Quarto pequeno: ideias inovadoras e dicas para a decoração

Dicas inovadoras e práticas para resolver o desafio da decoração de um quarto pequeno

Por -

Um quarto pequeno pode ser um grande desafio na hora de decorar e organizar. Seja para um bebê, crianças, jovens ou adultos, para uma ou duas pessoas, aproveitar o espaço de um jeito funcional, num estilo diferente e ainda dar um toque pessoal pode dar algum trabalho, mas com as dicas certas, alguns problemas podem ser evitados!

É por isso que trouxemos hoje um post especial para te ajudar! Vamos falar um pouco sobre as melhores formas de dispor um quarto pequeno, pensando no formato dele e na quantidade de móveis, além de ideias criativas para otimizar espaços sem perder o estilo e dicas para criar a sensação de que o espaço é mais amplo e arejado.

Pronta para todas essas dicas? Então vamos lá!

Como dispor os móveis em um quarto pequeno

A primeira coisa que precisamos pensar na hora de decorar um quarto pequeno é em relação às medidas! Medir é fundamental, por isso, reserve um tempo especial para fazê-lo antes de começar a comprar os móveis (ou, se você já tiver os móveis, para saber o que vai entrar e o que não vai).

Medir todo o ambiente do quarto pequeno vai começar a te dar ideias de onde colocar certos móveis e como começar a compor o ambiente. Então, não pule essa parte!

Outro ponto importantíssimo para quartos pequenos é: dê preferência somente para o fundamental! Isso quer dizer que todo móvel que não for cama e armário pode ficar de lado por enquanto. O necessário para começar a compor o quarto é sempre a cama e o armário (seja ele guarda-roupas padrão, embutido, cômoda, arara ou outro tipo de local onde você vai guardar suas roupas).

Em relação ao armário, o mais indicado é deixá-lo num canto, se for um móvel comprado, se for um ambiente planejado, é comum escolher uma parede inteira para ocupar.

Já a cama pode ser colocada de diversas formas: para as camas de solteiro e berços, o mais indicado é encostar em uma parede de canto também, como os armários, assim você cria um espaço central livre que vai dar uma circulação mais orgânica e livre para o seu quarto; já para as camas de casal, é comum elas ocuparem o centro de uma parede, mas há casos de quartos pequenos em que elas também ficam encostadas num canto para otimizar o espaço.

Decididas as posições dos dois móveis principais, você pode começar a pensar no que mais pode ser encaixado nos espaços livres do quarto, como criados-mudos, nichos e prateleiras, poltronas e cadeiras, espelhos e etc.

O fim do criado-mudo?

O criado-mudo é um item super tradicional dos quartos mas que atualmente está perdendo cada vez mais a sua força. Seja porque geralmente é um móvel com aspecto pesado para a leveza da decoração atual, seja pela falta de espaço das casas.

Qualquer que seja a razão, a ideia de uma superfície ao lado da cama para apoiar luminárias, livros e despertadores não acabou, só está sendo substituída por alguns itens mais leves e contemporâneos (embora ainda existam ambientes em que os criados mudos se encaixem muito bem!).

Nesse caso, as cabeceiras das camas com uma superfície lisa são bastante procuradas, criando um espaço estreito mas alongado para você distribuir suas decorações, mas, para quem também aboliu as cabeceiras, aqui estão algumas dicas:

  • Banquinhos e cadeiras: numa dupla função, as cadeiras e banquinhos podem servir como assento e também como superfície de apoio, se mostrando bastante versáteis para se ter num quarto.
  • Prateleiras: as novas queridinhas do momento estão ocupando espaços tanto de criados nos quartos quanto de armários nas cozinhas! Existem diversos modelos, tamanhos e estilos para você escolher como e onde colocar. As mais curtas são perfeitas para serem colocadas ao lado da cama com mão francesas, mas você também pode escolher as mais longas e colocar na parte superior a altura da cama, criando um apoio tipo da cabeceira. Além disso, você ainda pode escolher colocar uma ou diversas prateleiras em níveis diferentes.
  • Nichos: no mesmo estilo das prateleiras, os nichos surgiram para criar superfícies abertas e podem ser utilizados em diversos cômodos da casa. No caso dos quartos, eles ficam super interessantes quando inseridas dentro da parede ou dentro de armários, criando um espaço otimizado.

