Como limpar banheiro: veja o passo a passo para cada parte

Por -

O banheiro é uma das áreas da casa que merece atenção especial na hora da limpeza. Inclusive pode ser considerado o espaço em que se pode encontrar muitas bactérias e germes.  Por isso o ideal é que o banheiro receba uma boa limpeza ao menos uma vez por semana.

Box, paredes, chuveiro, vaso sanitário, pia e até mesmo os armários precisam ser limpos. Quanto mais você mantém o ambiente livre de sujeira menores as chances do banheiro ficar com cheiro ruim ou começar a atrair baratas e outros insetos.

Saiba agora o que você vai precisar e como você pode limpar banheiro:

Como limpar banheiro: preparação

Antes de começar a limpeza do banheiro você deve remover tudo que não deveria estar lá. Ou que vai atrapalhar a tarefa. Guarde shampoos e condicionadores que estavam no box, tire o lixo do banheiro e deixe o cesto fora dali.

Aproveite para colocar todas as roupas na máquina (se deixa o cesto de roupas no banheiro) e os tapetes devem ser levados para a lavanderia, para lavar depois. Copos usados para enxague bucal após a escovação dos dentes vão para a pia da cozinha, para serem limpos com a louça.

Esvazie também os armários. Tire escovas de dentes e qualquer outra coisa que esteja guardado por lá. Você pode usar uma caixa para ajudar e deixá-la em algum outro cômodo da casa até terminar tudo.

Como limpar banheiro: materiais necessários

Para limpar o banheiro você vai precisar de:

  • Luvas;
  • Cloro ou água sanitária;
  • Detergente;
  • Balde;
  • Esponja;
  • Escovão de vaso sanitário;
  • Pano;
  • Vassoura;
  • Rodo;
  • Bactericida;
  • Limpa vidros.

Como limpar banheiro passo a passo

Você decide por onde quer começar a limpar o banheiro. O ideal é deixar o chão por último, já que vai ter que ficar indo e vindo a todo momento. Abaixo separamos as dicas para remover a sujeira de cada espaço do seu banheiro:

Paredes

Enrole um pano seco em uma vassoura e passe nos cantos, próximo ao teto para retirar qualquer sujeira ou teias de aranha. Se tiver aspirador em casa pode começar aspirando o teto e as paredes.

Para paredes feitas de azulejo, prepare um balde com água, água sanitária e detergente. Use uma esponja para esfregar as partes mais baixas e uma vassoura com um pano enrolado para os locais mais altos. Se a parede for de alvenaria, misture apenas água e detergente.

Outra dica para os azulejos é usar cloro em spray. Espirre o produto nos azulejos, deixe agir por alguns minutos e então esfregue com a esponja ou com uma vassoura/rodo enrolada em um pano.

Para finalizar e evitar deixar as paredes molhadas, um pano seco pode ser passado em toda a sua extensão.

Box

O box, assim como as paredes do banheiro acumula bastante gordura do corpo e outras sujeiras. Use a mesma mistura de água, água sanitária e detergente – ou o borrifador de cloro – para limpar essa parte do banheiro.

Esfregue com a ajuda da esponja e pode usar uma cadeira para ajudar a alcançar as partes mais altas do box. Se usar o spray de cloro, deixe-o agir por alguns minutos antes de esfregar. Não se esqueça também de limpar o trilho. Use uma escova de dentes velhas para esfregá-lo após usar o spray de cloro ou uma mistura de água e água sanitária.

Enxague, pode usar a água do chuveiro para ajudar nessa parte, aplique um bactericida e deixe que o trilho seque sozinho.

Chuveiro ou banheira

O chuveiro ou banheira também precisam ser limpos. Primeiro desligue a chave de energia do banheiro ou do próprio chuveiro e veja se é melhor desencaixá-lo para remover sujeiras ou usar a técnica da sacola (mistura de água e água sanitária) presa ao objeto. Se quiser pode conferir nosso artigo sobre o tema, com dicas específicas para limpar chuveiro.

Para a banheira e registro do chuveiro, a mistura água, água sanitária e detergente já pode ajudar. Esfregue toda a banheira e também os registros de água. Enxague com a água do chuveiro e deixe o espaço secar sozinho.

Pia

A pia do banheiro pode ter tantas bactérias acumuladas quanto o vaso sanitário, por isso merece atenção especial no momento da limpeza. A mesma solução que você preparou anteriormente, que mistura água, água sanitária e detergente, vai ser aplicada aqui.

