Brincadeiras de halloween: descubra 7 brincadeiras super divertidas

Por - Atualizado em:

Embora seja um feriado pouco comemorado no Brasil, o halloween é bem popular por aqui.  Porém, a comemoração é ainda mais popular em países como Estados Unidos e Canadá. Nesses países, as casas são decoradas com teias e aranhas, crianças saem nas ruas pedindo doces pelas casas da vizinhança e várias brincadeiras de halloween são feitas.

Aqui no Brasil, é um pouco diferente. O dia é mais conhecido como Dia das Bruxas ou Dia do Saci, e tem uma importância bem menor. Ainda fazemos festas de fantasia, mas temos bem menos comemorações e festividades na data, o que pode acabar desapontando algumas crianças. Mas isso não significa que não podemos fazer nada nessa data assombrosa.

Vamos descobrir algumas brincadeiras de halloween?

Nós crescemos com filmes que mostram essa noite especial, e muitas vezes queremos tornar essa data especial para as crianças. Por isso, hoje nós vamos apresentar uma lista com várias brincadeiras de halloween que todo mundo pode fazer em casa, para tornar o dia das bruxas mais memorável para todos!

Fantasma artesanal

Fantasmas e espíritos são uma marca registrada em filmes de terror e, durante o halloween, eles são alguns dos monstros mais populares entre a criançada! Então, que tal aproveitar e fazer o seu próprio fantasma com essa brincadeira de halloween? Além de ser muito divertido, é um excelente exercício de imaginação e adaptação, já que você pode usar qualquer coisa para montar o seu fantasma!

Além disso, essa brincadeira é super simples de fazer! Os materiais necessários são: uma caixa de papelão, materiais escolares como tesoura sem ponta, canetinhas e lápis coloridos, cola e tudo mais que tiver à mão. Basta desenhar os fantasmas no papelão e recortá-los. Então, use os lápis e canetinhas para colorir, e cole enfeites como bolinhas de papel machê ou algodão para finalizar o seu fantasma personalizado!

Uma coisa legal para fazer com os fantasmas prontos, é usá-los para decorar a casa durante o dia das bruxas, pendurando as assombrações pela casa. Isso dá um clima assustador para o lugar, além de mostrar para as crianças que elas fizeram algo importante o bastante para ficar à vista de todo mundo!

Criando o frankenstein

Outro dos mais famosos monstros de halloween, Frankenstein é uma mistura de várias partes diferentes, quase como um lego monstruoso. Mas, apesar do terror, esse conceito é a raiz de uma brincadeira de halloween muito divertida.

Com revistas e jornais velhos, folhas sulfite, lápis de cor e, de novo, tudo que tiver disponível, use e abuse da imaginação para criar o seu próprio monstro Frankenstein! As únicas regras são: o seu monstro no final tem que parecer humano (ter braços, pernas e cabeça, por exemplo) e soltar sua imaginação! O produto final é quase sempre um monstro único e assustadoramente divertido.

Na teia da aranha!

Uma das decorações mais emblemáticas do dia das bruxas são as teias de aranha. Essas coisas grudentas são o pesadelo de muita gente, e dão um aspecto assustador para qualquer lugar. Mas, elas não servem apenas para isso.

Para essa brincadeira de halloween, você vai precisar de fita adesiva e bolinhas de papel! A ideia é fazer uma teia com a fita adesiva, usando a armação da porta como base para armar a teia. Assim que sua “armadilha” estiver pronta, aproveite e decore ela com aranhas de plástico, só para completar o visual assustador.

Essa brincadeira é bem simples: os participantes jogam bolinhas na teia, tentando acertar a fita adesiva e grudar as bolinhas nela. Quem conseguir grudar mais, vence! O prêmio pode ser algo simples, como uma caixa de bombons ou alguns doces de dia das bruxas, como dentaduras doces, gomas em forma de minhoca, etc.

