Bancada de cozinha: dicas, materiais e fotos

Veja dicas práticas para escolher a bancada da cozinha ideal para o seu projeto.

Por -

A escolha da bancada da cozinha é essencial em um projeto de interiores e deve-se atentar principalmente ao material escolhido, sua resistência, durabilidade e características principais, principalmente em relação a instalação: o material pode ser utilizado nas áreas molhadas ou até mesmo na ilha central ou em uma bancada gourmet. As características visuais do material também influenciam o resultado final, portanto, deve-se escolher aquele que mais se adequa ao projeto de interiores.

O que considerar antes de projetar a sua bancada de cozinha?

A altura recomendada para a bancada da cozinha deve ser considerada antes da instalação. Em linhas gerais, a bancada ideal tem 90cm de altura, para se adequar a estatura das pessoas. Isto pode ser alterado de acordo com o projeto e variando de acordo com a altura dos moradores.

Principais tipos de bancadas de cozinha e materiais

Para que você entenda melhor, separamos os principais materiais utilizados na composição de bancadas de cozinha com dicas práticas e visuais para você se inspirar.

Bancada de cozinha com pia

Entre os diversos modelos de cubas disponíveis, a primeira consideração a se fazer é saber se o modelo escolhido é simples ou duplo. Quando há espaço extra na bancada, a cuba dupla pode ser utilizada para guardar louças e pratos, já para espaços pequenos, a cuba simples é recomendada. O modelo da foto é diferente, onde a pia é esculpida na própria pedra com um acabamento nobre e moderno.

Bancada de cozinha americana

A cozinha americana gourmet pode ter diferentes tipos de materiais na composição da bancada, conforme mostra este exemplo. Além da bancada para área molhada, há a bancada com apoio e cadeiras. Nestes casos também é importante atentar para a distância entre as bancadas para ter uma circulação confortável.

Bancada de cozinha em granito

O granito é uma das pedras com escolha mais popular na hora de revestir a bancada da cozinha. Seu custo é reduzido, tem boa durabilidade e pode ser aplicado inclusive em áreas externas. O aspecto final da instalação é uma pedra lisa e uniforme. A principal desvantagem é em relação a absorção de ácidos dos alimentos e é recomendado que a água não fique parada na peça, para evitar possíveis manchas. O polimento é recomendado de tempos em tempos para conservar a peça.

Bancada de cozinha de madeira

A madeira é um material que remete ao aconchego e o conforto e pode ser instalado na cozinha com os devidos cuidados. O ideal é que a madeira seja aplicada na ilha central ou na bancada gourmet, evitando o contato direto com a água.

Bancada de cozinha em porcelanato

O porcelanato é outra opção bem resistente a umidade, e neste exemplo acima, a pedra foi revestida com porcelanato Portinari branco. O material é resistente e fabricado com alta tecnologia, tem ampla diversidade de cores e não mancha com facilidade. Na instalação, além das cubas de inox, pode-se optar por usar uma cuba fabricada com o mesmo material.

Outros materiais para a bancada de cozinha

Além destes materiais, outros podem ser utilizados para a composição da bancada. Entre as pedras mais nobres, o Silestone e os mármores compostos são os itens mais caros, podendo variar de acordo com a cor e o modelo. Veja todos eles:

Silestone

O silestone é um material altamente resistente e durável, certamente uma das melhores opções de mármores compostos. Uma de suas vantagens é que o material é encontrado em diversas cores como o azul, amarelo, vermelho e outras: então você pode elaborar a composição da decoração com o seu ambiente.

Quartzo

O quartzo é uma variação do Silestone, porém com o preço um pouco mais acessível do que a primeira opção.

Nanoglass

O nanoglass é outro material nobre feito a base de resina e pó de vidro. Uma de suas vantagens é a durabilidade e a resistência, não mancha com facilidade nem risca.

Cimento queimado

O cimento queimado é uma opção moderna para utilizar como base de material para a cozinha, ideal para bancadas de ilhas e cozinhas gourmet com cooktop. Na bancada da pia, ela deve ser tratada por entrar em contato com a água. O material remete a rusticidade do ambiente.

Mármore

O mármore é um material nobre para compor na bancada e tem seu custo elevado. As manchas apresentadas podem variar de acordo com o tipo de pedra escolhida.

Corian

O Corian é outro material que segue a linha do Silestone, com características semelhantes e grande variações de cores.

Mais fotos e inspirações de bancadas de cozinha

Confira agora fotos e inspirações de bancadas de cozinha com diferentes materiais e formatos para se inspirar:

Imagem 1 – O granito é uma opção moderna para a bancada da cozinha

Imagem 2 – Outra opção que utiliza o granito na bancada da cozinha

Imagem 3 – Bancada completa com o material de granito e área curva.

Imagem 4 – Escolha o material certo para a bancada com ilha.

Imagem 5 – Modelo de bancada de cozinha branca.

Imagem 6 – Modelo de bancada de cozinha em U.

Imagem 7 – O granito preto São Jorge é uma das opções mais populares para bancadas em geral.

Imagem 8 – Bancada de cozinha na cor azul com pedra nobre.

Imagem 9 – Bancada de ilha central com madeira.

A madeira é um bom material para a área da ilha, pois não há exposição direta com líquidos e mesmo que tenha uma pia, ela não deve ser a principal. O material ainda traz aconchego e conforto ao toque.

Imagem 10 – Bancada de cozinha gourmet com madeira.

Imagem 11 – Bancada de cozinha com pedra e madeira branca.

Imagem 12 – E o Silestone ainda permite a aplicação com cores diferentes.

Para quem quer ousar na decoração, escolha uma cor vibrante do material para a bancada. Este projeto escolheu uma tonalidade Rosa Monza do Silestone.

Imagem 13 – Bancada de cozinha na cor vermelha.

Imagem 14 – Bancada com cooktop em madeira.

Imagem 15 – Bancada de cozinha americana branca.

Imagem 16 – Bancada de cozinha em mármore.

Imagem 17 – Bancada de cozinha preta.

Imagem 18 – Bancada de cozinha gourmet.

Imagem 19 – Bancada de cozinha preta.

Imagem 20 – Bancada de cozinha branca.

Imagem 21 – Outra versão que de bancada de cozinha que utiliza o granito como material.

Imagem 22 – Modelo de bancada para ilha.

Imagem 23 – Bancada de cozinha com material de granito.

Imagem 24 – Destaque para a cor do material da bancada.

Uma bela composição com uma pedra preta e pequenos pontos brilhantes do material

Imagem 25 – Bancada de cozinha de madeira pintada na cor cinza.

Além do aspecto natural, a madeira pode receber um acabamento especial com tinta para ter uma cor diferente na peça. Este exemplo segue a cor cinza.

Imagem 26 – Bancada de cozinha em madeira.

Imagem 27 – Nesta ilha, a bancada segue a cor preta.

Imagem 28 – Bancada de cozinha em U com granito.

Imagem 29 – Neste projeto, a bancada branca foi usada em toda a composição da cozinha.

Imagem 30 – Bancada da cozinha com madeira.

error: Dê um PIN nas imagens para compartilhar!