Árvore para jardim: dicas para escolher, espécies e fotos

Por -

Quem não gosta de se acomodar sob a sombra frondosa e fresca de uma árvore bem cuidada? Pois é, as árvores são verdadeiros oásis na paisagem urbana. Elas refrescam, garantem uma melhora significativa do ar e ainda servem de abrigo para pássaros e pequenos animais.

Então porque não ter uma árvore no jardim ou na calçada de casa? Já pensou nisso? O post de hoje traz um guia completo para te ajudar a escolher a árvore ideal para sua calçada, bem como os cuidados e as recomendações necessárias para que ela não se torne um problema. Acompanhe com a gente:

Dicas e recomendações importantes para ter uma árvore no jardim ou na calçada

1. Tamanho e raízes

O tamanho da árvore é uma das primeiras coisas que você deve ter em mente. Preferencialmente escolha árvores de pequeno e médio porte que atinjam no máximo dez metros de altura. As árvores para jardim com crescimento rápido também são indicadas, assim você obtém o máximo do valor ornamental da espécie em pouco tempo.

Outro detalhe importante que você deve se atentar são para as raízes da árvore escolhida. Algumas espécies possuem raízes profundas que podem comprometer redes de água, esgoto e tubulações de gás. Enquanto outras espécies costumam se sobrepor, podendo até rasgar a calçada.

2. Cuidados e manutenção

As árvores de pequeno porte e crescimento rápido são as que exigem menos manutenção e cuidados com poda e limpeza, por exemplo.

Um cuidado importante na hora de escolher a árvore para calçada é buscar por espécies que não possuam folhas, flores ou frutos venenosos. Outra recomendação é fugir de árvores com espinhos, madeira frágil ou raízes superficiais e invasoras.

Tomando os devidos cuidados você poderá desfrutar da beleza de uma árvore na porta de casa, sem se preocupar em ferir alguém ou prejudicar a estrutura física da calçada.

3. Licença ambiental

Por fim, é importante verificar junto com a Prefeitura da cidade onde você mora quais são os tipos de árvores autorizadas para o plantio em calçada. Algumas prefeituras estabelecem espécies de acordo com o projeto urbanístico municipal.

Realizar o plantio, a poda ou a derrubada de árvores sem o consentimento da Prefeitura pode render multas altas. Por isso, não custa nada ir até lá e se informar dos requisitos necessários. Sem contar que grande parte das prefeituras municipais possuem viveiros com mudas de árvores para doação.
Conheça agora 60 espécies de árvores de crescimento rápido e porte pequeno ideais para serem plantadas em jardins ou calçadas:

Árvore para jardim: conheça espécies e exemplos para usar na área externa

Imagem 1 – De flores amarelas que florescem no inverno, a Acácia é uma excelente opção para deixar a casa florida mesmo nos meses frios do ano.

Imagem 2 – A Acácia é uma árvore de médio porte e pode ser plantada debaixo de fiações, já que seu crescimento não atinge mais do que os sete metros de altura.

A Acácia é uma árvore de médio porte e pode ser plantada debaixo de fiações, já que seu crescimento não atinge mais do que os sete metros de altura

Imagem 3 – A árvore bordo é uma excelente opção para quem busca por uma espécie de alto valor ornamental.

A árvore bordo é uma excelente opção para quem busca por uma espécie de alto valor ornamental

Imagem 4 – Parente da Maple Tree, árvore símbolo do Canadá, a árvore bordo é indicada para plantio em regiões frias, encantando a todos com suas folhas avermelhadas.

Parente da Maple Tree, árvore símbolo do Canadá, a árvore bordo é indicada para plantio em regiões frias, encantando a todos com suas folhas avermelhadas

Imagem 5 – Quer uma árvore de pequeno porte? Aposte na Alfeneiro, essa espécie não ultrapassa os três metros de altura.

Quer uma árvore de pequeno porte? Aposte na Alfeneiro, essa espécie não ultrapassa os três metros de altura

Imagem 6 – Muito comum no sul do país, o Alfeneiro se caracteriza pela floração branca.

Muito comum no sul do país, o Alfeneiro se caracteriza pela floração branca

Imagem 7 – Flores essas, inclusive, que podem causar alergia em pessoas sensíveis a pólen.

