Temperos para plantar em casa: confira 6 opções para escolher na hora de plantar

Por - Atualizado em:

Hortas caseiras estão cada vez mais populares e são uma forma excelente de unir economia, decoração e saúde. Alecrim, orégano, manjericão, salsinha, coentro… Todas essas iguarias são extremamente úteis na cozinha e na preparação de uma infinidade de receitas. Se você já pensou em cultivá-los você mesmo, preparamos este artigo com dicas e informações sobre temperos para plantar em casa!

Siga a leitura e não perca!

Vantagens de começar uma horta na sua casa

Os benefícios de possuir uma horta dentro de casa são inúmeros e envolvem muito mais do que você imagina! Confira a seguir as principais vantagens de plantar os seus próprios temperos, hortaliças e iguarias.

Mais economia

Parece óbvio que plantar o seu próprio alimento significa economizar na hora das compras, certo? O investimento necessário para iniciar uma pequena horta em casa é muito baixo e, sem dúvidas, vale à pena.

Os temperos para plantar em casa que apresentamos neste artigo são muito simples de serem cultivados. Eles não necessitam de grandes espaços e, muito menos, de cuidados especiais. Quando a sua plantação de hortaliças começar a crescer, você nunca mais irá precisar gastar dinheiro comprando temperos!

Mais saúde

Além da facilidade de ter uma horta em casa e, assim, ter todos os temperos ao seu alcance, fazer o plantio do seu próprio alimento é uma forma de investir na sua saúde. Na sua horta caseira, todos os produtos serão orgânicos, sem agrotóxicos e fresquinhos!

Evitar a ingestão de substâncias químicas no consumo de vegetais e hortaliças é um hábito que todos deveríamos desenvolver. Com uma horta de temperos para plantar em casa, fica muito mais fácil garantir a qualidade dos nutrientes consumidos pela sua família.

Mais conexão com a natureza

Os benefícios do contato frequente com a terra são muitos, principalmente nos dias de hoje. A rotina estressante e correria do dia a dia, muitas vezes, fazem com que nos distanciemos da natureza e das coisas simples da vida. Ter uma horta em casa pode ser uma forma de resgatar tudo isso!

Lidar com a terra, cuidar de plantas diariamente e colher os alimentos que você mesmo plantou pode ser muito relaxante e gratificante. Se você tem crianças em casa, pode usar a horta caseira para ensiná-las a respeitar a natureza e a cultivar o que consomem.

Mais beleza para a sua casa

Independente de qual for o tamanho da sua horta em casa, ela sem dúvidas irá agregar muito à decoração do local. Existe uma série de ideias de horta caseira que ficam lindas e dão um charme a mais ao seu espaço!

As hortaliças são plantas versáteis e que podem ser cultivadas em pequenos vasos, canteiros, jardineiras, vasinhos improvisados, enfim! Combinam com qualquer tipo de decoração e estilo.

Agora que você já sabe os principais benefícios de começar uma pequena horta, siga a leitura para conhecer um pouco mais sobre as variedades de temperos para plantar em casa.

Temperos para plantar em casa: 6 opções para a sua horta!

O uso dos temperos nos alimentos ajuda a realçar o sabor dos pratos e a reduzir consideravelmente a quantidade de sal usada. Ao temperar uma receita com ervas aromáticas e especiarias como alecrim, orégano, manjericão, coentro e tantas outras, você dá um sabor ainda mais especial aos alimentos sem que, para isto, precise utilizar sal e outros condimentos industrializados ricos em sódio.

Reduzir o sódio na alimentação é uma das maneiras de prevenir e cuidar da pressão alta, doença tão prevalente em nosso meio e que causa tantas consequências e prejuízos à saúde.

Separamos aqui uma lista das especiarias mais comuns e mais utilizadas nas diferentes receitas do dia a dia. Todas elas são perfeitas para fazerem parte da sua hortinha em casa. Confira abaixo!

1. Manjericão

Manjericão

O manjericão é uma hortaliça excelente para o tempero de receitas como molhos de tomate, massas; carnes; peixes; caldos e, também, é um ótimo aromatizante de azeites e vinagres.

Além de saboroso e aromático, o manjericão tem propriedades medicinais! Esta especiaria é rica nas vitaminas A e C e, também, rica em cálcio e potássio. É um potente antioxidante, auxilia em quadros gastrintestinais como vômitos, dores abdominais e diarreias.

Para fazer o plantio do manjericão, é indicado que você utilize um vaso somente para esta hortaliça, pois ela consome muitos minerais da terra. A planta de manjericão gosta de luminosidade e de calor, portanto ela deve ficar de 4 a 6 horas por dia exposta ao sol para ter um crescimento adequado de suas folhas.

