Como limpar parede suja: veja o passo a passo e cuidados

Por -

As paredes da casa são muitas vezes ignoradas na hora de fazer a limpeza. Ao menos por quem não tem crianças em casa e não precisa se preocupar com riscos de lápis, giz ou caneta. Apesar disso, mesmo que você aposte em tons mais escuros para a tinta das paredes, é indicado fazer uma boa limpeza algumas vezes.

Claro que alguns cuidados diários já ajudam a evitar que as paredes fiquem encardidas e você pode fazer uma limpeza mais leve todos os dias ou ao menos uma vez por semana. Nesse momento você talvez esteja se perguntando qual seria a melhor técnica ou se qualquer produto pode ser usado para tirar a sujeira das paredes.

Saiba agora como cumprir essa tarefa, deixando as paredes limpinhas e sem estragar a tinta:

Como limpar parede suja: preparação

Quando for pintar as paredes da casa, aposte em tinta lavável. Assim, você tem mais liberdade com os produtos que podem ser utilizados para a limpeza, sem o risco de estragar a pintura.

Antes de começar a limpar, identifique qual tipo de tinta foi usada na pintura. Se foi você mesmo quem fez, vai ser mais fácil de descobrir, agora se você acredita que foi usada a tinta de parede comum basta usar produtos como detergente neutro, água e esponja, para evitar problemas com desbotamento.

Para as tintas laváveis, use o mesmo material: detergente neutro, água e uma esponja ou pano. E se a parede foi pintada com tinta epóxi, que é mais resistente, você poderá usar produtos à base de solventes sem medo de estragar a pintura.

Paredes com tinta à base de água não podem ser esfregadas, então passe um pano com detergente neutro todos os dias, para mantê-las limpas.

Como limpar parede suja passo a passo

Como limpar parede suja

Confira o passo a passo para limpeza diária, profunda, papel de parede, alvenaria e como remover manchas:

Limpeza diária

Diariamente você já pode ter alguns cuidados que vão evitar que as paredes sujem, facilitando no dia da limpeza pesada. Percebeu algum risco feito pelas crianças, limpe imediatamente, com água e detergente neutro ou outros produtos específicos (confira mais no tópico manchas).

O mesmo válido para líquidos que forem derrubados nas paredes e qualquer sinal de mofo que você note. Quanto antes limpar, melhor. Se não houve nenhum acidente, a limpeza básica pode ser feita com um pano umedecido e água e detergente neutro.

Não precisa deixar encharcado, apenas umedeça. Primeiro passe uma vassoura enrolada em um pano seco para remover as teias de aranha. Em seguida enrole o pano úmido na própria vassoura ou no rodo e passe por toda a extensão da parede. Deixe o ambiente arejado, com janelas e portas abertas, para garantir que a parede seque bem.

Limpeza profunda

Para uma limpeza mais profunda, comece removendo toda e qualquer mancha. Confira abaixo o tópico “manchas” para ver o que você pode fazer para facilitar essa tarefa. Em seguida prepare um balde com água e detergente e mergulhe uma esponja na solução.

Esfregue por toda a parede. Exceto se a tinta utilizada para pintura for à base de água. Nesse caso é indicado passar a esponja delicadamente, sem esfregar ou fazer força. Se estiver muito suja e não foi pintada com tinta à base de água, coloque uma xícara de vinagre branco em um balde de água morna, molhe a esponja na mistura e passe na parede. 

Papel de parede

Papel de parede também precisa de limpeza, mas aposte em substâncias que não o danifiquem ou faça com que descolem da parede. Primeiro remova a poeira com a ajuda de um aspirador ou uma vassoura enrolada em um pano.

Em seguida, prepare um balde de água morna com um pouco de detergente. Se o revestimento for de vinil pode usar água morna e vinagre branco. Molhe um pano ou esponja macia na mistura e esfregue no papel de parede de forma delicada.

Ambas as misturas ajudam a remover manchas e o mofo do papel de parede.

Alvenaria

Se a parede ainda não foi pintada e é apenas de alvenaria, você deve começar a limpeza passando uma vassoura por toda a sua extensão, para remover qualquer sujeira. Prepare uma mistura de água e detergente e comece a lavar a parede de cima para baixo, assim evita manchas de água.

Manchas

As manchas podem ser o grande problema das paredes. A maior parte das reclamações de sujeira nesse pedaço da casa está ligado a marcas de gordura, sangue e os famosos riscos feito pelas crianças.

