Como limpar inox: dicas essenciais e passo a passo fácil

Por -

O inox é um material que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas e você vai encontrá-lo principalmente na sua cozinha. Talheres, panelas, fogão, geladeiras e a pia são alguns exemplos que precisam de atenção especial na hora da limpeza.

O ideal é nunca deixar sujo por muito tempo, para que a remoção de sujeiras seja mais rápida e prática. Ao mesmo tempo você estará garantindo que o eletrodoméstico ou utensílio de cozinha dure mais e mantenha a aparência de novo.

Confira agora o passo a passo e dicas especiais para limpar inox:

Como limpar inox passo a passo

O passo a passo da limpeza de inox varia de acordo com o que você deseja limpar. Separamos aqui dicas para panelas, talheres, eletrodomésticos e pias.

Como limpar panela de inox

Panela de inox

Para limpar panela de inox você deve:

1. Deixar a panela de molho em água e sabão

Essa dica é importante sempre que há restos de alimentos. Como o inox não é antiaderente, é natural que um pouco de comida fique grudado no fundo da panela. Despeje um pouco de detergente e a encha com água. Deixe de molho.

Quanto antes você seguir essa dica mais rápido e fácil será remover a sujeira do inox.

2. Lavar a panela com detergente neutro

Depois de deixar a panela de molho (se for necessário), coloque um pouco de detergente neutro em uma esponja e lave o objeto normalmente. Use a parte mais macia da esponja, para evitar riscar o material.

3. Enxaguar a panela

Enxague a panela com água corrente e retire todo o sabão. Observe nesse momento se toda a sujeira foi removida. Se achar necessário repita o processo de lavar e enxaguar até que não haja nenhuma mancha no objeto.

4. Secar com pano de prato ou papel toalha

Como a água da torneira é tratada com cloro, não é recomendado deixar a panela de inox secar sozinha. Depois de enxaguar, use um pano de prato ou papel toalha para secá-la e guarde no armário.

Dica extra: A panela está com manchas ou sujeiras muito difíceis de remover? Coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma detergente neutro e encha o objeto com água. Leve ao fogo e deixe ferver. Em seguida, desligue o fogo e deixe a solução dentro da panela por aproximadamente 15 a 20 minutos. Para finalizar lave normalmente.

Como limpar talheres de inox

Talheres de inox

Para os talheres de inox, a limpeza deve ser feita da seguinte maneira:

1. Lavar imediatamente após o uso

Assim como outros objetos feitos desse material, os talheres de inox podem ficar manchados se não forem limpos com certa frequência. Perdendo inclusive seu brilho. O indicado é após o uso já lavar os talheres, evitando que os restos de comida fiquem secos e grudados.

2. Usar detergente neutro

O detergente neutro é o mais recomendado para lavar os talheres. Se não puder lavá-los imediatamente após usar, deixe-os dentro de um pote com água e algumas gotas de detergente, para evitar que a sujeira grude e fique difícil de remover.

Use o lado mais macio da esponja durante a lavagem.

3. Enxaguar e secar

Assim como as panelas de inox, é indicado enxaguar e já secar os talheres feitos desse material. A água utilizada pode ser em temperatura ambiente, da própria torneira. Para secar, aposte em um pano de prato.

Dica extra: Está difícil remover alguma sujeira ou notou manchas em seu faqueiro? Prepare uma mistura de água morna com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e deixe os talheres ali dentre por até meia hora. Em seguida repita o processo de lavar e secar.

Como limpar eletrodomésticos de inox

Eletrodomésticos de inox

Os eletrodomésticos de inox também precisam de atenção na hora de retirar a sujeira. Veja como limpar:

1. Pano macio e água para limpezas leves

Se você manter uma limpeza frequente dos eletrodomésticos de inox, pode contar apenas com um pano macio umedecido em água para remover o pó, por exemplo. Passe de leve, sem esfregar com força e evite qualquer produto de limpeza abrasivo.

2. Detergente neutro e água quente para as manchas

Caso observe alguma mancha difícil de tirar, você pode usar detergente neutro misturado em água quente. Molhe o pano macio que separou para limpar o eletrodoméstico e passe sobre a mancha.

3. Vinagre para manchas de gordura

O passo anterior não resolveu e você notou que a mancha na verdade é de gordura? Coloque um pouco de vinagre em um pano e esfregue apenas sobre o espaço manchado. Em seguida passe outro pano embebido em água.

4. Secar após a limpeza

Quando finalizar a limpeza do eletrodoméstico, não esqueça de secá-lo. O indicado é usar papel toalha. Mas se você tiver em casa um pano que não solte fiapos, também pode apostar nele.