Flores essas, inclusive, que podem causar alergia em pessoas sensíveis a pólen

Imagem 8 – Considere a beleza da aroeira para ornamentar a sua calçada.

Considere a beleza da aroeira para ornamentar a sua calçada

Imagem 9 – A aroeira, típica de regiões mais frias, é muito utilizada como planta medicinal.

A aroeira, típica de regiões mais frias, é muito utilizada como planta medicinal

Imagem 10 – Que tal uma árvore de flores vermelhas e formato exótico? A Candelabro é uma ótima sugestão; a espécie cresce pouco atingindo no máximo quatro a seis metros de altura.

Que tal uma árvore de flores vermelhas e formato exótico? A Candelabro é uma ótima sugestão; a espécie cresce pouco atingindo no máximo quatro a seis metros de altura

Imagem 11 – O nome Candelabro vem do formato das flores da árvore.

O nome Candelabro vem do formato das flores da árvore

Imagem 12 – Caminhando pelas ruas muito provavelmente você já se deparou com uma árvore igual a essa; ela atende pelo nome de Cássia do Nordeste.

Caminhando pelas ruas muito provavelmente você já se deparou com uma árvore igual a essa; ela atende pelo nome de Cássia do Nordeste

Imagem 13 – A Cássia do Nordeste é muito popular e frequentemente utilizada para o paisagismo urbano.

A Cássia do Nordeste é muito popular e frequentemente utilizada para o paisagismo urbano

Imagem 14 – No Japão existe até um dia só para contemplar essa árvore; sabe qual é ela? A Cerejeira.

No Japão existe até um dia só para contemplar essa árvore; sabe qual é ela? A Cerejeira

Imagem 15 – A cerejeira possui flores cor de rosa e é muito ornamental; é comum que essa espécie chegue a pelo menos seis metros de altura.

A cerejeira possui flores cor de rosa e é muito ornamental; é comum que essa espécie chegue a pelo menos seis metros de altura

Imagem 16 – A Cinamomo é outra espécie que pode ser cultivada em jardins, mas atenção porque ela cresce rápido e pode atingir até 20 metros de altura.

A Cinamomo é outra espécie que pode ser cultivada em jardins, mas atenção porque ela cresce rápido e pode atingir até 20 metros de altura

Imagem 17 – A Cinamomo é cultivada de modo ornamental em diversos países do mundo.

A Cinamomo é cultivada de modo ornamental em diversos países do mundo

Imagem 18 – Se você procura por uma espécie de árvore que seja, além de bonita, muito aromática, então você vai se encantar pela Dama da Noite.

Se você procura por uma espécie de árvore que seja, além de bonita, muito aromática, então você vai se encantar pela Dama da Noite

Imagem 19 – A Dama da Noite, também conhecida como Jasmim da Noite, é utilizada principalmente como cerca viva.

A Dama da Noite, também conhecida como Jasmim da Noite, é utilizada principalmente como cerca viva

Imagem 20 – Ao olhar para essa espécie você logo percebe o porquê do nome “escova de garrafa”.

Ao olhar para essa espécie você logo percebe o porquê do nome escova de garrafa

Imagem 21 – O formato exótico e exuberante da Escova de Garrafa a coloca como uma das melhores opções para árvores de calçada ou jardim.

O formato exótico e exuberante da Escova de Garrafa a coloca como uma das melhores opções para árvores de calçada ou jardim

Imagem 22 – Já o que se destaca nessa outra espécie, a Flamboyant, é a mudança gradual da cor das suas folhas que vão do verde ao vermelho.

Já o que se destaca nessa outra espécie, a Flamboyant, é a mudança gradual da cor das suas folhas que vão do verde ao vermelho

Imagem 23 – Se você quer uma árvore que traga boa sombra e seja resistente ao calor, então aposte na Flamboyant.

Se você quer uma árvore que traga boa sombra e seja resistente ao calor, então aposte na Flamboyant

Imagem 24 – Se você quer uma árvore que traga boa sombra e seja resistente ao calor, então aposte na Flamboyant.

Se você quer uma árvore que traga boa sombra e seja resistente ao calor, então aposte na Flamboyant

Imagem 25 – As flores da Hibisco variam muito de tonalidade indo do branco até o vermelho, com variações de amarelo e laranja.

