Como economizar dinheiro: confira 6 dicas essenciais para começar

Por -

Quer dinheiro? Então você precisa aprender como economizar. A não ser, é claro, que você tenha nascido em berço de ouro ou ganhado na loteria. Fora isso, não existe fórmula mágica, nem investimento milagroso.

Mas, mesmo que pareça algo difícil ou até mesmo impossível, levando em consideração que grande parte da população brasileira sobrevive com um salario mínimo ou até menos, é possível estabelecer metas e poupar dinheiro para realizar planos.

Tá duvidando? Não seja por isso! O post de hoje é um mini guia com dicas valiosas para você aprender como economizar dinheiro de verdade.

Vem ver:

Como economizar dinheiro: mude seu modo de pensar

Se você quer economizar dinheiro pra valer, a primeira dica é mudar o pensamento sobre o dinheiro. Comece fugindo da crença de que quem ganha pouco não tem condições de poupar. Isso é um mito!

Mesmo que seu salário não seja o dos sonhos, é perfeitamente possível economizar, mesmo que só um pouquinho por mês.

Esse pensamento de que não dá para poupar ou que nunca sobra dinheiro deve ser eliminado de uma vez por todas.

Outra coisa importante: quando você deseja economizar dinheiro, toda moedinha conta. Nada de ficar achando que alguns centavos não fazem diferença, fazem sim!

Estabeleça metas e prioridades

Você só vai conseguir poupar dinheiro se estiver com objetivos bem claros e determinados em mente.

Por isso é fundamental estabelecer prioridades. Se você reclama que não sobra dinheiro para poupar é porque muito provavelmente não tem a menor ideia de onde deseja chegar.

Mire em um objetivo e pense nele todas as vezes que você pegar na carteira ou no cartão de crédito.

Conheça seus gastos e rendimentos

Para economizar dinheiro de verdade é super importante também fazer um raio-x completo das suas finanças.

Coloque em um papel (ou em uma planilha no computador) tudo aquilo que você ganha em um mês, considerando seu trabalho fixo e rendas extras, incluindo recebimento de alugueis, por exemplo.

Em outra coluna, marque suas despesas mensais, desde alimentação até o cafezinho que você toma depois do almoço.

Anote também os gastos com financiamentos e empréstimos. Depois de tudo anotado, calcule. Se o seus gastos superam os seus rendimentos, sinal de que será preciso fazer cortes no orçamento para que tudo se encaixe e ainda sobre, afinal esse é o objetivo.

Após concluir essa etapa, você já deve ter entendido que é possível sim economizar dinheiro mesmo ganhando pouco e de que é fundamental estabelecer metas e prioridades. Feito isso, então você já está preparado para começar a economizar dinheiro e partir em busca de realizar os seus sonhos.

Como economizar dinheiro com alimentação

Tem gente que acha que não dá para economizar dinheiro com alimentação, afinal de contas essa é uma necessidade básica.

Mas ninguém está dizendo para você passar fome ou fazer dieta forçada, pelo contrário, a ideia aqui é conscientização. Anote as dicas:

Faça listas de compras

Precisa ir no mercado? Então faça uma lista de compras. Dessa forma você compra somente aquilo que precisa e deixa de comprar itens por impulso.

E do que você precisa? Para saber exatamente o que é necessário na sua dispensa, vale a pena fazer um cardápio semanal e comprar apenas o que será utilizado para as receitas. Além da economia, você evita o desperdício.

Outra dica: não vá ao supermercado com fome. As probabilidades de você sair de lá carregado de guloseimas é grande.

Vá a feiras livres

Compre frutas, verduras, legumes, ovos e grãos na feira. È muito mais barato do que no supermercado, sem contar que os produtos são mais frescos.

Aqui também vale usar a dica da lista de compras.

Faça sua própria comida

Preparar a comida em casa é muito mais saudável e barato, sabia disso? Pode até ser mais trabalhoso, mas no final das contas você só tem a ganhar.

Uma dica é reservar um dia da semana para preparar todas as refeições. Depois é só congelá-las em marmitas individuais e ir consumindo ao longo dos dias.

Plante

Você não precisa morar em um sitio no interior para produzir alimentos. Em casas e apartamentos urbanos é possível montar pequenas hortas e produzir hortaliças, ervas, temperos e até alguns tipos de frutas e legumes, dependendo do espaço que você tem disponível.

Se não tiver jardim ou canteiro, vale plantar em vasos e jardineiras e fazer uma horta vertical, por exemplo.

Pode parecer pouco, mas além de ter alimentos frescos sempre à mão, você ainda economiza uma graninha.

Não jogue nada fora

Sobrou feijão? Guarde no freezer e faça uma sopa. Sobrou arroz? Faça bolinhos. E sabe aquela polpa de fruta que ficou no liquidificador depois de fazer o suco? Você pode incorporá-la em massas de bolo, tortas ou até mesmo fazer doces e geleias.

As cascas de frutas e legumes também não precisam ir para o lixo. Existem inúmeras receitas na internet ensinando como reaproveitar essas “sobras” em receitas deliciosas.

Procure também consumir os alimentos perecíveis primeiro para não ter desperdício. Se as bananas estão mais maduras do que as goiabas, por exemplo, coma as bananas primeiro.

Lembre-se: tudo o que você joga fora custou dinheiro.

