Como dobrar guardanapo: 6 tutoriais para compor uma linda mesa para ocasiões especiais

Por - Atualizado em:

O que diferencia uma refeição comum de um evento especial? O cardápio, claro, e o cuidado com que a mesa é posta, certo? Depois da escolha das louças e os posicionamentos dos talheres, os guardanapos impecavelmente dobrados e bem colocados à mesa é o que vai revelar a elegância do evento.

Do francês garde-nappe, o guardanapo é a conhecida peça de pano ou papel usada à mesa, cuja função principal é limpar os lábios e os dedos dos comensais, além de proteger a roupa de respingos de molho. Em refeições do dia a dia, ou em restaurantes e lanchonetes mais informais, os guardanapos costumam ser de papel.

Mas, quando vamos a um estabelecimento chique ou evento mais refinado, como um casamento, logo notamos a diferença na forma como a mesa é apresentada. Repare como muitos restaurantes usam o tradicional guardanapo de tecido branco cuidadosamente dobrado para tornar as mesas mais atraentes.

Você certamente já viu lindas mesas com guardanapos coloridos ou estampados em vez do branco, mas, nesse caso, a decoração deve ser pensada como um todo. Os guardanapos coloridos “conversam” com a toalha de mesa, as louças, as flores ou o restante da decoração. Na dúvida, faça um teste: arrume uma ponta da mesa com os copos, as flores, os suplats e guardanapos, e observe se as peças harmonizam entre si.

Independente da estética da mesa, o mais importante é que os guardanapos estejam impecáveis: limpos, bem passados, muito bem dobrados e bem posicionados em seus lugares. Como não existe uma regra de como dobrar os guardanapos, frequentemente ficamos em dúvida sobre como fazer e saímos enlouquecidas atrás de ajuda.

Pensando nisso, as dicas de hoje são para quem está organizando um jantar ou almoço especial e gostaria de decorar a mesa com guardanapos dobrados de uma forma linda, funcional e sem complicações. É o seu caso? Então acompanhe o que vem por aí!

Como dobrar guardanapo de acordo com o evento

Como dobrar guardanapo de acordo com o evento

Em eventos mais informais, como festas de aniversário infantil ou churrasco, pode-se recorrer a guardanapos de papel, mas isso não quer dizer que eles não mereçam uma boa apresentação. Nada de colocá-los à mesa dentro da embalagem! Um jeito charmoso de dobrá-los no prato ou um porta-guardanapos bonito faz toda diferença, mesmo nas mesas do dia a dia.

Já os eventos mais elegantes e formais, como jantares, festa de casamento e formaturas, pedem mesas com guardanapos de tecido. Mas nada de simplesmente colocá-los sobre o prato, de forma displicente. Existem diversas dobraduras de guardanapo que tornam a apresentação da mesa belíssima, de acordo com o evento, e que você pode reproduzir facilmente naquela data especial.

Ah, uma dica muito importante! Antes de manusear guardanapos, que devem estar perfeitamente limpos e passados – ou qualquer utensílio de mesa, higienize as mãos com álcool em gel e prenda os cabelos.

Quer conhecer algumas dicas práticas de como dobrar guardanapos e encantar seus convidados? Então, acompanhe os tutoriais que separamos para você e inspire-se!

1. Como dobrar guardanapo em triângulo

Esta é a forma mais fácil de se dobrar um guardanapo de tecido, mas o resultado continua sendo elegante.

Passo a passo:

  1. Una as duas pontas do guardanapo formando um triângulo;
  2. Una as duas pontas de ângulos iguais do triângulo para formar um triângulo menor.

Simples, né? Com apenas duas dobras, está pronta a mais tradicional dobradura de guardanapos, que tanto vimos em restaurantes, sobre os pratos.

2. Como dobrar guardanapo de tecido com anel

Esse é uma forma de dobrar guardanapo de tecido muito simples, mas que faz muita vista em uma bela mesa, especialmente em casamentos.

