Cozinha compacta: dicas para montar a sua e 60 fotos

Por -

Cozinha compacta: o post de hoje é todinho dedicado a ela, essa pequena e fundamental parte da casa. E, muito mais do que pode parecer, as cozinhas compactas não se limitam ao seu tamanho reduzido. Esse tipo de cozinha sabe como ninguém tirar proveito do pouco espaço que tem disponível para transformar o ambiente em um local cem por cento bonito, prático e funcional.

Sabe por quê? O grande truque de uma cozinha compacta chama-se planejamento. Isso mesmo! Essa palavrinha define muito bem esse tipo de cozinha. Com planejamento é possível criar uma cozinha dos sonhos, mesmo que ela seja bem pequenininha.

Confira a seguir todas as dicas que preparamos para que você comece hoje mesmo a planejar sua cozinha compacta:

Dicas para ter uma cozinha compacta perfeita

Rabisque, rascunhe, planeje

Como já mencionamos anteriormente, o segredo de uma cozinha compacta chama-se planejamento. Acontece que esse planejamento precisa ser feito antes mesmo de você comprar o primeiro eletrodoméstico ou o primeiro armário. Tudo deve ser pensado, estruturado e planejado de modo que se obtenha o melhor aproveitamento possível dos espaços, bem como você tenha condições de analisar os principais pontos positivos e negativos do ambiente, como por exemplo, há luz natural em abundância? Há ventilação? Qual o formato da cozinha – quadrada, retangular? Ela é integrada aos demais ambientes da casa, como sala de estar ou de jantar? Responda a todas essas perguntas e rascunhe tudo em um papel para visualizar melhor todas as características da sua cozinha.

Ilumine

Feito o planejamento inicial é hora de pensar na iluminação da cozinha compacta com muito amor e carinho. Uma iluminação bem feita e bem pensada pode operar milagres em ambientes pequenos. A dica aqui, portanto, é: se tiver uma boa entrada de luz natural tire proveito disso e permita que essa luz invada o ambiente, mas se não tiver essa possibilidade, aposte em uma iluminação artificial bem distribuída, com pontos centrais e pontos indiretos para valorizar a decoração, usando, por exemplo, fitas de led nas prateleiras e luminárias sob o balcão. E mesmo que você tenha uma boa entrada de luz natural, também vale a pena apostar em uma iluminação indireta para garantir um clima acolhedor e aconchegante na cozinha durante a noite.

Atenção aos revestimentos

Os revestimentos, seja qual for eles, são parte integrante de qualquer cozinha, afinal eles ajudam na limpeza e decoração do espaço. E já que não tem como fugir deles, a dica é optar por revestimentos em tons claros, especialmente para o piso, já nas paredes, evite utilizar revestimentos com muita informação visual. Caso opte por algo desse tipo, escolha apenas uma faixa de parede para inserir o revestimento mais colorido e estampado. Uma boa sugestão para quem deseja uma cozinha compacta moderna é apostar nos azulejos de metro que estão super em alta e garantem uma decoração clean e suave. Já para quem prefere um toque mais rústico e acolhedor, pode investir em porcelanatos amadeirados, que trazem o conforto da madeira unido a praticidade de um piso de cerâmica.

Cores para ambientes compactos

Outro truque para valorizar uma cozinha compacta é apostar nas cores claras e neutras, como os tons de Off-white e os tons terrosos, por exemplo. Deixe as cores mais fortes e vibrantes para compor detalhes. Se você deseja, por exemplo, uma cozinha compacta vermelha, opte por colocar essa cor nos eletrodomésticos e utensílios, mantendo a base branca. O mesmo vale para quem sonha com uma cozinha compacta preta. Na dúvida, vá de cozinha compacta branca e insira cores de modo equilibrado e harmônico, tomando sempre o cuidado de não sobrecarregar o espaço que já é pequeno.

Do vidro a madeira

As cozinhas compactas se beneficiam muito de materiais como o vidro, a madeira e o aço inox, além de modernos, elegantes e atemporais, esses materiais ajudam a criar uma sensação de amplitude no espaço, especialmente o vidro, graças a sua transparência.

Móveis e armários para a cozinha compacta

Os móveis e armários para cozinha compacta podem te render uma bela dor de cabeça. Isso porque dificilmente você vai conseguir encontrar móveis prontos que se encaixam perfeitamente no espaço que você tem disponível. A solução então qual é? Recorrer a uma cozinha compacta planejada. Sim, vai te custar um pouco mais caro, é verdade. Mas pense no custo-benefício. Uma cozinha planejada vai otimizar por completo o seu espaço e vai garantir a beleza e a funcionalidade necessárias ao espaço.

