.

É o caso, por exemplo, de tábuas de madeira que podem ficar expostas na parede ou no conjunto de facas. Assim, ao mesmo tempo em que você decora, já deixa tudo a mão para quando precisar.

Pôsteres

Quadros e pôsteres que tenham a ver com o estilo que você definiu para área de churrasco também são um tipo de objeto interessante para complementar a decoração. 

Só não exagere, principalmente se o espaço for pequeno. 

Plantas e vasos

A área de churrasco tem tudo a ver com plantas e vasos bonitos. Você pode optar por um jardim vertical, caso a área seja pequena. 

Vale ainda espalhar alguns vasinhos pelo ambiente ou suspender algumas espécies no teto. O importante é que elas não bloqueiem, nem atrapalhem a passagem.

Outra dica: evite colocar as plantas muito próximas da churrasqueira e respeite a necessidade de luz de cada uma delas.

Itens de personalidade

Por fim, aposte em objetos para decoração de área de churrasco que traduzam a personalidade e o estilo de vida dos moradores. 

As possibilidades são infinitas, indo desde a escolha da paleta de cores até os menores detalhes, como o avental de cozinha. O bacana é que tanto você, quanto seus convidados possam se reconhecer nesse ambiente.

Confira agora 50 ideias de decoração de área de churrasco e inspire-se para fazer a sua:

Imagem 1 – Área de churrasco gourmet integrada tanto com o quintal, quanto com a área interna da casa.

Área de churrasco gourmet integrada tanto com o quintal, quanto com a área interna da casa

Imagem 2 – Área de churrasco simples e pequena, mas muito acolhedora.

Área de churrasco simples e pequena, mas muito acolhedora

Imagem 3 – Área de churrasco moderna decorada com piso de madeira e planta.

Área de churrasco moderna decorada com piso de madeira e planta

Imagem 4 – A combinação entre cimento queimado, tijolinhos e madeira deixou a área de churrasco moderna e aconchegante.

A combinação entre cimento queimado, tijolinhos e madeira deixou a área de churrasco moderna e aconchegante

Imagem 5 – Uma típica área de churrasco rústica brasileira com direito a piso de cerâmica e parede de tijolinhos.

Uma típica área de churrasco rústica brasileira com direito a piso de cerâmica e parede de tijolinhos

Imagem 6 – Área de churrasco rústica no quintal com destaque para as charmosas cadeiras coloridas.

Área de churrasco rústica no quintal com destaque para as charmosas cadeiras coloridas

Imagem 7 – Área de churrasco gourmet decorada com elegância.

Área de churrasco gourmet decorada com elegância

Imagem 8 – Já aqui, é o estilo moderno que fala mais alto.

Já aqui, é o estilo moderno que fala mais alto

Imagem 9 – Área de churrasco simples no quintal: uma prova de que todo mundo pode ter uma.

Área de churrasco simples no quintal: uma prova de que todo mundo pode ter uma

Imagem 10 – Área de churrasco no meio do jardim!

Área de churrasco no meio do jardim!

Imagem 11 – Área de churrasco rústica decorada apenas com o essencial.

Área de churrasco rústica decorada apenas com o essencial

Imagem 12 – Já pensou integrar a cozinha com a área de churrasco?

Já pensou integrar a cozinha com a área de churrasco?

Imagem 13 – Área de churrasco rústica: um espaço para se sentir a vontade.

Área de churrasco rústica: um espaço para se sentir a vontade

Imagem 14 – Churrasqueira de vidro, deck de madeira e cimento queimado. Uma super inspiração!

Churrasqueira de vidro, deck de madeira e cimento queimado. Uma super inspiração!

Imagem 15 – Ampla, essa área de churrasco apostou nas plantas como parte essencial da decoração.

Ampla, essa área de churrasco apostou nas plantas como parte essencial da decoração

Imagem 16 – Pronta para receber!

Pronta para receber!

Imagem 17 – Churrasqueira a gás e forno a lenha. Quer mais o quê?

Churrasqueira a gás e forno a lenha. Quer mais o quê?

Imagem 18 – Área de churrasco espaçosa e muito bem aproveitada no quintal.

Área de churrasco espaçosa e muito bem aproveitada no quintal

Imagem 19 – Área de churrasco moderna. Ao invés de mesa, um balcão.