O charme fica por conta do anel, ou porta guardanapo de tecido. Eles podem ser confeccionados com flores artificiais, pedras brilhantes, metais e até materiais rústicos, como bambu. O importante é combiná-los com o restante da decoração da mesa.

Passo a passo:

  1. Abra o tecido numa superfície plana;
  2. Posicione o anel no centro do guardanapo;
  3. Puxe o tecido, passando por dentro do anel;
  4. Arrume as dobras que se formarão naturalmente;
  5. Ajuste as pontas para deixar em cima do prato de forma charmosa e linda.

3. Como dobrar guardanapo de tecido: bolsa de talheres

Neste tipo de dobradura, os talheres são posicionados dentro do guardanapo, de forma que a mesa posta fique mais organizada. Mas você pode usar a abertura também para colocar outros itens, como o menu da festa.

Passo a passo:

  1. Coloque o guardanapo aberto com a face direita para cima;
  2. Dobre ao meio e depois dobre novamente para formar um quadrado menor;
  3. Com o lado dobrado para baixo, pegue metade e encontre até a parte de cima, encaixando-a na dobra que se forma atrás;
  4. Dobre as duas laterais da dobradura para baixo, restando apenas um retângulo.

 4. Como dobrar o guardanapo e arrematá-lo com argola

Embora essa dobradura tenha um arremate parecido com o do anel, o processo inicial é diferente. Escolha um guardanapo quadrado, em torno de 40 cm², e uma argola que combine com a ocasião.

Passo a passo:

  1. Dobre o guardanapo ao meio formando um triângulo;
  2. Dobre a ponta esquerda até a metade, formando outro triângulo menor;
  3. Dobre desta vez a ponta direita, formando o terceiro e último triângulo;
  4. Uma as pontas da direita e da esquerda, trespassando-as, de modo que a dobradura fique em um formato parecido com uma gravata;
  5. Insira a argola e posicione-a aproximadamente na metade do guardanapo.

5. Como dobrar guardanapo em forma de rosa

Esta é uma dobradura muito delicada, que impressiona pela facilidade da técnica. A mesa fica ainda mais bonita se você apostar em guardanapos de tons alegre, como os da flor. Este estilo é ideal para eventos mais românticos, como casamentos, Dia dos Namorados ou mesmo Dia das Mães.

Passo a passo:

  1. Una duas pontas do guardanapo, formando um triângulo;
  2. Enrole a base do triângulo no sentido vertical até aproximadamente a metade, deixando um pequeno triângulo na ponta de cima;
  3. Enrole desde uma das pontas até a outra, desta vez no sentido horizontal, deixando uma pequena parte livre;
  4. Prenda a ponta sobressalente em uma das dobras que se formaram usando, se necessário, uma espátula, ou o cabo de uma colherinha.
  5. Apoie a parte da flor na superfície onde está sendo feita a dobra;
  6. Pegue as duas pontas que se formaram e abra, formando as pétalas maiores da flor.

6. Como dobrar guardanapo em forma de coração

Além de linda, uma mesa decorada com guardanapos em forma de coração é super-romântica. Aposte em guardanapos em tons de vermelho e observe como os convidados sentirão o carinho com que são recebidos.

  1. Dobre uma parte do guardanapo até sua metade e uma as outras duas pontas, formando dois retângulos que se unem ao meio;
  2. Dobre uma parte sobre a outra formando um único retângulo;
  3. Fixe um dos dedos na parte superior, marcando o meio do guardanapo;
  4. Leve a parte esquerda da dobra para baixo e faça o mesmo com o outro lado em seguida, sempre respeitando o ponto marcado ao meio;
  5. Gire o guardanapo de forma que a ponta formada fique de frente para você;
  6. Ajeite as pontas das dobras de forma que formem a parte superior de um coração.

Que tal nossas dicas de como dobrar guardanapos de formas lindas e elegantes?

Certamente os seus convidados sentirão o carinho com que são recebidos e seu evento será muito mais especial. Você também tem algum truque de como dobrar guardanapos e compor lindas mesas? Qual é a sua dobradura preferida? Comente aqui!