Para cada tipo de mancha é indicado:

1. Marcas de mão

Marcas de mão, quando causadas por sujeira comum (mãos sujas de terra ou poeira, por exemplo) podem ser resolvidas com bicarbonato de sódio. Basta colocar um pouco em uma esponja seca e passar na parede.

2. Gordura

Para remover manchas de gordura você deve preparar uma pasta de bicarbonato de sódio. Basta misturar com um pouco de água morna para obter a pasta. Aplique sobre a mancha e esfregue com a ajuda de um pano macio ou esponja. Ambos secos. Se a mancha de gordura for mais resistente, prepare uma mistura de vinagre e água e esfregue nessa parte da parede.

3. Lápis, giz ou canetinha

Se as crianças andaram mostrando seu talento para as artes usando a parede como tela, você pode resolver esse problema facilmente. Para o lápis, uma borracha já ajuda, mas para giz ou canetinha, pasta de dente, lenço umedecido ou uma esponja úmida com um pouco de bicarbonato de sódio.

4. Caneta

As manchas foram causadas por caneta esferográfica? Passe acetona ou creme para barbear na região. Esfregue um pouquinho e pronto, a parede estará limpa.

5. Mofo

Água e sabão não é uma mistura útil para tirar mofo da parede. Ao invés disso, pegue um borrifador e coloque um litro de água. Adicione então uma colher de sopa de vinagre. Borrife sobre a mancha, deixe agir e passe um pano para remover o mofo.

6. Sangue

Manchas de sangue devem ser limpas assim que acontecem. Mas se aconteceu de você não notar na hora pegue uma haste flexível, molhe na água oxigenada e aplique sobre o sangue seco na parede. Não esfregue e não use panos ou esponjas para não espalhar a mancha.

7. Manchas no interruptor

Os interruptores também podem acabar manchados, mas diferentemente das paredes, não se pode usar água ou qualquer produto líquido para limpá-los. Aplique um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue com uma esponja seca.

Como limpar parede suja: cuidados 

Como limpar parede suja: pano

Para a limpeza das paredes durar mais tempo e para evitar danificar a tintura durante essa tarefa você deve:

1. Não deixar sujeira acumular

Quanto mais você deixar a sujeira acumular nas paredes mais difícil vai ser limpar depois. O ideal é fazer ao menos uma limpeza semanal, passando uma vassoura com pano em todas as paredes da casa.

2. Limpeza imediata de manchas

As manchas são grandes inimigas das paredes limpas. Mas acidentes acontecem e mesmo que você queira sua parede sempre limpa, as manchas vão aparecer. O segredo é limpar imediatamente. Seja líquidos, tinta de canetas ou canetinhas ou sangue.

3. Apostar na tinta lavável

A tinta lavável é uma ótima aliada na hora de limpar as paredes da casa. Se você vai reformar ou ainda não passou a primeira mão de tinta, aposte nessa opção. Você consegue remover a sujeira mais facilmente e sem a necessidade de esfregar ou precisar de produtos mais fortes.

4. Preferir canetas a base de água para as crianças

Tem crianças em casa? Saiba que em algum momento elas vão querer usar as paredes para testar seu talento para as artes. Como você não pode ficar o tempo todo as controlando, dê canetas a base de água para que possam brincar.

Assim, se a brincadeira sair do papel e acabar nas paredes você não vai sofrer tanto na hora de apagar os desenhos.

5. Evitar alguns produtos químicos

Produtos químicos dificilmente se dão bem com a tinta da parede. Você pode acabar manchando a cor ou até mesmo retirando a pintura. Evite solventes, removedores, multiusos e qualquer tipo de produto abrasivo.

Os solventes, ou no caso produtos à base de solventes, são indicados apenas para quem apostou na tinta epóxi para pintar as paredes da casa.

6. Manter o ambiente arejado

Manter a casa arejada é uma dica muito importante. Principalmente para quem vem lidando com o mofo nas paredes. Os fungos que causam o mofo gostam de ambientes úmidos, assim, procure manter a casa sempre arejada, com portas e janelas abertas.

Se houver espaços em que não pega sol, use produtos que ajudam a diminuir a umidade, como aqueles que são colocados dentro do guarda roupa.

Viu como limpar paredes não é uma tarefa assim tão complicada? Basta ter paciência, conhecer a tinta utilizada e remover as manchas logo que acontecem. Quanto mais você aposta na limpeza diária das paredes menos risco tem de sofrer e até mesmo precisar da limpeza pesada.

Vale lembra que além de limpar as paredes, de vez em quando é recomendado renovar a tintura dos ambientes, para dar vida nova ao espaço e também garantir uma parede livre de sujeiras.