Móveis planejados, adaptados e ideias para otimizar o seu espaço em um quarto pequeno

Outra forma de decorar um quarto pequeno é pedir ajuda a um especialista e projetar o mobiliário em carpintaria ou loja de planejados. Apesar das lojas de móveis convencionais estarem sempre com coleções novas pensadas especialmente para quem habita quartos pequenos, os móveis planejados podem vir com ideias inovadoras nesse quesito.

Uma dessas ideias é a elevação da cama, que pode ocorrer em diversos níveis, para criar um espaço útil na parte de baixo e otimizar o espaço. As grandes gavetas na estrutura da cama são exemplos disso, assim como as camas de solteiro elevadas ao nível superior para criar uma área útil para colocar escrivaninhas e outros itens. Essa elevação também pode ocorrer por meio de uma plataforma de madeira instalada onde a cama é apoiada, nesse caso, a elevação e a cama são independentes (você inclusive pode montar outros espaços como sala ou escritório esse espaço).

Além dessa nova forma de criar espaços de gavetas ou ambientes, os móveis planejados podem ser os grandes salvadores dos quartos pequenos, podendo aproveitar todo o tipo de lugares, como as áreas superiores da parede, que podem receber armários na área próxima ao teto, além de nichos e prateleiras.

Nesses armários e nos demais, as portas de correr são as mais indicadas pois não atrapalham a circulação do espaço quando estão abertas.

50 ideias de decoração de quarto pequeno para se inspirar hoje

E aí, gostou das nossas dicas? Para mais algumas delas e muitas inspirações de decoração de quartos pequenos, dê uma olhada na nossa galeria de imagens abaixo!

Imagem 1 – Para otimizar o espaço de um quarto pequeno, pense em uma cama com baú ou gavetas na parte de baixo.

Cama baú ou gavetas para otimizar o espaço em um quarto pequeno

Imagem 2 – Para ajudar a dar a sensação de que o espaço é maior, vale dar preferências para cores claras para a pintura ou cobertura da parede no quarto pequeno.

Quarto pequeno com papel de parede

Imagem 3 – Se você tem um pé-direito um pouco mais alto no quarto pequeno, use essa altura ao seu favor e crie um ambiente acima com a cama e outro com escrivaninha abaixo.

Quarto pequeno com pé-direito alto

Imagem 4 – Portas de correr podem salvar muito espaço num quarto pequeno!

Porta de correr em quarto pequeno

Imagem 5 – Use a parte de cima da sua parede como um local para colocar armários embutidos e prateleiras no quarto pequeno, assim você tem mais espaço para guardar seus itens.

Armário embutido e prateleira no quarto pequeno

Imagem 6 – Para quartos pequenos com desenho de paredes irregulares, aproveite todos os cantos e mantenha sempre o mobiliário próximos a parede para aproveitar melhor o espaço.

Quarto pequeno com parede irregular

Imagem 7 – Precisa de espaço para outros ambientes? Separe cada cômodo com cortinas de trilhos!

Cortina de trilho no quarto pequeno

Imagem 8 – Mas se preferir uma divisória mais sofisticada no quarto pequeno, use uma parede de vidro! E você pode dar mais privacidade para a área com uma cortina!

Parede de vidro no quarto pequeno

Imagem 9 – Para quartos infantis duplos, vale recorrer às beliches! Se quer sair dos modelos tradicionais, procure uma loja de móveis planejados.

