Como tirar mancha de batom: confira o passo a passo e cuidados essenciais

Por -

Lugar de batom é nos lábios. Fora disso, é mancha na certa!

Parede, roupas, toalhas de banho e estofados: para a mancha de batom o lugar não é problema, afinal ela é super democrática e pode aparecer onde você menos imagina, especialmente quando se tem crianças pequenas em casa.

Basta um descuido e lá está ela: vibrante e colorida se mostrando para quem quiser ver.

Mas é claro que você, nem ninguém, deseja ter uma mancha de batom aparecendo.

Por isso, selecionamos nesse post dicas rápidas, fáceis e seguras para remover manchas de batom sem desespero.

Bora lá conferir?

Como tirar mancha de batom: dicas e truques simples

Antes de querer retirar a mancha de batom é importante se atentar para três pequenos detalhes. O primeiro deles diz respeito sobre o local da mancha. De modo geral, manchas em tecido são mais trabalhosas de serem removidas, do que manchas em parede, por exemplo.

O segundo aspecto que você precisa levar em consideração é o tempo da mancha. Quanto mais tempo a mancha estiver no local, mais difícil será removê-la.

E, por fim, é interessante você entender com que tipo de batom está lidando. A maioria desses produtos possui três ingredientes principais: óleos, ceras e pigmentos.

Por isso, é legal observar se o seu batom é do tipo mais gorduroso e pegajoso, o que indica que ele possui mais óleos. Já se ele possui uma cor forte, como um batom vermelho, por exemplo, é sinal de que o produto possui bem mais pigmentos do que um batom cor de boca.

Para remover óleos, os detergentes são os mais indicados. Já para remoção de ceras e pigmentos, o ideal é contar com a ajuda de solventes, como acetona, popularmente conhecida também como removedor de esmaltes.

Todas essas informações vão te ajudar na hora de remover a mancha de batom.

Tirando mancha de batom com detergente

O método mais prático, fácil e seguro de remover manchas de batom, seja de qual superfície for, é com água e detergente.

Para o caso de roupas e estofados, a dica é umedecer levemente a região antes de aplicar o detergente. Já para paredes e móveis, você pode aplicar o detergente direto em uma esponja umedecida e esfregar no local.

Essa técnica é ainda mais útil e funcional quando se trata de manchas recentes. A probabilidade de você conseguir remover a mancha na primeira tentativa é grande.

Só tome um cuidado especial com as manchas de batom em roupas. Isso porque se você esfregar a mancha, ao invés de removê-la, pode acabar espalhando-a ainda mais sobre o tecido.

Nesse caso, aplique o detergente (pode ser também um tira manchas) sobre o local, aguarde cerca de 15 minutos e com a ajuda de uma escova de dentes faça a remoção com movimentos circulares apenas ao redor da mancha.

Caso note uma certa dificuldade em eliminar a mancha por completo, vale usar água quente. Basta aquecer um pouco de água, quase a ponto de fervura, e, em seguida, despejar delicadamente a água quente sobre a mancha.

Aguarde mais alguns minutos e esfregue novamente.

Após a remoção da mancha, você já pode lavar a peça normalmente na máquina de lavar.

Tirando mancha de batom com acetona

Outro produto simples e que funciona muito bem para remover manchas de batom é a acetona. Praticamente todo mundo tem em casa um vidrinho de removedor de esmaltes, mas se não tiver também não tem problema, basta ir até uma farmácia, mercado ou lojinha da esquina e comprar uma.

Com o produto em mãos, aplique uma pequena quantidade sobre a mancha e deixe agir por cerca de cinco minutos. A mancha deve desaparecer em seguida.

Esse truque com a acetona é muito recomendado para o caso de manchas de esmalte mais antigas e difíceis de serem removidas.

Mas atenção com o uso do removedor em peças de roupas coloridas, já que a acetona pode desbotar as cores do tecido. Na dúvida, faça um pequeno teste em uma área escondida da peça de roupa.

Além da acetona, você também pode optar por usar álcool, vinagre e suco de limão, todos eles também funcionam como solvente e costumam dar ótimos resultados, principalmente quando você já tentou remover a mancha de batom com detergente e não conseguiu eliminá-la por completo.

Tirando mancha de batom com bicarbonato de sódio

Quando se fala em truques caseiros para remoção de manchas, o bicarbonato de sódio não pode ficar de fora.

Esse pozinho milagroso também pode ser usado com sucesso para retirar manchas de batom, não importa onde elas estejam.

Para isso, basta fazer uma pastinha cremosa usando sabão em pó, bicarbonato e água. Em uma tigela, adicione cerca de meia xícara de água, uma colher de sobremesa de bicarbonato e meia colher de sobremesa de sabão em pó. Misture tudo e aplique essa pasta diretamente sobre a mancha.

Aguarde cerca de 15 minutos e, em seguida, esfregue suavemente o local com a ajuda de uma escova de dentes

Essa misturinha pode ser usada também para remover manchas de batom da parede, de móveis e de outras superfícies dentro de casa.

Cuidados na hora de remover manchas de batom

  • Sempre leia a etiqueta da roupa antes de aplicar qualquer produto de limpeza. Alguns tecidos, especialmente aqueles mais finos e delicados, podem se danificar facilmente com certos tipos de produtos.
  • Não exponha a mancha ao sol. Isso pode fazer com que ela se fixe ainda mais nas fibras do tecido.
  • Não utilize água sanitária para remover manchas de batom de roupas coloridas. Suas roupas podem manchar. E, mesmo em roupas brancas, tenha cuidado ao usar água sanitária, uma vez que o produto pode deixar a peça amarelada.
  • Faça a aplicação do produto do lado direito da roupa e na hora de fazer a remoção da mancha de batom prefira utilizar o lado avesso da roupa. A tendência é que a mancha seja removida com mais facilidade.
  • Caso tenha notado uma mancha de batom em roupas e estofados de couro faça a limpeza, preferencialmente, com água e sabão neutro. Evite usar tira manchas, alvejantes ou qualquer outro tipo de produto químico, uma vez que o couro é delicado e suscetível a desgastes.
  • Cuidado ao usar água quente em certos tipos de tecido, já que eles podem encolher e até desbotar a roupa. Na dúvida, consulte a etiqueta.

Viu só? Tirar mancha de batom não é assim tão difícil, desde que você use os produtos certos e o passo a passo mais adequado.