As flores da Hibisco variam muito de tonalidade indo do branco até o vermelho, com variações de amarelo e laranja

Imagem 26 – Essa que você está vendo abaixo é a Ipê, uma árvore muito usada no paisagismo urbano e que pode alcançar até sete metros de altura.

Essa que você está vendo abaixo é a Ipê, uma árvore muito usada no paisagismo urbano e que pode alcançar até sete metros de altura

Imagem 27 – Entre janeiro e maio, as flores do Ipê dão um verdadeiro show de beleza colorindo o céu com suas cores vivas e alegres.

Entre janeiro e maio, as flores do Ipê dão um verdadeiro show de beleza colorindo o céu com suas cores vivas e alegres

Imagem 28 – Meu pé de jacarandá…De porte médio a grande a Jacarandá impressiona pelo tom lilás delicado de suas flores.

Meu pé de jacarandá...De porte médio a grande a Jacarandá impressiona pelo tom lilás delicado de suas flores

Imagem 29 – Jacarandá se desenvolve melhor em regiões de clima temperado.

Jacarandá se desenvolve melhor em regiões de clima temperado

Imagem 30 – Perfumada e muito ornamental, a Jasmim Manga é outra espécie de árvore para calçada que vai te deixar apaixonado.

Perfumada e muito ornamental, a Jasmim Manga é outra espécie de árvore para calçada que vai te deixar apaixonado

Imagem 31 – A Jasmim Manga pode crescer entre quatro a oito metros de altura.

A Jasmim Manga pode crescer entre quatro a oito metros de altura

Imagem 32 – Já ouviu falar na Kaizuka? Mas com certeza você já a viu, ela é uma espécie conífera que cresce de modo torcido, muito apreciada no paisagismo de jardins e áreas externas.

Já ouviu falar na Kaizuka? Mas com certeza você já a viu, ela é uma espécie conífera que cresce de modo torcido, muito apreciada no paisagismo de jardins e áreas externas

Imagem 33 – A Kaizuka pode ser cultivada de modo isolado ou formando grupos e linhas.

A Kaizuka pode ser cultivada de modo isolado ou formando grupos e linhas

Imagem 34 – A Manacá da Serra é outra espécie bem popular e que faz sucesso no cenário urbano.

A Manacá da Serra é outra espécie bem popular e que faz sucesso no cenário urbano

Imagem 35 – A Manacá da Serra pode atingir até seis metros de altura.

A Manacá da Serra pode atingir até seis metros de altura

Imagem 36 – E suas flores passam por três tonalidades dependendo da maturidade: o branco, o rosa e o roxo.

E suas flores passam por três tonalidades dependendo da maturidade: o branco, o rosa e o roxo.

Imagem 37 – Pense agora em uma árvore de flores delicadas; essa árvore é a Noivinha.

Pense agora em uma árvore de flores delicadas; essa árvore é a Noivinha

Imagem 38 – De porte pequeno, a Noivinha não chega a alcançar três metros de altura, sendo, portanto, muito indicada para o plantio em calçadas.

De porte pequeno, a Noivinha não chega a alcançar três metros de altura, sendo, portanto, muito indicada para o plantio em calçadas

Imagem 39 – Sabe aquele toque verde especial que você sempre quis dar à fachada da sua casa? Você pode fazer isso com uma espécie de árvore chamada Oiti, o verde intenso das folhas é o que se destaca nessa árvore, já que ela não possui floração.

Sabe aquele toque verde especial que você sempre quis dar à fachada da sua casa? Você pode fazer isso com uma espécie de árvore chamada Oiti, o verde intenso das folhas é o que se destaca nessa árvore, já que ela não possui floração

Imagem 40 – Mas atenção para o crescimento da Oiti, ela pode atingir facilmente os dez metros de altura.

Mas atenção para o crescimento da Oiti, ela pode atingir facilmente os dez metros de altura

Imagem 41 – E que tal cultivar uma oliveira no jardim de casa? Pensou ter azeitonas fresquinhas no quintal?

E que tal cultivar uma oliveira no jardim de casa? Pensou ter azeitonas fresquinhas no quintal?

Imagem 42 – O único inconveniente da Oliveira é que sua raíz é profunda, com cerca de seis metros, podendo comprometer tubulações subterrâneas.

