Você sabe como conservar hortelã do jeito certo? Existem alguns truques de conservação para garantir que a hortelã não perca o sabor, o aroma e a textura que lhe são tão característicos.
Mas, não se preocupe esse post aqui está cheio de dicas para te ajudar a conservar hortelã direitinho. Vem aprender!
Curiosidades sobre a hortelã
Antes de mais nada, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a hortelã. Essa é uma das ervas aromáticas mais incríveis que existem.
A hortelã é uma velha conhecida de quem sofre com problemas estomacais, já que a erva auxilia na produção de suco gástrico, facilitando a digestão e evitando processos inflamatórios.
A erva também é rica em vitamina C e E, além de possuir minerais importantes para a saúde, como ferro, magnésio e cálcio, que contribuem, respectivamente, no combate a anemia e na prevenção de problemas ósseos.
A hortelã se destaca ainda nos cuidados com a higiene bucal, sendo muito utilizada na purificação do hálito e na limpeza de dentes e gengiva, mais uma vez graças a sua ação anti-inflamatória. Basta mastigar uma folhinha de hortelã para sentir o hálito mais fresco.
Cultivada praticamente em todo o mundo, a hortelã ganhou destaque na culinária árabe, onde é responsável por realçar o sabor de pratos típicos, como tabule e kibes.
Em bebidas, a hortelã é utilizada em diversos tipos de drinques alcoólicos e não alcoólicos, com destaque especial para o famoso suco de abacaxi com hortelã.
E não podemos deixar de citar as delicias doces que também recebem o toque refrescante da hortelã, como cremes, mousses e até sorvetes.
Como conservar hortelã na geladeira
Uma das melhores maneiras de conservar hortelã é na geladeira, especialmente se você pretende utilizar a erva em pouco tempo e obter o máximo de aroma e sabor.
Para isso, comece lavando bem as folhas da hortelã, mas não as desprenda do cabinho. Ele é importante para manter as folhas saudáveis por mais tempo.
Lave as folhas em água corrente para remover o excesso de impurezas. Em seguida, deixe-as de molho em uma tigela com água e um pouco de vinagre ou bicarbonato.
Após 30 minutos, mais ou menos, jogue a água fora e enxague toda a hortelã. O próximo passo é secar bem todas as folhinhas. Quanto menos umidade, melhor.
Abra uma folha de papel toalha e coloque as folhas de hortelã em cima. Depois cubra-as com outra folha e aperte delicadamente para ajudar na absorção da umidade. Você ainda pode usar um secador de saladas para agilizar o processo de secagem.
Depois que as folhas estiverem secas, pegue um pote com tampa, cubra o fundo com papel toalha e ajeite os galhinhos da hortelã. Cubra com mais uma camada de papel toalha e leve para a geladeira.
Coloque o pote na última prateleira da geladeira, onde a temperatura é mais amena.
Dessa forma, o hortelã se conserva por aproximadamente 1 semana. Mas se notar folhas marrons e melequentas é sinal de que a hortelã já passou da validade. Descarte-as.
Como conservar hortelã fora da geladeira
Outro método para conservar hortelã é mantendo-o fora da geladeira. O truque aqui para que a erva se conserve por mais tempo é colocar os galhinhos dentro de um recipiente de vidro com água limpa.
A ideia é formar um “vasinho” de hortelã. Assim, sempre que precisar é só retirar as folhinhas, lavar e usar.
No entanto, lembre-se de que apenas a ponta dos galhos deve ficar na água. As folhas em contato constante com a umidade apodrecem rapidamente. Outro cuidado importante: troque a água a cada dois dias, no máximo.
Aproveite esse “vasinho” para decorar e perfumar sua cozinha. Ao longo dos dias, você ainda verá pequenas raízes começando a brotar. Se quiser, após usar as folhas, plante o galhinho da hortelã em um vaso com terra. Em pouco tempo, você poderá colher sua própria hortelã cultivada em casa.
Como conservar hortelã no congelador
Já para quem deseja conservar hortelã por mais tempo ou em grandes quantidades, a dica é congelar.
A hortelã congelada dura até seis meses e pode ser usada normalmente para as mais diferentes receitas doces e salgadas, além de bebidas. Você não precisa sequer descongelar. Basta usar as folhas do jeitinho que estão.
O primeiro passo para conservar hortelã no congelador é lavar e secar bem todas as folhas, conforme explicamos no tópico anterior.
Em seguida, ajeite os galhos sobre uma refratária ou qualquer outra superfície que possa ser levada ao freezer. As folhas devem ficar lado a lado, apenas tenha o cuidado para que elas não as fiquem sobrepostas e, consequentemente, acabem grudando uma na outra.
Leve as folhas que estão sobre a refratária para o freezer e aguarde cerca de duas horas. Na sequência, retire-as do congelador. Você vai reparar que elas já congelaram.
Esse é o momento de armazená-las dentro do pote ou saquinho definitivo e, não se preocupe, depois de congeladas, elas já podem ser mantidas juntas sem grudar.
Coloque uma etiqueta com a data do congelamento e a data de validade. Prontinho.
Como fazer cubos de gelo com hortelã
E se você pudesse ter cubos de gelo saborizados com hortelã para aquela sua bebida preferida?
Então, basta fazer cubos de gelo com hortelã. O passo a passo não poderia ser mais fácil.
Você precisa apenas lavar, retirar o excesso de água e picar a hortelã bem pequeninha.
Em seguida, coloque as folhas picadas dentro das forminhas de gelo e adicione água aos poucos até completar cada quadradinho. De preferência, use água filtrada e evite usar água diretamente da torneira, uma vez que o jato pode retirar as folhas do lugar.
Também é importante não colocar água demais nas forminhas. Depois de completar as forminhas, leve-as para o congelador. Após cerca de duas horas, os cubos de gelo já podem ser utilizados.
Nesse processo, a hortelã também dura, em média, cerca de seis meses. Além das bebidas, os cubos de hortelã podem ser usados em outras receitas. Para isso, apenas aguarde o cubo de gelo derreter.
Viu só como é possível ter hortelã sempre por perto para quando precisar? Coloque essas dicas em prática e aproveite tudo o que essa erva aromática tem a oferecer.