Para garantir ainda mais praticidade na cozinha compacta, prefira armários com porta de correr e, sempre que possível, opte por móveis multifuncionais, como por exemplo, uma bancada que também serve como mesa. Móveis retráteis e dobráveis também são uma boa pedida para cozinhas de tamanho reduzido.

Não podemos deixar de citar as prateleiras e os nichos. Eles são uma mão na roda em ambientes pequenos, ajudando tanto na organização e praticidade, quanto na decoração do ambiente.

Não se esqueça da bancada

E é claro que a cozinha compacta vai precisar de uma bancada, afinal, é nela que tudo acontece: o preparo dos alimentos, a lavagem da louça, entre outras coisas do dia a dia. Geralmente, a primeira ideia que passa na cabeça é fazer uma bancada de granito, que é o material mais utilizado para essa finalidade. Mas te convidamos aqui a refletir sobre outras possibilidades, como o Silestone, o aço inox e até mesmo a madeira. Lembre-se ainda que a bancada também pode servir como apoio para diversos objetos e eletrodomésticos, por isso vale a pena sacrificar uma área da cozinha para aumentar o tamanho da bancada, inclusive para que você tenha mais conforto nos afazeres domésticos.

E os eletros?

Toda cozinha conta com eletrodomésticos, entre os principais podemos citar geladeira, fogão ou cooktop, forno, liquidificador e micro-ondas. Por isso, na hora de planejar a sua cozinha compacta é recomendado que você já tenha em mente qual desses eletros irá comprar, assim já é possível determinar de antemão o espaço que será necessário para cada um deles. Alguns você pode optar por deixar guardado no armário, outros obrigatoriamente precisam ficar expostos, como é o caso da geladeira e do fogão. Ou seja, pense nos eletrodomésticos como parte integrante e indispensável da cozinha compacta e insira-os no projeto o quanto antes.

60 modelos de cozinha compacta para você se inspirar

Anotou todas as dicas? Então que tal agora conferir uma seleção de imagens de cozinhas compactas para inspirar o seu projeto? Vem ver:

Imagem 1 – Cozinha compacta branca iluminada por fitas de led abaixo dos armários.

Cozinha compacta branca iluminada por fitas de led abaixo dos armários

Imagem 2 – Cozinha compacta para ambientes integrados; repare que a cozinha ocupa apenas uma das paredes.

Cozinha compacta para ambientes integrados; repare que a cozinha ocupa apenas uma das paredes

Imagem 3 – Cozinha que nem tem cara de cozinha! Olha como a madeira transforma o visual desse pequeno ambiente.

Cozinha que nem tem cara de cozinha! Olha como a madeira transforma o visual desse pequeno ambiente

Imagem 4 – E que tal uma cozinha compacta fechada por portas de vidro? Um luxo só!

E que tal uma cozinha compacta fechada por portas de vidro? Um luxo só!

Imagem 5 – Cozinha compacta branca e preta integrada a sala de jantar e sala de estar.

Cozinha compacta branca e preta integrada a sala de jantar e sala de estar

Imagem 6 – Um toque clássico e retrô nessa cozinha compacta pra lá de charmosa.

Um toque clássico e retrô nessa cozinha compacta pra lá de charmosa

Imagem 7 – Compacta ao extremo! Mas repare que o planejamento permitiu que a cozinha não perdesse funcionalidade, mesmo sendo pequenininha.

Compacta ao extremo! Mas repare que o planejamento permitiu que a cozinha não perdesse funcionalidade, mesmo sendo pequenininha

Imagem 8 – Cozinha compacta com móveis amarelos; repare no truque de demarcar o ambiente com uma faixa colorida que percorre o teto e as paredes.

Cozinha compacta com móveis amarelos; repare no truque de demarcar o ambiente com uma faixa colorida que percorre o teto e as paredes

Imagem 9 – Cozinha compacta cheia de luz natural! Destaque ainda para o piso de granilite.

Cozinha compacta cheia de luz natural! Destaque ainda para o piso de granilite

Imagem 10 – Cozinha compacta branca e com detalhes em madeira clara; a combinação de cores reforça a iluminação natural que vem da janela.

Cozinha compacta branca e com detalhes em madeira clara; a combinação de cores reforça a iluminação natural que vem da janela

Imagem 11 – Cozinha compacta com armários planejados: o melhor custo beneficio para espaços pequenos.

Cozinha compacta com armários planejados: o melhor custo beneficio para espaços pequenos

Imagem 12 – O sistema de iluminação é o destaque desse outra cozinha compacta.

