Como limpar cama box: descubra o passo a passo prático

Por -

A cama box, assim como outros objetos da casa, merece uma dose a mais de atenção quando se fala da limpeza. Afinal, é nesse espaço que você irá dormir e isso significa que ao menos oito horas do seu dia você passa na cama.

Apesar de se fazer a troca frequente de lençóis e fronhas, os ácaros permanecem por ali, isso sem contar as pequenas sujeiras naturais do dia a dia, como poeira e pelo de animais que grudam nas roupas, inclusive nos pijamas.

Saiba agora como limpar cama box e entenda a importância dessa tarefa:

Por que limpá-lo?

Como limpar cama box

Você talvez se pergunte por que precisa limpar a cama box. Não seria necessário apenas fazer a troca de roupa de cama? Pois a resposta é não. Apenas isso não é suficiente. O ideal é tirar o box do lugar e fazer uma limpeza mais profunda para evitar mofo, bolor e a proliferação de bactérias e fungos.

A limpeza profunda não precisa ser realizada sempre, todos os dias por exemplo, mas fazê-la com certa frequência evita o acumulo de poeira e também melhora a qualidade do sono. Exatamente, se há sujeira ou até mesmo um pouco de poeira o seu sono pode ser prejudicado.

Como limpar cama box passo a passo

Confira agora o passo a passo para realizar a limpeza da sua cama box:

Vaporizador

Vaporizador

Uma das formas mais práticas de fazer a limpeza da sua cama box é usando um vaporizador. Pode inclusive ser um modelo portátil. O aparelho usa água em alta temperatura e limpa e desinfeta todo o móvel.

Primeiramente confira o manual de instruções do aparelho e siga as orientações ali descritas. Na maior parte dos vaporizadores é necessário apenas colocar a quantidade de água indicada no reservatório e então ligar o aparelho. Lembre-se de ajustar para a temperatura adequada para realizar a limpeza de colchões.

Quando o vapor começar a sair do aparelho, passe sobre o colchão e sobre o box em movimentos de vai e vem. O indicado é fazer todo o processo durante o dia e deixar o colchão descoberto e quarto aberto, para que o objeto seque.

Evite fazer essa limpeza em dias mais úmidos, para garantir que o colchão e o box ficará limpo mas não úmido e propenso a mofo ou ao bolor.

Produtos caseiros

Bicarbonato de sódio e vinagre

Caso não possua um vaporizador em casa, há a opção de utilizar os produtos caseiros para deixar sua cama box livre de sujeiras. Dentre as opções você pode apostar em:

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

Se seu objetivo é retirar manchas, essa mistura é ideal para a tarefa. Tudo que você vai precisar é de um copo de álcool, três copos de vinagre, uma colhe de bicarbonato de sódio, um balde e um pano.

Misture o álcool, o vinagre e o bicarbonato dentro do balde e em seguida molhe o pano. Cuidado para não encharcar. O ideal seria apenas umedecê-lo. Esfregue sobre manchas e outras sujeiras existentes no colchão.

Em seguida deixar o objeto exposto ao sol. Se não tiver como fazer isso, aposte no secador de cabelos e em manter o local em que o colchão se encontra bastante arejado.

2. Água sanitária

A água sanitária é ideal para limpeza de colchões e camas box que estejam bastante sujos. Para realizar a tarefa você vai precisar de um borrifador, um copo de água sanitária, três copos de água e uma escova (semelhante àquelas de roupa).

Prepare a mistura dentro do próprio borrifador e leve o colchão para um local bastante arejado – ou abra bem as janelas do quarto. Vá borrifando em todo o objeto e em seguida esfregue com a ajuda da escova. Se puder, deixe a cama box exposta ao sol e finalize a limpeza passando um pano levemente úmido (apenas com água).

3. Bicarbonato de sódio

Essa é uma das opções de para retirar sujeira de cama box mais fáceis, mas é necessário ter aspirador em casa. Espalhe o bicarbonato por toda a cama. Não é necessário misturar com nenhum outro ingrediente, nem mesmo com água.

Deixe agir por aproximadamente meia hora e então passe o aspirador para retirar todo o bicarbonato espalhado pelo box e pelo colchão.

4. Vinagre, álcool e água oxigenada

Caso precise limpar manchas de xixi, como é comum nas camas box das crianças, uma mistura de vinagre, álcool e água oxigenada pode ser bastante útil. Você deve misturar o vinagre e o álcool em um recipiente. Em outro menor despeje um pouco de água oxigenada e molhe um pano.

Esfregue o pano molhado em água oxigenada nas manchas do colchão e do box. Em seguida coloque um pouco de bicarbonato de sódio e borrife a mistura de vinagre e álcool até que forme uma espuma. Deixe agir por aproximadamente uma hora e então passe o aspirador de pó por todo o móvel.

Se preferir pode passar também um pano umedecido em água para remover os restos de bicarbonato de sódio. Lembre-se de deixar o colchão exposto ao sol ou em um ambiente bastante arejado após finalizar a limpeza.

Cuidados e manutenção da cama box

Colchão

Além da limpeza periódica da cama box, é preciso também tomar alguns outros cuidados para evitar problemas e aumentar sua durabilidade. Dentre os mais importantes estão:

Fazer a limpeza profunda do colchão ao menos uma vez por mês

A limpeza mais profunda do colchão deve ser feita ao menos uma vez por mês, ao menos para evitar a proliferação de bactérias e o acumulo de poeira. Quem tem crianças ou idosos em casa que urinam na cama pode aumentar essa periodicidade para a cada quinze dias.

1. Evitar usar produtos químicos

Produtos químicos danificam o colchão e o próprio box. O ideal é evitá-los na hora da limpeza. A água sanitária é o único produto liberado e deve ser aplicado apenas sobre as manchas mais difíceis de remover de um colchão ou box de cor branca. Se você possui um colchão de outra cor ou que não tem manchas, dispense a água sanitária.

2. Trocar a roupa de cama uma vez por semana

A roupa de cama acumula poeira e outras sujeiras, como pelo de animais. Ela deve ser trocada em média uma vez por semana – você pode trocá-la antes em caso de doenças ou de ter animais de estimação que dormem na cama.

3. Deixar o box pegar sol/luz

O box e o colchão devem ficar em um local do quarto em que peguem sol ou ao menos um pouco de luz. Assim você evita o mofo e o bolor.

4. Mudar a posição do colchão

O colchão vai se adaptando ao corpo e se você não mudá-lo de posição pode não apenas deformá-lo como também criar manchas no tecido. Vire-o de lado se possível ou mude apenas a posição da cabeça e dos pés.

5. Lavar cobertores

De nada adianta manter o colchão limpo e esquecer dos cobertores. Assim como os lençóis, eles precisam ser lavados. Cobertores grossos podem usar capa para evitar pegar poeira e sujeiras e devem visitar a lavanderia ao menos uma vez por ano.

Já os cobertores mais finos, que acompanham você por mais tempo ao longo do ano, podem ser lavados junto com os lençóis, em média de uma a duas vezes por semana.

Quem dorme com animais na cama deve se atentar bastante a essa lavagem.

Viu como é fácil limpar cama box? Agora você já sabe como fazer isso usando produtos caseiros e entende que limpar seu colchão é uma garantia de ter um sono melhor – e se livrar de alergias.

Para saber mais sobre o assunto continue acompanhando os artigos do blog!