Como limpar airfryer: dicas essenciais e o passo a passo por dentro e por fora

Por -

Desde que a Airfryer foi lançada no mercado brasileiro, em 2010, é quase impossível pensar em fazer fritura sem usar a máquina.

Ela é super prática, não enche a cozinha (nem o cabelo) de gordura e ainda prepara alimentos mais saudáveis.

Mas não adianta achar que você vai ficar usando, usando e usando a Airfryer sem nunca fazer uma limpeza sequer na máquina.

Pois é! É preciso limpar a Airfryer. Mas se você não sabe como ou tem dúvidas sobre o modo correto de fazer isso, não tem problema. Estamos aqui para te ajudar.

O post de hoje vai te ensinar como limpar a Airfryer direitinho e sem erros, vem ver:

Por que você precisa limpar a Airfryer?

Veja como limpar a sua airfryer

Seja qual for a marca e o modelo da sua fritadeira elétrica, uma coisa é fato: com o uso constante a gordura vai se acumular.

E na hora que isso acontece você vai sofrer com alguns probleminhas, como o cheiro e o sabor alterado dos alimentos. Isso porque, a batata frita de hoje pode vir acompanhada do gosto da picanha de ontem.

Além do mais, as placas de gordura que se acumulam no interior do aparelho podem gerar fumaça e um cheiro desagradável na hora que a Airfryer estiver em funcionamento.

Sem falar que limpeza e higiene nunca fizeram mal a ninguém. Ou você acha que restos de comida e gordura vão te trazer algo de bom?

Outro detalhe importante: a limpeza ajuda a conservar melhor a sua Airfryer, aumentando o tempo de vida do aparelho.

Esses são ou não são bons motivos para você limpar ainda hoje a sua fritadeira?

Como limpar a Airfryer: por dentro e por fora

A limpeza da Airfryer não é a coisa mais difícil do mundo, mas também não é tão simples, especialmente se faz tempo que você não limpa.

Mas tudo muda dependendo do aparelho que você tem em casa. Algumas fritadeiras, por exemplo, possuem cesto aramado, o que torna a limpeza um pouco mais complicada do que aquelas em que o cesto é fechado e produzido com material antiaderente.

Por isso, a primeira dica é se atentar para o modelo de fritadeira que você tem em casa.

Veja a seguir o passo a passo para começar a limpar sua Airfryer:

Limpando a Airfryer por dentro:

Passo 1: A primeira e mais importante coisa é desligar a Airfryer da tomada. É fundamental estar com o aparelho desligado para garantir a segurança de quem vai fazer a limpeza, evitando com isso choques e queimaduras. Também é importante esperar até que o aparelho esfrie. Nem pense em fazer a limpeza se a Airfryer ainda estiver quente.

Passo 2: Retire as partes removíveis de dentro da Airfryer, geralmente o cesto e a gaveta. A maior parte da sujeira estará ai, acumulada nessas peças.

Passo 3: Se a sua Airfryer tiver o cesto fechado e feito de material antiaderente, basta passar uma esponja macia com um pouco de detergente para remover a gordura e os restos de alimentos. Mas se a sua Airfryer for daquelas com cesto aramado, então é interessante você usar uma escovinha para fazer a limpeza dos vãos entre um espaço e outro do aramado.

Passo 4: Enxague e seque bem as peças internas da Airfryer e deixe-as em um cantinho enquanto você finaliza a limpeza.

Passo 5: Com um pano levemente umedecido, limpe agora a parte interna do aparelho. Aqui, a limpeza é mais fácil, a não ser que o seu aparelho tenha acumulado placas de gordura. Nesse caso, pingue algumas gotinhas de detergente. Lembrando que não é necessário limpar a ventoinha e a parte onde fica a resistência elétrica.

Passo 6: Caso note a presença de cheiros fortes e que não foram removidos durante o processo de limpeza, passe um pano umedecido com vinagre dentro do aparelho.

Passo 7: Depois que a Airfryer já estiver toda limpa por dentro, encaixe novamente o cesto e a bandeja. Feche tudo e comece a limpeza da parte externa.

Limpando a Airfryer por fora:

Passo 1: Ainda com a fritadeira desligada, comece a limpeza da parte externa do aparelho. Use apenas um pano macio levemente umedecido com detergente.

Passo 2: Esfregue suavemente o pano sobre a Airfryer, fazendo movimentos circulares até desprender a gordura, as manchas e outras sujeiras.

Passo 3: Caso note a presença de alguma mancha mais resistente, use uma esponja macia para removê-la. Mas passe apenas no local da mancha.

Passo 4: Evite esfregar demais as partes onde constam desenhos e informações do aparelho, como o timer e as indicações de temperatura. Dessa forma, você não corre o risco de apagar esses dados.

Passo 5: Após toda a limpeza, passe um pano macio e seco para remover o excesso de detergente.

Prontinho! Sua Airfryer já está limpa e pronta para ser usada novamente.

Cuidados na hora de fazer a limpeza da Airfryer

  • Não utilize produtos inflamáveis ou abrasivos, como álcool, querosene, água sanitária e solventes. Por se tratar de um aparelho elétrico fonte de calor, o uso desses produtos podem acabar provocando acidentes.
  • Evite limpar a Airfryer com escovas de aço ou outro material abrasivo, especialmente o cesto antiaderente. Prefira sempre materiais macios, como esponjas e pano de micro fibra.
  • Todas as vezes que fizer uso da Airfryer faça a limpeza em seguida, principalmente nos casos de preparar alimentos muito gordurosos ou de cheiro e sabor forte. Dessa forma você evita o acúmulo de gordura e torna o processo mais simples e rápido.
  • Caso note que a gordura impregnou no cesto ou na bandeja, faça o seguinte: mergulhe as peças em uma bacia com água quente e detergente por cerca de dez minutos. A tendência é que a sujeira se solte naturalmente.
  • O cesto da fritadeira elétrica pode ser lavado em máquina de lavar louça, mas antes, remova o excesso de gordura.
  • Tenha muito cuidado para não molhar o fio elétrico da fritadeira. Atenção também para não deixar cair água dentro do aparelho.

Pronto para limpar sua Airfryer agora? Então basta seguir o passo a passo ensinado aqui e cuidar para que sua fritadeira fique sempre impecável!