Como acabar com formigas: dicas e truques caseiros para você seguir agora

Por -

Pequeninhas, mas com alto poder de tirar qualquer um do sério. Pensou nas formigas, né? Pois você acertou em cheio.

Ninguém está livre de passar por uma invasão de formigas e se isso está acontecendo na sua casa nesse momento, não se preocupe mais.

O post de hoje é todinho dedicado a elas. Vamos te ensinar de uma vez por todas como acabar com as formigas.

Vem ver:

Entendendo a inimiga

Antes de entrar em combate é preciso conhecer e entender o inimigo que, nesse caso aqui, são as formigas.

Em primeiro lugar você precisa saber que as formigas só aparecem dentro de casa se elas notarem a presença de comida e água. Portanto, a primeira coisa a se fazer é não dar motivos para que elas invadam o seu território.

Lave a louça e retire os restos de alimentos da pia toda vez que acabar uma refeição. Também é importante não deixar restos de comida nos quartos ou em outros locais da casa. Aspire ou varra a casa constantemente para eliminar migalhas e pequenos pedaços de comida do chão.

Em segundo lugar, as formigas são muito organizadas e trabalham em equipe. As formigas que aparecem na sua casa são apenas uma parte do problema. Pode ter certeza que ainda existem centenas delas no formigueiro que deve estar bem pertinho de você. E é só por isso que elas voltam.

Portanto, é importante eliminar o mal pela raiz, ou seja, você precisa descobrir o caminho que leva até o formigueiro. Como fazer isso? Virando o Sherlock Homes e seguindo as formigas.

Por fim, entenda que as formigas urbanas comem de tudo (absolutamente). Elas são apaixonadas por doces, mas não dispensam gordura, carne, comida de modo geral, como arroz, macarrão, feijão, restos de bebida e até pequenos animais mortos, como minhocas, aranhas e barata (credo!).

Ou seja, antes de entrar na luta contra as formigas, certifique-se que sua casa está limpa e higienizada.

Por que você precisa se livrar das formigas

As formigas não são um incômodo só porque tomaram conta do bolo que estava sobre a mesa ou porque carregaram todas as folhas daquela sua planta linda.

Acredite se quiser, mas as formigas podem ser mais sujas e asquerosas do que as baratas. Isso porque esses pequenos insetos passam a vida atrás de comida, não importa onde. Ou seja, elas passeiam por esgotos, restos de lixo, fezes de animais, calçadas e ruas, carregando consigo bactérias e micro-organismos nocivos a saúde humana.

Sem contar que muitas pessoas são alérgicas a formigas. Um simples contato e pronto! A pele já fica avermelhada, com coceira e até bolhas.

Como acabar com as formigas de modo natural – Dicas e truques caseiros

Todo mundo sabe que as receitinhas caseiras e naturais são mil vezes mais indicadas do que aqueles produtos químicos super tóxicos para a saúde humana e o meio ambiente.

Por isso, listamos abaixo, os melhores truques caseiros para acabar com as formigas. Olha só:

Água com detergente

A primeira receitinha da lista é bem fácil de fazer e leva só dois ingredientes: água e detergente neutro. Você também vai precisar de um borrifador.

Adicione no frasco do borrifador partes iguais de água e detergente e misture bem. Depois é só borrifar essa mistura nas formigas. Mas aqui vale mencionar um detalhe importante: a mistura mata apenas as formigas que estão no local, não atingindo o formigueiro. Por isso é importante que você descubra onde elas estão e aplique a solução diretamente no local, exterminando toda a colônia.

Vinagre

O vinagre, outro grande aliado das fórmulas caseiras, também é excelente no combate às formigas. Para usá-lo é muito simples: basta misturar partes iguais de água com vinagre branco e colocar a mistura em um borrifador. Em seguida, aplique essa mistura diretamente sobre as formigas, no caminho delas e no formigueiro.

Limão

Use limão para afugentar as formigas da sua casa. O cheiro ácido e forte da fruta deixa as formigas confusas, uma vez que elas se localizam pelo “cheiro” deixado na trilha.

A receita é simples: esprema o suco de um limão, misture com um pouco de água e borrife sobre a trilha das formigas, atingindo também cantinhos e frestas de móveis, portas e janelas. Em pouco tempo elas abandonam o local.

Cravo da índia

O cravo da índia pode ser usado como um repelente natural de formigas. A razão para que essa dica funcione é parecida com a anterior, ou seja, está relacionada com o cheiro.

