Lavar a louça rápido: veja 5 dicas para você seguir sem complicações

Por - Atualizado em: Tags:

Lavar a louça é uma tarefa torturante para muitas pessoas. Ver uma pia de pratos, copos, panelas e talheres para lavar pode desanimar qualquer um e, infelizmente, esta tarefa doméstica é diária e difícil de fugir sem uma máquina lava-louças. Se você deseja aprender como lavar a louça rápido, não pode perder as dicas que separamos neste artigo!

Por mais que algumas pessoas achem o processo da lavagem de louças algo relaxante, estas não são a maioria. Embora lavar a louça possa ser uma tarefa repetitiva que permite um tempo para reflexão e foco, grande parte das pessoas não gosta nenhum pouco de passar por ela.

Preparamos este artigo com dicas e truques de como lavar a louça rápido para tentar resolver este problema!

Siga a leitura a aprenda como lavar a louça rápido e facilitar o dia a dia de suas tarefas domésticas.

5 dicas para lavar a louça rápido

Se na sua casa sempre acontece dos moradores empurrarem um para o outro a responsabilidade de lavar a louça, ou se você mora sozinho e procrastina a tarefa até não ter mais copos dentro do armário, chegou a hora de aprender a lidar com isso com dicas simples e eficientes.

Para que você pare de sofrer toda a vez que precisa lavar a louça, será necessário adotar algumas medidas de organização e fazer mudanças simples na forma como você cozinha e coloca a louça na pia para lavar. Mas não se preocupe! Não é nada absurdo e nem leva muito tempo. Com os truques que separamos aqui, possível lavar a louça rápido e, assim, tornar essa tarefa doméstica muito mais simples e menos maçante.

Confira a seguir 5 dicas essenciais para lavar a louça rápido.

1. Mantenha a cozinha limpa e organizada

Manter a cozinha sempre organizada é essencial para a saúde e qualidade de vida de todos os moradores da casa. Embora seja trabalhoso e cansativo, dar atenção para a limpeza e organização constante da cozinha ajuda (e muito!) a evitar a preguiça na hora de lavar a louça.

Uma dica de ouro é evitar deixar que muita louça acumule na pia. Se você lavar o que utiliza com uma maior frequência, não terá a surpresa de se deparar com uma pia lotada de utensílios de cozinha, panelas, pratos e copos.

Ao lavar o que você utiliza logo após o uso, você evita que restos de alimento e sujeiras mais difíceis de limpar fiquem aderidas aos utensílios. Isso também ajuda muito a lavar a louça rápido, uma vez que o tempo que você perderá esfregando panelas e pratos será menor.

Além do mais, não há nada mais satisfatório do que acordar de manhã e a pia estar limpinha, sem louças do jantar empilhadas por aí.

2. Lave a louça enquanto cozinha

Outra dica importante para lavar a louça rápido é utilizar os minutos que você espera algo cozinhar ou assar para lavar o que usou no preparo daquele prato.

Criar o hábito de lavar a louça enquanto faz a comida é uma maneira excelente de evitar acúmulo de utensílios na pia. Além de aproveitar o tempo que você ficaria ocioso aguardando que a comida fique pronta, fazer a lavagem das louças na hora de cozinhar é uma forma de manter a pia limpa e organizada, o que proporciona mais espaço e menos confusão na cozinha.

Essa mudança pode parecer difícil e pouco prática de fazer, mas vale a pena tentar! Desta forma, após terminar de comer, você terá menos louça suja para lavar e, consequentemente, a tarefa demandará muito menos tempo.

3. Jogue os restos de comida no lixo

Algo que ajuda muito a lavar a louça rápido é evitar de colocar louças sujas com restos de alimentos dentro da pia. Procure retirar os restos de alimento com um papel toalha, ou raspá-los com um talher, antes de colocar o prato, panela ou vasilha dentro da pia.

Ao fazer isso, principalmente com a ajuda do papel toalha, você retira o grosso da sujeira e da gordura e, assim, facilita a limpeza mais rápida da louça na hora de lavar.

4. Coloque a louça de molho

Caso você não pretenda lavar a louça na hora que colocá-la na pia, sempre deixe tudo de molho com água e algumas gotas de detergente.

É claro que o ideal seria fazer a lavagem da louça suja imediatamente após o uso, mas na correria do dia a dia isso nem sempre é possível. Portanto, uma forma de ajudar a lavar a louça rápido quando você tiver tempo é sempre deixar os pratos, talheres, panelas e demais utensílios de molho com detergente.

Esse processo, junto com a retirada dos restos de alimento com o papel toalha, previne que as sujeiras fiquem aderidas na louça e, assim, facilita e agiliza bastante a futura lavagem.

5. Organize as louças na pia

Algo que parece pequeno, mas que também ajuda muito a lavar a louça rápido é organizar as louças na hora de colocá-las dentro da pia. Separe os utensílios mais engordurados e sujos, como panelas, frigideiras e pratos, daqueles que não acumularam tanta sujeira, como copos.

Mantenha as louças do mesmo tipo juntas dentro da pia da seguinte forma:

  • Empilhe os pratos deixando os menores em cima;
  • Coloque os talheres todos juntos dentro de um recipiente com água e detergente;
  • Nunca coloque copos dentro da pia! Ao separar os copos do lado de fora, você evita quebrá-los com alguma louça mais pesada e, principalmente, previne que eles fiquem engordurados.
  • Panelas, frigideiras e potes devem ficar separados dos demais utensílios.

Organizar a pia, além de facilitar o processo e ajudar a lavar a louça rápido, ainda evitará que você olhe para a pia e sinta aquela preguiça enorme ao ver tudo sujo e empilhado por ali.

Como lavar a louça rápido?

Agora que você já está pode dentro das dicas iniciais de organização, vamos te ensinar alguns truques para acelerar o processo e fazer com que você lave as louças muito mais rápido.

1. Ordem é tudo!

Comece a lavagem das louças por aqueles utensílios que estão menos sujos. Como você já organizou a pia separando a louça por tipo, fica fácil identificar quais são os itens que estão mais limpos e, assim, começar por eles.

Ao lavar primeiro aqueles utensílios que estão menos sujos, você evita que a gordura dos outros fique aderida na esponja e suje os primeiros. Uma boa ordem para lavar a louça rápido é começar pelos copos, partir para os talheres, pratos, potes, panelas e, por fim, as frigideiras.

2. Use água quente nos itens engordurados

Um truque de ouro para facilitar a limpeza daquela louça mais engordurada é utilizar água quente para auxiliar a remover a sujeira.

Ferva água e jogue na louça mais difícil de lavar. Você verá que a gordura irá sair com muito mais facilidade.

3. Use bicarbonato de sódio para remover sujeiras aderidas

Sabe aquela panela que fica de molho por horas e, mesmo assim, continua com uma camada de sujeira grudada no fundo? Você não precisa sofrer para fazer a limpeza somente com detergente! O bicarbonato de sódio é um produto potente para remover manchas e sujeiras aderidas às superfícies.

Coloque um pouco de bicarbonato na panela e dissolva-o com água quente, deixando a mistura agir por alguns minutos. Em seguida, use a esponja ou uma escova de louça para fazer a limpeza. Você verá que a sujeira sairá com muito mais facilidade.

Gostou das dicas de como lavar a louça rápido? Então chega de preguiça! Comece hoje mesmo e escreva nos comentários outros truques que você utiliza na sua casa.