Se você está procurando fazer enfeites, uma dica é fazer teias com barbante, e colocar do lado de fora, prendendo aranhas de brinquedo nelas, e deixando com um visual bem assustador.

Esconde-esconde da múmia

Essa brincadeira de halloween não precisa de nada mais do que um rolo de papel higiênico para se enrolar e se fantasiar de múmia. Depois de usar todo o papel higiênico para deixar uma pessoa de múmia, é hora de jogar esconde-esconde!

A múmia vai escolher um lugar no quintal e, no lugar que escolheu, contar regressivamente a partir do 10, enquanto as outras pessoas se escondem pela casa. Quando a múmia terminar de contar, ela deve avisar que terminou de contar, e ir atrás dos fugitivos!

Sempre que a múmia achar alguém escondido, ela precisa encostar nela para pegar a pessoa. Se ela te pegar, você vai até o lugar escolhido, e espera a brincadeira acabar. A múmia vence se pegar todos os fugitivos, enquanto o fugitivo que conseguir chegar no lugar que a múmia escolheu fica imune. No fim da brincadeira, a múmia e todos os imunes ganham um prêmio, que pode ser uma sacolinha de doces temáticos, por exemplo.

Derrubar o monstro

Monstro Halloween

Uma das maiores fantasias de toda criança é derrotar monstros e vilões, e com esse jogo elas vão realizar essa fantasia! Para montar essa brincadeira de halloween você vai precisar de: copos plásticos, canetinhas e bolinhas (tipo aquelas de borracha). Use as canetinhas para desenhar rostos de monstros nos copos, e os monte como se fosse uma pequena pirâmide.

O jogo funciona de uma forma bem simples, uma pessoa por vez joga a bolinha e tenta derrubar o máximo de “monstros” que puder. Vá anotando o número de monstros derrubados toda vez que alguém joga, para saber quantos pontos cada um fez. No final, ganha quem tiver mais pontos depois de algumas rodadas.

Mas, atenção! Tenha certeza de deixar a pirâmide montada numa área sem muitos objetos para quebrar, já que ninguém quer causar dano colateral na luta contra o mal, não é mesmo? Prefira montar o jogo no quintal ou em algum cômodo com poucos objetos para quebrar.

Caça aos doces

Muito parecida com a famosa “caça ao tesouro”, a caça aos doces é uma brincadeira de halloween no mesmo estilo. Os adultos escondem doces de halloween pelo quintal, enquanto que as crianças se fantasiam de monstros e procuram as guloseimas escondidas.

Para deixar ainda mais temático, enfeite o quintal inteiro! Além de tornar a experiência mais memorável para as crianças, é um bom exercício de criatividade se fizer as decorações junto com as crianças. Outra dica também é deixar os “tesouros” em saquinhos temáticos de halloween, para evitar sujar ou espalhar pelo quintal.

Verruga da Bruxa

Nossa última brincadeira de halloween é mais um joguinho simples. Para fazer essa brincadeira, você vai precisar de uma venda para cobrir os olhos, papel para desenhar a bruxa, e massinha de modelar, para fazer as várias verrugas dela.

As regras são simples: a criança da vez pega uma “verruga” e é vendada. Enquanto ela não pode ver, ela tem que colocar a verruga na ponta do nariz da bruxa. Vence quem deixar a verruga o mais perto possível da ponta do nariz, vence.

O prêmio pode ser qualquer coisa, mas doces de dia das bruxas são sempre a melhor escolha! Além de temáticos, são baratos o bastante para tornar possível várias rodadas com vários vencedores!

E aí? Curtiu nossas brincadeiras de halloween?

Nós listamos apenas alguns exemplos de brincadeiras para o dia das bruxas, mas existem muitos outros! Você sempre pode tentar algo mais temático, deixando as brincadeiras focadas em um único tipo de monstro, por exemplo. Também não perca a oportunidade de sugerir mais jogos e brincadeiras de halloween nos comentários! Quanto mais opções, mais divertidas ficam as festas!