Lista de chá de fraldas: veja o que você deve pedir com modelo pronto

Por -

O Chá de Fraldas é uma oportunidade maravilhosa de reunir amigos e familiares para celebrar a chegada do bebê, mas para os papais ele representa ainda mais uma coisa: economia.

Isso porque é de praxe que cada convidado leve, ao menos, um pacote de fraldas para o evento e, dependendo do número de pessoas que você convidar, é praticamente possível suprir todas as necessidades do bebê.

Contudo, apesar de ser algo simples, a lista de chá de fraldas pode gerar dúvidas e se não for bem elaborada e seu bebê pode acabar ganhando coisas desnecessárias e itens que sequer vai conseguir usar, uma vez que os bebês crescem muito rapidamente.

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a lista de chá de fraldas ideal. Já pegue papel e caneta para anotar tudinho:

O que pedir e o que não pedir no Chá de Fraldas

Em primeiro lugar tenha em mente que as condições financeiras dos seus convidados podem variar bastante. Por isso, não é de bom tom pedir itens caros, como cobertores, cadeirinhas para carro e carrinho de bebê, por exemplo.

O ideal é manter uma média de valores por convidado equivalente a um pacote de fraldas de boa qualidade, ou seja, cerca de R$ 25.

O Chá de Fraldas pode ser única e exclusivamente de fraldas, como o nome sugere, ou incluir outros tipos de itens do enxoval, como era de costume antigamente.

Nesse caso, vale pedir itens de banho e higiene, como sabonete líquido e shampoo, lenços umedecidos, pomada de assadura e algodão.

Também é possível colocar na lista roupinhas e acessórios, mas de baixo custo. Um bom exemplo são body (manga curta e manga comprida), meias, luvas, toucas e paninhos de boca.

Não inclua na lista mamadeiras, bicos de mamadeiras e chupetas. Esses itens são muito pessoais e devem ser comprados diretamente pelos pais que tem condições de observar melhor as necessidades da criança (muitas delas nem utilizam esses acessórios).

Depois de decidir o que será pedido no Chá de Fraldas, comece a distribuir os itens entre os convidados, lembrando de não ultrapassar o valor sugerido acima.

Uma boa maneira de fazer isso é mesclando uma fralda com um acessório baratinho, como algodão, por exemplo.

No caso de itens que podem custar um pouco mais, vale pedir shampoo mais um lenço umedecido. E, assim, você vai variando a lista e incluindo todos os itens que achar necessário.

Mas evite pedir um “mimo” extra. Afinal de contas, o convidado não tem obrigação nenhuma de arcar com os gastos do bebê e ele pode interpretar isso como um abuso.

Sem contar que muito provavelmente seus convidados, caso tenham condições para isso, já levarão espontaneamente o tal do mimo extra. Portanto, papai e mamãe, não sejam indelicados.

Acerte na quantidade e no tamanho

Um erro comum nos Chás de Fralda é pedir itens demais ou de menos, especialmente no caso das fraldas.

Por isso, a dica aqui é: não exagere.

E, antes de fazer a lista, cheque tudo o que você já tem em casa para o seu bebê, assim você não pede coisas desnecessárias e mantem o foco naquilo que a criança realmente vai precisar.

Para te ajudar a clarear melhor as ideias, fizemos uma tabelinha resumida com os tipos e tamanhos de fraldas usadas pelos bebês e a quantidade necessária ao longo dos meses.