As formigas não toleram o cheiro da especiaria e vão embora. Use cravos da índia dentro do açucareiro e espalhe mais alguns dentro de móveis e eletrodomésticos, como forno e micro-ondas.

Raspas de laranja

As raspas de laranja também são ótimas para afugentar formigas, funcionando de modo muito similar ao cravo da índia. Use-as dentro de móveis, eletrodomésticos e açucareiros.

Além das raspas de laranja, você ainda pode optar por usar a casca da fruta.

Pimenta caiena

Formigas detestam pimenta e isso é ótimo para você que deseja expulsá-las de casa.

Acabe com as invasoras esfregando pimenta caiena no beiral de janelas, portas e outros locais por onde elas possam entrar.

Mas caso tenha crianças e animais domésticos em casa, o melhor mesmo é optar por outro método de prevenção e eliminação de formigas, uma vez que o contato com a pimenta pode provocar reações alérgicas e desconfortáveis.

Vaselina

A vaselina também está na lista de receitinhas caseiras contra formigas. Use o produto espalhando-o sobre a superfície de portas, janelas e outros caminhos que as formigas normalmente fazem.

Giz escolar

Pode parecer um truque bobo e sem fundamento, mas é verdade. Giz escolar manda as formigas pra longe!

Isso porque o carbonato de cálcio presente no produto é intolerável pelas formigas.

Basta colocar alguns pedaços de giz no caminho das formigas e elas vão embora.

Óleo de hortelã pimenta

Espalhar óleo essencial de hortelã pimenta pela casa é outra forma de mandar as formigas embora.

Para isso, borrife um pouco do óleo misturado com água no caminho das formigas.

O uso do óleo de hortelã pimenta é especialmente indicado para as formigas do tipo cortadeira.

Canela em pó

Montinhos de canela em pó pela casa também contribuem para eliminar as formigas, sabia?

Coloque a especiaria nos pontos onde as formigas mais atacam e tchau intrusas!

Barreira física

Para quem sofre com infestação de formigas em plantas, uma boa dica é recorrer as barreiras físicas em torno da planta que está sendo atacada.

Faça isso formando um circulo de algodão em torno da planta ou, ainda, pulverizando talco.

Iscas para formigas

Se você já tentou de tudo e ainda não teve os resultados esperados, pode partir para artilharia pesada. Nesse caso, a dica é usar iscas para formigas.

Você encontra essas iscas facilmente em lojas de jardinagem. Essas iscas têm como objetivo atingir o formigueiro, inclusive a formiga rainha.

A isca deve ser colocada no caminho das formigas. Ao perceberem a isca, as formigas começam a levá-la para o formigueiro. Contudo, ao comerem a isca acabam morrendo.

Dica importante: procure por marcas que não afetem crianças e animais domésticos.

Prevenir é o melhor remédio

Quando se trata de formigas, prevenir é sempre a melhor solução. Por isso, nossa dica aqui é sempre manter sua casa limpa e livre de restos de alimentos.

Mas algumas outras dicas também podem ajudar:

  • Ao finalizar uma refeição, cubra os alimentos que sobraram e guarde-os na geladeira.
  • Deixe o seu lixo sempre bem tampado.
  • A ração do seu pet também pode atrair formigas. Por isso é importante manter o pratinho dele limpo e sem restos que possam atrai-las. Se ele não comer tudo, recolha e sirva mais tarde.
  • Se perceber pequenas rachaduras ou frestas na parede ou no piso, providencie o reparo. As formigas podem se aproveitar dessas aberturas para passar.
  • As trilhas das formigas devem ser eliminadas física e olfativamente, uma vez que elas se localizam pelo cheiro, lembra? Portanto, depois de remover as formigas de dentro de casa, aplique vinagre ou limão sobre a trilha de modo que o cheiro seja eliminado também.
  • Sabe aquele cantinho lá atrás do sofá? Lembre-se dele na hora de limpar a casa. Pode ser que as formigas estejam entrando na sua casa justamente por um restinho de alimento que se encontra nesse local.
  • Sempre ache o formigueiro. Isso é importante para evitar novas invasões.

E, lembre-se, as formigas são oportunistas e só entram dentro de casa porque notaram a presença de comida fácil. Ou seja, melhor do que exterminá-las é evitar que elas cheguem até você. Por isso, seja prevenido e as formigas ficaram longe.