Como tirar cheiro de cachorro da casa: veja dicas práticas e eficientes para seguir

Por - Atualizado em:

Uma casa com bichinhos de estimação é, sem dúvida alguma, uma casa mais feliz para aquelas pessoas apaixonadas por pets. Além de trazerem mais energia e carinho para o nosso lar, animais de estimação são excelentes companhias para todas as idades. Entretanto é inevitável que os animais deixem seus traços por todos os lugares. Neste artigo, você irá aprender métodos simples e eficientes de como tirar cheiro de cachorro da casa.

Donos de pets sabem que devem tomar uma série de cuidados com o animalzinho e, também, com o ambiente onde eles costumam ficar. Os moradores da casa, muitas vezes, se acostumam com os odores deixados pelos cachorros e não se incomodam tanto com isso. Porém, quando chega a hora de receber visitas em casa, conhecer alguns truques para lidar com o odor dos bichinhos é essencial!

Siga a leitura e fique por dentro das dicas que separamos sobre como tirar cheiro de cachorro da casa!

Como tirar cheiro de cachorro da casa: entenda o seu cão

Os cães possuem odores naturais que variam muito conforme as atividades que realizam durante o dia, bem como a frequência com a qual tomam sol, banho e são escovados. O odor de cada cão varia, também, de acordo com o seu porte e quantidade de pelos. Cachorros maiores podem gerar cheiros mais proeminentes, enquanto animais de pequeno porte podem ser mais fáceis de lidar.

Por essa razão, é muito comum que cada pet tenha o seu odor específico e saber como tirar cheiro de cachorro da casa é algo essencial para os amantes de animais.

Além do odor natural dos bichinhos, muitos cães têm o hábito de urinar pela casa, causando um odor ainda mais forte e difícil de ser controlado. A urina dos animais no chão, em sofás, colchões e tapetes pode ficar impregnado e, com frequência, provoca dores de cabeça a qualquer dono.

A melhor forma de lidar com o cheiro de xixi de cachorro em casa é, sem dúvidas, adestrar o seu cãozinho a urinar no local adequado. Animais bem treinados são mais fáceis de cuidar e, também, são mais saudáveis. Ensinar o seu pet é uma forma de promover mais qualidade de vida a todos os moradores da casa.

Confira a seguir algumas dicas de como fazer isso!

Como ensinar o seu cão a urinar no local correto

Ter um filhote ou um cachorro adulto não adestrado dentro de casa pode ser algo desafiador quando o assunto é controlar o local onde o pet faz xixi. Entretanto, com um treinamento adequado é possível resolver este problema de uma vez por todas e trazer mais harmonia para dentro de casa. Veja como tirar cheiro de xixi de cachorro dos ambientes.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que nunca deve castigar o seu cão quando ele urinar em um local inapropriado. Especialistas em comportamento animal explicam que o cachorro não consegue compreender que urinar pode levar a algum tipo de punição, pois este é um ato natural e fisiológico para ele. Logo, não o castigue e foque no adestramento.

Para ensinar o seu cão a fazer xixi no local determinado por você, use o reforço positivo e recompense-o quando ele urinar no lugar certo.

Defina um lugar único para que o pet faça suas necessidades e coloque um jornal ou tapete higiênico. Sempre que o cão utilizar esse local para urinar ou evacuar, recompense-o com elogios e petiscos.

Uma boa dica é que você fique atento aos comportamentos do seu cachorro. Quando ele demonstrar que está apertado para fazer xixi, leve-o até o local definido para as necessidades dele e fique lá até que ele urine. Então, recompense-o.

O treinamento não é um processo simples e exige bastante paciência, principalmente com os cães mais velhos. Porém, vale à pena! Fica muito mais fácil controlar o odor deixado pelo seu animalzinho quando ele não urina pela casa, certo?

Dicas infalíveis de como tirar cheiro de cachorro da casa

Para garantir que a sua casa fique sempre com um odor agradável, mesmo com a presença do seu melhor amigo canino, é essencial que você capriche ainda mais na limpeza frequente da casa. É possível suavizar o cheiro do são cão com alguns cuidados de higiene do ambiente e, também, dos objetos do seu cãozinho. Siga a leitura e aprenda como tirar cheiro de cachorro da casa.