O ideal é que você regue o seu pé de manjericão todos os dias pela manhã e que se certifique de que o solo no qual ele foi plantado seja rico em matéria orgânica. É essencial que o manjericão conte com espaço, luz e umidade para crescer saudável e temperar as suas receitas!

As sementes de manjericão germinam e ficam prontas para a colheita em 2 meses. Quando for fazer o corte dos galhos, escolha aqueles que possuem as maiores folhas e use uma tesoura de poda para não danificar a muda.

2. Alecrim

Alecrim

O alecrim é um dos temperos para plantar em casa mais resistentes e versáteis. Seu aroma e sabor são excelentes para receitas como pães; massas; batatas; molhos variados e carnes.

É uma erva rica nas vitaminas A e do complexo B e também conta com minerais como cálcio, fósforo e potássio. O alecrim possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes, além de auxiliar na digestão e circulação sanguínea.

O pé de alecrim é extremamente fácil de cuidar, pois precisa de pouca água e de um solo que seja facilmente drenável. Por isto, nunca plante alecrim no mesmo vaso de hortaliças que gostam de umidade. O excesso de água leva à morte da planta de alecrim, regue-a somente duas vezes por semana nos meses mais quentes. Nos meses úmidos ou de inverno, somente uma rega na semana é suficiente.

Quanto à luminosidade e ao calor, esta hortaliça gosta dos dois. Escolha um local quente e que tenha exposição direta ao sol para plantar o seu alecrim.

Após plantar uma muda, a colheita do alecrim pode ser feita em 10 dias! Faça o corte com uma tesoura de poda somente nas pontas dos ramos.

3. Cebolinha

Cebolinha

A cebolinha é uma hortaliça clássica da culinária brasileira e pode ser utilizada em uma grande variedade de pratos e receitas quentes e frias. O sabor e o aroma da cebolinha realçam pratos da culinária oriental, bem como caldos; omeletes; molhos; saladas; carnes e, até mesmo, feijão. Sem dúvidas, este é um dos exemplos de temperos para plantar em casa mais versáteis!

Para fazer o plantio dessa hortaliça, os vasos coletivos são opções perfeitas, pois a cebolinha precisa de pouco espaço para ser cultivada. Com um solo rico em matéria orgânica e água diariamente, as folhas crescerão saudáveis e verdinhas!

O pé de cebolinha não precisa estar exposto diretamente ao sol, mas necessita de um ambiente bem iluminado para se desenvolver. Faça a colheita da cebolinha cortando a base das hastes mais antigas com a ajuda de uma tesoura.

4. Salsa

Salsa

A salsinha, cheiro verde ou salsa é uma erva que, como a cebolinha, possui os mais diversos usos na culinária brasileira. El é usada em molhos; saladas; caldos; assados etc. Por ser muito versátil e comum, ter um pé de salsa em casa é sinônimo de economia, saúde e facilidade!

A salsa deve ser plantada em um solo rico e fértil e também vai bem em vasos compartilhados. Ela suporta temperaturas mais frias, mas necessita de alguma exposição ao sol para crescer saudável.

As regas devem ser diárias, mas certifique-se de que o solo tenha uma drenagem adequada para não acumular muita água e matar a planta.

Para fazer a colheita da salsa, basta cortar o ramo inteiro, deixando 1 centímetro acima da base para garantir o crescimento após a colheita.

5. Orégano

Orégano

O orégano é o tempero para plantar em casa preferido na maioria dos lares brasileiros. Ele é usado em uma infinidade de pratos e receitas, principalmente aqueles que levam tomate.

O orégano pode ser plantado em vasos coletivos com solo rico e de fácil drenagem. Ele necessita de exposição direta ao sol por algumas horas durante o dia para que suas folhas cresçam saudáveis.

A irrigação do pé de orégano deve ser diária, pois ele não tolera o solo seco. Para fazer a colheita, é recomendado que se aguarde até que a planta atinja 20cm de altura para, então, cortar os ramos pela base.

Se desejar secar as folhas, deixe-as em local exposto ao sol por alguns dias.

6. Coentro

Coentro

O coentro é um tempero mais controverso nas receitas. Muitas pessoas são apaixonadas pelo aroma e sabor desta hortaliça, outras não gostam nenhum pouco!

Se você é do time que ama coentro, sabe que ele fica perfeito nos pratos de comida mexicana, indiana e em muitas receitas da culinária nordestina.

O coentro é uma planta que precisa de muita luminosidade e exposição ao sol, mas cresce bem em vasos coletivos. Ela deve ser regada sempre que o solo estiver seco e prefere temperaturas mais quentes, por volta dos 25 °C.

Agora que você já conhece os principais temperos para plantar em casa, chegou a hora de colocar as mãos na terra e começar a sua horta caseira! Escreva nos comentários qual é o seu tempero fresco favorito!