Tipo e tamanho de fraldaIdade do bebêTrocas por diaQuantidade mensal necessáriaQuantidade total necessáriaQuantos pacotes pedir
Recém-Nascido (3 kg a 5 kg)Até 20 diasDe 8 a 101601605 pacotes com 36 fraldas cada
Tamanho P

(5 a 8 kg)

Entre 1 e 4 mesesDe 6 a 824096013 pacotes com 74 fraldas cada
Tamanho M
(6 a 10Kg)
Entre 5 e 8 meses618054013 pacotes com 44 fraldas cada
Tamanho G

(9 a 12,5 kg)

8 meses até 1 ano515060016 pacotes com 38 fraldas cada

Algumas informações importantes:

  • A quantidade de fraldas pode variar de acordo com o peso e o tamanho do seu bebê. A tabela acima é apenas um referencial para que você possa se basear antes de fazer a lista;
  • Cada marca de fralda adota uma quantidade diferente de fraldas por pacotes. Por isso, é válido observar quantas fraldas vem em cada pacote da marca que você deseja;
  • Caso os exames e ultrassons demonstrem que o seu bebê vai nascer grandinho, não peça fraldas tamanho recém-nascido. Elas são pouco usadas e a fralda P acaba se adaptando muito melhor nesses bebês que nascem maiorzinhos;
  • Meninos são maiores e mais pesados que meninas, portanto pode ser que usem mais fraldas tamanho G, por exemplo. Leve essa informação na hora de montar a lista do Chá de Fraldas;
  • Na dúvida, faça sua lista com uma quantidade maior de fraldas tamanho M. Elas são as mais utilizadas no primeiro ano de vida do bebê;
  • A tabela acima orienta a quantidade de fraldas até o primeiro ano do bebê. Não é recomendado pedir fraldas para depois desse período, uma vez que o bebê pode crescer mais ou menos que o esperado, sem contar que você vai precisar de um espaço grande para armazenar fraldas por tanto tempo;
  • Nem todos os bebês utilizam fralda tamanho extra grande, já que ela abrange a fase entre 1 ano e meio aos dois anos e nesse período também inicia o processo de saída das fraldas. Portanto, também não vale a pena pedir no Chá.

Escolher marcas é legal?

Depende do tom que você utilizar no convite. Procure não limitar a apenas uma marca, uma vez que o seu convidado pode não ter condições de comprá-la. Por isso, o mais interessante, caso deseje escolher marcas, é ter em mente pelo menos três delas com faixas de preços variados. Assim, o seu convidado não se sentirá constrangido.

O mesmo vale para os demais itens que, por ventura, você possa vir a incluir no convite.

Chá de Fraldas colaborativo

Para não deixar passar em branco, muitos papais decidem optar pelo chamado Chá de Fraldas colaborativo. Mas o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que os convidados são chamados a colaborar com os comes e bebes do evento.

Não há problema nenhum nisso, mas nesse caso, a sugestão é pedir apenas o pacote de fraldas mesmo. Do contrário, o convidado pode se sentir explorado.

Modelo de lista de Chá de Fraldas para você se inspirar

Veja a seguir uma lista completa com o que você pode pedir no seu Chá de Fraldas, tendo como base tudo aquilo que já mencionamos:

  • Fralda RN;
  • Fralda P;
  • Fralda M;
  • Fralda G;
  • Cotonetes;
  • Shampoo;
  • Sabonete líquido;
  • Lenço umedecido;
  • Algodão branco (não peça aqueles coloridos, podem irritar a pele do bebê);
  • Babadores;
  • Paninho de boca;
  • Pomada para assadura;
  • Fraldas de tecido;
  • Termômetro;
  • Prendedor de chupeta;
  • Bodys de manga longa nos tamanhos P, M e G;
  • Bodys de manga curta nos tamanhos P, M e G;
  • Meias de diversos tamanhos;
  • Toucas;
  • Luvas/

A lista do Chá de Fraldas pode ser disponibilizada de modo online, onde os convidados podem ir marcando aquilo que já foi comprado ou, então, ser entregue do modo tradicional com cada item marcado de modo individual no convitinho.

Caso tenha a intenção de fazer brincadeiras ao abrir os presentes, tentando adivinhar o que é e quem deu, peça para outra pessoa distribuir os itens entre os convidados e não tenha acesso a lista.

Agora que já sabe o que pedir e como fazer a lista do Chá de Fraldas, já é possível pensar nas próximas etapas desse evento tão marcante, como a decoração do Chá de Fraldas e as Lembrancinhas do Chá de Fraldas.