Infiltração na parede: conheça as principais causas, como acabar e previnir

Por - Atualizado em:

Infiltração na parede é uma coisa que pode acontecer em qualquer casa, cedo ou tarde, quer você queira, quer não.

E quando esse momento chega, não adianta chorar, nem reclamar. A única coisa que você pode fazer é buscar a solução para o problema que, nesse caso, se resume a entender como acabar com a infiltração na parede.

O primeiro passo para isso é identificar as causas, para só depois avaliar qual a melhor solução.

Nesse post trouxemos dicas e informações super importantes para te ajudar a resolver esse incômodo. Dá só uma olhada!

Causas da infiltração na parede

Causas da infiltração na parede

A infiltração na parede pode ter diferentes origens e fazer essa identificação é o melhor caminho para acabar de vez com o transtorno. Veja a seguir alguns dos possíveis causadores da infiltração.

Trincas e fissuras na laje

Quando a laje não está bem impermeabilizada é comum que a água da chuva encontre caminho por meio de trincas e pequenas fissuras.

E daí já viu, né? A água começa, pouco a pouco, a escorrer pela estrutura, atingindo não apenas o teto, mas também as paredes.

Para identificar esse tipo de infiltração, basta observar o local da umidade. Se ela se concentra nas laterais superiores da parede, então muito provavelmente ela realmente vem da laje. Nesse caso, a dica é apostar em um bom produto impermeabilizante para o local.

Contudo, pode ser também que a infiltração tenha origem no telhado. Telhas quebradas, trincadas ou rachadas são outra fonte de umidade. Aqui, não tem outro jeito senão subir no telhado e conferir telha por telha. Caso note alguma com defeito, providencie o reparo imediatamente. 

Água da chuva direto na parede

Outro fator muito comum de infiltração é a água da chuva que bate e escorre diretamente sobre a parede.

Isso pode acontecer em casas onde o beiral de proteção é pequeno ou inexistente, deixando a parede exposta. Ou, ainda, quando não existe calha para receber a chuva.

Nesse tipo de infiltração, as manchas de umidade costumam aparecer no meio da parede, ramificando-se pelas laterais e cantos inferiores e superiores.

A dica aqui é realizar uma boa impermeabilização da parede, além de remover as camadas de tinta anteriores e aproveitar também para instalar uma calha ou quem sabe até estender um beiral sobre a parede.

Canos com vazamento

Ambientes como banheiro, cozinha e áreas de serviço costumam sofrer com outro tipo de infiltração: a que vem dos canos.

E aqui não tem outro jeito senão quebrar a parede e fazer os reparos necessários.

Falta de ventilação

A falta de ventilação dentro de casa é outro motivo que pode provocar manchas de umidade na parede. Nesse caso não se trata especificamente de uma infiltração, apesar das marcas serem semelhantes.

O acúmulo de umidade dentro dos ambientes é que causa esse problema.

A solução, super simples, é deixar a casa “respirar” por pelo menos uma hora durante o dia. Abra as portas e janelas, assim como as cortinas, já que tão importante quando o ar é a entrada da luz do sol.

Do chão para as paredes

Se nenhuma das opções anteriores se encaixa com o tipo de umidade que aparece na sua casa, então provavelmente você está lidando com uma infiltração que tem origem no solo.

Esse tipo de infiltração é comum de acontecer quando a impermeabilização não é realizada nas vigas e estruturas da construção.

Com isso, a umidade que se concentra no chão acaba, literalmente, subindo pelas paredes. Para resolver esse tipo de infiltração é um pouco mais complicado, uma vez que envolve as estruturas da casa.

A primeira forma seria tentar alcançar essa estrutura e realizar a impermeabilização, contudo, é importante contar com o apoio de um engenheiro civil para acompanhar o processo e garantir que não haverá danos na estrutura.

Outra maneira, desta vez mais simples, é buscar a impermeabilização do piso já existente. Você pode optar por um tipo de piso impermeável, como o porcelanato, por exemplo. E, a todo custo, evite pisos extremamente permeáveis, como o concregrama, por exemplo. 

A culpa é do vizinho

Por fim, uma das situações mais estressantes que pode acontecer é descobrir que a infiltração, na verdade, não vem da sua casa ou do seu terreno, mas do seu vizinho.

Pode ser um piso desnivelado, pode ser uma rachadura no muro, pode ser um cano vazando, enfim, podem ser inúmeras coisas. Inclusive, quem mora em apartamento também pode sofrer com esse problema, sendo muito comum que a causa da infiltração venha do encanamento do vizinho de cima.

