Como plantar cenoura: conheça diferentes formas e dicas essenciais para começar

Por - Atualizado em:

A cenoura é um alimento cheio de nutrientes e vitaminas, sendo uma excelente fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de também ser rica em cálcio, sódio e potássio. Essa raiz originária das áreas centrais e sudoeste da Ásia não é somente cheia de benefícios como também é muito saborosa! E hoje nós vamos ensinar como plantar cenoura de várias formas diferentes!

Como plantar cenoura com sementes

Como plantar cenoura com sementes

O jeito mais comum de se começar a aprender como plantar cenoura é usando sementes na sua horta. Essas sementes são normalmente vendidas em quitandas e mercados, podendo ser um excelente início para sua plantação de pé de cenoura!

O primeiro passo é escolher o local adequado para o plantio. Dê preferência para solos profundos e bem drenados, com bastante adubos e materiais orgânicos, para garantir o bom desenvolvimento da cenoura. Assim que tiver escolhido o local,  faça canteiros na sua horta. Esses canteiros devem ter uma largura de 1 metro e uma profundidade de 15 a 30 centímetros. Depois, cave na terra os sulcos onde você vai plantar a semente da cenoura, com uma profundidade de 2 cm e com uma distância de 20 cm entre cada sulco.

Coloque três ou quatro sementes da cenoura dentro de cada sulco e depois cubra com uma camada fina de terra. Depois disso, o próximo passo para plantar o pé de cenoura é regar a planta, regando-a todo dia para deixar o solo úmido e nunca deixando o lugar encharcar. Se você seguiu todos os passos corretamente, seu pé de cenoura irá começar a germinar em poucos dias. Depois que as sementes começaram a germinar, você deve fazer a manutenção das sementes, tirando as que estiverem mais fracas e deixando as mais fortes para garantir um melhor desenvolvimento da cenoura.

Depois disso, continue a manutenção do pé de cenoura regando-o diariamente, cuidando da horta e realizando os cuidados normais. Para saber se a cenoura está pronta para a colheita, você deve prestar atenção em suas folhagens, que vão começar a amarelar e murchar, indicando que ela está pronta para colheita. A cenoura leva mais ou menos 120 dias (quatro meses) para chegar neste ponto, por isso é bom cuidar bem dela e começar a prestar atenção nos sinais da colheita já no final do terceiro mês.

Este vídeo também mostra o processo de plantio passo a passo na prática!

Como plantar cenoura com o talo

Como plantar cenoura com o talo

O processo de como plantar cenoura com o talo começa fora da terra. Primeiro, pegue um pote para colocar o talo e água, tomando cuidado para não cobrir totalmente a planta com água, pois isso apodrece o talo e impede o crescimento da cenoura. Mantenha a cenoura nesse pote com água por aproximadamente dez dias, tempo o suficiente para a planta começar a nascer.

Depois dos primeiros dias no pote de água, as coisas ficam bem parecidas com a forma de plantar com sementes: faça o canteiro na sua horta com terra cheia de adubos, uma profundidade de 15 a 30 centímetros e largura de 1 metro e cave sulcos na terra. Esses sulcos devem ser grandes o suficiente para acomodar o talo da cenoura, deixando a parte que já germinou para fora.

Regue diariamente e tome cuidado para não encharcar seu pé de cenoura. Após quatro meses, quando os sinais de que a cenoura amadureceu começarem a aparecer ela já vai estar pronta para colheita!

Como plantar cenoura em garrafa pet

Como plantar cenoura em garrafa pet

Se você não tem espaço para uma horta, uma das suas opções é aprender como plantar cenoura em garrafa pet! Para isso, você vai precisar de uma garrafa pet de pelo menos 30 centímetros de altura, um local arejado e um talo de cenoura, ou sementes.

Primeiro deixe o talo germinar em um pote com água, lembrando sempre de não deixar o talo completamente submerso. Depois de dez dias, o talo estará germinando, e estará pronto para ser transplantado para a garrafa pet.

A garrafa pet usada pode ser uma garrafa de refrigerante de dois ou três litros, com a parte de cima cortada. Lave bem a garrafa pet e, depois, faça furos na parte de baixo, para escoar o excesso de água. Por fim, encha a garrafa com terra e adubo e molhe o conteúdo. Com a terra adubada e molhada, faça um furo e coloque o talo. Cubra o talo deixando a parte geminada para fora da terra e regue todo dia enquanto deixa a garrafa em um local arejado e que bata sol pela maior parte do dia.

Se você estiver plantando com sementes, o processo é bem mais simples: ao invés de começar pela germinação no pote com água, você pode ir direto para a garrafa pet. Cave um buraco com três centímetros de profundidade e coloque três ou quatro sementes por buraco e espere dez dias.

Depois dos dez dias iniciais, as sementes vão começar a germinar em um pé de cenoura e você irá precisar remover as que crescerem menos para deixar espaço para a semente que cresceu mais forte que as outras. Durante todo o tempo, se lembre de regar as plantas diariamente, sempre sem encharcar a garrafa.

De qualquer forma, o processo de crescimento do pé de cenoura é o mesmo, com carinho, paciência e muito sol a cenoura vai estar pronta para a colheita após quatro meses, quando as folhas começam a murchar e a base começa a amarelar. Este vídeo é uma demonstração visual do processo feito com o talo da cenoura, e pode te ajudar bastante!

E agora você sabe como plantar cenouras!

Existem ainda outras formas de criar pés de cenoura, como plantar cenouras em canos de PVC, por exemplo. Essa forma usa o mesmo processo que plantar a cenoura no chão, mas usando um cano de PVC para separar o pé de cenoura do resto da horta, dando uma elevação para a planta e permitindo-a germinar em hortas bem menos profundas. Você pode experimentar bastante com locais onde plantar o pé de cenoura e nos contar nos comentários as suas próprias ideias!