Usando luvas molhe uma esponja e esfregue toda a pia, dentro e fora. Importante lembrar que você nunca deve usar a esponja da pia para limpar o vaso sanitário. O indicado é ter uma para cada parte do banheiro: vaso, pia, armários e paredes + box.

Esfregue também a torneira e o registro de água. Enxague com a água da própria pia e seque com um pano limpo, usado apenas nesse espaço do banheiro.

Espelho

O espelho do banheiro precisa de uma passada de pano para retirar o pó, restos de pasta de dente e qualquer outra coisa que possa ter caído por ali. O limpa vidros pode ajudar na tarefa, mas se você não tiver em casa, uma mistura de água com detergente também cumpre bem a função.

Esfregue com a ajuda de um pano macio ou esponja e finalize com um pano seco, para secar e dar brilho.

Vaso sanitário

Chegou a hora de limpar o vaso sanitário. Essa pode ser uma das mais temidas partes de limpar o banheiro da casa. Mas respire fundo. Separe as luvas, o escovão para vaso sanitário e alguns produtos como água sanitária e aqueles específicos para o vaso.

Despeje um pouco de água sanitária e deixe agir por alguns minutos. Em seguida use o escovão e vá limpando toda a parte interna da privada. Para o exterior e tampo, a mistura que usou na pia e no restante do banheiro já pode ajudar.

Se quiser mais dicas para limpeza do vaso sanitário, pode conferir nosso artigo completo sobre o assunto.

Chão

O chão deve ser o último espaço do banheiro a ser limpo, para que você não precise ficar entrando e saindo do espaço e pisando no piso molhado. Comece varrendo ou passando um aspirador. Em seguida, molhe um pano no balde em que você preparou uma mistura de água com água sanitária.

Esfregue por todo o piso e deixe secar sozinho. Basta deixar as portas e janelas do banheiro abertas. Se achar necessário, pode finalizar com um pano seco, para deixar o chão menos molhado. 

Armários e gabinetes

Os armários e gabinetes também devem ter sua sujeira limpa. Pegue um pano (seco, que você não usou em nenhuma outra parte do banheiro) despeje um pouco de detergente e molhe na água.

Passe o pano por todo o espaço. Se estiver muito sujo, no lugar do pano pode começar a limpeza com uma esponja macia. Uma escova de dentes velha e pequena pode ser usada para os espaços mais difíceis de serem limpos, como os cantos dos armários.

Cuidados

Como limpar banheiro: cuidados gerais

Durante e depois da limpeza do banheiro você precisa ter alguns cuidados, como:

Manter a área ventilada

O banheiro nunca deve ficar fechado, pois é um local bastante úmido. Após a limpeza é indicado manter o espaço bem ventilado, mas nos outros dias também, principalmente após o banho.

Abra janelas, deixe a porta aberta e o exaustor ligado (pelo menos até o banheiro parecer menos úmido ou com cheiro ruim).

Secar alguns espaços imediatamente

Durante a limpeza, tirando os trilhos do box, todas as outras áreas devem ser secas imediatamente. Um pano enrolado em um rodo ou vassoura pode ajudar no box e nas paredes. Para a pia e parte externa do vaso sanitário, apenas o pano.

Manter o local arrumado

Banheiro não deve ser local de bagunça. Se você quer que a limpeza dure por mais tempo, procure manter o local arrumado. Deixe roupas dentro do cesto de roupas, troque o lixo com certa frequência e evite deixar shampoos e condicionadores espalhados pelo box.

Cuide também com os armários. Pastas de dentes, cotonetes, pentes de cabelo e tudo o mais que for guardado ali deve estar sempre organizado e não jogado de qualquer jeito.

Limpar ao menos uma vez por semana

Limpe seu banheiro ao menos uma vez por semana. É preciso focar principalmente na área de banho, box, vaso sanitário e pia.

Antes do dia da limpeza você pode aplicar alguns produtos, como jogar água sanitária ou cloro na área de banho durante a noite (depois que todos já tomaram banho), despejar algum produto no vaso (detergentes especiais para o local) e também na pia. Passe aspirador ou varra o espaço mais vezes na semana e troque os tapetes.

Usar aromatizador

Os aromatizadores são ótimos para o banheiro, afinal é uma área que mesmo após ser limpa pode acabar com um cheirinho ruim. Deixe-os em cima do armário ou da pia e troque sempre que acabar.

Aqueles que podem ser apertados após o uso do banheiro também são úteis e podem ficar logo acima do vaso sanitário.

Como você pode ver limpar o banheiro é uma tarefa trabalhosa, mas não impossível. Você precisa ter paciência e se dedicar a cada espaço, para evitar mau-cheiro e proliferação de bactérias.