Área de churrasco moderna. Ao invés de mesa, um balcão

Imagem 20 – Praticidade de limpeza: algo indispensável em qualquer área de churrasco.

Praticidade de limpeza: algo indispensável em qualquer área de churrasco

Imagem 21 – Branca e moderna.

Branca e moderna

Imagem 22 – O pergolado de vidro garante proteção sem limitar a iluminação da área de churrasco.

O pergolado de vidro garante proteção sem limitar a iluminação da área de churrasco

Imagem 23 – Um toque retrô para a área de churrasco simples.

Um toque retrô para a área de churrasco simples

Imagem 24 – Escolha uma cor para ser o destaque da área de churrasco.

Escolha uma cor para ser o destaque da área de churrasco

Imagem 25 – Mais uma área de churrasco retrô para se inspirar!

Mais uma área de churrasco retrô para se inspirar!

Imagem 26 – Área de churrasco moderna, aconchegante e funcional.

Área de churrasco moderna, aconchegante e funcional

Imagem 27 – Objetos de decoração para área de churrasco: plantas!

Objetos de decoração para área de churrasco: plantas!

Imagem 28 – Cinza e branco para uma área de churrasco clássica e elegante


Imagem 29 – Área de churrasco com piscina para a diversão ficar completa.

Área de churrasco com piscina para a diversão ficar completa

Imagem 30 – Área de churrasco simples no quintal.

Área de churrasco simples no quintal

Imagem 31 – Área de churrasco gourmet com balcão e cooktop.

Área de churrasco gourmet com balcão e cooktop

Imagem 32 – Área de churrasco moderna e super iluminada.

Área de churrasco moderna e super iluminada

Imagem 33 – Decoração de área de churrasco rusticamente moderna.

Decoração de área de churrasco rusticamente moderna

Imagem 34 – A marcenaria planejada é perfeita para áreas de churrasco pequenas.

A marcenaria planejada é perfeita para áreas de churrasco pequenas

Imagem 35 – Churrasco e futebol garantidos!

Churrasco e futebol garantidos!

Imagem 36 – Objetos de decoração para área de churrasco que trazem a personalidade dos moradores.

Objetos de decoração para área de churrasco que trazem a personalidade dos moradores

Imagem 37 – Área de churrasco pequena e simples de apartamento. A dica é usar apenas uma parede.

Área de churrasco pequena e simples de apartamento. A dica é usar apenas uma parede

Imagem 38 – Economize espaço com uma área de churrasco com balcão.

Economize espaço com uma área de churrasco com balcão

Imagem 39 – Área de churrasco com quintal, gramado e piscina. Tem como ficar melhor?

Área de churrasco com quintal, gramado e piscina. Tem como ficar melhor?

Imagem 40 – Pôsteres são outra ótima opção de objetos de decoração para área de churrasco.

Pôsteres são outra ótima opção de objetos de decoração para área de churrasco

Imagem 41 – Área de churrasco gourmet completa e luxuosa.

Área de churrasco gourmet completa e luxuosa

Imagem 42 – Bancos compridos acomodam mais pessoas e podem ser guardados embaixo da mesa.

Bancos compridos acomodam mais pessoas e podem ser guardados embaixo da mesa

Imagem 43 – Área de churrasco rústica e colorida para celebrar um domingo de sol.

Área de churrasco rústica e colorida para celebrar um domingo de sol

Imagem 44 – Área de churrasco pequena, mas super moderna.

Área de churrasco pequena, mas super moderna

Imagem 45 – Faça chuva ou faça sol, o churrasco está garantido.

Faça chuva ou faça sol, o churrasco está garantido

Imagem 46 – Porque não uma lareira também?

Porque não uma lareira também?

Imagem 47 – Simples e funcional, essa área de churrasco exige pouco e oferece muito.

Simples e funcional, essa área de churrasco exige pouco e oferece muito

Imagem 48 – Área de churrasco no quintal aberta e rústica.

Área de churrasco no quintal aberta e rústica

Imagem 49 – Área de churrasco no jardim rodeada de flores e ervas aromáticas.

Área de churrasco no jardim rodeada de flores e ervas aromáticas

Imagem 50 – O jardim vertical deixa a área de churrasco mais bonita e aconchegante.

O jardim vertical deixa a área de churrasco mais bonita e aconchegante