O sistema de iluminação é o destaque desse outra cozinha compacta

Imagem 13 – Cozinha compacta branca de apartamento; repare que foi usado apenas uma faixa de revestimento cerâmico na parede para não sobrecarregar o espaço.

Cozinha compacta branca de apartamento; repare que foi usado apenas uma faixa de revestimento cerâmico na parede para não sobrecarregar o espaço

Imagem 14 – Esse tom de verde menta é o charme dessa pequena cozinha.

Esse tom de verde menta é o charme dessa pequena cozinha

Imagem 15 – Cores claras e eletros embutidos para valorizar o espaço reduzido da cozinha.

Cores claras e eletros embutidos para valorizar o espaço reduzido da cozinha

Imagem 16 – Tudo o que você precisa em uma única parede.

Tudo o que você precisa em uma única parede

Imagem 17 – Prateleiras e uma mesa dobrável para economizar espaço na cozinha compacta.

Prateleiras e uma mesa dobrável para economizar espaço na cozinha compacta

Imagem 18 – Cozinha compacta com balcão: solução perfeita para ambientes integrados.

Cozinha compacta com balcão: solução perfeita para ambientes integrados

Imagem 19 – Um piso diferenciado para marcar o ambiente.

Um piso diferenciado para marcar o ambiente

Imagem 20 – Tem espaço para uma geladeira vermelha na sua cozinha?

Tem espaço para uma geladeira vermelha na sua cozinha?

Imagem 21 – Cozinha branca compacta 100% planejada.

Cozinha branca compacta 100% planejada

Imagem 22 – Cozinha compacta integrada aos demais ambientes da casa: mais do que bonita, o espaço precisa ser funcional e prático.

Cozinha compacta integrada aos demais ambientes da casa: mais do que bonita, o espaço precisa ser funcional e prático

Imagem 23 – Cozinha compacta em linha com destaque para os revestimentos modernos que foram utilizados no projeto.

Cozinha compacta em linha com destaque para os revestimentos modernos que foram utilizados no projeto

Imagem 24 – Já aqui é o mix entre marcenaria clássica e moderna que se destaca.

Já aqui é o mix entre marcenaria clássica e moderna que se destaca

Imagem 25 – Azulejos de metro para garantir a praticidade e a beleza da cozinha compacta.

Azulejos de metro para garantir a praticidade e a beleza da cozinha compacta

Imagem 26 – Abra espaço para o aço inox e traga o conceito industrial para sua cozinha compacta.

Abra espaço para o aço inox e traga o conceito industrial para sua cozinha compacta

Imagem 27 – Simplicidade e modernidade no mesmo projeto.

Simplicidade e modernidade no mesmo projeto

Imagem 28 – Cozinha compacta branca para dar continuidade ao estilo de decoração do restante da casa.

Cozinha compacta branca para dar continuidade ao estilo de decoração do restante da casa

Imagem 29 – Não importa o tamanho, estilo e personalidade cabem em qualquer cantinho.

Não importa o tamanho, estilo e personalidade cabem em qualquer cantinho

Imagem 30 – As prateleiras além de super práticas, dão um toque a mais na decoração da cozinha compacta.

As prateleiras além de super práticas, dão um toque a mais na decoração da cozinha compacta

Imagem 31 – Cozinha compacta em preto e branco seguindo o estilo do restante do ambiente.

Cozinha compacta em preto e branco seguindo o estilo do restante do ambiente

Imagem 32 – Cozinha compacta integrada aos demais ambientes pelo balcão de alvenaria.

Cozinha compacta integrada aos demais ambientes pelo balcão de alvenaria

Imagem 33 – Economize espaço no chão da cozinha colocando escorredor de louças, lixeira e outros itens para dentro dos armários.

Economize espaço no chão da cozinha colocando escorredor de louças, lixeira e outros itens para dentro dos armários

Imagem 34 – Um balcão simples divide com charme e estilo a cozinha compacta da sala de estar.

Um balcão simples divide com charme e estilo a cozinha compacta da sala de estar

Imagem 35 – Nesse pequeno apartamento, a cozinha compacta foi montada embaixo do mezanino.

Nesse pequeno apartamento, a cozinha compacta foi montada embaixo do mezanino

Imagem 36 – A luz natural é um presente para essa pequena cozinha.

A luz natural é um presente para essa pequena cozinha

Imagem 37 – Cozinha compacta versão minimalista.

Imagem 38 – A pedra clara do balcão ajuda na iluminação da cozinha compacta.