Nesses casos a única solução é buscar um diálogo respeitoso e propor uma solução para o problema em conjunto.

Como acabar com infiltração na parede

Como acabar com infiltração na parede

Depois de descobrir de onde a infiltração vem, chegou a hora de colocar a mão na massa e partir para a resolução do problema, o mais rápido possível

Isso porque a umidade, além de comprometer as estruturas da casa, como paredes, piso e telhado, ainda pode causar danos a mobília e eletrodomésticos e ainda por cima comprometer a saúde e a qualidade de vida dos moradores, uma vez que a umidade e a consequente proliferação de mofo e bolor é responsável por inúmeros sintomas respiratórios, indo desde crises alérgicas, como rinite até estados mais graves, como asma e bronquite.

Portanto, todo cuidado é pouco. Confira as dicas para acabar com a infiltração na parede:

Impermeabilize

O primeiro cuidado é passar um bom produto impermeabilizante para controlar a infiltração. Para lajes, recomenda-se o uso de manta asfáltica. Já nas vigas e baldrames, use tinta asfáltica, lembrando que esse procedimento é indispensável no inicio da construção da casa.

As paredes devem ser impermeabilizadas com aditivos próprios misturados ao reboco e ao chapisco.

Lembrando que é super importante retirar toda a pintura e reboco até alcançar a alvenaria.

Com a parede exposta é possível visualizar mais facilmente trincas e rachaduras. O passo seguinte é fazer a vedação dessas possíveis fissuras, utilizando para isso um produto popularmente conhecido como veda trinca.

A próxima fase consiste em refazer o reboco usando aditivos impermeabilizantes e finalmente terminar a recuperação da parede com massa fina e a pintura.

Renove a pintura

Após a etapa de impermeabilização é interessante renovar a pintura. Para isso, você deve escolher a tinta da sua preferência e aplicar sobre a parede já limpa.

Prefira sempre tintas com ação anti mofo e anti umidade.

Limpe as paredes

As paredes devem ser limpas para remover as manchas de bolor e mofo. A melhor opção, nesse caso, é uma mistura de água sanitária com água, na proporção de um para três, respectivamente.

Passe essa solução na parede, aguarde alguns minutos e, em seguida, finalize a limpeza com um pano umedecido apenas em água.

Esse procedimento deve ser realizado principalmente quando a causa da infiltração não está na parede em si, mas no teto ou no chão.

Invista em revestimentos de qualidade

Outra opção muito frequente é utilizar revestimentos cerâmicos para conter a umidade na parede. Essa pode ser uma boa solução, mas só depois que você já tenha feito os reparos necessários.

Em tempo algum aplique qualquer tipo de revestimento sem antes descobrir e solucionar a causa da infiltração. É perda de tempo e dinheiro, uma vez que a infiltração continuará existindo.

E é justamente aí que mora o perigo: a infiltração escondida pode corroer as estruturas da casa aos poucos provocando danos ainda maiores.

Por isso, antes de optar pelo uso de revestimentos faça os reparos necessários. O revestimento vai funcionar como um protetor da parede, evitando que novos pontos de umidade apareçam, mas para isso você deve investir em revestimentos de qualidade e que não absorvam água.

Infiltração na parede do banheiro

A infiltração na parede do banheiro quase sempre envolve problemas com o encanamento ou se você mora em apartamento, esse problema pode vir do vizinho.

Na dúvida, chame o sindico para te ajudar a avaliar a causa do problema. Se for constatado vazamento nos canos, então o mais indicado é quebrar a parede até chegar no vazamento e fazer a substituição dos canos.

O vazamento também pode estar vindo do engate das torneiras e do vaso sanitário. Dê uma boa olhada em tudo antes de quebrar a parede.

Como prevenir infiltração na parede

Como prevenir infiltração na parede

Com o problema da infiltração resolvido, tudo o que você mais quer nessa vida é nunca mais precisar passar por isso. E para tanto é necessário realizar manutenções periódicas para garantir que o problema não volte mais. Veja algumas dicas para prevenir a infiltração na parede:

  • Faça visitas periódicas ao seu telhado e observe as condições das telhas e da laje. Sempre que notar peças danificadas providencie a manutenção.
  • Mantenha a casa aberta e ventilada durante algumas horas no dia para evitar o acúmulo de umidade.
  • Verifique a existência de goteiras ou outros pequenos pontos de umidade, especialmente na região próxima dos canos de água.
  • Observe o consumo de água da sua residência. Se notar um aumento brusco na conta é bem possível que sua casa esteja com vazamentos.