Como economizar dinheiro com transporte

Depois da alimentação, o transporte é outro item que pode ser repensado e te fazer economizar dinheiro. Veja abaixo algumas dicas:

Use transporte coletivo

Além de ser uma opção mais sustentável, o transporte público é uma das melhores maneiras de economizar e poupar dinheiro.

Pode até ser mais sacrificado, mas tenha sempre em mente o motivo pela qual você está fazendo tudo isso.

Vá a pé ou de bicicleta

Caso você more perto do seu trabalho ou local de estudo, considere a possibilidade de ir a pé ou de bicicleta.

Você economiza dinheiro, poupa o meio-ambiente e, de quebra, ainda faz atividade física.

Peça ou compartilhe carona

Mas se para você a única forma de chegar até o destino é de carro, então tente fazer isso do modo mais econômico e consciente possível.

Comece pedindo ou oferecendo carona, assim é possível rachar as despesas com algum amigo ou parente que está indo para o mesmo lugar que você.

Procure também abastecer o seu carro em locais onde o preço do combustível é mais barato ou que ofereça algum programa de descontos, por exemplo.

Mude de casa

Uma opção mais radical para economizar com transporte é mudando de casa. Isso mesmo! Considere a possibilidade de morar mais perto do seu trabalho.

Dessa forma você economiza dinheiro, tempo e ganha qualidade de vida.

Venda o carro

Por fim, se as despesas com seu carro estão tomando grande parte do seu orçamento, reflita sobre a possibilidade de vendê-lo, especialmente se ele estiver financiado.

A venda do carro vai te fazer economizar em combustível, seguro, IPVA, DPVAT, multas, estacionamento, manutenção, entre outras despesas, além do próprio financiamento, se for o caso.

O importante é você ter opções alternativas ao carro e se permitir viver um pouco fora da caixinha.

Como economizar dinheiro com lazer

Para muitos, a fonte de maior gasto é o lazer. Cinema, bares, restaurantes, baladas, passeios, shows, enfim, são muitas as opções quando o assunto é entretenimento.

Mas você não precisa condenar os seus projetos por causa disso, nem mesmo deixar de se divertir. Confira algumas opções para se divertir sem gastar dinheiro:

Vá em atrações gratuitas

Existem dezenas de centenas de opções de lazer gratuitas, especialmente para quem mora em cidade grande. Shows, teatro, cinema e exposições são só algumas das possibilidades gratuitas de entretenimento.

Uma dica é acompanhar perfis de instituições culturais e sites de cultura para ter sempre as melhores dicas. Aproveite e siga também a programação cultural da sua cidade.

Visite áreas abertas

Praias, cachoeiras e parques são ótimas opções de lazer e que não custam nada, apenas o seu deslocamento até lá.

Faça reuniões em casa

Ao invés de ir em bares e restaurantes, convide seus amigos e faça reuniões descontraídas em casa. Vale uma noite da pizza, noite do cinema ou noite do cachorro quente, por exemplo.

Shopping não é passeio

E se você acha que shopping é lugar de passear, errou feio. Esse é o pior lugar que existe para quem está economizando dinheiro. Tudo que quiser fazer por lá é pago, começando pelo estacionamento.

Por isso, se deseja dar uma volta vá ao parque, não ao shopping.

Como economizar dinheiro com itens pessoais

Dá para economizar ainda mais? Sim, com certeza! A dica agora é observar os seus gastos com coisas pessoais, olha só:

Academia

Saúde é importante, assim como praticar atividade física. Mas será mesmo que você precisa pagar academia todo mês? Você pode trocar a academia por corrida, caminhada ou um treino em casa. Uma simples passada pelo Youtube e você já encontra dezenas de vídeos com programação de exercícios em casa. Vale a pena conferir. 

Roupas e acessórios

Você realmente precisa de mais uma peça de roupa? Seja sincero com você mesmo e faça uma faxina no seu armário.

Com toda certeza você vai encontrar muitas peças que nem lembrava mais que existia.

Produtos de beleza e maquiagem

Não seja a louca da maquiagem, nem dos produtos de beleza. Você não precisa de 30 batons, nem ficar empilhando frascos de shampoo no banheiro. Habitue-se a apenas repor o que estiver faltando. 

Como economizar dinheiro com bancos, tarifas e cobranças

Talvez você não saiba, mas é muito provável que esteja pagando por taxas e tarifas bancárias sem necessidade. Ligue para o seu gerente e peça um pacote de serviços que realmente você utilize.

Inclusive, todos os bancos são obrigados a oferecer um pacote gratuito. Esse pacote contempla menos serviços, mas é uma boa opção especialmente para quem utiliza muito o banco por meio de aplicativo.

Vale ainda migrar sua conta para bancos que não cobram nenhum tipo de tarifa, nem mesmo anuidade de cartão de crédito (sim, eles já existem!).

Outra dica é pagar, sempre que possível, suas contas até a data de vencimento, assim você evita pagar juros e multas.

Depois de economizar, invista

Finalmente você conseguiu economizar dinheiro. E agora, faz o quê com ele? Invista! Não fique com o dinheiro em casa, nem mesmo na sua conta no banco. A tentação de usá-lo será grande.

Prefira obter um pouco de conhecimento sobre investimentos e aplique seu dinheiro em algo que seja seguro e rentável.

Assim, quando menos você esperar, o dinheiro para casar, viajar ou comprar a casa própria vai estar na sua mão.