Como limpar porcelanato fosco: descubra o passo a passo completo

Por -

O porcelanato fosco é um tipo de piso utilizado nas casas e apartamentos, com o intuito de dar um toque diferente ao ambiente. O detalhe é que, como estamos falando de um piso, local que as pessoas estão sempre passando, precisa receber limpeza frequente.

E como limpar esse tipo de material? Será que você pode utilizar qualquer produto de limpeza?

Descubra agora:

O que é e benefícios?

O piso de porcelanato fosco é aquele que é feito de material resistente a abrasão e com baixa absorção de água, sendo um dos preferidos da maioria dos brasileiros. Seus principais benefícios são:

1. Praticidade

É um tipo de piso fácil de ser aplicado e mais rápido para ser limpo, não tem grandes exigências.

2. Não fica encardido

Você pode até notar alguma sujeira mais difícil de remover, mais dificilmente verá o piso de porcelanato ficar encardido. Mesmo nos modelos mais claros.

3. Não precisa ser lavado com frequência

A limpeza deve ser feita com certa frequência, porém estamos falando de varrer ou aspirar o piso. No caso da lavagem você não precisa se preocupar em fazer isso sempre. A cada 15 dias ou uma vez ao mês pode ser suficiente.

4. Resistente

Este tipo de piso é bastante resistente, ainda assim não abuse da sorte e evite produtos abrasivos.

5. Disponível em várias cores

Se você está preocupado quanto a cor do piso, saiba que o porcelanato pode ser encontrado em vários tons, desde os mais escuros até os mais claros.

Como limpar porcelanato fosco passo a passo

Para limpar o piso de porcelanato da sua casa você deve:

1. Varra ou passe o aspirador

O primeiro passo para dar inicio a limpeza do piso de porcelanato é varrer ou passar o aspirador de pó. Use uma vassoura de cerdas macias, para evitar riscar o chão e o bico mais sensível no aspirador.

2. Preparar mistura de limpeza

Pegue um balde e misture 1 colher de detergente neutro para cada cinco litros de água. O ideal é apostar em um balde maior, assim você sabe exatamente o quanto colocar de detergente. Misture bem.

Outra opção é diluir saponáceo líquido à base de cloro em um pouco de água, mas aposte nesta opção apenas para pisos mais encardidos.

3. Umedeça um pano na mistura

Procure por um pano macio e que não solte fiapos. Umedeça na mistura que você preparou no passo anterior.

4. Passe o pano úmido no piso

Enrole o pano umedecido em um rodo e esfregue levemente por todo o piso de porcelanato.

5. Umedeça outro pano em água

Pegue outro pano macio e umedeça em um balde que contenha apenas água.

6. Passe o pano no piso

Passe o pano umedecido apenas em água por todo o piso, com o objetivo de enxaguar e tirar qualquer resquício de detergente.

7. Passe um pano seco

Finalize passando um pano seco, com o intuito de evitar deixar o piso de porcelanato úmido. Não se esqueça de manter o ambiente arejado, para ajudar na secagem.

Remoção de manchas

Remoção de manchas

Manchas podem acabar aparecendo no piso de porcelanato e o ideal é resolvê-las rapidamente, veja o que fazer nos casos mais comuns:

Manchas de bebidas

Caso tenha derrubado alguma bebida como café, vinho e destilados no piso de porcelanato, dilua um pouco de detergente ou saponáceo em água e limpe o local. Pode umedecer um pano e esfregar com mais força sobre a mancha.

Manchas de caneta

Umedeça levemente um pano em acetona e esfregue sobre as manchas de caneta ou de tinta. Para evitar problemas, se você não tem certeza qual tipo de porcelanato é o da sua casa, molhe apenas um algodão com acetona e aplique rapidamente sobre os riscos de caneta.

Use essa dica apenas em casos emergenciais, o ideal é seguir a recomendação do fabricante sobre qual produto usar para esse tipo de mancha.

Manchas de gordura

Para as manchas de gordura, prepare uma mistura de água quente e detergente neutro, misture, molhe uma esponja macia e esfregue sobre o local manchado. Outra dica é molhar um pano e aplicar sobre a mancha, secando logo em seguida.

Cuidados e manutenção do porcelanato fosco

Confira alguns cuidados e manutenção que você pode ter para fazer com que o piso se mantenha sempre com aparência de novo:

1. Evite cera

Cera só deve ser utilizada no piso de porcelanato se for recomendado pelo fabricante. Na maioria dos casos não é necessário, pois o piso já tem aspecto fosco natural. A cera pode acabar danificando o piso.

2. Não utilize produtos abrasivos

Produtos abrasivos não são recomendados e isso é válido não apenas em relação a produtos químicos, mas também escovas e palhas de aço. Não combinam com o porcelanato e podem acabar causando danos.

3. Aposte na vassoura com cerdas macias

Na hora de varrer a casa, a melhor opção é a vassoura de cerdas macias ou de pelos. Evite as de cerdas duras, que são recomendadas para a parte externa da casa (para varrer calçadas, por exemplo) e podem riscar o porcelanato.

4. Mantenha uma periodicidade de limpeza

Procure manter uma periodicidade de limpeza. Como se trata de um piso mais fácil de limpar, se tiver o hábito de varrer ou passar o aspirador ao menos duas vezes por semana, já vai conseguir manter tudo em ordem.

O pano com detergente pode ser passado uma vez a cada 15 dias ou uma vez ao mês, dependendo da cor do porcelanato e se está com aspecto que lembre encardido, afinal, como você viu acima, esse tipo de piso não encarde, apenas mancha ou fica escurecido.

5. Não aplique produtos de limpeza direto no piso

Os produtos de limpeza ajudam na tarefa de remover a sujeira, porém não podem ser aplicados diretamente no piso. Você pode utilizar até água sanitária para o que estiver mais difícil de limpar, mas sempre dissolvida em água.

Evite ao máximo aplicar direto no porcelanato, no máximo, pingue algumas gotas do produto em um pano ou esponja primeiro.

Viu como limpar piso de porcelanato não é uma tarefa assim tão difícil? Basta se atentar ao que pode ou não ser utilizado e não esquecer de varrer ou aspirar o piso ao menos uma vez por semana.