Parece muito óbvio, mas fazer a limpeza diária da sua casa é a maneira mais eficaz de manter o odor dos bichinhos sob controle. Varra o chão ou passe aspirador de pó para retirar os pelos que ficam espalhados pela chão e capriche na limpeza com um pano úmido e algum tipo de produto desinfetante. Você pode utilizar produtos de limpeza industrializados ou alguma das receitinhas que encontrará mais adiante neste artigo.

Caso o seu cachorro fique no quintal e não entre dentro de casa, a tarefa da limpeza se torna mais simples. Lave o espaço com produtos desinfetantes, especialmente o local onde ele faz as necessidades.

Além da limpeza da casa, lave os objetos do seu cão com frequência. Se ele usa caminhas, mantas, cobertores ou almofadas para dormir, lave-os e garanta que estão bem secos antes de devolvê-los ao cão.

A seguir, confira receitas infalíveis de como tirar cheiro de cachorro da casa!

1. Desinfetante caseiro para tirar cheiro de cachorro da casa

Uma opção econômica e muito prática para lidar com o mau odor do seu animalzinho é produzir o seu próprio desinfetante bactericida. Ele é potente e não prejudica a saúde do seu animal!

Você pode utilizar esta receita para limpar o chão, ou para aplicar em sofás e estofados usando um borrifador. Siga a leitura e fique por dentro!

Ingredientes:

  • 100mL de álcool líquido;
  • 100mL de água;
  • 100mL de vinagre branco;
  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 100mL de desinfetante perfumado;

Misture os ingredientes em um recipiente até que o bicarbonato se dissolva e aguarde por alguns minutos até que a espuma da mistura abaixe. E o seu desinfetante caseiro está pronto para o uso!

Você pode usar este produto para passar pano no chão, ou como desinfetante na hora de lavar o quintal. Se for necessário, coloque a misturinha em um borrifador e utilize para limpar estofados e tapetes.

2. Como tirar cheiro de xixi de cachorro dos estofados

Como tirar cheiro de xixi de cachorro dos estofados

Você encontra diversos produtos especializados na limpeza da urina de animais de sofás e estofados. Esses produtos são excelentes para quem deseja investir na praticidade e em produtos mais específicos para o controle do odor desagradável do xixi dos pets. Entretanto, é possível obter resultados excelentes com o uso de receitas caseiras e produtos que você possui em casa!

Você pode fazer a limpeza de estofados e tapetes com uma misturinha de água oxigenada, vinagre, álcool, detergente e bicarbonato de sódio. Todos esses produtos são potentes desinfetantes e não danificam o tecido do seu sofá.

A receita é muito simples!

Ingredientes:

  • 100mL de água oxigenada 10 volumes;
  • 2 colheres de sopa de álcool,
  • 2 colheres de sobremesa de vinagre branco;
  • 8 gotas de detergente;
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Misture todos os ingredientes dentro de um borrifador e mexa bem, até que o bicarbonato se dissolva por completo. Se desejar, adicione uma colher de sopa de amaciante para deixar a sua misturinha com um odor perfumado.

Para fazer a limpeza de algum estofado com este produto caseiro, comece retirando o excesso de urina do cão com um papel absorvente. Então, borrife o produto no local até que o tecido fique úmido.

Em seguida, utilize uma escova macia para espalhar a mistura no estofado e finalize a limpeza retirando o excesso de produto com um pano de limpeza, papel higiênico ou papel absorvente. Então, deixe o estofado secar, de preferência no sol.

3. Como desinfetar as roupas de cama do pet

Como desinfetar as roupas de cama do pet

Como vimos, uma forma de garantir que o ambiente não ficará com odor de cachorro é manter os objetos do cão sempre limpos. Uma mistura caseira excelente para fazer a lavagem das roupas de cama do seu animal de estimação envolve vinagre e bicarbonato de sódio.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco.

Coloque os ingredientes dentro da máquina de lavar, no reservatório de amaciante, para garantir que as roupas de cama do seu pet fiquem limpinhas e sem odor! Se for lavar as roupas à mão, acrescente os ingredientes no último enxágue.

Gostou das dicas de como tirar cheiro de cachorro da casa? Escreva nos comentários quais são as suas receitinhas favoritas!