A pedra clara do balcão ajuda na iluminação da cozinha compacta

Imagem 39 – Saiba de antemão quais serão os eletrodomésticos que serão colocados na cozinha compacta, isso facilita o processo de planejamento da cozinha.

Saiba de antemão quais serão os eletrodomésticos que serão colocados na cozinha compacta, isso facilita o processo de planejamento da cozinha

Imagem 40 – E para os que sonham com uma cozinha compacta preta, olha aí uma linda inspiração! Repare, contudo, que os armários foram usados apenas na parte baixa.

E para os que sonham com uma cozinha compacta preta, olha aí uma linda inspiração! Repare, contudo, que os armários foram usados apenas na parte baixa

Imagem 41 – A madeira garante o clima acolhedor dessa pequena cozinha.

A madeira garante o clima acolhedor dessa pequena cozinha

Imagem 42 – Que tal sair do comum e apostar em armários azuis para sua cozinha compacta?

Que tal sair do comum e apostar em armários azuis para sua cozinha compacta?

Imagem 43 – Olha os azulejos de metrô aí mais uma vez provando sua versatilidade, praticidade e beleza.

Olha os azulejos de metrô aí mais uma vez provando sua versatilidade, praticidade e beleza

Imagem 44 – Branqueou geral por aqui!

Branqueou geral por aqui!

Imagem 45 – Pastilhas douradas para dar aquele “up” no visual da cozinha compacta.

Pastilhas douradas para dar aquele “up” no visual da cozinha compacta

Imagem 46 – Não quer a cozinha a mostra? Providencie uma porta de correr para escondê-la.

Não quer a cozinha a mostra? Providencie uma porta de correr para escondê-la

Imagem 47 – Nada de armários por aqui! Uma cozinha compacta só de prateleiras!

Nada de armários por aqui! Uma cozinha compacta só de prateleiras!

Imagem 48 – Já para quem busca uma versão elegante e sofisticada de cozinha compacta, pode ficar com essa aqui, ela é perfeita!

Já para quem busca uma versão elegante e sofisticada de cozinha compacta, pode ficar com essa aqui, ela é perfeita!

Imagem 49 – O charme do branco e da madeira clara é o destaque dessa outra cozinha compacta.

O charme do branco e da madeira clara é o destaque dessa outra cozinha compacta

Imagem 50 – Compacta, linda e funcional!

Compacta, linda e funcional!

Imagem 51 – Cozinha compacta com cooktop: economize espaço na bancada com ele.

Cozinha compacta com cooktop: economize espaço na bancada com ele

Imagem 52 – O branco deixa tudo mais iluminado!

O branco deixa tudo mais iluminado!

Imagem 53 – Um revestimento moderno e diferenciado para quebrar a predominância do branco.

Um revestimento moderno e diferenciado para quebrar a predominância do branco

Imagem 54 – E o que acha de uma cozinha compacta branca e cinza?

E o que acha de uma cozinha compacta branca e cinza?

Imagem 55 – Vasinhos de ervas para alegrar, decorar e dar aquele toque a mais nos pratos.

Vasinhos de ervas para alegrar, decorar e dar aquele toque a mais nos pratos

Imagem 56 – E o que seria dessa cozinha compacta se não fosse a parede azul incrível atrás do armário? Um detalhe que faz toda a diferença!

E o que seria dessa cozinha compacta se não fosse a parede azul incrível atrás do armário? Um detalhe que faz toda a diferença!

Imagem 57 – Para quem ama uma decor sóbria e equilibrada, essa cozinha compacta em tons de marrom é um arraso!

Para quem ama uma decor sóbria e equilibrada, essa cozinha compacta em tons de marrom é um arraso!

Imagem 58 – Cozinha, sala de estar e sala de jantar em um mesmo – e minúsculo – ambiente para provar que com planejamento tudo é possível.

Cozinha, sala de estar e sala de jantar em um mesmo – e minúsculo – ambiente para provar que com planejamento tudo é possível

Imagem 59 – Olha essa ideia que máximo! O painel de madeira de correr cobre ora o quarto, ora a cozinha.

Olha essa ideia que máximo! O painel de madeira de correr cobre ora o quarto, ora a cozinha

Imagem 60 – Outra vantagem do armário de cozinha planejado é que você pode escolher as cores, os materiais e até mesmo o tipo de puxadores que serão utilizados, ou seja, ela é totalmente personalizável.

Outra vantagem do armário de cozinha planejado é que você pode escolher as cores, os materiais e até mesmo o tipo de puxadores que serão utilizados, ou seja, ela é totalmente personalizável