Quarto pequeno infantil duplo

Imagem 10 – Mais um exemplo de armários e prateleiras na parte de cima da parede do quarto pequeno: dê preferência para ocupar toda a largura da parede em um móvel único para dar unidade para o ambiente.

Armários e prateleiras no quarto pequeno

Imagem 11 – Prateleiras acima da cama fazem muito bem o papel de cabeceiras ou criados para quem tem pouco espaço no quarto pequeno.

Prateleiras acima da cama fazem muito bem o papel de cabeceiras

Imagem 12 – Em quartos pequenos de solteiro, é uma boa ideia encostar a cama em uma das paredes, especialmente se a largura do quarto for exatamente a da cama.

Quarto pequeno de solteiro

Imagem 13 – Colocar armários ao lado da cama ajuda a concentrar os móveis em um lado só do quarto para melhorar a circulação.

Armários ao lado da cama no quarto pequeno

Imagem 14 – Se você escolher papéis de parede em cores fortes, pense em instalá-los em uma parede principal ou em duas e equilibre com uma pintura em cor clara para abrir mais o ambiente.

Equilíbrio de papel de paredes em quartos pequenos

Imagem 15 – A parede da cama no quarto pequeno, por exemplo, é uma ótima escolha para pintar com uma cor forte e dar destaque para uma decoração especial que você tenha.

Parede da cama no quarto pequeno

Imagem 16 – Se você escolher fazer uma cama integrada ao guarda-roupas, pense em aumentar a altura do colchão para encaixar gaveteiros ou armários na parte de baixo.

Cama integrada no quarto pequeno

Imagem 17 – Uma tendência do momento que funciona muito bem para quem tem um quarto pequeno é abolir o guarda-roupas e montar uma arara para pendurar suas roupas.

Quarto pequeno com arara

Imagem 18 – Outra ideia de dois ambientes em um mesmo espaço: cama na parte de cima com escada fixada na parede e closet na parte de baixo no quarto pequeno.

Cama na parte de cima com escada fixada na parede e closet na parte de baixo no quarto pequeno

Imagem 19 – Versatilidade é tudo para quem tem pouco espaço: cadeira super estilosa que pode ser utilizada como apoio para seus livros.

Cadeira super estilosa no quarto pequeno

Imagem 20 – Mais uma ideia de aproveitamento de espaços para camas embutidas em armários planejados: crie um grande nicho que pode servir como a sua cabeceira.

Cama embutida em armário planejado do quarto pequeno

Imagem 21 – Ideia super criativa para um espaço 2 em 1 no quarto pequeno: cabeceira com bancada de madeira que também pode ser uma escrivaninha.

Ideia super criativa para um espaço 2 em 1 no quarto pequeno

Imagem 22 – Prateleiras como criados-mudos: aproveite para deixar o espaço abaixo das bancadas livres para outros itens.

Criado-mudo prateleira no quarto pequeno

Imagem 23 – Outra ideia super criativa (e retrátil) para camas planejadas em quartos pequenos: além de gavetas na parte de baixo, você pode ter uma prateleira que pode ser aberta quando você precisar colocar algo!

Cama planejada em quarto pequeno

Imagem 24 – Aposte em arandelas ou lâmpadas pendentes para economizar espaço em criados ou prateleiras.

Lustre para quarto pequeno e arandela

Imagem 25 – Um pequeno rack como nicho para livros e decoração nos pés da cama.

Rack como nicho no pé da cama para quarto pequeno

Imagem 26 – Nichos na parede da cama também podem ser alternativas para criados mudos ou cabeceiras.

Nichos na parede da cama do quarto pequeno

Imagem 27 – Se você preferir excluir os criados-mudos da sua decoração, utilize outras superfícies para cumprir o seu papel como prateleiras na parede ou cômodas próximas.

Criado-mudo em quarto pequeno

Imagem 28 – Na hora de escolher a parede ideal para fazer uma pintura diferente e escura, dê preferência para uma parede que não recebe tanta luz da janela, assim as que recebem ficam bem iluminadas.

