Como plantar morango: dicas essenciais, cuidados e onde plantar

Por -

Ter uma plantação de alguma fruta em casa pode ser bastante benéfico para a saúde em dois sentidos: você terá um alimento saudável a sua disposição e poderá distrair a cabeça enquanto trabalha no plantio. Morangos são frutas pequenas e podem ser plantadas até mesmo em vasos, o que faz com que você se pergunte como plantar morango em casa.

A tarefa não é tão difícil quanto parece e se você vive em apartamento também pode ter sua plantação de morangos. Tudo depende da sua disposição para cuidar da fruta desde o momento do plantio da semente até a hora da colheita.

Ficou curioso para saber como plantar morango com o próprio morango? Continue lendo para encontrar todas as dicas que você precisa para plantar a fruta na sua casa seja em um vaso ou no seu jardim!

Semente ou muda

Semente ou muda de morango

Quem está procurando por como plantar morango passo a passo precisa saber que há duas formas de dar inicio a plantação dessa fruta. É possível plantar suas sementes ou uma muda. A grande diferença entre os dois métodos de plantio está relacionada ao tempo de crescimento dos morangos.

Se optar por plantar as sementes vai demorar mais tempo para que você possa colher as frutas, enquanto que as mudas em breve já estão dando morangos. São raros os casos em que as pessoas optam pelas sementes. Na grande maioria dos casos as mudas são a melhor alternativa, inclusive por serem mais práticas de plantar.

A planta sofre pouco estresse ao ser transportada ou mudada de vaso, razão pela qual compensa apostar nas mudas. Se você conhece alguém que já planta morangos, podem pedir uma muda para começar a sua plantação. Outra alternativa é comprar a muda ou um estolão em um viveiro de plantas.

Vale comentar que as mudas são mais fáceis de serem cultivadas e exigem menos cuidados que os estolões, mesmo sendo um pouco mais caras.

Época de plantação e colheita

Morangos são encontrados o ano inteiro. Ainda assim é recomendado plantá-los em uma época específica se você quer entender melhor como plantar morango orgânico em casa. O recomendado é que você cultive a muda ou plante as sementes no final da primavera ou no início do verão.

Depende muito do clima da região que você vive. Quem mora nos locais muito quentes talvez deva aproveitar o período entre o final do verão e o final do outono. Já quem vive em regiões de climas mais frios deve plantá-los nas épocas mais quentes. Entre a primavera e o verão.

Depois de feito o plantio, os morangos podem ser colhidos em dois meses a dois meses e meio. Você deve colhê-los quando estiverem maduros, já bastante vermelhos. Prefira os dias mais quentes para fazer essa colheita. Espere de 60 a 80 dias após o plantio. Se as frutas ainda não estiverem maduras, você poderá esperar mais tempo para colhê-las.

O fato de terem sido plantadas a partir de mudas ou sementes e o clima da região que você vive podem interferir no tempo de desenvolvimento da planta.

Locais  

Como plantar morango vasos

Os morangos podem ser cultivados em diversos lugares. Em vasos, garrafas pet, cano de pvc ou no próprio jardim. Tudo irá depender do espaço que você tem disponível em casa.

Como plantar morango em vaso

Se você está se perguntando como plantar morango em vaso, precisa ter em mente que é preciso escolher aqueles que tenham de 25 cm a 30 cm de profundidade. Se for plantar mais de uma muda, o vaso precisa ser mais comprido, para dar as plantas um espaço de 35 cm a 40 cm de distância.

O vaso precisa ter buracos no fundo e você pode plantar as sementes ou mudas nele. Quando as raízes da planta começarem a sair pelos buracos do vaso é hora de mudá-la para um espaço maior ou plantá-la no jardim.

Como plantar morango em garrafa pet

Para quem quer saber como plantar morango em garrafa pet, a ideia é bastante semelhante a do vaso. Primeiro você deve cortar a garrafa, tirando a parte onde fica o bico. Pode cortar rente, para deixar a garrafa comprida.

Em seguida faça furos no fundo da garrafa pet, será por onde seu morango irá eliminar o excesso de água da terra e como você irá identificar que chegou a hora de transportá-lo para o jardim ou para um vaso grande.

Nesse caso plante apenas uma muda ou poucas sementes. Se o morango começar a se expandir, corte as mudas e coloque em outras garrafas pet.

Como plantar morango em cano de pvc

Os canos de PVC também pode ser muito uteis para quem quer ter morango em casa, por isso vale a pena entender como plantar morango em cano de pvc. O cano de pvc escolhido deve ter de 10 cm a 15 cm de diâmetro. Você deve ter em mãos também um cano de menor diâmetro, mas comprimento maior, que servirá para regar suas plantas.

