Como abrir garrafa de vinho: veja o passo a passo para cada caso

Por -

Como abrir uma garrafa de vinho? Com um saca-rolha, é claro! Essa seria a resposta mais simples e óbvia que se poderia dar em um primeiro momento. Acontece que nem sempre esse artefato está disponível quando bate aquela vontade de beber um bom vinho.

Nesses casos é mais do que possível desfrutar da companhia dessa bebida dos deuses sem necessariamente ter em mãos um saca rolha.

Por isso trouxemos nesse post as melhores ideias de como abrir uma garrafa de vinho com e sem saca-rolha, de modo seguro e confiável. Assim você já fica prevenido para ambas as situações, acompanhe:

Como abrir garrafa de vinho com saca-rolha

Existem, basicamente, três tipos de saca-rolhas: o de formato borboleta, também conhecido como alavanca dupla, o sommelier, que possui uma faca em uma ponta e uma alavanca em outra e, por fim, o modelo mais simples de todos, aquele que traz apenas a parte espiralada para ser girada na rolha.

Qual deles usar? Tudo vai depender da sua destreza e preferência. O modelo borboleta e o sommelier superam o saca-rolhas simples em todos os aspectos, desde a facilidade para abrir a garrafa, até no visual mais elegante e sofisticado. Por isso, vamos nos concentrar apenas nesses dois modelos principais:

Abrindo uma garrafa de vinho com saca rolha borboleta

Passo 1: Comece retirando o lacre  ou cápsula, como alguns preferem chamar, que fica ao redor do bico da garrafa. Essa camada protetora serve para proteger a rolha de mofo e bolor, além de permitir uma passagem mínima de ar para o interior da garrafa.

Para retirar esse lacre, faça um pequeno corte logo abaixo do bico da garrafa. Se preferir, pode usar também um corta cápsula para garantir um corte reto e uniforme.

Caso deseje retirar todo o lacre, faça um segundo corte, dessa vez na vertical.

Passo 2: Retire o lacre e faça uma pequena limpeza no topo da garrafa para remover poeira e resquícios do lacre.

Passo 3: Com a ponta espiralada do saca-rolha faça um pequeno furo na cortiça e comece a girar o instrumento até que ele penetre na rolha, sempre em sentido horário. Algumas rolhas são mais compridas, outras mais curtas. Ao colocar o saca-rolhas tente reparar nesse detalhe, uma vez que as mais curtinhas não exigem que o saca-rolha seja introduzido por completo.

Você notará também que conforme o saca-rolha for entrando na cortiça, as alavancas laterais vão se erguendo. Quando elas ficarem paralelas à mesa ou a superfície que está sendo utilizada, é sinal que a rolha está pronta para sair, portanto, pare de girar o saca-rolha.

Mais uma dica: mantenha o saca-rolha sempre reto para evitar que a rolha se quebre ou esfarele, fazendo com que pedaços da cortiça caiam no vinho.

Passo 4: Para retirar a rolha, aperte as alavancas para baixo lembrando de manter a garrafa de vinho sempre apoiada na mesa. Comece a puxar a rolha para cima aos poucos até ela sair completamente da garrafa.

Abrindo uma garrafa de vinho com saca-rolha sommelier

O processo para abrir uma garrafa de vinho com saca-rolha de modelo sommelier é praticamente o mesmo do modelo borboleta. A diferença crucial aqui é que o saca-rolha sommelier possui apenas uma alavanca e traz uma pequena faca que permite o corte do lacre sem precisar recorrer a acessórios extras.

Como abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolha

A dica aqui é para aqueles dias em que o saca-rolha desaparece ou simplesmente foi esquecido em algum outro lugar. Vale também para quando bate a vontade de beber um vinho e você está lá, perdido no meio do nada. Portanto, anote essas dicas e considere-as para situações de emergência:

Abrindo uma garrafa de vinho com parafuso e alicate

Quem diria, mas um simples parafuso acompanhado de um alicate pode fazer milagre na hora de abrir uma garrafa de vinho. Aqui, a técnica é simples: basta rosquear um parafuso na cortiça, tomando o cuidado para ele não atravessar a rolha, inclusive, prefira usar um parafuso maior do que a rolha. Em seguida, pegue o alicate e comece a puxar o parafuso junto com a rolha delicadamente até que ela se solte e saia da garrafa. Parabéns! Você acabou de improvisar o mais simples dos saca-rolhas.

Abrindo garrafa de vinho com sapato

Esse método pode parecer um pouco estranho e primitivo, mas acredite: funciona e pode salvar o seu momento. Para tanto, você vai precisar apenas de um sapato sem salto e com solado fino.

Coloque a garrafa de vinho dentro dele e arrume uma superfície vertical para dar leves batidas, pode ser uma parede ou até uma árvore. Você irá notar que a rolha começará a subir e se soltar aos poucos. Quando ela estiver acessível, puxe-a com a mão. Tome apenas o cuidado de não deixar a rolha sair por completo, já que assim o vinho vai acabar caindo no chão.

Abrindo garrafa de vinho com faca

O método de abrir uma garrafa de vinho com a ajuda de uma faca também é muito usual e simples. A dica é usar uma faca lisa e pontiaguda, mas na ausência de um modelo desse tipo pode recorrer a faca de serra mesmo.

Enfie a faca na rolha e, com cuidado, gire-a enquanto faz uma leve pressão para cima. Aos pouquinhos, a rolha vai se soltar. E…tcharam! O vinho está pronto para ser servido.

Abrindo garrafa de vinho empurrando a rolha

Esse talvez seja um dos métodos mais simples, porém que traz um inconveniente que pode ser a morte para quem é um apreciador nato de vinhos.

A técnica consiste basicamente em utilizar um objeto pontiagudo para empurrar a rolha para dentro da garrafa, só que nesse movimento alguns pedaços de cortiça podem se soltar e ir parar no vinho, sem contar que a própria rolha ficará submersa no líquido, o que, para muitos, significa alteração de sabor.

E, aí, qual desses métodos de abrir garrafa de vinho você vai querer experimentar primeiro?