Parede escura em quarto pequeno

Imagem 29 – Existem diversos modelos de beliches únicas para você criar um espaço livre na parte de baixo!

Beliche em quarto pequeno

Imagem 30 – Uma cadeira no quarto pode ser um item super versátil e útil para criar um espaço de leitura e ser utilizada como superfície para colocar plantinhas e outros itens.

Cadeira no quarto pequeno

Imagem 31 – No quarto do bebê, também vale concentrar o mobiliário em um lado ou parede para melhorar a circulação do ambiente.

Mobiliario para quarto pequeno

Imagem 32 – Quadros são ótimas formas de decorar paredes de quartos pequenos!

Quadros para decorar quarto pequeno

Imagem 33 – Quarto pequeno planejado solteiro com cama elevada para abrigar armários.

Quarto pequeno planejado solteiro

Imagem 34 – Decoração de quarto pequeno de casal com duas paredes escuras e luminária na parede.

Decoração de quarto de casal pequeno com duas paredes

Imagem 35 – Num estilo escandinavo, um quarto pequeno infantil com cama baixa para valorizar o pé direito do ambiente.

Quarto pequeno infantil

Imagem 36 – Quarto pequeno planejado para casal: armários embutidos na parede com cama centralizada.

Quarto pequeno planejado para casal

Imagem 37 – Você pode usar outros tipos de superfícies para colocar seus itens e plantinhas, como o parapito das janelas.

Plantas em quarto pequeno

Imagem 38 – Para quem tem muitos itens de decoração e livros, vale concentrar tudo em um conjunto de prateleiras alinhadas ou uma estante na parede.

Prateleiras para livros em quarto pequeno

Imagem 39 – Para elevar a cama para criar um espaço na parte de baixo para guardar seus itens, você também pode criar uma plataforma em madeira.

Plataforma para elevar a cama em quarto pequeno

Imagem 40 – Em ambientes com um pé-direito alto, as plantas com desenho vertical e folhagens altas criam uma decoração perfeita.

Plantas em quarto pequeno

Imagem 41 – Um pequeno nicho pode ser tudo o que você precisa no quarto pequeno: outra superfície para você utilizar como criado.

Pequeno nicho no quarto pequeno

Imagem 42 – Um canto cheio de prateleiras alinhadas até o teto pode te ajudar a organizar seus itens e suas decorações.

Prateleiras no canto do quarto pequeno

Imagem 43 – Somente o necessário como uma boa ideia para te guiar na hora de decorar um quarto pequeno para bebês

Somente o necessário na decoração do quarto pequeno de bebê

Imagem 44 – Além das pinturas em cores escuras, você também pode optar por utilizar um papel de parede em uma parede só para não dar uma ar pesado e cheio para o quarto pequeno.

Papel de parede no quarto pequeno

Imagem 45 – Grandes gavetas de MDF para você guardar os itens mais volumosos como travesseiros e colchas na parte de baixo da sua cama.

Grandes gavetas em MDF para quarto pequeno

Imagem 46 – Prateleira alta com cestas de metal para guardar alguns itens e ter um quarto sempre organizado.

Prateleira alta com cestas de metal para quarto pequeno

Imagem 47 – Outra ideia de quartos pequenos decorados para jovens com cama suspensa num tipo de beliche e área de estudo na parte de baixo.

Quarto pequeno decorado para jovem

Imagem 48 – Idéia de divisão do espaço do quarto pequeno com cortinas para um apartamento tipo loft.

Divisão do quarto pequeno com cortina

Cortina no quarto pequeno

Imagem 49 – Mais uma ideia de quarto pequeno de solteiro planejado com gavetas na parte de baixo da cama.

quarto pequeno de solteiro planejado com gavetas

Imagem 50 – As prateleiras podem ser locais para você guardar e expor os mais variados itens, como livros, plantas e até mesmo a sua coleção de sapatos.

Coleção de sapatos no quarto pequeno