Faça furos no cano menor, com a ajuda da furadeira. Dê um intervalo de 1 palmo fechado entre cada furo. Enrole o cano em um tecido geotêxtil e coloque uma rolha no fundo, para tapar a outra saída. Passe fita adesiva para manter a rolha presa.

Faça furos maiores no cano de PVC, é por onde irão sair os seus morangos. Coloque o cano menor dentro do maior e comece a preparar a terra para receber as mudas de morango. O cano de PVC deve permanecer na posição vertical e você pode tapar uma das entradas, para que a terra não escape.

Como plantar morango no jardim

Como plantar morango no jardim

Para plantar morangos no jardim o ideal é preparar pequenos canteiros com profundidade de 30 cm e 80 cm a 1,20 metros de comprimento. É preciso manter determinado espalho entre as fileiras, para que os canteiros não se esbarrem.

Entre as plantas, o mesmo espaço que você usaria em um vaso de comprimento maior: 35 cm a 40 cm de distância. Plante as sementes ou mudas e prepare o solo para recebê-las. Esse espaço no jardim deve receber sol, mas não de forma constante. Os morangos devem tomar sol de 6h a 10h por dia, no máximo.

Solo

A terra para cultivo de morangos precisa ser preparada. Não é recomendado usar a que você tem no seu quintal. O ideal é apostar no solo arenoso-argiloso, rico em matéria orgânica e com pH mais ácido, o preferido dessas frutas.

O pH do solo deve estar entre 5,5 e 6,5. Para quem vai plantar em vaso, ao invés de usar a terra, pode apostar apenas no composto orgânico. 

Rega

Quem quer saber como plantar morango com a fruta precisa estar atento ao processo de rega. Tanto morangueiros plantados a partir da semente quanto aqueles que vieram das mudas precisam ser regados com certa frequência.

Morangos não gostam que a terra esteja muito encharcada ou muito seca. O ideal é molhar sempre que notar que o solo está começando a secar. O certo é regar o solo e não as folhas da planta.

Para evitar problemas, verifique uma vez por dia como está o solo do seu vaso ou do local em que realizou o plantio. Se o notar mais seco e arenoso, regue o morangueiro.

Poda

Enquanto estão se desenvolvendo os pés de morango vão produzir novos estolões que irão resultar em novas mudas. A não ser que você tenha bastante espaço para novos morangueiros, é recomendado podar esses estolões antes que cresçam e formem as mudas.

Se você pretende plantar novos vasos, espere pelas mudas e pode-as para transferi-las para seu novo espaço. De resto não é preciso se preocupar em podar seu morangueiro.

Faça cortes e podas apenas em pedaços enfraquecidos ou que estejam doentes, com fungos por exemplo. Se não identificou esses problemas corte apenas quando surgirem novos estolões ou mudas.

Cuidados ao plantar morango

Um último item a que se deve dar atenção quando se está em dúvida quanto a como plantar morango em casa se refere aos cuidados com o morangueiro. Além da rega e da poda, é importante se atentar a outros fatores como:

Temperatura

Morangos gostam de climas subtropicais e temperados. Mantenha-os em um ambiente que tenha temperatura que varie de 13ºC a 26ºC. Deixe que peguem sol ao menos 6h por dia para garantir essa variação.

Ventos e chuvas

O morangueiro é bastante sensível ao vento e as chuvas mais fortes. O ideal é mantê-lo protegido. Se dentro de casa, aposte em um espaço que não pegue muito vento, se fora, proteja também das chuvas.

Lembre-se que essa planta não gosta de solo encharcado. O ideal é cobri-las com uma capa no período de chuvas e ventos.

A fruta nunca deve tocar o solo

Depois de plantar a muda, cubra o topo do solo com casca de pinos ou palha, pois se tocam o solo os morangos correm o risco de desenvolver fungos. Quando plantados em vaso é normal que caiam para fora, evitando esse problema.

Ervas daninhas

Quando a muda de morango foi plantada no jardim, é preciso cuidar com as ervas daninhas. Trinta dias após o plantio, já é o momento de retirar essas plantas que podem aparecer perto do morangueiro.

Viu como plantar morango em casa é fácil? Comece hoje mesmo a preparar o solo, seu vaso, garrafa pet ou cano de PVC para receber a muda de morangos! E se tiver alguma dica extra, deixe nos comentários!