O único inconveniente da Oliveira é que sua raíz é profunda, com cerca de seis metros, podendo comprometer tubulações subterrâneas

Imagem 43 – Essa aqui você conhece: é a Palmeira Moinho de Vento; inclusive grande parte das espécies de Palmeira são indicadas para cultivo em calçadas.

Essa aqui você conhece: é a Palmeira Moinho de Vento; inclusive grande parte das espécies de Palmeira são indicadas para cultivo em calçadas

Imagem 44 – Muito ornamental, a Palmeira Moinho de Vento pode atingir os dez metros de altura.

Muito ornamental, a Palmeira Moinho de Vento pode atingir os dez metros de altura

Imagem 45 – Não precisa caminhar muito por aí para encontrar uma dessas: a Pata de Vaca; muito ornamental, essa árvore com flores brancas e rosas possui folhas em um formato inusitado, que realmente lembram patas de vaca.

Não precisa caminhar muito por aí para encontrar uma dessas: a Pata de Vaca; muito ornamental, essa árvore com flores brancas e rosas possui folhas em um formato inusitado, que realmente lembram patas de vaca

Imagem 46 – A Pata de Vaca também é muito conhecida popularmente por se acreditar que o chá das suas folhas é um tratamento natural para diabetes.

A Pata de Vaca também é muito conhecida popularmente por se acreditar que o chá das suas folhas é um tratamento natural para diabetes

Imagem 47 – Já o destaque dessa outra espécie, a Pau Fava, são as suas flores amarelas em cacho .

Imagem 48 – Use a Pau Fava sem medo na calçada, já que a árvore não passa dos oito metros de altura.

Use a Pau Fava sem medo na calçada, já que a árvore não passa dos oito metros de altura

Imagem 49 – Muito popular no Brasil, a Quaresmeira recebeu esse nome justamente por florescer no período da quaresma, entre os meses de fevereiro e abril.

Muito popular no Brasil, a Quaresmeira recebeu esse nome justamente por florescer no período da quaresma, entre os meses de fevereiro e abril

Imagem 50 – Chegando a alcançar dez metros de altura, a Quaresmeira é a árvore ideal para quem procura uma boa sombra.

Chegando a alcançar dez metros de altura, a Quaresmeira é a árvore ideal para quem procura uma boa sombra

Imagem 51 – A Extremosa ou Resedá é outra espécie popular no paisagismo urbano, podendo alcançar até oito metros de altura.

A Extremosa ou Resedá é outra espécie popular no paisagismo urbano, podendo alcançar até oito metros de altura

Imagem 52 – As flores rosas da Resedá são um espetáculo a parte.

As flores rosas da Resedá são um espetáculo a parte

Imagem 53 – Não quer plantar diretamente na calçada? Você pode optar por um vaso grande para sua árvore; a espécie sugerida aqui é a Trombeta de Anjo.

Não quer plantar diretamente na calçada? Você pode optar por um vaso grande para sua árvore; a espécie sugerida aqui é a Trombeta de Anjo

Imagem 54 – O nome Trombeta de Anjo não é a toa, só de olhar para a árvore já dá para perceber o porquê do nome.

O nome Trombeta de Anjo não é a toa, só de olhar para a árvore já dá para perceber o porquê do nome

Imagem 55 – Uma árvore que ama a luz do sol carregada por folhas exuberantes; essa é a Figueira, outra espécie muito comum no paisagismo urbano brasileiro.

Uma árvore que ama a luz do sol carregada por folhas exuberantes; essa é a Figueira, outra espécie muito comum no paisagismo urbano brasileiro

Imagem 56 – O gênero Ficus, a qual a Figueira pertence, é um dos maiores do reino vegeral.

O gênero Ficus, a qual a Figueira pertence, é um dos maiores do reino vegeral

Imagem 57 – E que tal plantar em sua calçada uma árvore frutífera? Pode ser um pé de laranja.

E que tal plantar em sua calçada uma árvore frutífera? Pode ser um pé de laranja

Imagem 58 – De pera.

De pera

Imagem 59 – Ou quem sabe uma macieira?

Imagem 60 – Além de bonitas, essas árvores ainda fornecem frutas à vontade no quintal de casa.

Além de bonitas, essas árvores ainda fornecem frutas à vontade no quintal de casa