Como limpar pia de inox

Pia de inox

A pia não deve ser esquecida na hora de fazer a limpeza da cozinha. Veja como você pode remover as sujeiras sem danificar o inox:

1. Mantenha a pia sempre limpa

Não importa onde o material esteja localizado, procure sempre mantê-lo limpo. No caso da cozinha o indicado é limpar a pia com detergente e uma esponja macia sempre depois que terminar a louça.

2. Passe vinagre na superfície

Para uma limpeza mais profunda, pegue um pedaço de algodão e coloque um pouco de vinagre. Esfregue por toda a pia. Em seguida repita o processo de esfregar com detergente neutro, com a ajudar de uma esponja macia e enxague.

3. Seque com pano macio

Para finalizar, depois do enxague, use um pano macio e que não solte fiapos para secar a pia e dar aquele brilho. Se preferir por tirar o grosso da água com o rodinho para pia e usar papel toalha para finalizar a secagem.

Como limpar inox com outras técnicas

Algumas técnicas são muito úteis para pequenas situações que acontecem no dia a dia. Aqui selecionamos dicas do que fazer em algumas dessas situações:

Pequenas manchas

O vinagre ou uma mistura de água e bicarbonato de sódio são muito úteis nesse caso. Se for panelas ou talheres, deixe mergulhado na solução, se for eletrodomésticos ou a pia, esfregue a mistura ou o vinagre com a ajuda de um pano ou esponja macios.

Sujeiras resistentes

Para as sujeiras mais resistentes será necessário usar produtos específicos, como o polidor de metal para materiais cromados ou o polidor para pintura de carros. Siga as orientações do produto e faça movimentos no sentido do inox, nunca em círculos.

Marcas de dedo

Água e detergente neutro são suficientes para retirar as manchas de dedos do inox. Prepare uma mistura em um recipiente e umedeça um pano macio. Esfregue sobre a peça e finalize a limpeza secando o objeto com um papel toalha.

Gordura

Qualquer produto que tenha álcool isopropílico ou acetona pode ajudar a remover manchas de gordura. Pingue algumas gotas em um pano ou esponja e esfregue apenas sobre a mancha. Para finalizar lave normalmente com água e detergente neutro.

Ferrugem

Retire o excesso de ferrugem com a ajuda de uma esponja e use produtos de limpeza específicos para esse problema. Aplique conforme orientação do fabricante, com a ajuda de um pano macio.

Rótulos e etiquetas

Deixe os talheres de molho em uma mistura de água e detergente. Espere até que a etiqueta ou rótulo se solte facilmente ao passar o lado macio da esponja. Nunca raspe, pois pode riscar o inox.

Manchas de água

As manchas de água são comuns quando você lava qualquer material de inox e deixa que ele seque sozinho. Será preciso lavar novamente e então secar com um pano de prato ou papel toalha para eliminar a mancha.

Tinta

Produtos específicos para remover tinta, como removedores e solventes são os mais indicados. Molhe um pano ou esponja macios e passe sobre a mancha de tinta. Evite esfregar e vá deixando a mancha sair naturalmente com o uso do produto.

Cuidados e manutenção com peças de inox

Para que seus utensílios de inox mantenham-se sempre novos é preciso alguns cuidados, além da limpeza frequente, como:

Evitar produtos abrasivos

Produtos abrasivos não são recomendados na limpeza do inox, pois podem danificar o material. Mesmo nas sujeiras mais difíceis, siga as dicas passadas nos tópicos anteriores.

Não usar palha de aço

A palha de aço risca o inox e deve ser evitada ao máximo. Por mais que nas panelas seja comum utilizar esse material para as manchas mais difíceis ou de gordura. Ao invés de usar esse material, deixe o objeto de molho em uma mistura de bicarbonato de sódio, água e detergente e lave normalmente em seguida.

Usar pano macio e papel toalha para secar

Para a secagem do utensílio é importante usar um pano macio (de preferência que não solte fiapos) ou papel toalha. O pano macio é indicado para quem deseja dar brilho ao objeto.

Fazer a limpeza no sentido da fibra do inox

Apesar de haver a tendência de fazer movimentos circulares na hora da limpeza – principalmente dos eletrodomésticos, pias e panelas de inox -, a verdade é que você deve seguir o sentido da fibra de inox. Assim evita danos e riscos.

Enxaguar bem e secar

Deixar o inox secar sozinho não é recomendado. Já que a água da torneira contém cloro e vai deixar manchas no objeto. O ideal é que após a lavagem você enxague bem o inox e seque com a ajuda de um pano ou papel toalha. O enxague mal feito pode danificar o material com o tempo, então sempre retire todo o sabão.

Como você pode ver, limpar inox não é difícil e você pode lidar até mesmo com as manchas e sujeiras mais difíceis. Basta seguir essas dicas. Assim seus utensílios ficam limpos e duram por muito mais tempo!