Como limpar forno: dicas práticas para ter um forno sempre limpo

Saiba como manter seu forno sempre limpo com dicas essenciais de manutenção

Por -

Ter um forno elétrico em casa é muito útil para diversas situações, mas principalmente quando você deseja fazer mais de um assado e já está utilizando o forno do fogão. Ainda assim, o próprio forno do fogão pode ficar bastante sujo.

O detalhe é que depois de preparar todo o jantar (ou almoço) é natural que a sujeira apareça. E nesse momento é preciso estar preparado para limpar e deixar tudo brilhando.

Assim como outros eletrodomésticos, alguns cuidados são necessários na hora de fazer a limpeza do forno. De qualquer forma, não é uma tarefa impossível e muito menos tão difícil quanto parece.

Alguns métodos de limpeza inclusive facilitam muito e evitam que você tenha que esfregar ou fazer muita força na hora de remover a sujeira.

Conheça agora alguns métodos muito eficientes para fazer a limpeza do seu forno, seja ele elétrico ou parte do fogão:

Como limpar forno: tipos de forno

Como limpar forno: tipos de forno

Existem dois tipos de forno que são comuns e isso irá interferir no processo de limpeza. Então verifique se seu forno é:

Autolimpante: como limpar

Nesse caso, o próprio eletrodoméstico conta com uma função programada para transformar qualquer resto de comida ou óleo derramado em cinzas e sua única tarefa será remover esse resíduo.

Para isso ligue a função autolimpante. Espere esfriar e então passe um pano seco para retirar as cinzas.

Forno convencional: como limpar

O forno convencional costuma dar mais trabalho e vai exigir limpeza sempre que for utilizado, para que fique mais fácil retirar a sujeira.

Nesse caso todo o trabalho é manual e você pode usar alguns métodos que mostraremos nesse artigo.

Preparação para a limpeza do forno

Forno na cozinha

Antes de começar a limpar o forno são necessários alguns passos de preparação, como:

  • Esperar o forno esfriar;
  • Desligar o forno da tomada;
  • Fechar o registro de gás;
  • Remover resíduos, como restos de alimentos que estejam grudados;
  • Usar itens de proteção (óculos e luvas são recomendados);
  • Mantenha crianças e animais fora da cozinha (caso dos fornos autolimpantes);
  • Abra as janelas da cozinha;
  • Proteja o piso;
  • Retire grelhas e bandejas.

Como limpar forno: passo-a-passo para limpeza

Limpeza de forno

Forno autolimpante 

Depois de retirar as grelhas e bandejas do forno, ligue a opção de auto-limpeza. O forno é travado automaticamente e sua temperatura irá ficar entre 420 e 490 graus.

Caso perceba que a trava não está funcionando, coloque algo na porta do forno que indique ele não deve ser aberto, como fita crepe. Além disso, avise aos familiares.

Em média, o forno autolimpante leva de duas a seis horas para concluir o ciclo de limpeza. Após a conclusão, espere esfriar antes de remover as cinzas que são resultados do processo.

Uma pá e uma pequena escova são suficientes para remover as cinzas. Em seguida você pode passar um pano molhado na parte interna do forno.

Para finalizar, limpe a porta do forno com um pano embebido em vinagre e água.

Forno convencional

Para limpar o forno convencional, certifique-se de ter ligado a trava do gás e desligado o eletrodoméstico da tomada. Em seguida, retire grelhas e bandejas para serem lavadas separadamente.

Remova qualquer resto de comida que tenha caído no forno. Você pode usar um pano ou uma escova para fazer isso.

Em seguida prepare uma solução de limpeza para a parte interna. Se não tiver um limpa-fornos em casa, pode utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e água.

É possível fazer uma pasta e esfregar no forno com a ajuda de uma esponja ou colocar um litro de água e quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um borrifador e espirrar a solução no forno.

Depois de borrifar ou passar a pasta de bicarbonato, espere aproximadamente uma hora para que a solução possa agir e remover a sujeira e gordura que estão grudadas.

Use uma espátula para remover os pedaços queimados de gordura e comida que estavam dentro do forno. Para finalizar, passe um pano molhado em uma solução metade água metade vinagre.

Essa solução pode ser utilizada também para limpar a porta do forno e é a etapa de finalização do processo.

Limpeza das grelhas e bandejas 

Limpeza de grelhas e bandejas de forno

As grelhas e bandejas podem ser lavadas na pia da cozinha ou da lavanderia. Para limpá-las você deve utilizar água e detergente comum. Caso a sujeira esteja muito grudada, água morna pode ajudar.

Coloque o detergente em uma esponja e esfregue a grelha. Você pode usar a parte mais grossa da esponja, já que as grelhas normalmente não são feitas de material antiaderente. Já no caso das bandejas, aposte na parte macia da esponja.

Deixe o sabão agir por alguns minutos e então enxague em água corrente, de preferência morna, para garantir a remoção de gorduras.

Cuidados e manutenção do forno 

Manutenção e limpeza do forno de cozinha

Algumas atitudes diárias (ou semanais) ajudam a manter o forno limpo, de forma a facilitar quando é preciso fazer uma limpeza mais pesada.

Inclusive muitas vezes a sujeira ocorre por erros bobos, como optar por uma travessa menor para colocar a massa de um bolo ou torta.

Dentre os cuidados de manutenção que você pode utilizar para o seu forno se manter sempre limpo (ou mais fácil de limpar) estão:

Remover resíduos imediatamente

Você cozinhou algo no forno e percebeu que respingou ou vazou para fora da fôrma? Limpe imediatamente.

Para evitar queimaduras, use luvas para proteger as mãos. Se achar mais seguro, espere o forno esfriar e passe uma esponja de leve sobre a grelha ou o próprio forno.

Quando os respingos ocorrem na porta do forno, é possível esperar esfriar. Passe então um pano com água e detergente e finalize com outro com água e vinagre.

Limpe semanalmente

Ao invés de deixar para limpar o forno apenas uma vez por mês, experimente reduzir esse período para uma semana. Assim, você repete todo esse processo de retirar as grelhas e bandejas e limpar a parte interna.

Como o processo é repetido mais seguidamente, a chance de se encontrar resíduos difíceis de remover é bem menor. Ou seja, limpar o forno se torna uma tarefa mais fácil e prática.

Proteja alimentos que espirram gordura

Quando for cozinhar algo que sabidamente pode espirrar gordura, proteja esses alimentos com papel alumínio.

Esse material pode ser tranquilamente levado ao forno e garante um melhor cozimento dos alimentos. Deixe para retirar o papel alumínio apenas nos últimos minutos ao forno, para dourar.

Cuide com a quantidade de gordura

Não exagere na hora de colocar óleo para cozinhar os alimentos. Muitos deles, como as carnes, já soltam gordura quando são levados ao forno.

Quanto menos gordura você utilizar menores as chances de espirrar no forno.

Preste atenção ao tamanho de fôrmas e travessas

Vai fazer um bolo ou uma torta? Preste atenção ao tamanho da fôrma ou travessa que vai utilizar. O ideal é que a massa esteja ocupando no máximo metade do prato que seja levado ao forno.

Assim você evita o vazamento quando o bolo ou torta cresce. Afinal, esses são os resíduos que mais dão dor de cabeça na hora de limpar o forno.

Agora você já sabe como limpar seu forno, seja ele elétrico ou parte do fogão. O principal é prestar atenção ao material que é feito e verificar se possui a função autolimpante.

Além disso, a limpeza semanal e alguns cuidados básicos ajudam a evitar as sujeiras mais pesadas e facilitam na hora de manter o forno limpo. Então, não deixe de seguir essas dicas!