Como limpar fogão: dicas práticas para usar no seu dia-a-dia

Dicas caseiras e tutoriais para limpar o seu fogão em casa sem muito trabalho

Por -

Dos eletrodomésticos da cozinha, o fogão é aquele que mais é atingido pela sujeira. Isso porque é o local no qual esquentamos e fazemos os alimentos. Saiba hoje como limpar fogão da forma correta:

O fato é que o ideal é fazer uma limpeza diária, logo após o uso. Ainda assim, de vez em quando será preciso pegar mais pesado na hora de remover a sujeira. Principalmente após preparar alguma fritura, por exemplo.

Existem várias formas de limpar o fogão. E o melhor é conhecer aquelas que são mais eficientes e rápidas

Como limpar fogão passo-a-passo

Como limpar fogão passo-a-passo

Saiba agora como você pode limpar esse eletrodoméstico e deixá-lo como se fosse novo:

Preparação para a limpeza

Como dissemos anteriormente, o fogão necessita limpeza diária, mas antes de começar, você deve tomar alguns cuidados como:

1. Desligar o eletrodoméstico da tomada

Essa precaução é válida para os fogões com acendimento automático.

2. Verificar se as bocas já esfriaram

Você precisará remover as bocas e grades do fogão, mas há o risco de se queimar caso ainda estejam quentes. Espere que voltem a temperatura ambiente.

3. Fechar o registro de gás

Será preciso limpar também os botões do fogão, o que significa que você pode acabar ligando e desligando a liberação do gás. Para evitar acidentes, feche o registro de gás, seja diretamente no bujão ou no fornecimento para seu apartamento.

4. Retirar grades e queimadores

Primeiramente você irá limpar a base do fogão. Então, assim que estiverem em temperatura ambiente, retire as grandes e os queimadores (ou as bocas do fogão) e deixe separado na pia.

Superfície e área externa

Superfície e área externa

1. Fogão de inox

Passe um pano úmido ou papel toalha sobre a superfície de inox, para retirar o excesso de gordura e os restos de comida.

Em seguida, coloque um pouco de desengordurante em uma esponja e use o lado macio dela para esfregar sobre o fogão.

Para retirar o sabão, passe um pano úmido sobre a superfície de inox. Finalize a secagem com um pano seco que não elimine fiapos ou com papel toalha.

2. Fogão branco

Utilize apenas uma esponja ou pano com algumas gotas de detergente e remova o excesso de sabão com um pano levemente úmido ou seco.

Peças do fogão

Peças do fogão

Depois de limpar a base do fogão é hora de limpar suas peças. As grades, bocas e queimadores podem ser lavados utilizando detergente neutro e água.

Como são partes removíveis, você pode levá-las a pia da cozinha. Para os queimadores, utilize uma escova de dentes de cerdas macias para limpar as partes mais difíceis. Você pode fazer isso depois de passar a esponja com detergente.

Não utilize palha de aço, pois as grades e peças do fogão possuem material antiaderente. A esponja com detergente neutro já é suficiente. Se preciso, deixe as peças de molho em água e sabão.

Enxague com água corrente da própria torneira, seque com um pano que não solte fiapos e então encaixe as peças novamente no fogão.

Limpe o forno

Limpe o forno

O forno do fogão também precisa ser limpo, principalmente se vem sendo utilizado com frequência.

Nesse caso é preciso verificar se você possui um forno autolimpante ou convencional.

1. Autolimpante

Ligue a função de auto-limpeza e espere o tempo recomendado no manual de instruções. Deixe esfriar e então varra com uma escova as cinzas resultantes da limpeza.

Passe um pano molhado na parte interna do forno e limpe a porta com uma solução de vinagre e água.

2. Convencional

Remova qualquer sujeira que não esteja grudada no fogão. Em seguida aplique uma pasta de bicarbonato de sódio e água ou um produto específico para limpeza de forno.

Deixe agir por ao menos uma hora, retire o produto com um pano molhado e raspe a sujeira com uma espátula. Se o fogão possui antiaderente, é recomendado utilizar apenas uma esponja com detergente na limpeza interna.

Finalize passando um pano molhado em solução 50% de água/50% de vinagre. Essa solução pode ser utilizada também na limpeza da porta do forno.

Vidros do fogão

Vidros do fogão

Os vidros do fogão também merecem atenção e devem ser a última parte a ser limpa. Depois de secar as peças que vão em cima da parte de inox, coloque bocas do fogão e grelhas em seu devido lugar.

Para limpar o vidro de cima do fogão e da porta do forno você vai precisar de água e detergente neutro e de uma solução 50% água/50% vinagre.

Primeiramente, com a ajuda de uma esponja ou pano macio (que não solte fiapos) esfregue os dois lados do vidro do fogão. Em seguida, utilize um pano levemente molhado para remover o sabão e enxaguar.

Passe duas vezes, para garantir que retirou todo o sabão. Pegue outro pano umedeça na solução de água e vinagre. Passe sobre o vidro, seja do tampo do fogão ou da porta do forno.

Deixe secar sozinho.

Cuidados e manutenção do fogão 

Cuidados e manutenção do fogão 

Alguns cuidados diários com seu fogão ajudam na hora de evitar a sujeira. Além disso, garantem que a vida útil do eletrodoméstico seja maior, já que existem produtos que não devem ser utilizados para limpar o fogão.

Dentre os cuidados que você deve ter estão:

1. Secar bem após a limpeza

Assim que terminar de limpar o fogão, principalmente a parte de inox, seque bem para evitar manchas.

A dica é utilizar um pano que não solte fiapos ou um papel toalha. Assim o inox fica brilhando e com aparência de novo.

Já a parte externa e o vidro, se você não pretende finalizar a limpeza com uma mistura de água e vinagre, seque essas áreas com um pano.

2. Não use produtos abrasivos

Palha de aço e qualquer outro produto abrasivo não são recomendados para fazer a limpeza do seu fogão.

Se a sujeira estiver difícil de remover, experimente deixar o sabão agir por um tempo antes de removê-lo com o pano úmido.

Você também pode esfregar o fogão, desde que utilize um pano ou esponja macio para realizar essa tarefa.

3. Evite qualquer material cortante

Facas não são recomendadas para fazer a remoção de alguma sujeira que esteja grudada no fogão e pareça mais difícil de remover.

É o mesmo caso da palha de aço e produtos abrasivos, você acabará riscando o inox do seu eletrodoméstico.

4. Limpe o fogão após o uso

Para facilitar a limpeza, ao invés de focar no pesado apenas no final de semana, experimente limpar o fogão logo após o uso.

Mesmo que você apenas tenha esquentado algum alimento, pode ter derrubado algum resíduo.

Passe então uma esponja ou pano e mantenha a limpeza por mais tempo. Essa recomendação inclusive é válida para os botões do fogão, que geralmente são vítimas dos espirros de frituras.

5. Remova sujeiras logo que surgirem

Derrubou leite ou outro alimento enquanto estava usando o fogão? Ao invés de deixar a sujeira secar, experimente remover imediatamente.

Um pano molhado e com um pouco de detergente deve ajudar. Se o acidente resultou em muita sujeira, espere secar e remova a grelha e boca do fogão para limpar.

Agora você já sabe como manter seu fogão limpo. Como você pode ver, fazer a limpeza não é uma tarefa difícil, mas é possível tornar essa situação mais fácil.

Evitar a sujeira e limpar logo após o uso são exemplos de atitudes que facilitam e mantém seu fogão mais limpo, além de contribuir para aumentar a vida útil desse eletrodoméstico!