Como cuidar de violetas: 13 dicas essenciais para seguir

Saiba mais sobre o cultivo de violetas, formas de plantio, regas, temperatura e muito mais

Por -

Violetas são flores muito bonitas e fáceis de cuidar. Você pode cultivá-las no jardim ou até mesmo em vasos, então não importa se você vive em apartamento ou casa, sempre há um jeito de cuidar das flores.

Essas flores são bastante populares e precisam de alguns cuidados especiais em seu cultivo para que cresçam fortes e exibam sua beleza. Elas se adaptam bem a dentro de casa, mas gostam bastante de luz.

Então, se você está pensando em cultivar violetas, separamos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a cultivar essas flores:

Principais características das violetas

Flores de violetas

Violetas são flores que podem aparecer nas cores branco, rosa, roxo e bicolor (nesse último caso geralmente possuem a borda branca).

São pequenas e quando plantadas no jardim podem formar uma espécie de tapete de flores. Não possuem perfume chamativo, como é o caso de outras plantas, mas chamam a atenção por sua beleza e cores vívidas.

Possuem várias espécies e antes de cultivá-las é interessante decidir se você pretende mantê-las dentro de casa ou no jardim. As violetas gostam também de luminosidade, mas não de locais abafados ou com luz direta do sol. Elas também preferem substratos mais úmidos.

Formas de plantio da violeta

Você pode plantar e cuidar de violetas no vaso ou no jardim, fica a sua escolha, ainda assim os cuidados são um pouco diferenciados:

1. No jardim

Jardim

Se escolher plantar suas violetas no jardim, saiba que elas devem ser mantidas em um ambiente à meia sombra. Ou seja, precisam de luminosidade, mas não devem ficar diretamente expostas ao sol. O pH do solo onde ela é plantada deve ser neutro.

Caso deseje plantar mais variedades de violetas em seu jardim, mantenha entre elas um espaço de aproximadamente 30 cm, para que possam se desenvolver sem prejudicar umas as outras.

Mantenha o solo sempre úmido, então procure regar suas violetas sempre que for necessário. Se você vive em locais mais secos pode ter que fazer isso mais vezes ao dia. Agora se vive em cidades mais úmidas talvez possa diminuir as regas. Essas flores gostam de umidade não de estar presas em meio a terra encharcada.

2. No vaso

Vaso de violeta

Se você pretende plantar suas violetas no vaso saiba que pode colocá-las nos tradicionais vasos de plástico, ainda assim elas se adaptam melhor aos vasos de cerâmica ou de barro.

Isso porque, como você já leu anteriormente, as plantas gostam de ambientes úmidos, mas não tanto e os vasos de barro conseguem absorver a umidade em excesso e manter a planta saudável.

Aposte em terra com pH neutro para colocar no vaso e se achar necessário você pode utilizar adubo. Depois do plantio deixe sua planta em um local que ela receba luz do sol, mas não de forma direta.

Para saber quando regar, sempre verifique como está a terra do vaso. Se estiver úmida não é preciso molhar novamente. Cuidado também com os ambientes muito abafados, as violetas preferem locais ventilados e com temperatura normal.

Cuidados que você deve ter com suas violetas

3. Luminosidade

Luminosidade

As violetas gostam de luz, então não as deixe em ambientes escuros. Ainda assim, receber diretamente os raios solares pode queimar a planta. O ideal é apostar na meia sombra tanto para plantas que estão no jardim quanto para aquelas cultivadas dentro de casa.

4. Temperatura

Temperatura

Essas flores gostam de temperaturas mais amenas. Nem muito altas e nem muito baixas. Se você vive em regiões mais quentes talvez precise plantá-las na sombra e regá-las com mais frequência.

Para quem está cuidando de violetas dentro de casa, procure deixá-las em um local com temperatura agradável, não abafado e bem ventilado. O ideal é que o ambiente não seja muito quente de dia e nem muito frio durante a noite.

5. Vaso ideal

Vai plantar suas violetas em vasos? Aposte nos de barro, que absorvem melhor o excesso de umidade e garantem que suas plantas permaneçam saudáveis.

Ainda assim, nada impede que você use os tradicionais vasos de plástico, apenas terá que prestar mais atenção em quanto a terra se encontra úmida.

6. Adubo

Adubo / terra

Você pode apostar em fertilizantes livres de ureia para garantir que suas plantas estejam bem alimentadas e cresçam mais bonitas. O ideal é apostar nos fertilizantes 20-20-20 ou 12-36-14.

O adubo químico NPK 4-14-8 também pode ser usado por quem está cultivando violetas. Se preferir e buscar por praticidade, busque por adubos exclusivos para violetas.

7. Umidade

Umidade

Violetas gostam de um equilíbrio em relação a umidade. O que significa que gostam de ambientes úmidos, mas não tanto. Se você vive em regiões mais úmidas, tome cuidado e diminua a quantidade de regas. Agora se vive em regiões mais secas precisará verificar se a terra continua úmida ou está ficando ressecada.

8. Regas

Regas

Não existe uma receita perfeita em relação as regas das violetas. Isso porque depende muito da região em que você vive.

Locais mais quentes pedem mais regas, que sempre devem ser feitas logo ao amanhecer ou no fim da tarde para não queimar as plantas. Já locais com temperaturas mais baixas e úmidas pedem menos regas e mais cuidado para não deixar as raízes da flor apodrecer.

Como cuidar de violetas: dicas importantes

  1. Quando for regar as violetas molhe a terra em que elas estão plantadas e não suas folhas ou flores. Assim você evita deixar as folhas amareladas e até mesmo queimá-las em dias mais quentes.
  2. Se quiser ter um intervalo médio para regar as plantas, aposte em uma vez por dia. Ainda assim sempre verifique como está a terra antes de regar.
  3. Após seu crescimento, violetas se tornam bastante resistentes, principalmente em relação a temperatura. Mas não abuse da sorte e mantenha elas em um local nem tão quente e nem tão frio para que as flores vivam por mais tempo.
  4. Não coloque cloro na água que for utilizar para regar suas violetas.
  5. Violetas são sensíveis ao excesso de água, então tome cuidado com as regas, sempre levando em conta questões como temperatura e clima da região em que você vive. No caso de plantas cultivadas em vaso, leve em conta também o tipo de vaso utilizado. Vasos de plástico retém a umidade por mais tempo.

Dica extra: como cultivar violetas em video

Cuidar de violetas é muito mais simples do que você pensava, não é? Veja só como é possível ter violetas lindas e coloridas no seu jardim seguindo essas dicas!